Crescimento de espécies do gênero Brachiaria, sob déficit hídrico, em casa de vegetação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos,Jorge Luiz Schirmer de
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Gomide,José Alberto, Martinez y Huaman,Carlos Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982005000300005
Resumo: Avaliaram-se as características morfogênicas, fisiológicas e produtivas de espécies de Brachiaria, durante e após período de estresse hídrico. Os tratamentos foram arranjados em um esquema fatorial 4 x 5 quatro espécies de Brachiaria (B. decumbens, B. brizantha, B. humidicola e B. mutica) e cinco níveis de potencial hídrico do solo (-0, 01, -0, 03, -0, 1, -0, 5 e -1, 5 MPa) em um delineamento experimental de blocos ao acaso, com três repetições. O experimento foi instalado em casa de vegetação, em colunas de PVC com 40 cm de altura e 30 cm de diâmetro. Os déficits hídricos foram impostos durante 23 dias e, após este período, um grupo de plantas foi mantido sob condições normais de disponibilidade de água no solo, durante, aproximadamente, uma semana, para se avaliar a capacidade de recuperação das plantas. A taxa de alongamento das lâminas foliares foi comprometida em B. brizantha e a taxa de senescência de lâminas foliares em B. mutica foi aumentada com o decréscimo do potencial hídrico no solo, denotando a maior sensibilidade destas duas espécies ao déficit hídrico. Observou-se controle estomático sobre as trocas gasosas em folhas de todas as espécies. O déficit hídrico reduziu a fotossíntese líquida em todas espécies, mais acentuadamente em B. mutica e B. humidicola. Todas as espécies recuperaram suas atividades fotossintéticas normais após o déficit hídrico, mas apenas a B. brizantha restabeleceu o status hídrico de seus tecidos foliares. O déficit hídrico afetou mais acentuadamente a área de lâminas foliares verdes em B. brizantha e B. decumbens, a produção de matéria verde seca de lâminas foliares em todas as espécies estudadas, e a produção de matéria verde seca de colmos em B. decumbens e B. mutica.
id SBZ-1_c97c735d260be5639d80aeff5aa801ec
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-35982005000300005
network_acronym_str SBZ-1
network_name_str Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
repository_id_str
spelling Crescimento de espécies do gênero Brachiaria, sob déficit hídrico, em casa de vegetaçãobiomassacondutância estomáticafotossíntesepotencial hídrico foliartaxas de aparecimentoalongamento e senescênciaAvaliaram-se as características morfogênicas, fisiológicas e produtivas de espécies de Brachiaria, durante e após período de estresse hídrico. Os tratamentos foram arranjados em um esquema fatorial 4 x 5 quatro espécies de Brachiaria (B. decumbens, B. brizantha, B. humidicola e B. mutica) e cinco níveis de potencial hídrico do solo (-0, 01, -0, 03, -0, 1, -0, 5 e -1, 5 MPa) em um delineamento experimental de blocos ao acaso, com três repetições. O experimento foi instalado em casa de vegetação, em colunas de PVC com 40 cm de altura e 30 cm de diâmetro. Os déficits hídricos foram impostos durante 23 dias e, após este período, um grupo de plantas foi mantido sob condições normais de disponibilidade de água no solo, durante, aproximadamente, uma semana, para se avaliar a capacidade de recuperação das plantas. A taxa de alongamento das lâminas foliares foi comprometida em B. brizantha e a taxa de senescência de lâminas foliares em B. mutica foi aumentada com o decréscimo do potencial hídrico no solo, denotando a maior sensibilidade destas duas espécies ao déficit hídrico. Observou-se controle estomático sobre as trocas gasosas em folhas de todas as espécies. O déficit hídrico reduziu a fotossíntese líquida em todas espécies, mais acentuadamente em B. mutica e B. humidicola. Todas as espécies recuperaram suas atividades fotossintéticas normais após o déficit hídrico, mas apenas a B. brizantha restabeleceu o status hídrico de seus tecidos foliares. O déficit hídrico afetou mais acentuadamente a área de lâminas foliares verdes em B. brizantha e B. decumbens, a produção de matéria verde seca de lâminas foliares em todas as espécies estudadas, e a produção de matéria verde seca de colmos em B. decumbens e B. mutica.Sociedade Brasileira de Zootecnia2005-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982005000300005Revista Brasileira de Zootecnia v.34 n.3 2005reponame:Revista Brasileira de Zootecnia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)instacron:SBZ10.1590/S1516-35982005000300005info:eu-repo/semantics/openAccessMattos,Jorge Luiz Schirmer deGomide,José AlbertoMartinez y Huaman,Carlos Albertopor2005-09-13T00:00:00Zoai:scielo:S1516-35982005000300005Revistahttps://www.rbz.org.br/pt-br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||bz@sbz.org.br|| secretariarbz@sbz.org.br1806-92901516-3598opendoar:2005-09-13T00:00Revista Brasileira de Zootecnia (Online) - Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Crescimento de espécies do gênero Brachiaria, sob déficit hídrico, em casa de vegetação
title Crescimento de espécies do gênero Brachiaria, sob déficit hídrico, em casa de vegetação
spellingShingle Crescimento de espécies do gênero Brachiaria, sob déficit hídrico, em casa de vegetação
Mattos,Jorge Luiz Schirmer de
biomassa
condutância estomática
fotossíntese
potencial hídrico foliar
taxas de aparecimento
alongamento e senescência
title_short Crescimento de espécies do gênero Brachiaria, sob déficit hídrico, em casa de vegetação
title_full Crescimento de espécies do gênero Brachiaria, sob déficit hídrico, em casa de vegetação
title_fullStr Crescimento de espécies do gênero Brachiaria, sob déficit hídrico, em casa de vegetação
title_full_unstemmed Crescimento de espécies do gênero Brachiaria, sob déficit hídrico, em casa de vegetação
title_sort Crescimento de espécies do gênero Brachiaria, sob déficit hídrico, em casa de vegetação
author Mattos,Jorge Luiz Schirmer de
author_facet Mattos,Jorge Luiz Schirmer de
Gomide,José Alberto
Martinez y Huaman,Carlos Alberto
author_role author
author2 Gomide,José Alberto
Martinez y Huaman,Carlos Alberto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattos,Jorge Luiz Schirmer de
Gomide,José Alberto
Martinez y Huaman,Carlos Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv biomassa
condutância estomática
fotossíntese
potencial hídrico foliar
taxas de aparecimento
alongamento e senescência
topic biomassa
condutância estomática
fotossíntese
potencial hídrico foliar
taxas de aparecimento
alongamento e senescência
description Avaliaram-se as características morfogênicas, fisiológicas e produtivas de espécies de Brachiaria, durante e após período de estresse hídrico. Os tratamentos foram arranjados em um esquema fatorial 4 x 5 quatro espécies de Brachiaria (B. decumbens, B. brizantha, B. humidicola e B. mutica) e cinco níveis de potencial hídrico do solo (-0, 01, -0, 03, -0, 1, -0, 5 e -1, 5 MPa) em um delineamento experimental de blocos ao acaso, com três repetições. O experimento foi instalado em casa de vegetação, em colunas de PVC com 40 cm de altura e 30 cm de diâmetro. Os déficits hídricos foram impostos durante 23 dias e, após este período, um grupo de plantas foi mantido sob condições normais de disponibilidade de água no solo, durante, aproximadamente, uma semana, para se avaliar a capacidade de recuperação das plantas. A taxa de alongamento das lâminas foliares foi comprometida em B. brizantha e a taxa de senescência de lâminas foliares em B. mutica foi aumentada com o decréscimo do potencial hídrico no solo, denotando a maior sensibilidade destas duas espécies ao déficit hídrico. Observou-se controle estomático sobre as trocas gasosas em folhas de todas as espécies. O déficit hídrico reduziu a fotossíntese líquida em todas espécies, mais acentuadamente em B. mutica e B. humidicola. Todas as espécies recuperaram suas atividades fotossintéticas normais após o déficit hídrico, mas apenas a B. brizantha restabeleceu o status hídrico de seus tecidos foliares. O déficit hídrico afetou mais acentuadamente a área de lâminas foliares verdes em B. brizantha e B. decumbens, a produção de matéria verde seca de lâminas foliares em todas as espécies estudadas, e a produção de matéria verde seca de colmos em B. decumbens e B. mutica.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982005000300005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982005000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-35982005000300005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Zootecnia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Zootecnia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Zootecnia v.34 n.3 2005
reponame:Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)
instacron:SBZ
instname_str Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)
instacron_str SBZ
institution SBZ
reponame_str Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
collection Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Zootecnia (Online) - Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)
repository.mail.fl_str_mv ||bz@sbz.org.br|| secretariarbz@sbz.org.br
_version_ 1750318138437664768