Depressão e sofrimento psíquico em estudantes pré-vestibulandos/ Depression and psychological distress in students candidates for the college entrance exam

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Caio Matheus Inácio de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carvalho, Olyvia da Costa Spontan e, Martins, Rafael Macedo Batista, Bomfim, Felipe Neiva Guimarães, Mattos, Roberta Machado Pimentel Rebello de, Pimentel, Déborah Mônica Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30884
Resumo: Introdução: Muitos estudantes brasileiros precisam realizar mais de uma prova de vestibular para conquistar uma vaga em grandes universidades públicas e privadas do país. A concorrência para tal aumenta ainda mais a depender do curso escolhido. Entretanto, tal período é bastante conturbado para os alunos de pré-vestibular devido à autocobrança e à pressão gerada pelas expectativas de seus familiares e pessoas de seus ciclos sociais. Objetivos: Avaliar o perfil social dos vestibulandos, bem como evidenciar a prevalência de indicadores de depressão e sofrimento psíquico nestes estudantes da cidade de Aracaju/SE. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa, direcionado aos estudantes de escolas e cursinhos privados no município de Aracaju/SE. A amostra foi composta por 161 estudantes, com idade média de 19,59 anos, que responderam a três instrumentos via formulário online (Google Forms): um questionário sociodemográfico criado pelos autores, o Inventário de Depressão de Beck (BDI-II) e o Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20), estes últimos validados internacionalmente e específicos para depressão e sofrimento psíquico, respectivamente. Resultados: A análise de dados revelou índices altos de depressão em estudantes do sexo feminino (47,9%), com dois ou mais anos de cursinho de pré-vestibular, candidatos a cursos mais concorridos — como Medicina — (42%) e com vida social diminuída (59,2%). Os resultados encontrados para sofrimento psíquico foram semelhantes. Alguns fatores protetores se apresentaram importantes, como realizar atividade física, seguir alguma religião e ter vida social satisfatória. Conclusão: Os resultados encontrados revelam a importância de um acompanhamento psicológico aos pré-vestibulandos, pois auxiliaria em uma melhor qualidade de vida e manutenção da saúde mental nesta fase. É necessário ainda ampliar os estudos sobre depressão e sofrimento psíquico em jovens vestibulandos em razão do alto índice de depressão apresentado neste estudo.
id VERACRUZ-0_3d1d43b84b4c498c5ee2770e57bf61d4
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30884
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Depressão e sofrimento psíquico em estudantes pré-vestibulandos/ Depression and psychological distress in students candidates for the college entrance examEstudantesdepressãosofrimento psíquicopré-vestibular.Introdução: Muitos estudantes brasileiros precisam realizar mais de uma prova de vestibular para conquistar uma vaga em grandes universidades públicas e privadas do país. A concorrência para tal aumenta ainda mais a depender do curso escolhido. Entretanto, tal período é bastante conturbado para os alunos de pré-vestibular devido à autocobrança e à pressão gerada pelas expectativas de seus familiares e pessoas de seus ciclos sociais. Objetivos: Avaliar o perfil social dos vestibulandos, bem como evidenciar a prevalência de indicadores de depressão e sofrimento psíquico nestes estudantes da cidade de Aracaju/SE. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa, direcionado aos estudantes de escolas e cursinhos privados no município de Aracaju/SE. A amostra foi composta por 161 estudantes, com idade média de 19,59 anos, que responderam a três instrumentos via formulário online (Google Forms): um questionário sociodemográfico criado pelos autores, o Inventário de Depressão de Beck (BDI-II) e o Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20), estes últimos validados internacionalmente e específicos para depressão e sofrimento psíquico, respectivamente. Resultados: A análise de dados revelou índices altos de depressão em estudantes do sexo feminino (47,9%), com dois ou mais anos de cursinho de pré-vestibular, candidatos a cursos mais concorridos — como Medicina — (42%) e com vida social diminuída (59,2%). Os resultados encontrados para sofrimento psíquico foram semelhantes. Alguns fatores protetores se apresentaram importantes, como realizar atividade física, seguir alguma religião e ter vida social satisfatória. Conclusão: Os resultados encontrados revelam a importância de um acompanhamento psicológico aos pré-vestibulandos, pois auxiliaria em uma melhor qualidade de vida e manutenção da saúde mental nesta fase. É necessário ainda ampliar os estudos sobre depressão e sofrimento psíquico em jovens vestibulandos em razão do alto índice de depressão apresentado neste estudo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3088410.34117/bjdv7n6-118Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 55575-55592Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 55575-55592Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 55575-555922525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30884/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Caio Matheus Inácio deCarvalho, Olyvia da Costa Spontan eMartins, Rafael Macedo BatistaBomfim, Felipe Neiva GuimarãesMattos, Roberta Machado Pimentel Rebello dePimentel, Déborah Mônica Machado2021-09-21T11:05:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30884Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:22.454967Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Depressão e sofrimento psíquico em estudantes pré-vestibulandos/ Depression and psychological distress in students candidates for the college entrance exam
title Depressão e sofrimento psíquico em estudantes pré-vestibulandos/ Depression and psychological distress in students candidates for the college entrance exam
spellingShingle Depressão e sofrimento psíquico em estudantes pré-vestibulandos/ Depression and psychological distress in students candidates for the college entrance exam
Melo, Caio Matheus Inácio de
Estudantes
depressão
sofrimento psíquico
pré-vestibular.
title_short Depressão e sofrimento psíquico em estudantes pré-vestibulandos/ Depression and psychological distress in students candidates for the college entrance exam
title_full Depressão e sofrimento psíquico em estudantes pré-vestibulandos/ Depression and psychological distress in students candidates for the college entrance exam
title_fullStr Depressão e sofrimento psíquico em estudantes pré-vestibulandos/ Depression and psychological distress in students candidates for the college entrance exam
title_full_unstemmed Depressão e sofrimento psíquico em estudantes pré-vestibulandos/ Depression and psychological distress in students candidates for the college entrance exam
title_sort Depressão e sofrimento psíquico em estudantes pré-vestibulandos/ Depression and psychological distress in students candidates for the college entrance exam
author Melo, Caio Matheus Inácio de
author_facet Melo, Caio Matheus Inácio de
Carvalho, Olyvia da Costa Spontan e
Martins, Rafael Macedo Batista
Bomfim, Felipe Neiva Guimarães
Mattos, Roberta Machado Pimentel Rebello de
Pimentel, Déborah Mônica Machado
author_role author
author2 Carvalho, Olyvia da Costa Spontan e
Martins, Rafael Macedo Batista
Bomfim, Felipe Neiva Guimarães
Mattos, Roberta Machado Pimentel Rebello de
Pimentel, Déborah Mônica Machado
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Caio Matheus Inácio de
Carvalho, Olyvia da Costa Spontan e
Martins, Rafael Macedo Batista
Bomfim, Felipe Neiva Guimarães
Mattos, Roberta Machado Pimentel Rebello de
Pimentel, Déborah Mônica Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes
depressão
sofrimento psíquico
pré-vestibular.
topic Estudantes
depressão
sofrimento psíquico
pré-vestibular.
description Introdução: Muitos estudantes brasileiros precisam realizar mais de uma prova de vestibular para conquistar uma vaga em grandes universidades públicas e privadas do país. A concorrência para tal aumenta ainda mais a depender do curso escolhido. Entretanto, tal período é bastante conturbado para os alunos de pré-vestibular devido à autocobrança e à pressão gerada pelas expectativas de seus familiares e pessoas de seus ciclos sociais. Objetivos: Avaliar o perfil social dos vestibulandos, bem como evidenciar a prevalência de indicadores de depressão e sofrimento psíquico nestes estudantes da cidade de Aracaju/SE. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa, direcionado aos estudantes de escolas e cursinhos privados no município de Aracaju/SE. A amostra foi composta por 161 estudantes, com idade média de 19,59 anos, que responderam a três instrumentos via formulário online (Google Forms): um questionário sociodemográfico criado pelos autores, o Inventário de Depressão de Beck (BDI-II) e o Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20), estes últimos validados internacionalmente e específicos para depressão e sofrimento psíquico, respectivamente. Resultados: A análise de dados revelou índices altos de depressão em estudantes do sexo feminino (47,9%), com dois ou mais anos de cursinho de pré-vestibular, candidatos a cursos mais concorridos — como Medicina — (42%) e com vida social diminuída (59,2%). Os resultados encontrados para sofrimento psíquico foram semelhantes. Alguns fatores protetores se apresentaram importantes, como realizar atividade física, seguir alguma religião e ter vida social satisfatória. Conclusão: Os resultados encontrados revelam a importância de um acompanhamento psicológico aos pré-vestibulandos, pois auxiliaria em uma melhor qualidade de vida e manutenção da saúde mental nesta fase. É necessário ainda ampliar os estudos sobre depressão e sofrimento psíquico em jovens vestibulandos em razão do alto índice de depressão apresentado neste estudo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30884
10.34117/bjdv7n6-118
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30884
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n6-118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30884/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 55575-55592
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 55575-55592
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 55575-55592
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645536729759744