Promoção de saúde mental para jovens pré-vestibulandos, utilizando ciclo de intervenções psicoeducacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Stephane de Paiva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14427
Resumo: The study aimed to discuss the influences of psychoeducational interventions on the prevalence of common mental disorders aiming the promotion of mental health in pre-university students. The research scenario was a non-profit course focused on university entrance exam in the city of São Carlos (SP). Two 18-year-old female students participated. Data collection was done based on the response to the Self Report Questionnaire 20 (SRQ-20), focal group and semi-structured interviews. Analysis were made using the theoretical frameworks of Public Health and Content Analysis. The results indicated the inseparability of the cultural, social, financial, educational deficit and development dimensions as triggers and / or maintainers of psychological suffering in this phase. Both cited the intervention as one of the mechanisms that promote teaching and mental health when added to specific pre- university classes, religion and psychotherapy. It was concluded, therefore, the importance of intersectoral actions and universal access to higher education for this public, as well as a greater number of participants in future studies.
id SCAR_08d86655b117b1b51cd9e62759dcf12e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14427
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Freitas, Stephane de PaivaBleicher, Taíshttp://lattes.cnpq.br/9075358493860166http://lattes.cnpq.br/5228954763137512ad2bd7bf-97a8-43b7-976c-7efbcb11f09c2021-06-25T08:53:26Z2021-06-25T08:53:26Z2020-09-08Freita, Stephane de Paiva.Promoção de saúde mental para jovens pré-vestibulandos, utilizando ciclo de intervenções psicoeducacionais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14427.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14427The study aimed to discuss the influences of psychoeducational interventions on the prevalence of common mental disorders aiming the promotion of mental health in pre-university students. The research scenario was a non-profit course focused on university entrance exam in the city of São Carlos (SP). Two 18-year-old female students participated. Data collection was done based on the response to the Self Report Questionnaire 20 (SRQ-20), focal group and semi-structured interviews. Analysis were made using the theoretical frameworks of Public Health and Content Analysis. The results indicated the inseparability of the cultural, social, financial, educational deficit and development dimensions as triggers and / or maintainers of psychological suffering in this phase. Both cited the intervention as one of the mechanisms that promote teaching and mental health when added to specific pre- university classes, religion and psychotherapy. It was concluded, therefore, the importance of intersectoral actions and universal access to higher education for this public, as well as a greater number of participants in future studies.O estudo objetivou discutir as influências de intervenções psicoeducacionais na prevalência de transtornos mentais comuns (TMC), com vista a promoção de saúde mental em jovens pré-vestibulandos. O cenário de pesquisa foi um curso prévestibular sem fins lucrativos do município de São Carlos (SP). Participaram duas estudantes mulheres de 18 anos. A coleta de dados foi feita a partir de resposta a Escala de sofrimento mental comum (SRQ-20), grupo focal e entrevistas semiestruturadas e as análises através dos referenciais teóricos da Saúde Coletiva e Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram a indissociabilidade das dimensões culturais, sociais, financeiras, de déficit educacional e de desenvolvimento como gatilhos e/ou mantenedores do sofrimento psíquico nessa fase. Ambas citaram a intervenção com um dos mecanismos promotores de ensino e saúde mental quando somado a aulas específicas do pré-vestibular, religião e psicoterapia. Conclui-se, portanto, a importância de ações intersetoriais e acesso universal a educação superior para esse público, bem como um número maior de participantes em estudos futuros.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPsicologia - PsiUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSaúde mentalSaúde coletivaSofrimento psíquicoJovens pré vestibulandosCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAPromoção de saúde mental para jovens pré-vestibulandos, utilizando ciclo de intervenções psicoeducacionaisPromotion of mental health for pre-vestibulate young people, using a cycle of psychoeducational interventionsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis600600ecc2baf0-6235-40e5-999e-af43e4692e92reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALMonografia_Stephane de Paiva Freitas_arquivo final (1).pdfMonografia_Stephane de Paiva Freitas_arquivo final (1).pdfapplication/pdf907505https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14427/1/Monografia_Stephane%20de%20Paiva%20Freitas_arquivo%20final%20%281%29.pdfec60747a08336901b580ae1db6e3feacMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14427/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTMonografia_Stephane de Paiva Freitas_arquivo final (1).pdf.txtMonografia_Stephane de Paiva Freitas_arquivo final (1).pdf.txtExtracted texttext/plain147987https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14427/3/Monografia_Stephane%20de%20Paiva%20Freitas_arquivo%20final%20%281%29.pdf.txtdfb48d98828d787d0951df79abfe12d1MD53THUMBNAILMonografia_Stephane de Paiva Freitas_arquivo final (1).pdf.jpgMonografia_Stephane de Paiva Freitas_arquivo final (1).pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5969https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14427/4/Monografia_Stephane%20de%20Paiva%20Freitas_arquivo%20final%20%281%29.pdf.jpg70f00d43e3422e003466284be6ea2b0fMD54ufscar/144272023-09-18 18:32:13.085oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14427Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:13Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Promoção de saúde mental para jovens pré-vestibulandos, utilizando ciclo de intervenções psicoeducacionais
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Promotion of mental health for pre-vestibulate young people, using a cycle of psychoeducational interventions
title Promoção de saúde mental para jovens pré-vestibulandos, utilizando ciclo de intervenções psicoeducacionais
spellingShingle Promoção de saúde mental para jovens pré-vestibulandos, utilizando ciclo de intervenções psicoeducacionais
Freitas, Stephane de Paiva
Saúde mental
Saúde coletiva
Sofrimento psíquico
Jovens pré vestibulandos
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short Promoção de saúde mental para jovens pré-vestibulandos, utilizando ciclo de intervenções psicoeducacionais
title_full Promoção de saúde mental para jovens pré-vestibulandos, utilizando ciclo de intervenções psicoeducacionais
title_fullStr Promoção de saúde mental para jovens pré-vestibulandos, utilizando ciclo de intervenções psicoeducacionais
title_full_unstemmed Promoção de saúde mental para jovens pré-vestibulandos, utilizando ciclo de intervenções psicoeducacionais
title_sort Promoção de saúde mental para jovens pré-vestibulandos, utilizando ciclo de intervenções psicoeducacionais
author Freitas, Stephane de Paiva
author_facet Freitas, Stephane de Paiva
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5228954763137512
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Stephane de Paiva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bleicher, Taís
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9075358493860166
dc.contributor.authorID.fl_str_mv ad2bd7bf-97a8-43b7-976c-7efbcb11f09c
contributor_str_mv Bleicher, Taís
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde mental
Saúde coletiva
Sofrimento psíquico
Jovens pré vestibulandos
topic Saúde mental
Saúde coletiva
Sofrimento psíquico
Jovens pré vestibulandos
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description The study aimed to discuss the influences of psychoeducational interventions on the prevalence of common mental disorders aiming the promotion of mental health in pre-university students. The research scenario was a non-profit course focused on university entrance exam in the city of São Carlos (SP). Two 18-year-old female students participated. Data collection was done based on the response to the Self Report Questionnaire 20 (SRQ-20), focal group and semi-structured interviews. Analysis were made using the theoretical frameworks of Public Health and Content Analysis. The results indicated the inseparability of the cultural, social, financial, educational deficit and development dimensions as triggers and / or maintainers of psychological suffering in this phase. Both cited the intervention as one of the mechanisms that promote teaching and mental health when added to specific pre- university classes, religion and psychotherapy. It was concluded, therefore, the importance of intersectoral actions and universal access to higher education for this public, as well as a greater number of participants in future studies.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-09-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-25T08:53:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-25T08:53:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Freita, Stephane de Paiva.Promoção de saúde mental para jovens pré-vestibulandos, utilizando ciclo de intervenções psicoeducacionais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14427.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14427
identifier_str_mv Freita, Stephane de Paiva.Promoção de saúde mental para jovens pré-vestibulandos, utilizando ciclo de intervenções psicoeducacionais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14427.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv ecc2baf0-6235-40e5-999e-af43e4692e92
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Psicologia - Psi
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Psicologia - Psi
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14427/1/Monografia_Stephane%20de%20Paiva%20Freitas_arquivo%20final%20%281%29.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14427/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14427/3/Monografia_Stephane%20de%20Paiva%20Freitas_arquivo%20final%20%281%29.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14427/4/Monografia_Stephane%20de%20Paiva%20Freitas_arquivo%20final%20%281%29.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ec60747a08336901b580ae1db6e3feac
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
dfb48d98828d787d0951df79abfe12d1
70f00d43e3422e003466284be6ea2b0f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715632182525952