Ensino para alunos com dislexia: o que conhecemos e o que ainda precisamos saber sobre este campo?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Alessandra Maria Garcia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18567
Resumo: Students are constantly labeled as uninterested and/or unmotivated when in fact they are not diagnosed correctly and the fact that they have dyslexia goes unnoticed, dyslexia is often seen as a difficulty in reading and/or writing when in fact it is much deeper and must be understood as a whole, the difficulty also extends to other areas of teaching, such as mathematics, physics, chemistry, among others. This work focuses on a real statement from the author and, based on bibliographical research, analyzes theses, articles and magazines that include teaching and assessment tools for a dyslexic student, as well as helping with initial identification. A teacher must be able to teach any student within the classroom regardless of their difficulties and limitations, but as we cannot say how their training occurred and what their knowledge is on the subject, the aim of this work is to be a tool that can help all educators when it comes to dyslexia.
id SCAR_23dcc4b1c332e2b81c28163e266b1d4c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18567
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Barbosa, Alessandra Maria GarciaLopes, Nataly Carvalhohttps://lattes.cnpq.br/0285391776145231http://lattes.cnpq.br/85764139338018684698bebc-633c-4a94-a809-cd2a3ff5e8972023-09-19T14:10:51Z2023-09-19T14:10:51Z2023-09-06BARBOSA, Alessandra Maria Garcia. Ensino para alunos com dislexia: o que conhecemos e o que ainda precisamos saber sobre este campo?. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18567.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18567Students are constantly labeled as uninterested and/or unmotivated when in fact they are not diagnosed correctly and the fact that they have dyslexia goes unnoticed, dyslexia is often seen as a difficulty in reading and/or writing when in fact it is much deeper and must be understood as a whole, the difficulty also extends to other areas of teaching, such as mathematics, physics, chemistry, among others. This work focuses on a real statement from the author and, based on bibliographical research, analyzes theses, articles and magazines that include teaching and assessment tools for a dyslexic student, as well as helping with initial identification. A teacher must be able to teach any student within the classroom regardless of their difficulties and limitations, but as we cannot say how their training occurred and what their knowledge is on the subject, the aim of this work is to be a tool that can help all educators when it comes to dyslexia.Alunos constantemente são taxados como desinteressados e ou desmotivados quando na verdade não são diagnosticados da forma correta e o fato de terem dislexia passa despercebido, muitas vezes a dislexia é vista como uma dificuldade de leitura e ou escrita quando na verdade ela é muito mais profunda e deve ser entendida como um todo, a dificuldade se estende também para outras áreas de ensino, como matemática, física, química, entre outras. Esse trabalho se debruça em um depoimento real da autora e a partir de pesquisas bibliográficas analisa teses, artigos e revistas que contemplem, ferramentas de ensino e avaliação para um aluno dislexico, assim como auxiliar em uma identificação inicial. Um professor deve ser capaz de ensinar qualquer aluno dentro da sala de aula independente das suas dificuldades e limitações, mas como não podemos afirmar como sua formação ocorreu e qual o seu conhecimento acerca do tema, o intuito desse trabalho é ser uma ferramenta que possa auxiliar todos os educadores quando o assunto é dislexia.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus ArarasFísica - FL-ArUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDislexiaEducaçãoEnsinoAvaliaçãoDyslexiaEducationTeachingAssessmentCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOEnsino para alunos com dislexia: o que conhecemos e o que ainda precisamos saber sobre este campo?Teaching for students with dyslexia: what do we know and what do we still need to know about this fieldinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis600600c51659f9-8d59-4028-86c3-8f8fe35d6144reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC Alessandra.pdfTCC Alessandra.pdfRelatório da pesquisaapplication/pdf3964057https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18567/1/TCC%20Alessandra.pdfbb5e5390e82f6da0d014198e85634e05MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18567/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTTCC Alessandra.pdf.txtTCC Alessandra.pdf.txtExtracted texttext/plain3302https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18567/3/TCC%20Alessandra.pdf.txtc02ba5cbfe6c42d4b5fecf97e3c3993fMD53ufscar/185672024-05-14 17:45:21.408oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18567Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T17:45:21Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Ensino para alunos com dislexia: o que conhecemos e o que ainda precisamos saber sobre este campo?
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Teaching for students with dyslexia: what do we know and what do we still need to know about this field
title Ensino para alunos com dislexia: o que conhecemos e o que ainda precisamos saber sobre este campo?
spellingShingle Ensino para alunos com dislexia: o que conhecemos e o que ainda precisamos saber sobre este campo?
Barbosa, Alessandra Maria Garcia
Dislexia
Educação
Ensino
Avaliação
Dyslexia
Education
Teaching
Assessment
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short Ensino para alunos com dislexia: o que conhecemos e o que ainda precisamos saber sobre este campo?
title_full Ensino para alunos com dislexia: o que conhecemos e o que ainda precisamos saber sobre este campo?
title_fullStr Ensino para alunos com dislexia: o que conhecemos e o que ainda precisamos saber sobre este campo?
title_full_unstemmed Ensino para alunos com dislexia: o que conhecemos e o que ainda precisamos saber sobre este campo?
title_sort Ensino para alunos com dislexia: o que conhecemos e o que ainda precisamos saber sobre este campo?
author Barbosa, Alessandra Maria Garcia
author_facet Barbosa, Alessandra Maria Garcia
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8576413933801868
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Alessandra Maria Garcia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, Nataly Carvalho
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv https://lattes.cnpq.br/0285391776145231
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 4698bebc-633c-4a94-a809-cd2a3ff5e897
contributor_str_mv Lopes, Nataly Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Dislexia
Educação
Ensino
Avaliação
topic Dislexia
Educação
Ensino
Avaliação
Dyslexia
Education
Teaching
Assessment
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Dyslexia
Education
Teaching
Assessment
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description Students are constantly labeled as uninterested and/or unmotivated when in fact they are not diagnosed correctly and the fact that they have dyslexia goes unnoticed, dyslexia is often seen as a difficulty in reading and/or writing when in fact it is much deeper and must be understood as a whole, the difficulty also extends to other areas of teaching, such as mathematics, physics, chemistry, among others. This work focuses on a real statement from the author and, based on bibliographical research, analyzes theses, articles and magazines that include teaching and assessment tools for a dyslexic student, as well as helping with initial identification. A teacher must be able to teach any student within the classroom regardless of their difficulties and limitations, but as we cannot say how their training occurred and what their knowledge is on the subject, the aim of this work is to be a tool that can help all educators when it comes to dyslexia.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-19T14:10:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-19T14:10:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-09-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARBOSA, Alessandra Maria Garcia. Ensino para alunos com dislexia: o que conhecemos e o que ainda precisamos saber sobre este campo?. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18567.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18567
identifier_str_mv BARBOSA, Alessandra Maria Garcia. Ensino para alunos com dislexia: o que conhecemos e o que ainda precisamos saber sobre este campo?. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18567.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv c51659f9-8d59-4028-86c3-8f8fe35d6144
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Araras
Física - FL-Ar
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Araras
Física - FL-Ar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18567/1/TCC%20Alessandra.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18567/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18567/3/TCC%20Alessandra.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bb5e5390e82f6da0d014198e85634e05
f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec
c02ba5cbfe6c42d4b5fecf97e3c3993f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715669320990720