Modelagem de previsão de navegabilidade em rios da Amazônia: ferramenta web de suporte aos usuários do transporte aquaviário
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Transport Literature |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312012000300005 |
Resumo: | Na Amazônia observou-se nas últimas décadas crescimento de registros de impactos sociais, econômicos e ambientais provocados pela redução abrupta dos níveis dos rios. Os eventos de seca na região nos anos de 2010 e 2005 resultaram em graves problemas. Em 25/10/2010 o Rio Negro Atingiu a cota mínima de 13,63 metros, 1 cm menor do que a maior registrada no histórico de medições que foi de 13,64 em 30/10/1963. Em vários momentos destes períodos de Seca decretou-se estado de emergência em grande número de municípios, face ao isolamento provocado pela interrupção na mobilidade e acessibilidade, pois em grande parte destes a única forma de acesso é por transporte aquaviário. Assim, visando dar suporte à prevenção de efeitos adversos do "Isolamento na Amazônia" realizou-se modelagem da dinâmica hidrológica para previsão das variações de cotas dos rios. A ferramenta está baseada em modelo estatístico ARIMA, e como variável de análise e sustentação do modelo as cotas de rios. A ferramenta possibilitou processamento, análise e geração de informações de previsão de níveis dos rios e por consequência planejamento de viagens nas embarcações, com uso de sistema web para disponibilizar o acesso ao modelo. |
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Modelagem de previsão de navegabilidade em rios da Amazônia: ferramenta web de suporte aos usuários do transporte aquaviáriomodelagem estatísticatransporte aquaviáriorios da AmazôniaNa Amazônia observou-se nas últimas décadas crescimento de registros de impactos sociais, econômicos e ambientais provocados pela redução abrupta dos níveis dos rios. Os eventos de seca na região nos anos de 2010 e 2005 resultaram em graves problemas. Em 25/10/2010 o Rio Negro Atingiu a cota mínima de 13,63 metros, 1 cm menor do que a maior registrada no histórico de medições que foi de 13,64 em 30/10/1963. Em vários momentos destes períodos de Seca decretou-se estado de emergência em grande número de municípios, face ao isolamento provocado pela interrupção na mobilidade e acessibilidade, pois em grande parte destes a única forma de acesso é por transporte aquaviário. Assim, visando dar suporte à prevenção de efeitos adversos do "Isolamento na Amazônia" realizou-se modelagem da dinâmica hidrológica para previsão das variações de cotas dos rios. A ferramenta está baseada em modelo estatístico ARIMA, e como variável de análise e sustentação do modelo as cotas de rios. A ferramenta possibilitou processamento, análise e geração de informações de previsão de níveis dos rios e por consequência planejamento de viagens nas embarcações, com uso de sistema web para disponibilizar o acesso ao modelo.Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312012000300005Journal of Transport Literature v.6 n.3 2012reponame:Journal of Transport Literatureinstname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)instacron:SBPTR10.1590/S2238-10312012000300005info:eu-repo/semantics/openAccessKuwahara,NelsonLago Neto,João Caldas doAbensur,Themis da Costapor2014-10-03T00:00:00Zoai:scielo:S2238-10312012000300005Revistahttp://www.journal-of-transport-literature.org/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com2238-10312238-1031opendoar:2014-10-03T00:00Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)false |
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