A influência das disposições culturais no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes do Ensino Superior (ENADE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcio da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2683
Resumo: This work falls within the scope of researches on the school career / academic students of different social groups. This is a study on the performance of Brazilian students in the National Performance Higher Education (ENADE). In this sense, the research aims to investigate the existence of possible relationships between socioeconomic background and academic performance of students of higher education in Enade, seeking to answer the question: socioeconomic status of students can influence their performance on the exam? For this, we used the Sociology of Education Pierre Bourdieu, as this author is responsible for developing studies on trajectories, considering the intrinsically linked to cultural capital inherited from the family and social status, ie, elements which together, gather facts related to positions and social processes essential to understanding the meanings of these positions. The analysis of the data that make up the socioeconomic profile of students as well as the result in the proof of the general education Enade revealed that factors such as the type of school attended in high school and ethnicity exerted influence on the performance achieved by the individuals.
id SCAR_142165f56272c84ee8c1a4f0389cc3fb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2683
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Silva, Marcio daMaamari, Adriana Mattarhttp://lattes.cnpq.br/57078275971612947b2189f6-c5aa-41a7-9414-8841654c8e7b2016-06-02T19:39:38Z2013-10-232016-06-02T19:39:38Z2013-08-29SILVA, Marcio da. A influência das disposições culturais no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes do Ensino Superior (ENADE). 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2683This work falls within the scope of researches on the school career / academic students of different social groups. This is a study on the performance of Brazilian students in the National Performance Higher Education (ENADE). In this sense, the research aims to investigate the existence of possible relationships between socioeconomic background and academic performance of students of higher education in Enade, seeking to answer the question: socioeconomic status of students can influence their performance on the exam? For this, we used the Sociology of Education Pierre Bourdieu, as this author is responsible for developing studies on trajectories, considering the intrinsically linked to cultural capital inherited from the family and social status, ie, elements which together, gather facts related to positions and social processes essential to understanding the meanings of these positions. The analysis of the data that make up the socioeconomic profile of students as well as the result in the proof of the general education Enade revealed that factors such as the type of school attended in high school and ethnicity exerted influence on the performance achieved by the individuals.Este trabalho insere-se no âmbito das pesquisas que abordam a trajetória escolar/acadêmica de estudantes dos diferentes grupos sociais. Trata-se de um estudo sobre o desempenho de estudantes brasileiros no Exame Nacional de Desempenho do Ensino Superior (ENADE). Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo investigar a existência de possíveis relações entre o perfil socioeconômico e o desempenho acadêmico de estudantes do ensino superior no Enade, buscando responder o seguinte questionamento: as condições socioeconômicas dos estudantes podem influenciar no seu desempenho no exame? Para isso, fizemos uso da Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu, uma vez que tal autor é responsável por ter desenvolvido estudos sobre trajetórias, considerando-as intrinsecamente ligadas ao capital cultural herdado da família e à posição social, ou seja, elementos que, em conjunto, reúnem fatos ligados a posições e processos sociais imprescindíveis para a compreensão dos sentidos dessas posições. A análise dos dados que compõem o perfil socioeconômico dos estudantes, bem como o resultado na prova de formação geral do Enade revelou que fatores como o tipo de escola cursado no ensino médio e a etnia exerceram influência no desempenho apresentado pelos avaliados.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBREnsino superiorCapital culturalClasses sociaisDesempenho acadêmicoCultural capitalSocial classAcademic performanceHigher educationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA influência das disposições culturais no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes do Ensino Superior (ENADE)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1e9de839e-299a-4b88-b9f8-b9d2e36ad244info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL5526.pdfapplication/pdf1641906https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2683/1/5526.pdf6895cb8bc9f8b9fb6158dd4de7dca0e7MD51TEXT5526.pdf.txt5526.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2683/2/5526.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL5526.pdf.jpg5526.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6725https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2683/3/5526.pdf.jpgc6c21866d62422192cc39f8d84055b3fMD53ufscar/26832023-09-18 18:31:31.626oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2683Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:31Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv A influência das disposições culturais no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes do Ensino Superior (ENADE)
title A influência das disposições culturais no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes do Ensino Superior (ENADE)
spellingShingle A influência das disposições culturais no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes do Ensino Superior (ENADE)
Silva, Marcio da
Ensino superior
Capital cultural
Classes sociais
Desempenho acadêmico
Cultural capital
Social class
Academic performance
Higher education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A influência das disposições culturais no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes do Ensino Superior (ENADE)
title_full A influência das disposições culturais no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes do Ensino Superior (ENADE)
title_fullStr A influência das disposições culturais no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes do Ensino Superior (ENADE)
title_full_unstemmed A influência das disposições culturais no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes do Ensino Superior (ENADE)
title_sort A influência das disposições culturais no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes do Ensino Superior (ENADE)
author Silva, Marcio da
author_facet Silva, Marcio da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcio da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maamari, Adriana Mattar
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5707827597161294
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 7b2189f6-c5aa-41a7-9414-8841654c8e7b
contributor_str_mv Maamari, Adriana Mattar
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Capital cultural
Classes sociais
Desempenho acadêmico
topic Ensino superior
Capital cultural
Classes sociais
Desempenho acadêmico
Cultural capital
Social class
Academic performance
Higher education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Cultural capital
Social class
Academic performance
Higher education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This work falls within the scope of researches on the school career / academic students of different social groups. This is a study on the performance of Brazilian students in the National Performance Higher Education (ENADE). In this sense, the research aims to investigate the existence of possible relationships between socioeconomic background and academic performance of students of higher education in Enade, seeking to answer the question: socioeconomic status of students can influence their performance on the exam? For this, we used the Sociology of Education Pierre Bourdieu, as this author is responsible for developing studies on trajectories, considering the intrinsically linked to cultural capital inherited from the family and social status, ie, elements which together, gather facts related to positions and social processes essential to understanding the meanings of these positions. The analysis of the data that make up the socioeconomic profile of students as well as the result in the proof of the general education Enade revealed that factors such as the type of school attended in high school and ethnicity exerted influence on the performance achieved by the individuals.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-10-23
2016-06-02T19:39:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:39:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Marcio da. A influência das disposições culturais no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes do Ensino Superior (ENADE). 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2683
identifier_str_mv SILVA, Marcio da. A influência das disposições culturais no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes do Ensino Superior (ENADE). 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv e9de839e-299a-4b88-b9f8-b9d2e36ad244
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2683/1/5526.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2683/2/5526.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2683/3/5526.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6895cb8bc9f8b9fb6158dd4de7dca0e7
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
c6c21866d62422192cc39f8d84055b3f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136261451841536