O ensino das funções orgânicas e suas propriedades nos defensivos agrícolas presentes nas culturas de laranja a partir de uma abordagem CTSA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gobatto, Daniel Ferreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19137
Resumo: The teaching of organic functions and their properties in agricultural protectionism present in orange crops from a CTSA approach. Chemistry teaching with a CTSA (science, technology, society and environment) focus allows students to acquire knowledge, skills, competencies and values necessary to form individuals aware of their role in society. The research investigated motivating actions for Chemistry teaching and learning process to promote the teaching of organic functional groups in a 3rd year high school class, using as a starting point the pesticides used in orange orchards. Data collection was based on the application of prior questionnaires and after the didactic intervention, in the visit to the Citrus Defense Fund (Fundecitrus) and also in the analysis of students' and research professor’s logbooks. Data analysis was carried out qualitatively through the definition of categories, in which it was found that the use of the CTSA approach in teaching organic functional groups combined with the agricultural pesticides theme, provided significant learning of the concepts worked on, in addition to the development of conceptual skills, procedural and attitudinal on the part of students. The engagement of students throughout the research and development of skills reinforces the importance of using teaching activities with a CTSA focus.
id SCAR_1d812ef07ed5009e7b004a151b2f6e38
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19137
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Gobatto, Daniel FerreiraMarques, Clelia Mara de Paula Marqueshttp://lattes.cnpq.br/0451284088402660http://lattes.cnpq.br/77548039370579622024-01-24T18:36:00Z2024-01-24T18:36:00Z2019-02-15GOBATTO, Daniel Ferreira. O ensino das funções orgânicas e suas propriedades nos defensivos agrícolas presentes nas culturas de laranja a partir de uma abordagem CTSA. 2019. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19137.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19137The teaching of organic functions and their properties in agricultural protectionism present in orange crops from a CTSA approach. Chemistry teaching with a CTSA (science, technology, society and environment) focus allows students to acquire knowledge, skills, competencies and values necessary to form individuals aware of their role in society. The research investigated motivating actions for Chemistry teaching and learning process to promote the teaching of organic functional groups in a 3rd year high school class, using as a starting point the pesticides used in orange orchards. Data collection was based on the application of prior questionnaires and after the didactic intervention, in the visit to the Citrus Defense Fund (Fundecitrus) and also in the analysis of students' and research professor’s logbooks. Data analysis was carried out qualitatively through the definition of categories, in which it was found that the use of the CTSA approach in teaching organic functional groups combined with the agricultural pesticides theme, provided significant learning of the concepts worked on, in addition to the development of conceptual skills, procedural and attitudinal on the part of students. The engagement of students throughout the research and development of skills reinforces the importance of using teaching activities with a CTSA focus.Um ensino de química com enfoque CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente) permite aos estudantes a aquisição de conhecimentos, habilidades, competências e valores necessários para a formação de indivíduos cientes de seu papel na sociedade. A pesquisa investigou ações motivadoras para o processo de ensino e aprendizagem da química a fim de promover o ensino das funções orgânicas em uma turma de 3º ano do ensino médio, utilizando como ponto de partida os agrotóxicos utilizados nos pomares de laranja. A coleta de dados baseou-se na aplicação de questionários prévios e após a intervenção didática, na visita ao Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) e, também, na análise dos diários de bordo dos alunos e do professor pesquisador. A análise dos dados foi feita qualitativamente por meio da definição de categorias e constatou-se que o uso da abordagem CTSA no ensino de funções orgânicas, aliado à temática dos defensivos agrícolas, proporcionou a aprendizagem significativa dos conceitos trabalhados, além do desenvolvimento de habilidades conceituais, procedimentais e atitudinais por parte dos estudantes. O engajamento dos alunos durante toda a pesquisa e o desenvolvimento de habilidades reforçam a importância do uso de atividades de ensino com enfoque CTSA.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Química - PPGQUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFunções orgânicasAbordagem CTSAAprendizagem significativaDefensivos agrícolasLaranjaOrganic functionsCTSA approachMeaningful learningPesticidesOrangeCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICA::ESTRUTURA, CONFORMACAO E ESTEREOQUIMICAO ensino das funções orgânicas e suas propriedades nos defensivos agrícolas presentes nas culturas de laranja a partir de uma abordagem CTSAThe teaching of organic functions and their properties in agricultural protectionism present in orange crops from a CTSA approachinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissertação - Daniel Ferreira Gobatto.pdfDissertação - Daniel Ferreira Gobatto.pdfapplication/pdf856040https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19137/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Daniel%20Ferreira%20Gobatto.pdf8689c9871fc972487d226a61a5549bd2MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19137/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTDissertação - Daniel Ferreira Gobatto.pdf.txtDissertação - Daniel Ferreira Gobatto.pdf.txtExtracted texttext/plain92604https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19137/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Daniel%20Ferreira%20Gobatto.pdf.txt097788134d85ef8b32166e51f6457163MD53ufscar/191372024-05-14 17:28:56.196oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19137Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T17:28:56Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv O ensino das funções orgânicas e suas propriedades nos defensivos agrícolas presentes nas culturas de laranja a partir de uma abordagem CTSA
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The teaching of organic functions and their properties in agricultural protectionism present in orange crops from a CTSA approach
title O ensino das funções orgânicas e suas propriedades nos defensivos agrícolas presentes nas culturas de laranja a partir de uma abordagem CTSA
spellingShingle O ensino das funções orgânicas e suas propriedades nos defensivos agrícolas presentes nas culturas de laranja a partir de uma abordagem CTSA
Gobatto, Daniel Ferreira
Funções orgânicas
Abordagem CTSA
Aprendizagem significativa
Defensivos agrícolas
Laranja
Organic functions
CTSA approach
Meaningful learning
Pesticides
Orange
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICA::ESTRUTURA, CONFORMACAO E ESTEREOQUIMICA
title_short O ensino das funções orgânicas e suas propriedades nos defensivos agrícolas presentes nas culturas de laranja a partir de uma abordagem CTSA
title_full O ensino das funções orgânicas e suas propriedades nos defensivos agrícolas presentes nas culturas de laranja a partir de uma abordagem CTSA
title_fullStr O ensino das funções orgânicas e suas propriedades nos defensivos agrícolas presentes nas culturas de laranja a partir de uma abordagem CTSA
title_full_unstemmed O ensino das funções orgânicas e suas propriedades nos defensivos agrícolas presentes nas culturas de laranja a partir de uma abordagem CTSA
title_sort O ensino das funções orgânicas e suas propriedades nos defensivos agrícolas presentes nas culturas de laranja a partir de uma abordagem CTSA
author Gobatto, Daniel Ferreira
author_facet Gobatto, Daniel Ferreira
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7754803937057962
dc.contributor.author.fl_str_mv Gobatto, Daniel Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Clelia Mara de Paula Marques
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0451284088402660
contributor_str_mv Marques, Clelia Mara de Paula Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Funções orgânicas
Abordagem CTSA
Aprendizagem significativa
Defensivos agrícolas
Laranja
topic Funções orgânicas
Abordagem CTSA
Aprendizagem significativa
Defensivos agrícolas
Laranja
Organic functions
CTSA approach
Meaningful learning
Pesticides
Orange
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICA::ESTRUTURA, CONFORMACAO E ESTEREOQUIMICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Organic functions
CTSA approach
Meaningful learning
Pesticides
Orange
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICA::ESTRUTURA, CONFORMACAO E ESTEREOQUIMICA
description The teaching of organic functions and their properties in agricultural protectionism present in orange crops from a CTSA approach. Chemistry teaching with a CTSA (science, technology, society and environment) focus allows students to acquire knowledge, skills, competencies and values necessary to form individuals aware of their role in society. The research investigated motivating actions for Chemistry teaching and learning process to promote the teaching of organic functional groups in a 3rd year high school class, using as a starting point the pesticides used in orange orchards. Data collection was based on the application of prior questionnaires and after the didactic intervention, in the visit to the Citrus Defense Fund (Fundecitrus) and also in the analysis of students' and research professor’s logbooks. Data analysis was carried out qualitatively through the definition of categories, in which it was found that the use of the CTSA approach in teaching organic functional groups combined with the agricultural pesticides theme, provided significant learning of the concepts worked on, in addition to the development of conceptual skills, procedural and attitudinal on the part of students. The engagement of students throughout the research and development of skills reinforces the importance of using teaching activities with a CTSA focus.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-24T18:36:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-24T18:36:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GOBATTO, Daniel Ferreira. O ensino das funções orgânicas e suas propriedades nos defensivos agrícolas presentes nas culturas de laranja a partir de uma abordagem CTSA. 2019. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19137.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19137
identifier_str_mv GOBATTO, Daniel Ferreira. O ensino das funções orgânicas e suas propriedades nos defensivos agrícolas presentes nas culturas de laranja a partir de uma abordagem CTSA. 2019. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19137.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Química - PPGQ
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19137/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Daniel%20Ferreira%20Gobatto.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19137/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19137/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Daniel%20Ferreira%20Gobatto.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8689c9871fc972487d226a61a5549bd2
f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec
097788134d85ef8b32166e51f6457163
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715673524731904