Influência das estações do ano nas características seminais de carneiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tutida,Leira
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Barbosa,Orlando Rus, Martins,Elias Nunes, Macedo,Francisco de Assis Fonseca de, Roman,Márcio José da Rocha, Simonelli,Sandra M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35981999000500033
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito das estações do ano sobre motilidade progressiva (MP), concentração espermática, vigor e volumede sêmen de carneiros das raças Bergamácia, Corriedale e Hampshire Down, com 3 a 4 anos de idade, no período de março de 1996 a março de 1997. Foram utilizados vinte e quatro carneiros, sendo nove da raça Bergamácia (Be), oito Corriedale (Co) e sete Hampshire Down (Hd). A coleta do sêmen e o registro das variáveis climáticas: velocidade do vento (ν), temperatura do ar (Ta), temperatura do globo (Tg) e umidade relativa do ar (Ur) foram feitos mensalmente. Para MP, as raças Be e Co apresentaram maiores valores no verão, com decréscimo no outono e inverno e novo aumento na primavera. A raça Hd apresentou maiores valores no verão, decrescendo nas outras estações. Para vigor espermático, as raças Be e Co apresentaram maiores valores no verão, decrescendo no outono e inverno, e novo aumento na primavera, mas não teve efeito para Hd. Para volume de sêmen, as raças Co e Hd apresentaram maiores valores no verão, com queda no outono e inverno e novo aumento na primavera. Não houve efeito das estacões sobre o vigor espermático para raça Be. A concentração espermática não foi influenciada pela estação, permanecendo constante para as três raças estudadas. A ν foi a que apresentou maior influência sobre as características de sêmen, seguida da Ta e Tg e Ur. As raças Be e Hd apresentaram melhores respostas que a Co, para as características de sêmen, resistindo melhor ao ambiente.
id SBZ-1_a7e73e4c15741741fdb13eaa217c55c0
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-35981999000500033
network_acronym_str SBZ-1
network_name_str Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
repository_id_str
spelling Influência das estações do ano nas características seminais de carneiroscarneiroestação do anosêmenO objetivo deste estudo foi avaliar o efeito das estações do ano sobre motilidade progressiva (MP), concentração espermática, vigor e volumede sêmen de carneiros das raças Bergamácia, Corriedale e Hampshire Down, com 3 a 4 anos de idade, no período de março de 1996 a março de 1997. Foram utilizados vinte e quatro carneiros, sendo nove da raça Bergamácia (Be), oito Corriedale (Co) e sete Hampshire Down (Hd). A coleta do sêmen e o registro das variáveis climáticas: velocidade do vento (ν), temperatura do ar (Ta), temperatura do globo (Tg) e umidade relativa do ar (Ur) foram feitos mensalmente. Para MP, as raças Be e Co apresentaram maiores valores no verão, com decréscimo no outono e inverno e novo aumento na primavera. A raça Hd apresentou maiores valores no verão, decrescendo nas outras estações. Para vigor espermático, as raças Be e Co apresentaram maiores valores no verão, decrescendo no outono e inverno, e novo aumento na primavera, mas não teve efeito para Hd. Para volume de sêmen, as raças Co e Hd apresentaram maiores valores no verão, com queda no outono e inverno e novo aumento na primavera. Não houve efeito das estacões sobre o vigor espermático para raça Be. A concentração espermática não foi influenciada pela estação, permanecendo constante para as três raças estudadas. A ν foi a que apresentou maior influência sobre as características de sêmen, seguida da Ta e Tg e Ur. As raças Be e Hd apresentaram melhores respostas que a Co, para as características de sêmen, resistindo melhor ao ambiente.Sociedade Brasileira de Zootecnia1999-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35981999000500033Revista Brasileira de Zootecnia v.28 n.5 1999reponame:Revista Brasileira de Zootecnia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)instacron:SBZ10.1590/S1516-35981999000500033info:eu-repo/semantics/openAccessTutida,LeiraBarbosa,Orlando RusMartins,Elias NunesMacedo,Francisco de Assis Fonseca deRoman,Márcio José da RochaSimonelli,Sandra M.por2012-10-19T00:00:00Zoai:scielo:S1516-35981999000500033Revistahttps://www.rbz.org.br/pt-br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||bz@sbz.org.br|| secretariarbz@sbz.org.br1806-92901516-3598opendoar:2012-10-19T00:00Revista Brasileira de Zootecnia (Online) - Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência das estações do ano nas características seminais de carneiros
title Influência das estações do ano nas características seminais de carneiros
spellingShingle Influência das estações do ano nas características seminais de carneiros
Tutida,Leira
carneiro
estação do ano
sêmen
title_short Influência das estações do ano nas características seminais de carneiros
title_full Influência das estações do ano nas características seminais de carneiros
title_fullStr Influência das estações do ano nas características seminais de carneiros
title_full_unstemmed Influência das estações do ano nas características seminais de carneiros
title_sort Influência das estações do ano nas características seminais de carneiros
author Tutida,Leira
author_facet Tutida,Leira
Barbosa,Orlando Rus
Martins,Elias Nunes
Macedo,Francisco de Assis Fonseca de
Roman,Márcio José da Rocha
Simonelli,Sandra M.
author_role author
author2 Barbosa,Orlando Rus
Martins,Elias Nunes
Macedo,Francisco de Assis Fonseca de
Roman,Márcio José da Rocha
Simonelli,Sandra M.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tutida,Leira
Barbosa,Orlando Rus
Martins,Elias Nunes
Macedo,Francisco de Assis Fonseca de
Roman,Márcio José da Rocha
Simonelli,Sandra M.
dc.subject.por.fl_str_mv carneiro
estação do ano
sêmen
topic carneiro
estação do ano
sêmen
description O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito das estações do ano sobre motilidade progressiva (MP), concentração espermática, vigor e volumede sêmen de carneiros das raças Bergamácia, Corriedale e Hampshire Down, com 3 a 4 anos de idade, no período de março de 1996 a março de 1997. Foram utilizados vinte e quatro carneiros, sendo nove da raça Bergamácia (Be), oito Corriedale (Co) e sete Hampshire Down (Hd). A coleta do sêmen e o registro das variáveis climáticas: velocidade do vento (ν), temperatura do ar (Ta), temperatura do globo (Tg) e umidade relativa do ar (Ur) foram feitos mensalmente. Para MP, as raças Be e Co apresentaram maiores valores no verão, com decréscimo no outono e inverno e novo aumento na primavera. A raça Hd apresentou maiores valores no verão, decrescendo nas outras estações. Para vigor espermático, as raças Be e Co apresentaram maiores valores no verão, decrescendo no outono e inverno, e novo aumento na primavera, mas não teve efeito para Hd. Para volume de sêmen, as raças Co e Hd apresentaram maiores valores no verão, com queda no outono e inverno e novo aumento na primavera. Não houve efeito das estacões sobre o vigor espermático para raça Be. A concentração espermática não foi influenciada pela estação, permanecendo constante para as três raças estudadas. A ν foi a que apresentou maior influência sobre as características de sêmen, seguida da Ta e Tg e Ur. As raças Be e Hd apresentaram melhores respostas que a Co, para as características de sêmen, resistindo melhor ao ambiente.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35981999000500033
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35981999000500033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-35981999000500033
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Zootecnia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Zootecnia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Zootecnia v.28 n.5 1999
reponame:Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)
instacron:SBZ
instname_str Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)
instacron_str SBZ
institution SBZ
reponame_str Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
collection Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Zootecnia (Online) - Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)
repository.mail.fl_str_mv ||bz@sbz.org.br|| secretariarbz@sbz.org.br
_version_ 1750318132023525376