Estudo da eficiência de uso do nitrogênio em variedades locais e melhoradas de milho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MAJEROWICZ,NIDIA
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: PEREIRA,JOSÉ M.S., MEDICI,LEONARDO O., BISON,ODAIR, PEREIRA,MAURÍCIO B., SANTOS JÚNIOR,ULYSSES M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Botany
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-84042002000200002
Resumo: O uso de fertilizantes, além dos riscos de contaminação ambiental, onera o agricultor, chegando a representar 40% dos custos de produção na cultura do milho. O presente estudo visa identificar características fisiológicas relacionadas com o aumento da eficiência do uso do nitrogênio e assim subsidiar programas de melhoramento genético direcionados para obtenção de genótipos de milho produtivos em solos com baixa disponibilidade de nitrogênio. Foram estudadas as variedades de milho Pedra Dourada, Catetão, Carioca (variedades locais, não melhoradas), BR 106, BR 105 (variedades melhoradas em solos férteis), Nitroflint e Nitrodente (variedades melhoradas em solos pobres em N). Plântulas de milho receberam solução nutritiva de Hoagland modificada quanto às fontes de N, sendo utilizadas duas doses de N (1 mM e 15 mM), 75% na forma nítrica e 25% na forma amoniacal. O experimento, composto por um fatorial 2 × 7 (duas doses de N e sete variedades) foi conduzido em casa de vegetação em blocos completos casualizados com três repetições. A deficiência de N afetou de modo muito mais intenso o crescimento das partes aéreas em todos os genótipos. As características bioquímicas estudadas (atividades da nitrato redutase, glutamina sintetase e conteúdo de pigmentos fotossintéticos) foram sensíveis à disponibilidade de N mas não permitiram discriminar diferenças genotípicas. A massa seca das plantas deficientes em N apresentou elevada correlação positiva (0,86) com a massa seca acumulada nas raízes dos diferentes genótipos. Tais resultados sugerem a importância do estudo das características morfológicas e fisiológicas do sistema radicular na seleção de genótipos eficientes quanto ao uso do nitrogênio.
id SBSP-1_06ea2783a7b3650fe27f7d94e54819da
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-84042002000200002
network_acronym_str SBSP-1
network_name_str Brazilian Journal of Botany
repository_id_str
spelling Estudo da eficiência de uso do nitrogênio em variedades locais e melhoradas de milhoNitrogen assimilationglutamine synthetasenitrate reductasephotosynthetic pigmentsZea mays L.O uso de fertilizantes, além dos riscos de contaminação ambiental, onera o agricultor, chegando a representar 40% dos custos de produção na cultura do milho. O presente estudo visa identificar características fisiológicas relacionadas com o aumento da eficiência do uso do nitrogênio e assim subsidiar programas de melhoramento genético direcionados para obtenção de genótipos de milho produtivos em solos com baixa disponibilidade de nitrogênio. Foram estudadas as variedades de milho Pedra Dourada, Catetão, Carioca (variedades locais, não melhoradas), BR 106, BR 105 (variedades melhoradas em solos férteis), Nitroflint e Nitrodente (variedades melhoradas em solos pobres em N). Plântulas de milho receberam solução nutritiva de Hoagland modificada quanto às fontes de N, sendo utilizadas duas doses de N (1 mM e 15 mM), 75% na forma nítrica e 25% na forma amoniacal. O experimento, composto por um fatorial 2 × 7 (duas doses de N e sete variedades) foi conduzido em casa de vegetação em blocos completos casualizados com três repetições. A deficiência de N afetou de modo muito mais intenso o crescimento das partes aéreas em todos os genótipos. As características bioquímicas estudadas (atividades da nitrato redutase, glutamina sintetase e conteúdo de pigmentos fotossintéticos) foram sensíveis à disponibilidade de N mas não permitiram discriminar diferenças genotípicas. A massa seca das plantas deficientes em N apresentou elevada correlação positiva (0,86) com a massa seca acumulada nas raízes dos diferentes genótipos. Tais resultados sugerem a importância do estudo das características morfológicas e fisiológicas do sistema radicular na seleção de genótipos eficientes quanto ao uso do nitrogênio.Sociedade Botânica de São Paulo2002-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-84042002000200002Brazilian Journal of Botany v.25 n.2 2002reponame:Brazilian Journal of Botanyinstname:Sociedade Botânica de São Paulo (SBSP)instacron:SBSP10.1590/S0100-84042002000200002info:eu-repo/semantics/openAccessMAJEROWICZ,NIDIAPEREIRA,JOSÉ M.S.MEDICI,LEONARDO O.BISON,ODAIRPEREIRA,MAURÍCIO B.SANTOS JÚNIOR,ULYSSES M.por2002-09-08T00:00:00Zoai:scielo:S0100-84042002000200002Revistahttps://www.scielo.br/j/rbb/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpbrazbot@gmail.com||brazbot@gmail.com1806-99590100-8404opendoar:2002-09-08T00:00Brazilian Journal of Botany - Sociedade Botânica de São Paulo (SBSP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da eficiência de uso do nitrogênio em variedades locais e melhoradas de milho
title Estudo da eficiência de uso do nitrogênio em variedades locais e melhoradas de milho
spellingShingle Estudo da eficiência de uso do nitrogênio em variedades locais e melhoradas de milho
MAJEROWICZ,NIDIA
Nitrogen assimilation
glutamine synthetase
nitrate reductase
photosynthetic pigments
Zea mays L.
title_short Estudo da eficiência de uso do nitrogênio em variedades locais e melhoradas de milho
title_full Estudo da eficiência de uso do nitrogênio em variedades locais e melhoradas de milho
title_fullStr Estudo da eficiência de uso do nitrogênio em variedades locais e melhoradas de milho
title_full_unstemmed Estudo da eficiência de uso do nitrogênio em variedades locais e melhoradas de milho
title_sort Estudo da eficiência de uso do nitrogênio em variedades locais e melhoradas de milho
author MAJEROWICZ,NIDIA
author_facet MAJEROWICZ,NIDIA
PEREIRA,JOSÉ M.S.
MEDICI,LEONARDO O.
BISON,ODAIR
PEREIRA,MAURÍCIO B.
SANTOS JÚNIOR,ULYSSES M.
author_role author
author2 PEREIRA,JOSÉ M.S.
MEDICI,LEONARDO O.
BISON,ODAIR
PEREIRA,MAURÍCIO B.
SANTOS JÚNIOR,ULYSSES M.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MAJEROWICZ,NIDIA
PEREIRA,JOSÉ M.S.
MEDICI,LEONARDO O.
BISON,ODAIR
PEREIRA,MAURÍCIO B.
SANTOS JÚNIOR,ULYSSES M.
dc.subject.por.fl_str_mv Nitrogen assimilation
glutamine synthetase
nitrate reductase
photosynthetic pigments
Zea mays L.
topic Nitrogen assimilation
glutamine synthetase
nitrate reductase
photosynthetic pigments
Zea mays L.
description O uso de fertilizantes, além dos riscos de contaminação ambiental, onera o agricultor, chegando a representar 40% dos custos de produção na cultura do milho. O presente estudo visa identificar características fisiológicas relacionadas com o aumento da eficiência do uso do nitrogênio e assim subsidiar programas de melhoramento genético direcionados para obtenção de genótipos de milho produtivos em solos com baixa disponibilidade de nitrogênio. Foram estudadas as variedades de milho Pedra Dourada, Catetão, Carioca (variedades locais, não melhoradas), BR 106, BR 105 (variedades melhoradas em solos férteis), Nitroflint e Nitrodente (variedades melhoradas em solos pobres em N). Plântulas de milho receberam solução nutritiva de Hoagland modificada quanto às fontes de N, sendo utilizadas duas doses de N (1 mM e 15 mM), 75% na forma nítrica e 25% na forma amoniacal. O experimento, composto por um fatorial 2 × 7 (duas doses de N e sete variedades) foi conduzido em casa de vegetação em blocos completos casualizados com três repetições. A deficiência de N afetou de modo muito mais intenso o crescimento das partes aéreas em todos os genótipos. As características bioquímicas estudadas (atividades da nitrato redutase, glutamina sintetase e conteúdo de pigmentos fotossintéticos) foram sensíveis à disponibilidade de N mas não permitiram discriminar diferenças genotípicas. A massa seca das plantas deficientes em N apresentou elevada correlação positiva (0,86) com a massa seca acumulada nas raízes dos diferentes genótipos. Tais resultados sugerem a importância do estudo das características morfológicas e fisiológicas do sistema radicular na seleção de genótipos eficientes quanto ao uso do nitrogênio.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-84042002000200002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-84042002000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-84042002000200002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Botânica de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Botânica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Botany v.25 n.2 2002
reponame:Brazilian Journal of Botany
instname:Sociedade Botânica de São Paulo (SBSP)
instacron:SBSP
instname_str Sociedade Botânica de São Paulo (SBSP)
instacron_str SBSP
institution SBSP
reponame_str Brazilian Journal of Botany
collection Brazilian Journal of Botany
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Botany - Sociedade Botânica de São Paulo (SBSP)
repository.mail.fl_str_mv brazbot@gmail.com||brazbot@gmail.com
_version_ 1754734838100787200