Eficiência técnica: uma avaliação de aeroportos brasileiros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Transport Literature |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000400008 |
Resumo: | A pesquisa apresenta uma avaliação de eficiência técnica de 23 aeroportos brasileiros, por meio do método Análise de Envoltória de Dados (DEA), tomando-se como parâmetros as relações entre a capacidade de componentes aeroportuários e o fluxo de passageiros e aeronaves. DEA tem sido utilizado em estudos para avaliação de eficiência em vários segmentos de negócio. No entanto, no que concerne a aeroportos, a relevância deste trabalho está na utilização de variáveis relativas à capacidade dinâmica de processadores de passageiros, bagagens e aeronaves - capacidade horária - para avaliação da eficiência. Adjacente aos resultados de eficiência, o estudo também identifica os componentes que comprometem o desempenho do aeroporto, bem como os acréscimos e reduções necessárias às variáveis do modelo, de modo a conduzir o aeroporto para eficiência. Os resultados obtidos indicam que 47,8% dos aeroportos operam em eficiência quando comparados com os demais aeroportos da amostra. Quanto aos componentes processadores, verifica-se que nos aeroportos identificados como ineficientes, "sala de embarque" tem o maior percentual médio em termos de necessidade de aumento de capacidade de processamento. |
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A pesquisa apresenta uma avaliação de eficiência técnica de 23 aeroportos brasileiros, por meio do método Análise de Envoltória de Dados (DEA), tomando-se como parâmetros as relações entre a capacidade de componentes aeroportuários e o fluxo de passageiros e aeronaves. DEA tem sido utilizado em estudos para avaliação de eficiência em vários segmentos de negócio. No entanto, no que concerne a aeroportos, a relevância deste trabalho está na utilização de variáveis relativas à capacidade dinâmica de processadores de passageiros, bagagens e aeronaves - capacidade horária - para avaliação da eficiência. Adjacente aos resultados de eficiência, o estudo também identifica os componentes que comprometem o desempenho do aeroporto, bem como os acréscimos e reduções necessárias às variáveis do modelo, de modo a conduzir o aeroporto para eficiência. Os resultados obtidos indicam que 47,8% dos aeroportos operam em eficiência quando comparados com os demais aeroportos da amostra. Quanto aos componentes processadores, verifica-se que nos aeroportos identificados como ineficientes, "sala de embarque" tem o maior percentual médio em termos de necessidade de aumento de capacidade de processamento. |
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