Som e música da ficção científica em quatro obras do cinema brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scarpelli, Alexandre Camargo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12990
Resumo: This research aims to analyze the role played by sound and music in the filmic discourse of four Brazilian works evaluating their connections to the science fiction universe and paying special attention to the Brazilian iconography of the genre. The selected films are White out, black in (2015) by Adirley Queiroz and the short film Dog days (2016) by Ronaldo Dimer and Vitor Amaro, both evaluated under the theme of political dystopia, as well as the short films Last song for a rude heart, (2017) by Marco Antônio Pereira and Cold Recife, by Kléber Mendonça Filho, understood as satires and evaluated for their representations of alien figures. Genre theory, science fiction studies, film music and film sound theories, as well as Brazilian science fiction studies allow us to first observe and investigate sonic and musical codes created and developed by canonical works of international science fiction cinema, subsequently enabling a shift in perspective that considers the Brazilian context of science fiction films in order to discuss the music and sound design of the selected works.
id SCAR_d9fafcaffae3aa01fbc3e39e636cebde
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/12990
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Scarpelli, Alexandre CamargoMiranda, Suzana Reckhttp://lattes.cnpq.br/8566012598222563http://lattes.cnpq.br/9391830223106485c9b16d6b-77e6-4851-948f-bc849714c54d2020-07-01T18:19:57Z2020-07-01T18:19:57Z2020-04-30SCARPELLI, Alexandre Camargo. Som e música da ficção científica em quatro obras do cinema brasileiro. 2020. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12990.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12990This research aims to analyze the role played by sound and music in the filmic discourse of four Brazilian works evaluating their connections to the science fiction universe and paying special attention to the Brazilian iconography of the genre. The selected films are White out, black in (2015) by Adirley Queiroz and the short film Dog days (2016) by Ronaldo Dimer and Vitor Amaro, both evaluated under the theme of political dystopia, as well as the short films Last song for a rude heart, (2017) by Marco Antônio Pereira and Cold Recife, by Kléber Mendonça Filho, understood as satires and evaluated for their representations of alien figures. Genre theory, science fiction studies, film music and film sound theories, as well as Brazilian science fiction studies allow us to first observe and investigate sonic and musical codes created and developed by canonical works of international science fiction cinema, subsequently enabling a shift in perspective that considers the Brazilian context of science fiction films in order to discuss the music and sound design of the selected works.A presente pesquisa tem como objetivo analisar o papel do som e da música na construção do discurso fílmico de quatro obras brasileiras, especificamente naquilo que carregam de ficção científica e com especial atenção à iconografia brasileira do gênero. São avaliados o longa-metragem Branco sai, preto fica (2015), de Adirley Queiroz e o curta-metragem Tempos de cão (2016) de Ronaldo Dimer e Vitor Amaro, sob a temática da distopia política, além dos curtas-metragens A retirada para um coração bruto (2017), de Marco Antônio Pereira e Recife Frio (2009), de Kléber Mendonça Filho, entendidos como sátiras e avaliados por suas manifestações da figura do alienígena. Teorias de gênero cinematográfico, teorias específicas da ficção científica, trabalhos sobre som e música no cinema e estudos sobre a ficção científica brasileira permitem observar e reavaliar o surgimento e desenvolvimento de códigos sonoros e musicais de obras canônicas da ficção científica internacional, a partir dos quais são promovidos deslocamentos reflexivos que consideram o cenário brasileiro de filmes do gênero com o intuito de discutir os trabalhos de desenho de som e composição musical das obras selecionadas.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 88882.441229/2019-01 (Migrado - SACPAIS)CAPES: Código de Financiamento 001porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGISUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFicção científicaCinema brasileiroSomMúsica fílmicaScience fictionBrazilian cinemaFilm soundFilm musicLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMALINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICACIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAOSom e música da ficção científica em quatro obras do cinema brasileiroSound and music of science fiction in four works of brazilian cinemainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis6006002e9e4446-8a76-4bcb-a15f-d643ebf46795reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDISSERTACAO_vFinal_AlexandreScarpelli_200630.pdfDISSERTACAO_vFinal_AlexandreScarpelli_200630.pdfDissertação de Mestradoapplication/pdf3457736https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12990/1/DISSERTACAO_vFinal_AlexandreScarpelli_200630.pdfa7acd3e66fb0c0a80de0c9168a53bcc5MD51carta comprovante deposito dissertacao.pdfcarta comprovante deposito dissertacao.pdfCarta comprovante da versao finalapplication/pdf395713https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12990/2/carta%20comprovante%20deposito%20dissertacao.pdfd2c5a1e333eaba91d3dd2da6a4561377MD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12990/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53TEXTDISSERTACAO_vFinal_AlexandreScarpelli_200630.pdf.txtDISSERTACAO_vFinal_AlexandreScarpelli_200630.pdf.txtExtracted texttext/plain358626https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12990/4/DISSERTACAO_vFinal_AlexandreScarpelli_200630.pdf.txt818069646cf85c56a62ab0683c7ac7e4MD54carta comprovante deposito dissertacao.pdf.txtcarta comprovante deposito dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain1516https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12990/6/carta%20comprovante%20deposito%20dissertacao.pdf.txt66938eae1f130bab652e3ff07a902ca2MD56THUMBNAILDISSERTACAO_vFinal_AlexandreScarpelli_200630.pdf.jpgDISSERTACAO_vFinal_AlexandreScarpelli_200630.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5569https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12990/5/DISSERTACAO_vFinal_AlexandreScarpelli_200630.pdf.jpg6583e53910ab254c26ead219d6cf1882MD55carta comprovante deposito dissertacao.pdf.jpgcarta comprovante deposito dissertacao.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg10280https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12990/7/carta%20comprovante%20deposito%20dissertacao.pdf.jpgf6c5fcc497e9be6c89e56cfce98a7920MD57ufscar/129902023-09-18 18:31:57.321oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/12990Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:57Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Som e música da ficção científica em quatro obras do cinema brasileiro
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Sound and music of science fiction in four works of brazilian cinema
title Som e música da ficção científica em quatro obras do cinema brasileiro
spellingShingle Som e música da ficção científica em quatro obras do cinema brasileiro
Scarpelli, Alexandre Camargo
Ficção científica
Cinema brasileiro
Som
Música fílmica
Science fiction
Brazilian cinema
Film sound
Film music
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
title_short Som e música da ficção científica em quatro obras do cinema brasileiro
title_full Som e música da ficção científica em quatro obras do cinema brasileiro
title_fullStr Som e música da ficção científica em quatro obras do cinema brasileiro
title_full_unstemmed Som e música da ficção científica em quatro obras do cinema brasileiro
title_sort Som e música da ficção científica em quatro obras do cinema brasileiro
author Scarpelli, Alexandre Camargo
author_facet Scarpelli, Alexandre Camargo
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9391830223106485
dc.contributor.author.fl_str_mv Scarpelli, Alexandre Camargo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Miranda, Suzana Reck
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8566012598222563
dc.contributor.authorID.fl_str_mv c9b16d6b-77e6-4851-948f-bc849714c54d
contributor_str_mv Miranda, Suzana Reck
dc.subject.por.fl_str_mv Ficção científica
Cinema brasileiro
Som
Música fílmica
topic Ficção científica
Cinema brasileiro
Som
Música fílmica
Science fiction
Brazilian cinema
Film sound
Film music
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Science fiction
Brazilian cinema
Film sound
Film music
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
description This research aims to analyze the role played by sound and music in the filmic discourse of four Brazilian works evaluating their connections to the science fiction universe and paying special attention to the Brazilian iconography of the genre. The selected films are White out, black in (2015) by Adirley Queiroz and the short film Dog days (2016) by Ronaldo Dimer and Vitor Amaro, both evaluated under the theme of political dystopia, as well as the short films Last song for a rude heart, (2017) by Marco Antônio Pereira and Cold Recife, by Kléber Mendonça Filho, understood as satires and evaluated for their representations of alien figures. Genre theory, science fiction studies, film music and film sound theories, as well as Brazilian science fiction studies allow us to first observe and investigate sonic and musical codes created and developed by canonical works of international science fiction cinema, subsequently enabling a shift in perspective that considers the Brazilian context of science fiction films in order to discuss the music and sound design of the selected works.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-01T18:19:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-01T18:19:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SCARPELLI, Alexandre Camargo. Som e música da ficção científica em quatro obras do cinema brasileiro. 2020. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12990.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12990
identifier_str_mv SCARPELLI, Alexandre Camargo. Som e música da ficção científica em quatro obras do cinema brasileiro. 2020. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12990.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 2e9e4446-8a76-4bcb-a15f-d643ebf46795
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12990/1/DISSERTACAO_vFinal_AlexandreScarpelli_200630.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12990/2/carta%20comprovante%20deposito%20dissertacao.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12990/3/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12990/4/DISSERTACAO_vFinal_AlexandreScarpelli_200630.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12990/6/carta%20comprovante%20deposito%20dissertacao.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12990/5/DISSERTACAO_vFinal_AlexandreScarpelli_200630.pdf.jpg
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12990/7/carta%20comprovante%20deposito%20dissertacao.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a7acd3e66fb0c0a80de0c9168a53bcc5
d2c5a1e333eaba91d3dd2da6a4561377
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
818069646cf85c56a62ab0683c7ac7e4
66938eae1f130bab652e3ff07a902ca2
6583e53910ab254c26ead219d6cf1882
f6c5fcc497e9be6c89e56cfce98a7920
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136376880136192