Modelo de estimação de custos do transporte urbano de cargas com base na vulnerabilidade da rede viária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goes,George Vasconcelos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bertoncini,Bruno Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Transport Literature
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312016000200030
Resumo: ResumoVulnerabilidade é um atributo de desempenho que busca inferir o impacto que a obstrução total ou parcial de uma via reflete no desempenho da rede de transportes. Tal conceito permite analisar tanto a resiliência da rede como os custos incorridos em cenários distintos para diversos atores envolvidos. Este artigo objetivou propor uma metodologia de análise e mensuração dos custos da vulnerabilidade associada ao transporte de cargas. Para isso, desenvolveu-se um modelo de rede viária com 15 arcos e 10 nós, baseado no equilíbrio do usuário, com a finalidade de realizar simulações de falhas nos arcos, além de mensurar os riscos de haver obstruções. O modelo contendo os custos e risco por cenário apresentou desempenho satisfatório para a representação do fenômeno e para a tomada de decisão.
id SBPTR-1_8739a5ab7d92375528daabb29528c204
oai_identifier_str oai:scielo:S2238-10312016000200030
network_acronym_str SBPTR-1
network_name_str Journal of Transport Literature
repository_id_str
spelling Modelo de estimação de custos do transporte urbano de cargas com base na vulnerabilidade da rede viáriarede de transportevulnerabilidaderiscoResumoVulnerabilidade é um atributo de desempenho que busca inferir o impacto que a obstrução total ou parcial de uma via reflete no desempenho da rede de transportes. Tal conceito permite analisar tanto a resiliência da rede como os custos incorridos em cenários distintos para diversos atores envolvidos. Este artigo objetivou propor uma metodologia de análise e mensuração dos custos da vulnerabilidade associada ao transporte de cargas. Para isso, desenvolveu-se um modelo de rede viária com 15 arcos e 10 nós, baseado no equilíbrio do usuário, com a finalidade de realizar simulações de falhas nos arcos, além de mensurar os riscos de haver obstruções. O modelo contendo os custos e risco por cenário apresentou desempenho satisfatório para a representação do fenômeno e para a tomada de decisão.Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312016000200030Journal of Transport Literature v.10 n.2 2016reponame:Journal of Transport Literatureinstname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)instacron:SBPTR10.1590/2238-1031.jtl.v10n2a6info:eu-repo/semantics/openAccessGoes,George VasconcelosBertoncini,Bruno Vieirapor2015-09-29T00:00:00Zoai:scielo:S2238-10312016000200030Revistahttp://www.journal-of-transport-literature.org/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com2238-10312238-1031opendoar:2015-09-29T00:00Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo de estimação de custos do transporte urbano de cargas com base na vulnerabilidade da rede viária
title Modelo de estimação de custos do transporte urbano de cargas com base na vulnerabilidade da rede viária
spellingShingle Modelo de estimação de custos do transporte urbano de cargas com base na vulnerabilidade da rede viária
Goes,George Vasconcelos
rede de transporte
vulnerabilidade
risco
title_short Modelo de estimação de custos do transporte urbano de cargas com base na vulnerabilidade da rede viária
title_full Modelo de estimação de custos do transporte urbano de cargas com base na vulnerabilidade da rede viária
title_fullStr Modelo de estimação de custos do transporte urbano de cargas com base na vulnerabilidade da rede viária
title_full_unstemmed Modelo de estimação de custos do transporte urbano de cargas com base na vulnerabilidade da rede viária
title_sort Modelo de estimação de custos do transporte urbano de cargas com base na vulnerabilidade da rede viária
author Goes,George Vasconcelos
author_facet Goes,George Vasconcelos
Bertoncini,Bruno Vieira
author_role author
author2 Bertoncini,Bruno Vieira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goes,George Vasconcelos
Bertoncini,Bruno Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv rede de transporte
vulnerabilidade
risco
topic rede de transporte
vulnerabilidade
risco
description ResumoVulnerabilidade é um atributo de desempenho que busca inferir o impacto que a obstrução total ou parcial de uma via reflete no desempenho da rede de transportes. Tal conceito permite analisar tanto a resiliência da rede como os custos incorridos em cenários distintos para diversos atores envolvidos. Este artigo objetivou propor uma metodologia de análise e mensuração dos custos da vulnerabilidade associada ao transporte de cargas. Para isso, desenvolveu-se um modelo de rede viária com 15 arcos e 10 nós, baseado no equilíbrio do usuário, com a finalidade de realizar simulações de falhas nos arcos, além de mensurar os riscos de haver obstruções. O modelo contendo os custos e risco por cenário apresentou desempenho satisfatório para a representação do fenômeno e para a tomada de decisão.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312016000200030
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312016000200030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2238-1031.jtl.v10n2a6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Transport Literature v.10 n.2 2016
reponame:Journal of Transport Literature
instname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)
instacron:SBPTR
instname_str Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)
instacron_str SBPTR
institution SBPTR
reponame_str Journal of Transport Literature
collection Journal of Transport Literature
repository.name.fl_str_mv Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)
repository.mail.fl_str_mv ||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com
_version_ 1750318362824540160