Depressão e sofrimento psíquico em estudantes pré-vestibulandos/ Depression and psychological distress in students candidates for the college entrance exam
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30884 |
Resumo: | Introdução: Muitos estudantes brasileiros precisam realizar mais de uma prova de vestibular para conquistar uma vaga em grandes universidades públicas e privadas do país. A concorrência para tal aumenta ainda mais a depender do curso escolhido. Entretanto, tal período é bastante conturbado para os alunos de pré-vestibular devido à autocobrança e à pressão gerada pelas expectativas de seus familiares e pessoas de seus ciclos sociais. Objetivos: Avaliar o perfil social dos vestibulandos, bem como evidenciar a prevalência de indicadores de depressão e sofrimento psíquico nestes estudantes da cidade de Aracaju/SE. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa, direcionado aos estudantes de escolas e cursinhos privados no município de Aracaju/SE. A amostra foi composta por 161 estudantes, com idade média de 19,59 anos, que responderam a três instrumentos via formulário online (Google Forms): um questionário sociodemográfico criado pelos autores, o Inventário de Depressão de Beck (BDI-II) e o Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20), estes últimos validados internacionalmente e específicos para depressão e sofrimento psíquico, respectivamente. Resultados: A análise de dados revelou índices altos de depressão em estudantes do sexo feminino (47,9%), com dois ou mais anos de cursinho de pré-vestibular, candidatos a cursos mais concorridos — como Medicina — (42%) e com vida social diminuída (59,2%). Os resultados encontrados para sofrimento psíquico foram semelhantes. Alguns fatores protetores se apresentaram importantes, como realizar atividade física, seguir alguma religião e ter vida social satisfatória. Conclusão: Os resultados encontrados revelam a importância de um acompanhamento psicológico aos pré-vestibulandos, pois auxiliaria em uma melhor qualidade de vida e manutenção da saúde mental nesta fase. É necessário ainda ampliar os estudos sobre depressão e sofrimento psíquico em jovens vestibulandos em razão do alto índice de depressão apresentado neste estudo. |
id |
VERACRUZ-0_3d1d43b84b4c498c5ee2770e57bf61d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30884 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Depressão e sofrimento psíquico em estudantes pré-vestibulandos/ Depression and psychological distress in students candidates for the college entrance examEstudantesdepressãosofrimento psíquicopré-vestibular.Introdução: Muitos estudantes brasileiros precisam realizar mais de uma prova de vestibular para conquistar uma vaga em grandes universidades públicas e privadas do país. A concorrência para tal aumenta ainda mais a depender do curso escolhido. Entretanto, tal período é bastante conturbado para os alunos de pré-vestibular devido à autocobrança e à pressão gerada pelas expectativas de seus familiares e pessoas de seus ciclos sociais. Objetivos: Avaliar o perfil social dos vestibulandos, bem como evidenciar a prevalência de indicadores de depressão e sofrimento psíquico nestes estudantes da cidade de Aracaju/SE. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa, direcionado aos estudantes de escolas e cursinhos privados no município de Aracaju/SE. A amostra foi composta por 161 estudantes, com idade média de 19,59 anos, que responderam a três instrumentos via formulário online (Google Forms): um questionário sociodemográfico criado pelos autores, o Inventário de Depressão de Beck (BDI-II) e o Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20), estes últimos validados internacionalmente e específicos para depressão e sofrimento psíquico, respectivamente. Resultados: A análise de dados revelou índices altos de depressão em estudantes do sexo feminino (47,9%), com dois ou mais anos de cursinho de pré-vestibular, candidatos a cursos mais concorridos — como Medicina — (42%) e com vida social diminuída (59,2%). Os resultados encontrados para sofrimento psíquico foram semelhantes. Alguns fatores protetores se apresentaram importantes, como realizar atividade física, seguir alguma religião e ter vida social satisfatória. Conclusão: Os resultados encontrados revelam a importância de um acompanhamento psicológico aos pré-vestibulandos, pois auxiliaria em uma melhor qualidade de vida e manutenção da saúde mental nesta fase. É necessário ainda ampliar os estudos sobre depressão e sofrimento psíquico em jovens vestibulandos em razão do alto índice de depressão apresentado neste estudo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3088410.34117/bjdv7n6-118Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 55575-55592Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 55575-55592Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 55575-555922525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30884/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Caio Matheus Inácio deCarvalho, Olyvia da Costa Spontan eMartins, Rafael Macedo BatistaBomfim, Felipe Neiva GuimarãesMattos, Roberta Machado Pimentel Rebello dePimentel, Déborah Mônica Machado2021-09-21T11:05:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30884Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:22.454967Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Depressão e sofrimento psíquico em estudantes pré-vestibulandos/ Depression and psychological distress in students candidates for the college entrance exam |
title |
Depressão e sofrimento psíquico em estudantes pré-vestibulandos/ Depression and psychological distress in students candidates for the college entrance exam |
spellingShingle |
Depressão e sofrimento psíquico em estudantes pré-vestibulandos/ Depression and psychological distress in students candidates for the college entrance exam Melo, Caio Matheus Inácio de Estudantes depressão sofrimento psíquico pré-vestibular. |
title_short |
Depressão e sofrimento psíquico em estudantes pré-vestibulandos/ Depression and psychological distress in students candidates for the college entrance exam |
title_full |
Depressão e sofrimento psíquico em estudantes pré-vestibulandos/ Depression and psychological distress in students candidates for the college entrance exam |
title_fullStr |
Depressão e sofrimento psíquico em estudantes pré-vestibulandos/ Depression and psychological distress in students candidates for the college entrance exam |
title_full_unstemmed |
Depressão e sofrimento psíquico em estudantes pré-vestibulandos/ Depression and psychological distress in students candidates for the college entrance exam |
title_sort |
Depressão e sofrimento psíquico em estudantes pré-vestibulandos/ Depression and psychological distress in students candidates for the college entrance exam |
author |
Melo, Caio Matheus Inácio de |
author_facet |
Melo, Caio Matheus Inácio de Carvalho, Olyvia da Costa Spontan e Martins, Rafael Macedo Batista Bomfim, Felipe Neiva Guimarães Mattos, Roberta Machado Pimentel Rebello de Pimentel, Déborah Mônica Machado |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Olyvia da Costa Spontan e Martins, Rafael Macedo Batista Bomfim, Felipe Neiva Guimarães Mattos, Roberta Machado Pimentel Rebello de Pimentel, Déborah Mônica Machado |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Caio Matheus Inácio de Carvalho, Olyvia da Costa Spontan e Martins, Rafael Macedo Batista Bomfim, Felipe Neiva Guimarães Mattos, Roberta Machado Pimentel Rebello de Pimentel, Déborah Mônica Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes depressão sofrimento psíquico pré-vestibular. |
topic |
Estudantes depressão sofrimento psíquico pré-vestibular. |
description |
Introdução: Muitos estudantes brasileiros precisam realizar mais de uma prova de vestibular para conquistar uma vaga em grandes universidades públicas e privadas do país. A concorrência para tal aumenta ainda mais a depender do curso escolhido. Entretanto, tal período é bastante conturbado para os alunos de pré-vestibular devido à autocobrança e à pressão gerada pelas expectativas de seus familiares e pessoas de seus ciclos sociais. Objetivos: Avaliar o perfil social dos vestibulandos, bem como evidenciar a prevalência de indicadores de depressão e sofrimento psíquico nestes estudantes da cidade de Aracaju/SE. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa, direcionado aos estudantes de escolas e cursinhos privados no município de Aracaju/SE. A amostra foi composta por 161 estudantes, com idade média de 19,59 anos, que responderam a três instrumentos via formulário online (Google Forms): um questionário sociodemográfico criado pelos autores, o Inventário de Depressão de Beck (BDI-II) e o Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20), estes últimos validados internacionalmente e específicos para depressão e sofrimento psíquico, respectivamente. Resultados: A análise de dados revelou índices altos de depressão em estudantes do sexo feminino (47,9%), com dois ou mais anos de cursinho de pré-vestibular, candidatos a cursos mais concorridos — como Medicina — (42%) e com vida social diminuída (59,2%). Os resultados encontrados para sofrimento psíquico foram semelhantes. Alguns fatores protetores se apresentaram importantes, como realizar atividade física, seguir alguma religião e ter vida social satisfatória. Conclusão: Os resultados encontrados revelam a importância de um acompanhamento psicológico aos pré-vestibulandos, pois auxiliaria em uma melhor qualidade de vida e manutenção da saúde mental nesta fase. É necessário ainda ampliar os estudos sobre depressão e sofrimento psíquico em jovens vestibulandos em razão do alto índice de depressão apresentado neste estudo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30884 10.34117/bjdv7n6-118 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30884 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n6-118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30884/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 55575-55592 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 55575-55592 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 55575-55592 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645536729759744 |