Análise da evolução das taxas de geração de viagens publicadas pelo ITE para estabelecimentos de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertazzo,Ângela Beatriz Souza
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Jacques,Maria Alice Prudêncio, Galarraga,Jorge, Herz,Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Transport Literature
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312014000300007
Resumo: O presente artigo faz uma análise da documentação incluída em diferentes edições do manual Trip Generation, publicado pelo ITE (Institute of Transportation Engineers), para os usos do solo 530 (Instituições de Ensino Médio) e 550 (Universidades), contemplando um período de avaliação superior a 20 anos. São feitas considerações e recomendações sobre a possibilidade de aplicação das taxas propostas na Edição 2012 do manual do ITE para estimar o número de viagens de automóvel geradas por instituições de ensino médio e universidades localizadas no Brasil. Em geral, o estudo mostrou que o uso dessas taxas superestima o número de viagens observadas nas instituições nacionais. Além disso, foi verificado que as taxas e modelos de geração de viagens de cada edição do manual do ITE são obtidos a partir da agregação de novos estudos à base de dados da edição anterior, sem que estudos mais antigos sejam descartados. Isso é, os esforços mais recentes para alterar a distribuição modal das viagens geradas pelos polos geradores de viagens não são plenamente capturados nas novas edições.
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