Estimando valor de tempo de viagem com diferentes fontes de dados utilizando modelos logit
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Transport Literature |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000400006 |
Resumo: | A estimação de parâmetros de valor de tempo de viagem - VTV - pode ser feita utilizando metodologias diversas divididas em duas vertentes de especificação funcional a de equações estruturadas com base na teoria econômica e a essencialmente estatística com múltiplas equações. A primeira abordagem é a adotada neste trabalho, pois ela apresenta maior racionalidade e durante a evolução dos modelos de estimação do VTV, muitas dúvidas surgiram dos métodos de estimativas principalmente da fidedignidade dos parâmetros estimados relação ao parâmetro populacional. Dentre os métodos de estimação um que se propõe a melhorar os resultados é o de juntar fontes de dados distintas, mas que não foi utilizado para ver a melhoria na estimação do VTV. Neste sentido, este trabalho apresenta um estudo relativo a estimações de modelos de escolha discreta utilizando uma combinação de duas fontes de dados e calculando os valores de tempo para diferentes modelos estruturais, conforme a teoria do valor de tempo. O trabalho amplia a abordagem de Morikawa (1989) formalizando as hipóteses necessárias a uma estimação com duas fontes de dados provenientes da pesquisa do Plano Diretor de Operação de Transporte do Ceará e indica que a combinação das fontes de dados de preferência declarada e revelada feita naquele estado gera resultados diferentes do modelo clássico logit e que isso dependerá da fonte geradora de dados. |
id |
SBPTR-1_efb32bc98b0e20009452d0e1d48e3390 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2238-10312013000400006 |
network_acronym_str |
SBPTR-1 |
network_name_str |
Journal of Transport Literature |
repository_id_str |
|
spelling |
Estimando valor de tempo de viagem com diferentes fontes de dados utilizando modelos logitvalor de tempo de viagemfontes de dadostransporte de passageirosmodelos de escolha discretaA estimação de parâmetros de valor de tempo de viagem - VTV - pode ser feita utilizando metodologias diversas divididas em duas vertentes de especificação funcional a de equações estruturadas com base na teoria econômica e a essencialmente estatística com múltiplas equações. A primeira abordagem é a adotada neste trabalho, pois ela apresenta maior racionalidade e durante a evolução dos modelos de estimação do VTV, muitas dúvidas surgiram dos métodos de estimativas principalmente da fidedignidade dos parâmetros estimados relação ao parâmetro populacional. Dentre os métodos de estimação um que se propõe a melhorar os resultados é o de juntar fontes de dados distintas, mas que não foi utilizado para ver a melhoria na estimação do VTV. Neste sentido, este trabalho apresenta um estudo relativo a estimações de modelos de escolha discreta utilizando uma combinação de duas fontes de dados e calculando os valores de tempo para diferentes modelos estruturais, conforme a teoria do valor de tempo. O trabalho amplia a abordagem de Morikawa (1989) formalizando as hipóteses necessárias a uma estimação com duas fontes de dados provenientes da pesquisa do Plano Diretor de Operação de Transporte do Ceará e indica que a combinação das fontes de dados de preferência declarada e revelada feita naquele estado gera resultados diferentes do modelo clássico logit e que isso dependerá da fonte geradora de dados.Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes2013-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000400006Journal of Transport Literature v.7 n.4 2013reponame:Journal of Transport Literatureinstname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)instacron:SBPTR10.1590/S2238-10312013000400006info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Francisco Gildemir Ferreira daDeSouza,Sergio Aquinopor2013-11-07T00:00:00Zoai:scielo:S2238-10312013000400006Revistahttp://www.journal-of-transport-literature.org/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com2238-10312238-1031opendoar:2013-11-07T00:00Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estimando valor de tempo de viagem com diferentes fontes de dados utilizando modelos logit |
title |
Estimando valor de tempo de viagem com diferentes fontes de dados utilizando modelos logit |
spellingShingle |
Estimando valor de tempo de viagem com diferentes fontes de dados utilizando modelos logit Silva,Francisco Gildemir Ferreira da valor de tempo de viagem fontes de dados transporte de passageiros modelos de escolha discreta |
title_short |
Estimando valor de tempo de viagem com diferentes fontes de dados utilizando modelos logit |
title_full |
Estimando valor de tempo de viagem com diferentes fontes de dados utilizando modelos logit |
title_fullStr |
Estimando valor de tempo de viagem com diferentes fontes de dados utilizando modelos logit |
title_full_unstemmed |
Estimando valor de tempo de viagem com diferentes fontes de dados utilizando modelos logit |
title_sort |
Estimando valor de tempo de viagem com diferentes fontes de dados utilizando modelos logit |
author |
Silva,Francisco Gildemir Ferreira da |
author_facet |
Silva,Francisco Gildemir Ferreira da DeSouza,Sergio Aquino |
author_role |
author |
author2 |
DeSouza,Sergio Aquino |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Francisco Gildemir Ferreira da DeSouza,Sergio Aquino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
valor de tempo de viagem fontes de dados transporte de passageiros modelos de escolha discreta |
topic |
valor de tempo de viagem fontes de dados transporte de passageiros modelos de escolha discreta |
description |
A estimação de parâmetros de valor de tempo de viagem - VTV - pode ser feita utilizando metodologias diversas divididas em duas vertentes de especificação funcional a de equações estruturadas com base na teoria econômica e a essencialmente estatística com múltiplas equações. A primeira abordagem é a adotada neste trabalho, pois ela apresenta maior racionalidade e durante a evolução dos modelos de estimação do VTV, muitas dúvidas surgiram dos métodos de estimativas principalmente da fidedignidade dos parâmetros estimados relação ao parâmetro populacional. Dentre os métodos de estimação um que se propõe a melhorar os resultados é o de juntar fontes de dados distintas, mas que não foi utilizado para ver a melhoria na estimação do VTV. Neste sentido, este trabalho apresenta um estudo relativo a estimações de modelos de escolha discreta utilizando uma combinação de duas fontes de dados e calculando os valores de tempo para diferentes modelos estruturais, conforme a teoria do valor de tempo. O trabalho amplia a abordagem de Morikawa (1989) formalizando as hipóteses necessárias a uma estimação com duas fontes de dados provenientes da pesquisa do Plano Diretor de Operação de Transporte do Ceará e indica que a combinação das fontes de dados de preferência declarada e revelada feita naquele estado gera resultados diferentes do modelo clássico logit e que isso dependerá da fonte geradora de dados. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000400006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000400006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S2238-10312013000400006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Transport Literature v.7 n.4 2013 reponame:Journal of Transport Literature instname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT) instacron:SBPTR |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT) |
instacron_str |
SBPTR |
institution |
SBPTR |
reponame_str |
Journal of Transport Literature |
collection |
Journal of Transport Literature |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com |
_version_ |
1750318362313883648 |