Transporte coletivo: vibração de corpo-inteiro e conforto de passageiros, motoristas e cobradores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo,Marilu Alcântara de Melo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva,Luiz Felipe, Barnabé,Tiago Leão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Transport Literature
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312016000100035
Resumo: ResumoA vibração de corpo-inteiro (VCI) está presente em diversos veículos, incluindo os ônibus urbanos. A exposição excessiva está associada ao risco de distúrbios na região lombar. Este estudo objetivou avaliar a exposição de condutores e passageiros à VCI. Foi empregada a ISO-2631-1997 como norma de referência para avaliação, e nos limites ocupacionais da Diretiva Europeia (2002). Observou-se superação do nível de ação, segundo o método básico, nos três eixos, tanto para o cobrador como para o motorista do ônibus. A superação do nível limite, segundo método da quarta potência, ocorreu no eixo z, para cobrador e motorista, com valores de VDV de 36,28 ms-1,75 e de 39,71 ms-1,75, respectivamente. Para a realidade do passageiro, a situação no assento frontal do veículo, o valor observado da exposição à VCI, pelo método básico, foi considerado "um pouco desconfortável", enquanto que para o sentado na seção central, foi classificada como "desconfortável". Os valores médios das magnitudes de vibração, no método básico, eixo z, encontrados nos assentos dos passageiros e dos condutores são similares, sugerindo que o amortecimento do assento destes é inadequado. Os condutores estão expostos a níveis acima dos limites recomendados, e os passageiros têm viajado em situação desconfortável.
id SBPTR-1_f48d46f655a1e5d33d2110b8e7bd8dfe
oai_identifier_str oai:scielo:S2238-10312016000100035
network_acronym_str SBPTR-1
network_name_str Journal of Transport Literature
repository_id_str
spelling Transporte coletivo: vibração de corpo-inteiro e conforto de passageiros, motoristas e cobradoresVibração de corpo-inteiroMotoristasCobradoresPassageirosConfortoResumoA vibração de corpo-inteiro (VCI) está presente em diversos veículos, incluindo os ônibus urbanos. A exposição excessiva está associada ao risco de distúrbios na região lombar. Este estudo objetivou avaliar a exposição de condutores e passageiros à VCI. Foi empregada a ISO-2631-1997 como norma de referência para avaliação, e nos limites ocupacionais da Diretiva Europeia (2002). Observou-se superação do nível de ação, segundo o método básico, nos três eixos, tanto para o cobrador como para o motorista do ônibus. A superação do nível limite, segundo método da quarta potência, ocorreu no eixo z, para cobrador e motorista, com valores de VDV de 36,28 ms-1,75 e de 39,71 ms-1,75, respectivamente. Para a realidade do passageiro, a situação no assento frontal do veículo, o valor observado da exposição à VCI, pelo método básico, foi considerado "um pouco desconfortável", enquanto que para o sentado na seção central, foi classificada como "desconfortável". Os valores médios das magnitudes de vibração, no método básico, eixo z, encontrados nos assentos dos passageiros e dos condutores são similares, sugerindo que o amortecimento do assento destes é inadequado. Os condutores estão expostos a níveis acima dos limites recomendados, e os passageiros têm viajado em situação desconfortável.Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312016000100035Journal of Transport Literature v.10 n.1 2016reponame:Journal of Transport Literatureinstname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)instacron:SBPTR10.1590/2238-1031.jtl.v10n1a7info:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo,Marilu Alcântara de MeloSilva,Luiz FelipeBarnabé,Tiago Leãopor2015-09-28T00:00:00Zoai:scielo:S2238-10312016000100035Revistahttp://www.journal-of-transport-literature.org/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com2238-10312238-1031opendoar:2015-09-28T00:00Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)false
dc.title.none.fl_str_mv Transporte coletivo: vibração de corpo-inteiro e conforto de passageiros, motoristas e cobradores
title Transporte coletivo: vibração de corpo-inteiro e conforto de passageiros, motoristas e cobradores
spellingShingle Transporte coletivo: vibração de corpo-inteiro e conforto de passageiros, motoristas e cobradores
Figueiredo,Marilu Alcântara de Melo
Vibração de corpo-inteiro
Motoristas
Cobradores
Passageiros
Conforto
title_short Transporte coletivo: vibração de corpo-inteiro e conforto de passageiros, motoristas e cobradores
title_full Transporte coletivo: vibração de corpo-inteiro e conforto de passageiros, motoristas e cobradores
title_fullStr Transporte coletivo: vibração de corpo-inteiro e conforto de passageiros, motoristas e cobradores
title_full_unstemmed Transporte coletivo: vibração de corpo-inteiro e conforto de passageiros, motoristas e cobradores
title_sort Transporte coletivo: vibração de corpo-inteiro e conforto de passageiros, motoristas e cobradores
author Figueiredo,Marilu Alcântara de Melo
author_facet Figueiredo,Marilu Alcântara de Melo
Silva,Luiz Felipe
Barnabé,Tiago Leão
author_role author
author2 Silva,Luiz Felipe
Barnabé,Tiago Leão
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo,Marilu Alcântara de Melo
Silva,Luiz Felipe
Barnabé,Tiago Leão
dc.subject.por.fl_str_mv Vibração de corpo-inteiro
Motoristas
Cobradores
Passageiros
Conforto
topic Vibração de corpo-inteiro
Motoristas
Cobradores
Passageiros
Conforto
description ResumoA vibração de corpo-inteiro (VCI) está presente em diversos veículos, incluindo os ônibus urbanos. A exposição excessiva está associada ao risco de distúrbios na região lombar. Este estudo objetivou avaliar a exposição de condutores e passageiros à VCI. Foi empregada a ISO-2631-1997 como norma de referência para avaliação, e nos limites ocupacionais da Diretiva Europeia (2002). Observou-se superação do nível de ação, segundo o método básico, nos três eixos, tanto para o cobrador como para o motorista do ônibus. A superação do nível limite, segundo método da quarta potência, ocorreu no eixo z, para cobrador e motorista, com valores de VDV de 36,28 ms-1,75 e de 39,71 ms-1,75, respectivamente. Para a realidade do passageiro, a situação no assento frontal do veículo, o valor observado da exposição à VCI, pelo método básico, foi considerado "um pouco desconfortável", enquanto que para o sentado na seção central, foi classificada como "desconfortável". Os valores médios das magnitudes de vibração, no método básico, eixo z, encontrados nos assentos dos passageiros e dos condutores são similares, sugerindo que o amortecimento do assento destes é inadequado. Os condutores estão expostos a níveis acima dos limites recomendados, e os passageiros têm viajado em situação desconfortável.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312016000100035
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312016000100035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2238-1031.jtl.v10n1a7
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Transport Literature v.10 n.1 2016
reponame:Journal of Transport Literature
instname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)
instacron:SBPTR
instname_str Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)
instacron_str SBPTR
institution SBPTR
reponame_str Journal of Transport Literature
collection Journal of Transport Literature
repository.name.fl_str_mv Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)
repository.mail.fl_str_mv ||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com
_version_ 1750318362745896960