Valor de tempo de viagem e idiossincrasia dos usuários do transporte regular e clandestino no Ceará: um estudo empírico via estimativa bayesiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Francisco Gildemir Ferreira da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Transport Literature
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312012000100005
Resumo: Neste trabalho foi estudado o valor de tempo de viagem para transporte clandestino e regular. A base teórica é a do modelo de alocação de tempo de Becker (1965) se estendendo para a estrutura empírica proposta por Tuong e Hensher (1985a), tentando incorporar a idiossincrasias dos indivíduos no processo de estimação por uma abordagem empírica com fatores aleatórios tal como proposto por Train (1998) e Revelt e Train (1999). Os resultados indicam que a forma estrutural de Tuong e Hensher não é a mais adequada para o estudo, mas sim as propostas estruturadas de Becker (1965), DeSerpa (1971) ou a não estruturada tipo McFadden. Conclui-se, simulando uma redução em tempo de viagens do transporte regular de um minuto e utilizando o valor de tempo de viagem obtido no modelo a la McFadden que pode haver uma redução na demanda do clandestino e um retorno para a sociedade cearense da ordem de 167 mil reais.
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