Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer: processos educativos decorrentes de uma práxis dialógica em construção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2722 |
Resumo: | Financiadora de Estudos e Projetos |
id |
SCAR_28b9b7c8eb56c25f19ad5a970957a410 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2722 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Belmonte, Maurício MendesGonçalves Junior, Luizhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4721826Y3http://lattes.cnpq.br/073705112020174462764a0d-a603-4d5b-a538-85e35a59bc1e2016-06-02T19:39:46Z2014-08-062016-06-02T19:39:46Z2014-02-24BELMONTE, Maurício Mendes. Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer: processos educativos decorrentes de uma práxis dialógica em construção. 2014. 320 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2722Financiadora de Estudos e ProjetosA presente pesquisa foi realizada a partir de enfoque qualitativo, na qual buscamos o engajamento na realização de estudo ancorado na perspectiva política das Epistemologias do Sul. Tal perspectiva tem buscado romper com a relação de colonialidade presente no campo político-econômico e, também, no campo filosóficoepistêmico. Para tanto, partimos dos aportes e consonância entre os métodos da Pesquisa Participante e Sistematização de Experiências. Foi realizada inserção junto às crianças, adolescentes, pais, mães ou responsáveis, estudantes-bolsistas, faxineira, monitora de culinária, controlador de acesso, profissionais de Educação Física, que configuraram a comunidade participante do projeto de extensão universitária Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer (VADL). Ao nos apropriarmos do método de Sistematização de Experiências procuramos realizar a pesquisa com fidedignidade aos seus princípios. Desta forma, esta investigação foi desenvolvida em Cinco Tempos que estão inter-relacionados e são interdependentes. No 1º TEMPO buscamos proceder à participação e ao registro da experiência, possibilitando a convivência com a comunidade participante do VADL durante o ano de 2012, nos meses de Maio à Dezembro, cujo registro da experiência totalizou 23 diários de campo. O 2º TEMPO foi marcado por um aprofundamento teórico-político acerca das bases epistemológicas para libertação à luz do objetivo central deste estudo, na qual buscamos uma compreensão acerca dos processos educativos decorrentes da construção de uma práxis dialógica no VADL Particularmente, observando o levantamento de temas geradores junto à comunidade participante e o conseguinte desenvolvimento do tema selecionado com as crianças e adolescentes participantes do projeto. Desta forma, ainda no segundo tempo da pesquisa realizamos um aprofundamento acerca das bases epistemológicas para a libertação. No 3º TEMPO foi realizada a recuperação do processo vivido, sendo apresentado o contexto na qual foi desenvolvida a pesquisa. O 4º TEMPO foi caracterizado pelo momento na qual ocorreu a reconstrução, classificação e ordenação das informações para procedermos à análise, sintetize e interpretação critica do processo vivido em campo. Para tanto, nos apropriamos do método de Redução Fenomenológica, possibilitando a emersão de três categorias. A saber: A Corporeidade do Exemplo ; B Boniteza da Amorosidade ; C Superando os conflitos a partir do diálogo . Por fim, encerrando o ciclo desta pesquisa, no 5º TEMPO apresentamos nossas considerações nas quais compreendemos que o VADL tem se configurado como um espaço-tempo onde o aqui e o agora do ser criança é respeitado, constituindo uma comunidade aprendente. Sua práxis de levantamento dos Temas Geradores e o seu conseguinte desenvolvimento tem possibilitado o protagonismo da comunidade participante no processo de conscientização para a transformação da realidade local. Em sua convivência tem sido marcante o estabelecimento de interações pautadas pelo acolhimento, afeto, confiança e alteridade, cujo diálogo tem sido o princípio fundante destas relações.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBRPráticas sociais e processos educativosPedagogia dialógicaLazerSistematização de experiênciasTemas geradoresCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOVivências em Atividades Diversificadas de Lazer: processos educativos decorrentes de uma práxis dialógica em construçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-11e19efff-07a4-474b-9b51-536e3070f95ainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL6032.pdfapplication/pdf4949015https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2722/1/6032.pdf898dd38a33a8f6fbfd9ec1ab7a097e28MD51TEXT6032.pdf.txt6032.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2722/2/6032.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL6032.pdf.jpg6032.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg13906https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2722/3/6032.pdf.jpg11a829013b5af97a1f4fb59cdb12a637MD53ufscar/27222023-09-18 18:31:31.723oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2722Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:31Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer: processos educativos decorrentes de uma práxis dialógica em construção |
title |
Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer: processos educativos decorrentes de uma práxis dialógica em construção |
spellingShingle |
Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer: processos educativos decorrentes de uma práxis dialógica em construção Belmonte, Maurício Mendes Práticas sociais e processos educativos Pedagogia dialógica Lazer Sistematização de experiências Temas geradores CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer: processos educativos decorrentes de uma práxis dialógica em construção |
title_full |
Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer: processos educativos decorrentes de uma práxis dialógica em construção |
title_fullStr |
Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer: processos educativos decorrentes de uma práxis dialógica em construção |
title_full_unstemmed |
Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer: processos educativos decorrentes de uma práxis dialógica em construção |
title_sort |
Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer: processos educativos decorrentes de uma práxis dialógica em construção |
author |
Belmonte, Maurício Mendes |
author_facet |
Belmonte, Maurício Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0737051120201744 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Belmonte, Maurício Mendes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gonçalves Junior, Luiz |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4721826Y3 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
62764a0d-a603-4d5b-a538-85e35a59bc1e |
contributor_str_mv |
Gonçalves Junior, Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas sociais e processos educativos Pedagogia dialógica Lazer Sistematização de experiências Temas geradores |
topic |
Práticas sociais e processos educativos Pedagogia dialógica Lazer Sistematização de experiências Temas geradores CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Financiadora de Estudos e Projetos |
publishDate |
2014 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-08-06 2016-06-02T19:39:46Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-02-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T19:39:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BELMONTE, Maurício Mendes. Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer: processos educativos decorrentes de uma práxis dialógica em construção. 2014. 320 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2722 |
identifier_str_mv |
BELMONTE, Maurício Mendes. Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer: processos educativos decorrentes de uma práxis dialógica em construção. 2014. 320 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2722 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
-1 -1 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
1e19efff-07a4-474b-9b51-536e3070f95a |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2722/1/6032.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2722/2/6032.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2722/3/6032.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
898dd38a33a8f6fbfd9ec1ab7a097e28 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 11a829013b5af97a1f4fb59cdb12a637 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715521475969024 |