Dificuldades de ingressantes de um curso de licenciatura em química sobre conceitos da eletroquímica: um desafio para o ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venturi,Gabriela
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Junckes,Ermelinda Silvana, Martin,Maria da Graça Moraes Braga, Oliveira,Brenno Ralf Maciel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Química Nova (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422021000600766
Resumo: The present work discusses some of the difficulties that chemistry undergraduates have with electrochemistry and possible impacts on higher education. They responded to a questionnaire about their insights and experiences regarding electrochemistry teaching, as well as their knowledge about it. The responses were categorized according to their difficulties, mistakes, and alternative views, by means of content analysis. The data revealed that undergraduates often enter the course without solid previous knowledge about redox phenomena, since few of them managed to develop more elaborate and correct responses, directly impacting the continuity of electrochemical studies in higher education.
id SBQ-3_51fb4930e3079fd2218d7d36e6feb237
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-40422021000600766
network_acronym_str SBQ-3
network_name_str Química Nova (Online)
repository_id_str
spelling Dificuldades de ingressantes de um curso de licenciatura em química sobre conceitos da eletroquímica: um desafio para o ensino superiorchemistry teachingredoxmisconceptionsThe present work discusses some of the difficulties that chemistry undergraduates have with electrochemistry and possible impacts on higher education. They responded to a questionnaire about their insights and experiences regarding electrochemistry teaching, as well as their knowledge about it. The responses were categorized according to their difficulties, mistakes, and alternative views, by means of content analysis. The data revealed that undergraduates often enter the course without solid previous knowledge about redox phenomena, since few of them managed to develop more elaborate and correct responses, directly impacting the continuity of electrochemical studies in higher education.Sociedade Brasileira de Química2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422021000600766Química Nova v.44 n.6 2021reponame:Química Nova (Online)instname:Sociedade Brasileira de Química (SBQ)instacron:SBQ10.21577/0100-4042.20170756info:eu-repo/semantics/openAccessVenturi,GabrielaJunckes,Ermelinda SilvanaMartin,Maria da Graça Moraes BragaOliveira,Brenno Ralf Macielpor2021-08-09T00:00:00Zoai:scielo:S0100-40422021000600766Revistahttps://www.scielo.br/j/qn/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpquimicanova@sbq.org.br1678-70640100-4042opendoar:2021-08-09T00:00Química Nova (Online) - Sociedade Brasileira de Química (SBQ)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades de ingressantes de um curso de licenciatura em química sobre conceitos da eletroquímica: um desafio para o ensino superior
title Dificuldades de ingressantes de um curso de licenciatura em química sobre conceitos da eletroquímica: um desafio para o ensino superior
spellingShingle Dificuldades de ingressantes de um curso de licenciatura em química sobre conceitos da eletroquímica: um desafio para o ensino superior
Venturi,Gabriela
chemistry teaching
redox
misconceptions
title_short Dificuldades de ingressantes de um curso de licenciatura em química sobre conceitos da eletroquímica: um desafio para o ensino superior
title_full Dificuldades de ingressantes de um curso de licenciatura em química sobre conceitos da eletroquímica: um desafio para o ensino superior
title_fullStr Dificuldades de ingressantes de um curso de licenciatura em química sobre conceitos da eletroquímica: um desafio para o ensino superior
title_full_unstemmed Dificuldades de ingressantes de um curso de licenciatura em química sobre conceitos da eletroquímica: um desafio para o ensino superior
title_sort Dificuldades de ingressantes de um curso de licenciatura em química sobre conceitos da eletroquímica: um desafio para o ensino superior
author Venturi,Gabriela
author_facet Venturi,Gabriela
Junckes,Ermelinda Silvana
Martin,Maria da Graça Moraes Braga
Oliveira,Brenno Ralf Maciel
author_role author
author2 Junckes,Ermelinda Silvana
Martin,Maria da Graça Moraes Braga
Oliveira,Brenno Ralf Maciel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Venturi,Gabriela
Junckes,Ermelinda Silvana
Martin,Maria da Graça Moraes Braga
Oliveira,Brenno Ralf Maciel
dc.subject.por.fl_str_mv chemistry teaching
redox
misconceptions
topic chemistry teaching
redox
misconceptions
description The present work discusses some of the difficulties that chemistry undergraduates have with electrochemistry and possible impacts on higher education. They responded to a questionnaire about their insights and experiences regarding electrochemistry teaching, as well as their knowledge about it. The responses were categorized according to their difficulties, mistakes, and alternative views, by means of content analysis. The data revealed that undergraduates often enter the course without solid previous knowledge about redox phenomena, since few of them managed to develop more elaborate and correct responses, directly impacting the continuity of electrochemical studies in higher education.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422021000600766
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422021000600766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.21577/0100-4042.20170756
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Química
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Química
dc.source.none.fl_str_mv Química Nova v.44 n.6 2021
reponame:Química Nova (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Química (SBQ)
instacron:SBQ
instname_str Sociedade Brasileira de Química (SBQ)
instacron_str SBQ
institution SBQ
reponame_str Química Nova (Online)
collection Química Nova (Online)
repository.name.fl_str_mv Química Nova (Online) - Sociedade Brasileira de Química (SBQ)
repository.mail.fl_str_mv quimicanova@sbq.org.br
_version_ 1750318121424519168