O humor na música do cinema silencioso: uma análise das representações musicais destinadas ao acompanhamento de situações cômicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11242 |
Resumo: | This research aims to comprehend the humor configuration in silent film musics in a very specific way: in the musical representations used in pieces and/or themes that intended to keep up with comic situations of movies which were published in New York in the 1910’s. In other words, it analyzes how some compilations and indications of musical accompaniment suggested humorus and laughter, bringing up the recurring patterns and the possible origins of these sonorous artifices. The selected sheet musics were studied in details from a multidisciplinary perspective in order to understand more the composition strategies than the formal elements proper, once that the improvisation was frequent during this time. Thereby, it was possible to list the common and recurrent elements, as well as the main strategies used by each composer, in view to elaborate a kind of mapping of the cliches and standardization disseminated by this musical practice. |
id |
SCAR_044a6ff833a807af5afe29c5bdfc5485 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/11242 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Martins, EmersonMiranda, Suzana Reckhttp://lattes.cnpq.br/8566012598222563http://lattes.cnpq.br/62464230443238437c9426fb-2e37-46e1-9760-e5262a253aa82019-04-16T13:13:59Z2019-04-16T13:13:59Z2018-09-10MARTINS, Emerson. O humor na música do cinema silencioso: uma análise das representações musicais destinadas ao acompanhamento de situações cômicas. 2018. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11242.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11242This research aims to comprehend the humor configuration in silent film musics in a very specific way: in the musical representations used in pieces and/or themes that intended to keep up with comic situations of movies which were published in New York in the 1910’s. In other words, it analyzes how some compilations and indications of musical accompaniment suggested humorus and laughter, bringing up the recurring patterns and the possible origins of these sonorous artifices. The selected sheet musics were studied in details from a multidisciplinary perspective in order to understand more the composition strategies than the formal elements proper, once that the improvisation was frequent during this time. Thereby, it was possible to list the common and recurrent elements, as well as the main strategies used by each composer, in view to elaborate a kind of mapping of the cliches and standardization disseminated by this musical practice.A presente pesquisa procura compreender a configuração do humor na música do cinema silencioso em um recorte bem específico: nas representações musicais empregadas em peças e/ou temas musicais destinados a acompanhar situações cômicas de filmes que foram publicadas em Nova Iorque na década de 1910. Em outros termos, analisa-se de que modo algumas compilações e indicações de acompanhamento musical sugeriam a comicidade e o riso, levantando os padrões recorrentes e as possíveis origens destes artifícios sonoros. As partituras selecionadas foram também detalhadamente estudadas sob uma perspectiva multidisciplinar, com o objetivo de compreender mais sobre as estratégias composicionais do que os elementos formais propriamente ditos, uma vez que a prática do improviso (ao acompanhar os filmes) era frequente durante este período. Assim, foi possível elencar os elementos comuns e de maior recorrência, bem como as principais estratégias utilizadas por cada compositor, tendo em vista a elaboração de uma espécie de mapeamento dos clichês e das estandardizações disseminadas por esta prática musical.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGISUFSCarHumorMúsicaRisoCinema silenciosoHumorMusicLaughterSilent filmLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES DO VIDEOLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMALINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICACIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAOO humor na música do cinema silencioso: uma análise das representações musicais destinadas ao acompanhamento de situações cômicasThe mood in the music of the silent cinema: an analysis of the musical representations aimed at the follow-up of comic situationsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOnline6006002e9e4446-8a76-4bcb-a15f-d643ebf46795info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissertação Emerson FINAL repositório.pdfDissertação Emerson FINAL repositório.pdfapplication/pdf34121245https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/11242/1/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Emerson%20FINAL%20reposito%cc%81rio.pdf1e1dd398ec0fd31dbf50f915d4807b6bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81957https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/11242/4/license.txtae0398b6f8b235e40ad82cba6c50031dMD54TEXTDissertação Emerson FINAL repositório.pdf.txtDissertação Emerson FINAL repositório.pdf.txtExtracted texttext/plain163906https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/11242/5/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Emerson%20FINAL%20reposito%cc%81rio.pdf.txt92fcc8cb2da5a1f803e87218e9fbae40MD55THUMBNAILDissertação Emerson FINAL repositório.pdf.jpgDissertação Emerson FINAL repositório.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5623https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/11242/6/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Emerson%20FINAL%20reposito%cc%81rio.pdf.jpg1075a724d8482b640603680cad17819cMD56ufscar/112422023-09-18 18:31:22.309oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/11242TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlCkZlZGVyYWwgZGUgU8OjbyBDYXJsb3MgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgZS9vdQpkaXN0cmlidWlyIGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBwb3IgdG9kbyBvIG11bmRvIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZSBlbGV0csO0bmljbyBlCmVtIHF1YWxxdWVyIG1laW8sIGluY2x1aW5kbyBvcyBmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIGEgVUZTQ2FyIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28KcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBhIFVGU0NhciBwb2RlIG1hbnRlciBtYWlzIGRlIHVtYSBjw7NwaWEgYSBzdWEgdGVzZSBvdQpkaXNzZXJ0YcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIGUgcHJlc2VydmHDp8Ojby4KClZvY8OqIGRlY2xhcmEgcXVlIGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyDDqSBvcmlnaW5hbCBlIHF1ZSB2b2PDqiB0ZW0gbyBwb2RlciBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcwpuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gVm9jw6ogdGFtYsOpbSBkZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRlcMOzc2l0byBkYSBzdWEgdGVzZSBvdSBkaXNzZXJ0YcOnw6NvIG7Do28sIHF1ZSBzZWphIGRlIHNldQpjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6oKZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc8OjbyBpcnJlc3RyaXRhIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBwYXJhIGNvbmNlZGVyIMOgIFVGU0NhcgpvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUKaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBURVNFIE9VIERJU1NFUlRBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UKQVBPSU8gREUgVU1BIEFHw4pOQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PIFFVRSBOw4NPIFNFSkEgQSBVRlNDYXIsClZPQ8OKIERFQ0xBUkEgUVVFIFJFU1BFSVRPVSBUT0RPUyBFIFFVQUlTUVVFUiBESVJFSVRPUyBERSBSRVZJU8ODTyBDT01PClRBTULDiU0gQVMgREVNQUlTIE9CUklHQcOHw5VFUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKQSBVRlNDYXIgc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyIGNsYXJhbWVudGUgbyBzZXUgbm9tZSAocykgb3UgbyhzKSBub21lKHMpIGRvKHMpCmRldGVudG9yKGVzKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGEgdGVzZSBvdSBkaXNzZXJ0YcOnw6NvLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIGFsw6ltIGRhcXVlbGFzCmNvbmNlZGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EuCg==Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:22Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O humor na música do cinema silencioso: uma análise das representações musicais destinadas ao acompanhamento de situações cômicas |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
The mood in the music of the silent cinema: an analysis of the musical representations aimed at the follow-up of comic situations |
title |
O humor na música do cinema silencioso: uma análise das representações musicais destinadas ao acompanhamento de situações cômicas |
spellingShingle |
O humor na música do cinema silencioso: uma análise das representações musicais destinadas ao acompanhamento de situações cômicas Martins, Emerson Humor Música Riso Cinema silencioso Humor Music Laughter Silent film LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES DO VIDEO LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO |
title_short |
O humor na música do cinema silencioso: uma análise das representações musicais destinadas ao acompanhamento de situações cômicas |
title_full |
O humor na música do cinema silencioso: uma análise das representações musicais destinadas ao acompanhamento de situações cômicas |
title_fullStr |
O humor na música do cinema silencioso: uma análise das representações musicais destinadas ao acompanhamento de situações cômicas |
title_full_unstemmed |
O humor na música do cinema silencioso: uma análise das representações musicais destinadas ao acompanhamento de situações cômicas |
title_sort |
O humor na música do cinema silencioso: uma análise das representações musicais destinadas ao acompanhamento de situações cômicas |
author |
Martins, Emerson |
author_facet |
Martins, Emerson |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6246423044323843 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Emerson |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Miranda, Suzana Reck |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8566012598222563 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
7c9426fb-2e37-46e1-9760-e5262a253aa8 |
contributor_str_mv |
Miranda, Suzana Reck |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Humor Música Riso Cinema silencioso Humor |
topic |
Humor Música Riso Cinema silencioso Humor Music Laughter Silent film LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES DO VIDEO LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Music Laughter Silent film |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES DO VIDEO LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO |
description |
This research aims to comprehend the humor configuration in silent film musics in a very specific way: in the musical representations used in pieces and/or themes that intended to keep up with comic situations of movies which were published in New York in the 1910’s. In other words, it analyzes how some compilations and indications of musical accompaniment suggested humorus and laughter, bringing up the recurring patterns and the possible origins of these sonorous artifices. The selected sheet musics were studied in details from a multidisciplinary perspective in order to understand more the composition strategies than the formal elements proper, once that the improvisation was frequent during this time. Thereby, it was possible to list the common and recurrent elements, as well as the main strategies used by each composer, in view to elaborate a kind of mapping of the cliches and standardization disseminated by this musical practice. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-09-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-04-16T13:13:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-04-16T13:13:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MARTINS, Emerson. O humor na música do cinema silencioso: uma análise das representações musicais destinadas ao acompanhamento de situações cômicas. 2018. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11242. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11242 |
identifier_str_mv |
MARTINS, Emerson. O humor na música do cinema silencioso: uma análise das representações musicais destinadas ao acompanhamento de situações cômicas. 2018. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11242. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
2e9e4446-8a76-4bcb-a15f-d643ebf46795 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGIS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/11242/1/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Emerson%20FINAL%20reposito%cc%81rio.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/11242/4/license.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/11242/5/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Emerson%20FINAL%20reposito%cc%81rio.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/11242/6/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Emerson%20FINAL%20reposito%cc%81rio.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1e1dd398ec0fd31dbf50f915d4807b6b ae0398b6f8b235e40ad82cba6c50031d 92fcc8cb2da5a1f803e87218e9fbae40 1075a724d8482b640603680cad17819c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136352450412544 |