Dos detalhes ao manuseio: ensino de configuração eletrônica com o quadro de Bohr

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Leandro Borges Matos da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18243
Resumo: FROM DETAILS TO HANDLING: TEACHING ELETRONIC CONFIGURATION WITH THE BOHR MODEL. The trajectory of this research consists of revealing the details of concepts hidden in the structure of sensory material, the Bohr model. With it, we will continue studying the electronic configuration with a quantum mechanical approach. The handling of this tool breaks down the barriers imposed by the abstraction of the content and enhances the cognitive operations and functions resulting from hands- on learning. The study was conducted with forty students from a public school in São Paulo.The students participated in a didactic sequence that involved making predictions, observations and explanations about activities, materials and school content. Their performances were evaluated and categorized on a performance scale as either concrete operational or formal operational. In the context of teaching and learning, we will evaluate the epistemological and pedagogical dimensions, and their impact on the quality of student learning.
id SCAR_17b806ad8390ff34a2749d5704769faf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18243
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Silva, Leandro Borges Matos daMarques, Clélia Mara de Paulahttp://lattes.cnpq.br/0451284088402660Souza, Dulce Helena Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/3428955299526003https://lattes.cnpq.br/5913213284429683https://orcid.org/0009-0005-5299-3598https://orcid.org/0000-0003-1099-7548https://orcid.org/0000-0002-7170-85469d282e74-4afb-4664-8aa1-fb33bb5ecc892023-07-06T14:12:59Z2023-07-06T14:12:59Z2023-06-20SILVA, Leandro Borges Matos da. Dos detalhes ao manuseio: ensino de configuração eletrônica com o quadro de Bohr. 2023. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18243.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18243FROM DETAILS TO HANDLING: TEACHING ELETRONIC CONFIGURATION WITH THE BOHR MODEL. The trajectory of this research consists of revealing the details of concepts hidden in the structure of sensory material, the Bohr model. With it, we will continue studying the electronic configuration with a quantum mechanical approach. The handling of this tool breaks down the barriers imposed by the abstraction of the content and enhances the cognitive operations and functions resulting from hands- on learning. The study was conducted with forty students from a public school in São Paulo.The students participated in a didactic sequence that involved making predictions, observations and explanations about activities, materials and school content. Their performances were evaluated and categorized on a performance scale as either concrete operational or formal operational. In the context of teaching and learning, we will evaluate the epistemological and pedagogical dimensions, and their impact on the quality of student learning.DOS DETALHES AO MANUSEIO. ENSINO DE CONFIGURAÇÃO ELETRÔNICA COM O QUADRO DE BOHR. A trajetória dessa pesquisa consiste em revelar os detalhes de conceitos encobertos na estrutura do material sensorial, o quadro de Bohr. Com ele seguiremos estudando a configuração eletrônica com uma abordagem mecânico quântico. O manuseio desta ferramenta rompe com as barreiras impostas pela abstração do conteúdo e eleva as operações e funções cognitivas decorrentes de uma aprendizagem feitas pelas mãos. Esse estudo foi desenvolvido com quarenta estudantes de uma escola pública de São Paulo. Por meio de uma sequência didática os aprendizes fizeram previsões, observações e explicações acerca das atividades, do material e do conteúdo escolar. Os desempenhos destes estudantes foram avaliados e enquadrados em escala de desempenho que os categoriza em operacional concreto ou operacional formal. No contexto do ensino aprendizagem, avaliaremos a dimensão epistemológica e a dimensão pedagógica, e o seu impacto na qualidade da aprendizagem dos estudantes.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Química - PPGQUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMétodo MontessoriQuadro de BohrConfiguração eletrônicaCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA INORGANICA::DETERMINACAO DE ESTRUTURA DE COMPOSTOS INORGANICOSDos detalhes ao manuseio: ensino de configuração eletrônica com o quadro de BohrFrom details to handling: teaching eletronic configuration with the Bohr modelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis600600a20981f8-5050-4af2-b325-04e85155cc87reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissertaçãoFinalpdf2.pdfDissertaçãoFinalpdf2.pdfdissertaçãoFinalpdf2.pdfapplication/pdf3958551https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18243/1/Disserta%c3%a7%c3%a3oFinalpdf2.pdf253590ff938e118e6b1fc14512a5ad40MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18243/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTDissertaçãoFinalpdf2.pdf.txtDissertaçãoFinalpdf2.pdf.txtExtracted texttext/plain134546https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18243/3/Disserta%c3%a7%c3%a3oFinalpdf2.pdf.txt2608f3abee7c2b60c8c43880c656876eMD53ufscar/182432024-05-14 18:33:53.167oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18243Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T18:33:53Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Dos detalhes ao manuseio: ensino de configuração eletrônica com o quadro de Bohr
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv From details to handling: teaching eletronic configuration with the Bohr model
title Dos detalhes ao manuseio: ensino de configuração eletrônica com o quadro de Bohr
spellingShingle Dos detalhes ao manuseio: ensino de configuração eletrônica com o quadro de Bohr
Silva, Leandro Borges Matos da
Método Montessori
Quadro de Bohr
Configuração eletrônica
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA INORGANICA::DETERMINACAO DE ESTRUTURA DE COMPOSTOS INORGANICOS
title_short Dos detalhes ao manuseio: ensino de configuração eletrônica com o quadro de Bohr
title_full Dos detalhes ao manuseio: ensino de configuração eletrônica com o quadro de Bohr
title_fullStr Dos detalhes ao manuseio: ensino de configuração eletrônica com o quadro de Bohr
title_full_unstemmed Dos detalhes ao manuseio: ensino de configuração eletrônica com o quadro de Bohr
title_sort Dos detalhes ao manuseio: ensino de configuração eletrônica com o quadro de Bohr
author Silva, Leandro Borges Matos da
author_facet Silva, Leandro Borges Matos da
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv https://lattes.cnpq.br/5913213284429683
dc.contributor.authororcid.por.fl_str_mv https://orcid.org/0009-0005-5299-3598
dc.contributor.advisor1orcid.por.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-1099-7548
dc.contributor.advisor-co1orcid.por.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-7170-8546
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Leandro Borges Matos da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Clélia Mara de Paula
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0451284088402660
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Souza, Dulce Helena Ferreira
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3428955299526003
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 9d282e74-4afb-4664-8aa1-fb33bb5ecc89
contributor_str_mv Marques, Clélia Mara de Paula
Souza, Dulce Helena Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Método Montessori
Quadro de Bohr
Configuração eletrônica
topic Método Montessori
Quadro de Bohr
Configuração eletrônica
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA INORGANICA::DETERMINACAO DE ESTRUTURA DE COMPOSTOS INORGANICOS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA INORGANICA::DETERMINACAO DE ESTRUTURA DE COMPOSTOS INORGANICOS
description FROM DETAILS TO HANDLING: TEACHING ELETRONIC CONFIGURATION WITH THE BOHR MODEL. The trajectory of this research consists of revealing the details of concepts hidden in the structure of sensory material, the Bohr model. With it, we will continue studying the electronic configuration with a quantum mechanical approach. The handling of this tool breaks down the barriers imposed by the abstraction of the content and enhances the cognitive operations and functions resulting from hands- on learning. The study was conducted with forty students from a public school in São Paulo.The students participated in a didactic sequence that involved making predictions, observations and explanations about activities, materials and school content. Their performances were evaluated and categorized on a performance scale as either concrete operational or formal operational. In the context of teaching and learning, we will evaluate the epistemological and pedagogical dimensions, and their impact on the quality of student learning.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-06T14:12:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-06T14:12:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-06-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Leandro Borges Matos da. Dos detalhes ao manuseio: ensino de configuração eletrônica com o quadro de Bohr. 2023. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18243.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18243
identifier_str_mv SILVA, Leandro Borges Matos da. Dos detalhes ao manuseio: ensino de configuração eletrônica com o quadro de Bohr. 2023. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18243.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv a20981f8-5050-4af2-b325-04e85155cc87
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Química - PPGQ
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18243/1/Disserta%c3%a7%c3%a3oFinalpdf2.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18243/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18243/3/Disserta%c3%a7%c3%a3oFinalpdf2.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 253590ff938e118e6b1fc14512a5ad40
f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec
2608f3abee7c2b60c8c43880c656876e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136424616558592