Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer: processos educativos decorrentes de uma práxis dialógica em construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belmonte, Maurício Mendes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2722
Resumo: Financiadora de Estudos e Projetos
id SCAR_28b9b7c8eb56c25f19ad5a970957a410
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2722
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Belmonte, Maurício MendesGonçalves Junior, Luizhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4721826Y3http://lattes.cnpq.br/073705112020174462764a0d-a603-4d5b-a538-85e35a59bc1e2016-06-02T19:39:46Z2014-08-062016-06-02T19:39:46Z2014-02-24BELMONTE, Maurício Mendes. Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer: processos educativos decorrentes de uma práxis dialógica em construção. 2014. 320 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2722Financiadora de Estudos e ProjetosA presente pesquisa foi realizada a partir de enfoque qualitativo, na qual buscamos o engajamento na realização de estudo ancorado na perspectiva política das Epistemologias do Sul. Tal perspectiva tem buscado romper com a relação de colonialidade presente no campo político-econômico e, também, no campo filosóficoepistêmico. Para tanto, partimos dos aportes e consonância entre os métodos da Pesquisa Participante e Sistematização de Experiências. Foi realizada inserção junto às crianças, adolescentes, pais, mães ou responsáveis, estudantes-bolsistas, faxineira, monitora de culinária, controlador de acesso, profissionais de Educação Física, que configuraram a comunidade participante do projeto de extensão universitária Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer (VADL). Ao nos apropriarmos do método de Sistematização de Experiências procuramos realizar a pesquisa com fidedignidade aos seus princípios. Desta forma, esta investigação foi desenvolvida em Cinco Tempos que estão inter-relacionados e são interdependentes. No 1º TEMPO buscamos proceder à participação e ao registro da experiência, possibilitando a convivência com a comunidade participante do VADL durante o ano de 2012, nos meses de Maio à Dezembro, cujo registro da experiência totalizou 23 diários de campo. O 2º TEMPO foi marcado por um aprofundamento teórico-político acerca das bases epistemológicas para libertação à luz do objetivo central deste estudo, na qual buscamos uma compreensão acerca dos processos educativos decorrentes da construção de uma práxis dialógica no VADL Particularmente, observando o levantamento de temas geradores junto à comunidade participante e o conseguinte desenvolvimento do tema selecionado com as crianças e adolescentes participantes do projeto. Desta forma, ainda no segundo tempo da pesquisa realizamos um aprofundamento acerca das bases epistemológicas para a libertação. No 3º TEMPO foi realizada a recuperação do processo vivido, sendo apresentado o contexto na qual foi desenvolvida a pesquisa. O 4º TEMPO foi caracterizado pelo momento na qual ocorreu a reconstrução, classificação e ordenação das informações para procedermos à análise, sintetize e interpretação critica do processo vivido em campo. Para tanto, nos apropriamos do método de Redução Fenomenológica, possibilitando a emersão de três categorias. A saber: A Corporeidade do Exemplo ; B Boniteza da Amorosidade ; C Superando os conflitos a partir do diálogo . Por fim, encerrando o ciclo desta pesquisa, no 5º TEMPO apresentamos nossas considerações nas quais compreendemos que o VADL tem se configurado como um espaço-tempo onde o aqui e o agora do ser criança é respeitado, constituindo uma comunidade aprendente. Sua práxis de levantamento dos Temas Geradores e o seu conseguinte desenvolvimento tem possibilitado o protagonismo da comunidade participante no processo de conscientização para a transformação da realidade local. Em sua convivência tem sido marcante o estabelecimento de interações pautadas pelo acolhimento, afeto, confiança e alteridade, cujo diálogo tem sido o princípio fundante destas relações.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBRPráticas sociais e processos educativosPedagogia dialógicaLazerSistematização de experiênciasTemas geradoresCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOVivências em Atividades Diversificadas de Lazer: processos educativos decorrentes de uma práxis dialógica em construçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-11e19efff-07a4-474b-9b51-536e3070f95ainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL6032.pdfapplication/pdf4949015https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2722/1/6032.pdf898dd38a33a8f6fbfd9ec1ab7a097e28MD51TEXT6032.pdf.txt6032.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2722/2/6032.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL6032.pdf.jpg6032.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg13906https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2722/3/6032.pdf.jpg11a829013b5af97a1f4fb59cdb12a637MD53ufscar/27222023-09-18 18:31:31.723oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2722Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:31Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer: processos educativos decorrentes de uma práxis dialógica em construção
title Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer: processos educativos decorrentes de uma práxis dialógica em construção
spellingShingle Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer: processos educativos decorrentes de uma práxis dialógica em construção
Belmonte, Maurício Mendes
Práticas sociais e processos educativos
Pedagogia dialógica
Lazer
Sistematização de experiências
Temas geradores
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer: processos educativos decorrentes de uma práxis dialógica em construção
title_full Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer: processos educativos decorrentes de uma práxis dialógica em construção
title_fullStr Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer: processos educativos decorrentes de uma práxis dialógica em construção
title_full_unstemmed Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer: processos educativos decorrentes de uma práxis dialógica em construção
title_sort Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer: processos educativos decorrentes de uma práxis dialógica em construção
author Belmonte, Maurício Mendes
author_facet Belmonte, Maurício Mendes
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0737051120201744
dc.contributor.author.fl_str_mv Belmonte, Maurício Mendes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves Junior, Luiz
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4721826Y3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 62764a0d-a603-4d5b-a538-85e35a59bc1e
contributor_str_mv Gonçalves Junior, Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas sociais e processos educativos
Pedagogia dialógica
Lazer
Sistematização de experiências
Temas geradores
topic Práticas sociais e processos educativos
Pedagogia dialógica
Lazer
Sistematização de experiências
Temas geradores
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Financiadora de Estudos e Projetos
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-08-06
2016-06-02T19:39:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:39:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BELMONTE, Maurício Mendes. Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer: processos educativos decorrentes de uma práxis dialógica em construção. 2014. 320 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2722
identifier_str_mv BELMONTE, Maurício Mendes. Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer: processos educativos decorrentes de uma práxis dialógica em construção. 2014. 320 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv 1e19efff-07a4-474b-9b51-536e3070f95a
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2722/1/6032.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2722/2/6032.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2722/3/6032.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 898dd38a33a8f6fbfd9ec1ab7a097e28
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
11a829013b5af97a1f4fb59cdb12a637
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715521475969024