O pensamento enxuto aplicado ao processo de vendas complexas: proposição de um método para vendas diretas empresa-consumidor e aplicação a um caso real

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Bruno Rufato
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3592
Resumo: Since first contact with Lean Manufacturing, western scientists have been struggling to understand the philosophy and replicate Toyota s benefits. Lean at the industrial environment is well explored and understood. The actual challenge is the expansion to the non-manufacturing arena. This work uses Lean Thinking to solve a sales problem by using its basic principles to reduce demand variability at direct business-to-consumer sales of complex-type buying behavior. Following methodological considerations, the first step towards making up for the research problem was to set Lean Thinking as a Research Program in the molds of Lakatos (1979) providing a common ground for the expansion of its concepts. Second step, covered at chapter three and with rhythm as its fundamental element, was the construction of the proposed method aimed at stabilizing demand through expanding Lean Thinking s principles to sales front-office. This method has been illustrated at chapter four by describing the implementation of the seven proposed steps in a real company over a two year period. Despite this work has not used quantitative or experimental approaches, the proposed method seems to have potential of reducing demand variability in direct business-to-consumer sales. Future research work might test effectiveness of the method by applying it at similar to studied companies or use the Research Program elaborated at chapter two as a foundation to expand Lean Thinking to other non-manufacturing areas, be them sales-related or not.
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This work uses Lean Thinking to solve a sales problem by using its basic principles to reduce demand variability at direct business-to-consumer sales of complex-type buying behavior. Following methodological considerations, the first step towards making up for the research problem was to set Lean Thinking as a Research Program in the molds of Lakatos (1979) providing a common ground for the expansion of its concepts. Second step, covered at chapter three and with rhythm as its fundamental element, was the construction of the proposed method aimed at stabilizing demand through expanding Lean Thinking s principles to sales front-office. This method has been illustrated at chapter four by describing the implementation of the seven proposed steps in a real company over a two year period. Despite this work has not used quantitative or experimental approaches, the proposed method seems to have potential of reducing demand variability in direct business-to-consumer sales. Future research work might test effectiveness of the method by applying it at similar to studied companies or use the Research Program elaborated at chapter two as a foundation to expand Lean Thinking to other non-manufacturing areas, be them sales-related or not.Desde os primeiros contatos com a Manufatura Enxuta, pesquisadores do mundo ocidental vêm se esforçando para entender esta filosofia e replicar os benefícios obtidos pela Toyota. A aplicação no ambiente industrial já foi bastante explorada, sendo que o desafio atual é o de expandir seu uso a ambientes não-manufatureiros. Este trabalho trata da aplicação da Mentalidade Enxuta a um problema de vendas, utilizando seus princípios básicos com o objetivo de estabilizar a demanda em vendas diretas empresaconsumidor com comportamento de compra tipo complexo. Feitas as considerações metodológicas, o primeiro passo no sentido de realizar o problema de pesquisa foi a caracterização da Mentalidade Enxuta como um Programa de Pesquisa, nos moldes sugeridos por Lakatos (1979), construindo a base para expansão dos seus conceitos. O segundo passo, desenvolvido no capítulo três e tendo o estabelecimento de ritmo como elemento central, foi a construção do método proposto para estabilizar a demanda por meio da expansão da mentalidade enxuta para o front-office da área de vendas. Este método proposto foi ilustrado no capítulo quatro por meio da sua aplicação a um caso prático, no qual uma empresa implementou os sete passos propostos ao longo de dois anos. Apesar desse trabalho não utilizar abordagens quantitativas ou experimentais, o método proposto parece ter potencial para estabilizar a demanda em vendas diretas empresa-consumidor. Trabalhos futuros podem testar a eficácia do método aplicando-o em empresas similares à estudada ou utilizar o programa de pesquisa estruturado no capítulo dois como base para a expansão da mentalidade enxuta a outras áreas nãomanufatureiras, seja a de vendas ou não.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPUFSCarBRVendas - administraçãoProdução enxutaSistema Toyota de produçãoMentalidade enxutaLean thinkingToyota production systemSalesENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOO pensamento enxuto aplicado ao processo de vendas complexas: proposição de um método para vendas diretas empresa-consumidor e aplicação a um caso realLean thinking applied to customers decision making process for direct business-to-consumer sales: proposed method and real case implementationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-14967514a-8dca-418a-9b14-fc4e482df7fcinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL2352.pdfapplication/pdf370336https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3592/1/2352.pdf02d51c8cfdcc6c4474f9515bb07a73f7MD51THUMBNAIL2352.pdf.jpg2352.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6494https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3592/2/2352.pdf.jpg1842cb85d70addf3922f2cd98647e9cbMD52ufscar/35922023-09-18 18:31:40.504oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/3592Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:40Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
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