Análise das principais métricas utilizadas no zoneamento acústico de áreas próximas a aeródromos
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Transport Literature |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000400009 |
Resumo: | Esse trabalho possui por objetivo apresentar uma análise comparativa entre as principais normas e legislações que avaliam o ruído aeronáutico. A comparação buscou avaliar as metodologias e as métricas acústicas utilizadas no contexto brasileiro. Experiências internacionais também foram consideradas. Da análise realizada, verifica-se a existência de divergências entre as legislações, principalmente com relação às métricas empregadas para a monitoração e caracterização do nível de incômodo sonoro gerado pela operação de aeronaves. No Brasil, consolida-se o uso da métrica que indica o nível de pressão sonora dia - noite (Ldn). Destaca-se que os países estudados utilizam mais de uma métrica para avaliar o ambiente sonoro de regiões vizinhas a aeródromos. A realização de estudos com outras métricas, no contexto brasileiro, pode auxiliar no planejamento do uso e ocupação do solo no entorno dos aeroportos. Por fim, entende-se que essa pesquisa contribui para um melhor entendimento das métricas atualmente empregadas para a avaliação do ruído aeronáutico. Além disso, também pode contribuir para o aprimoramento dos planos de zoneamento de ruído em aeródromos. |
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