Promoção de saúde mental para jovens pré-vestibulandos, utilizando ciclo de intervenções psicoeducacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14427 |
Resumo: | The study aimed to discuss the influences of psychoeducational interventions on the prevalence of common mental disorders aiming the promotion of mental health in pre-university students. The research scenario was a non-profit course focused on university entrance exam in the city of São Carlos (SP). Two 18-year-old female students participated. Data collection was done based on the response to the Self Report Questionnaire 20 (SRQ-20), focal group and semi-structured interviews. Analysis were made using the theoretical frameworks of Public Health and Content Analysis. The results indicated the inseparability of the cultural, social, financial, educational deficit and development dimensions as triggers and / or maintainers of psychological suffering in this phase. Both cited the intervention as one of the mechanisms that promote teaching and mental health when added to specific pre- university classes, religion and psychotherapy. It was concluded, therefore, the importance of intersectoral actions and universal access to higher education for this public, as well as a greater number of participants in future studies. |
id |
SCAR_08d86655b117b1b51cd9e62759dcf12e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14427 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Freitas, Stephane de PaivaBleicher, Taíshttp://lattes.cnpq.br/9075358493860166http://lattes.cnpq.br/5228954763137512ad2bd7bf-97a8-43b7-976c-7efbcb11f09c2021-06-25T08:53:26Z2021-06-25T08:53:26Z2020-09-08Freita, Stephane de Paiva.Promoção de saúde mental para jovens pré-vestibulandos, utilizando ciclo de intervenções psicoeducacionais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14427.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14427The study aimed to discuss the influences of psychoeducational interventions on the prevalence of common mental disorders aiming the promotion of mental health in pre-university students. The research scenario was a non-profit course focused on university entrance exam in the city of São Carlos (SP). Two 18-year-old female students participated. Data collection was done based on the response to the Self Report Questionnaire 20 (SRQ-20), focal group and semi-structured interviews. Analysis were made using the theoretical frameworks of Public Health and Content Analysis. The results indicated the inseparability of the cultural, social, financial, educational deficit and development dimensions as triggers and / or maintainers of psychological suffering in this phase. Both cited the intervention as one of the mechanisms that promote teaching and mental health when added to specific pre- university classes, religion and psychotherapy. It was concluded, therefore, the importance of intersectoral actions and universal access to higher education for this public, as well as a greater number of participants in future studies.O estudo objetivou discutir as influências de intervenções psicoeducacionais na prevalência de transtornos mentais comuns (TMC), com vista a promoção de saúde mental em jovens pré-vestibulandos. O cenário de pesquisa foi um curso prévestibular sem fins lucrativos do município de São Carlos (SP). Participaram duas estudantes mulheres de 18 anos. A coleta de dados foi feita a partir de resposta a Escala de sofrimento mental comum (SRQ-20), grupo focal e entrevistas semiestruturadas e as análises através dos referenciais teóricos da Saúde Coletiva e Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram a indissociabilidade das dimensões culturais, sociais, financeiras, de déficit educacional e de desenvolvimento como gatilhos e/ou mantenedores do sofrimento psíquico nessa fase. Ambas citaram a intervenção com um dos mecanismos promotores de ensino e saúde mental quando somado a aulas específicas do pré-vestibular, religião e psicoterapia. Conclui-se, portanto, a importância de ações intersetoriais e acesso universal a educação superior para esse público, bem como um número maior de participantes em estudos futuros.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPsicologia - PsiUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSaúde mentalSaúde coletivaSofrimento psíquicoJovens pré vestibulandosCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAPromoção de saúde mental para jovens pré-vestibulandos, utilizando ciclo de intervenções psicoeducacionaisPromotion of mental health for pre-vestibulate young people, using a cycle of psychoeducational interventionsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis600600ecc2baf0-6235-40e5-999e-af43e4692e92reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALMonografia_Stephane de Paiva Freitas_arquivo final (1).pdfMonografia_Stephane de Paiva Freitas_arquivo final (1).pdfapplication/pdf907505https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14427/1/Monografia_Stephane%20de%20Paiva%20Freitas_arquivo%20final%20%281%29.pdfec60747a08336901b580ae1db6e3feacMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14427/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTMonografia_Stephane de Paiva Freitas_arquivo final (1).pdf.txtMonografia_Stephane de Paiva Freitas_arquivo final (1).pdf.txtExtracted texttext/plain147987https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14427/3/Monografia_Stephane%20de%20Paiva%20Freitas_arquivo%20final%20%281%29.pdf.txtdfb48d98828d787d0951df79abfe12d1MD53THUMBNAILMonografia_Stephane de Paiva Freitas_arquivo final (1).pdf.jpgMonografia_Stephane de Paiva Freitas_arquivo final (1).pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5969https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14427/4/Monografia_Stephane%20de%20Paiva%20Freitas_arquivo%20final%20%281%29.pdf.jpg70f00d43e3422e003466284be6ea2b0fMD54ufscar/144272023-09-18 18:32:13.085oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14427Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:13Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Promoção de saúde mental para jovens pré-vestibulandos, utilizando ciclo de intervenções psicoeducacionais |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Promotion of mental health for pre-vestibulate young people, using a cycle of psychoeducational interventions |
title |
Promoção de saúde mental para jovens pré-vestibulandos, utilizando ciclo de intervenções psicoeducacionais |
spellingShingle |
Promoção de saúde mental para jovens pré-vestibulandos, utilizando ciclo de intervenções psicoeducacionais Freitas, Stephane de Paiva Saúde mental Saúde coletiva Sofrimento psíquico Jovens pré vestibulandos CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
title_short |
Promoção de saúde mental para jovens pré-vestibulandos, utilizando ciclo de intervenções psicoeducacionais |
title_full |
Promoção de saúde mental para jovens pré-vestibulandos, utilizando ciclo de intervenções psicoeducacionais |
title_fullStr |
Promoção de saúde mental para jovens pré-vestibulandos, utilizando ciclo de intervenções psicoeducacionais |
title_full_unstemmed |
Promoção de saúde mental para jovens pré-vestibulandos, utilizando ciclo de intervenções psicoeducacionais |
title_sort |
Promoção de saúde mental para jovens pré-vestibulandos, utilizando ciclo de intervenções psicoeducacionais |
author |
Freitas, Stephane de Paiva |
author_facet |
Freitas, Stephane de Paiva |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5228954763137512 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Stephane de Paiva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bleicher, Taís |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9075358493860166 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
ad2bd7bf-97a8-43b7-976c-7efbcb11f09c |
contributor_str_mv |
Bleicher, Taís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde mental Saúde coletiva Sofrimento psíquico Jovens pré vestibulandos |
topic |
Saúde mental Saúde coletiva Sofrimento psíquico Jovens pré vestibulandos CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
description |
The study aimed to discuss the influences of psychoeducational interventions on the prevalence of common mental disorders aiming the promotion of mental health in pre-university students. The research scenario was a non-profit course focused on university entrance exam in the city of São Carlos (SP). Two 18-year-old female students participated. Data collection was done based on the response to the Self Report Questionnaire 20 (SRQ-20), focal group and semi-structured interviews. Analysis were made using the theoretical frameworks of Public Health and Content Analysis. The results indicated the inseparability of the cultural, social, financial, educational deficit and development dimensions as triggers and / or maintainers of psychological suffering in this phase. Both cited the intervention as one of the mechanisms that promote teaching and mental health when added to specific pre- university classes, religion and psychotherapy. It was concluded, therefore, the importance of intersectoral actions and universal access to higher education for this public, as well as a greater number of participants in future studies. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-09-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-25T08:53:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-06-25T08:53:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Freita, Stephane de Paiva.Promoção de saúde mental para jovens pré-vestibulandos, utilizando ciclo de intervenções psicoeducacionais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14427. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14427 |
identifier_str_mv |
Freita, Stephane de Paiva.Promoção de saúde mental para jovens pré-vestibulandos, utilizando ciclo de intervenções psicoeducacionais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14427. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14427 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
ecc2baf0-6235-40e5-999e-af43e4692e92 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos Psicologia - Psi |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos Psicologia - Psi |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14427/1/Monografia_Stephane%20de%20Paiva%20Freitas_arquivo%20final%20%281%29.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14427/2/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14427/3/Monografia_Stephane%20de%20Paiva%20Freitas_arquivo%20final%20%281%29.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14427/4/Monografia_Stephane%20de%20Paiva%20Freitas_arquivo%20final%20%281%29.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ec60747a08336901b580ae1db6e3feac e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 dfb48d98828d787d0951df79abfe12d1 70f00d43e3422e003466284be6ea2b0f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715632182525952 |