O movimento do processo criativo de Os famosos e os duendes da morte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7055 |
Resumo: | O trabalho proposto consiste inicialmente na compreensão do diálogo de diferentes linguagens durante o processo criativo de “Os Famosos e Os Duendes da Morte”, que é filme, livro, roteiro, música, fotografia e internet. Leva-se em conta o fato da narrativa ser desenvolvida para diferentes suportes e toma-se como ponto de partida o roteiro cinematográfico, que é parte de um movimento maior e deve ser encarado como uma peça dentro da rede. Assim, o processo de criação estudado deixa de ser apenas o do roteiro, para ser o de toda essa rede, ou movimento. A intenção é perceber como esta ideia pode agregar significados ou potencializar aspectos da narrativa. Usando como base o roteiro, entende-se este como um “entre lugar”, uma plataforma híbrida com aspectos literários e indicações para uma obra cinematográfica e consideramos o objeto roteiro como Literatura e Cinema ao mesmo tempo. Seguiu-se uma análise comparativa, na qual diferentes instâncias identificadas foram postas em evidência na tentativa de compreender o percurso criador. A análise então englobou literatura, cinema, roteiro, vídeos para internet, fotografias e música; compreendendo que vários autores estão envolvidos no processo, diretor e roteirista encabeçando o movimento em questão, estabelecendo correlações de choque e aproximação no que diz respeito à autoria, atentos à busca daqueles por um aspecto sensorial mais evidente na obra. |
id |
SCAR_2cfe9471eb5acecba13deffe8ad580d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/7055 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
|
spelling |
Dias, Vitor VilaverdeMonzani, Josette Maria Alves de Souzahttp://lattes.cnpq.br/0505156751073470http://lattes.cnpq.br/14075552164868972016-09-06T19:30:14Z2016-09-06T19:30:14Z2015-02-24DIAS, Vitor Vilaverde. O movimento do processo criativo de Os famosos e os duendes da morte. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7055.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7055O trabalho proposto consiste inicialmente na compreensão do diálogo de diferentes linguagens durante o processo criativo de “Os Famosos e Os Duendes da Morte”, que é filme, livro, roteiro, música, fotografia e internet. Leva-se em conta o fato da narrativa ser desenvolvida para diferentes suportes e toma-se como ponto de partida o roteiro cinematográfico, que é parte de um movimento maior e deve ser encarado como uma peça dentro da rede. Assim, o processo de criação estudado deixa de ser apenas o do roteiro, para ser o de toda essa rede, ou movimento. A intenção é perceber como esta ideia pode agregar significados ou potencializar aspectos da narrativa. Usando como base o roteiro, entende-se este como um “entre lugar”, uma plataforma híbrida com aspectos literários e indicações para uma obra cinematográfica e consideramos o objeto roteiro como Literatura e Cinema ao mesmo tempo. Seguiu-se uma análise comparativa, na qual diferentes instâncias identificadas foram postas em evidência na tentativa de compreender o percurso criador. A análise então englobou literatura, cinema, roteiro, vídeos para internet, fotografias e música; compreendendo que vários autores estão envolvidos no processo, diretor e roteirista encabeçando o movimento em questão, estabelecendo correlações de choque e aproximação no que diz respeito à autoria, atentos à busca daqueles por um aspecto sensorial mais evidente na obra.The proposed work consists primarily in understanding the different languages dialoguing in the creative process of "The Famous and The Dead", that is film, book, script, music, photography and internet. It is considered the fact that the narrative is developed for different media and we assume as a starting point the screenplay, which is part of the larger movement and should be seen as a piece within the network. Thus, the creative process is no longer just the script, but all of this network, or movement. The intention is to see how this idea can add meanings or enhance aspects of the narrative. Using as a base the script, it is understood this as a "place between", a hybrid platform with literary aspects and indications for a cinematographic work. We consider the script an object that is Literature and Cinema at the same time. Aftter that, a comparative analysis takes place, in which the different “bodies” were put in evidence in trying to understand the creative movement. The analysis then encompassed literature, film, screenplay, videos to internet, photos and music; we realize that several authors are involved in the process, director and screenwriter leading the movement, and setting correlations of shock and approach in what regards to the authorship.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Literatura - PPGLitUFSCarRoteiros cinematográficosCinema brasileiroLiteratura brasileiraInternetProcessos criativosCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALCreative processScreenplayRecent Brazilian cinemaBrazilian literatureO movimento do processo criativo de Os famosos e os duendes da morteThe movement of the creative process of The Famous and the Deadinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOnlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissVVD.pdfDissVVD.pdfapplication/pdf9486140https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/7055/1/DissVVD.pdf65eda95c81a57ecdc5365a366e50411fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81957https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/7055/2/license.txtae0398b6f8b235e40ad82cba6c50031dMD52TEXTDissVVD.pdf.txtDissVVD.pdf.txtExtracted texttext/plain262569https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/7055/3/DissVVD.pdf.txt43ad18308f325f71835e0f0d50821d4bMD53THUMBNAILDissVVD.pdf.jpgDissVVD.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5797https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/7055/4/DissVVD.pdf.jpg7cf2dc59aeea6c498b27e2f8f65b7620MD54ufscar/70552019-09-11 02:01:27.639oai:repositorio.ufscar.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222019-09-11T02:01:27Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O movimento do processo criativo de Os famosos e os duendes da morte |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The movement of the creative process of The Famous and the Dead |
title |
O movimento do processo criativo de Os famosos e os duendes da morte |
spellingShingle |
O movimento do processo criativo de Os famosos e os duendes da morte Dias, Vitor Vilaverde Roteiros cinematográficos Cinema brasileiro Literatura brasileira Internet Processos criativos CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL Creative process Screenplay Recent Brazilian cinema Brazilian literature |
title_short |
O movimento do processo criativo de Os famosos e os duendes da morte |
title_full |
O movimento do processo criativo de Os famosos e os duendes da morte |
title_fullStr |
O movimento do processo criativo de Os famosos e os duendes da morte |
title_full_unstemmed |
O movimento do processo criativo de Os famosos e os duendes da morte |
title_sort |
O movimento do processo criativo de Os famosos e os duendes da morte |
author |
Dias, Vitor Vilaverde |
author_facet |
Dias, Vitor Vilaverde |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1407555216486897 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Vitor Vilaverde |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Monzani, Josette Maria Alves de Souza |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0505156751073470 |
contributor_str_mv |
Monzani, Josette Maria Alves de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Roteiros cinematográficos Cinema brasileiro Literatura brasileira Internet Processos criativos |
topic |
Roteiros cinematográficos Cinema brasileiro Literatura brasileira Internet Processos criativos CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL Creative process Screenplay Recent Brazilian cinema Brazilian literature |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Creative process Screenplay Recent Brazilian cinema Brazilian literature |
description |
O trabalho proposto consiste inicialmente na compreensão do diálogo de diferentes linguagens durante o processo criativo de “Os Famosos e Os Duendes da Morte”, que é filme, livro, roteiro, música, fotografia e internet. Leva-se em conta o fato da narrativa ser desenvolvida para diferentes suportes e toma-se como ponto de partida o roteiro cinematográfico, que é parte de um movimento maior e deve ser encarado como uma peça dentro da rede. Assim, o processo de criação estudado deixa de ser apenas o do roteiro, para ser o de toda essa rede, ou movimento. A intenção é perceber como esta ideia pode agregar significados ou potencializar aspectos da narrativa. Usando como base o roteiro, entende-se este como um “entre lugar”, uma plataforma híbrida com aspectos literários e indicações para uma obra cinematográfica e consideramos o objeto roteiro como Literatura e Cinema ao mesmo tempo. Seguiu-se uma análise comparativa, na qual diferentes instâncias identificadas foram postas em evidência na tentativa de compreender o percurso criador. A análise então englobou literatura, cinema, roteiro, vídeos para internet, fotografias e música; compreendendo que vários autores estão envolvidos no processo, diretor e roteirista encabeçando o movimento em questão, estabelecendo correlações de choque e aproximação no que diz respeito à autoria, atentos à busca daqueles por um aspecto sensorial mais evidente na obra. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-02-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-06T19:30:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-09-06T19:30:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DIAS, Vitor Vilaverde. O movimento do processo criativo de Os famosos e os duendes da morte. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7055. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7055 |
identifier_str_mv |
DIAS, Vitor Vilaverde. O movimento do processo criativo de Os famosos e os duendes da morte. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7055. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7055 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura - PPGLit |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/7055/1/DissVVD.pdf https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/7055/2/license.txt https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/7055/3/DissVVD.pdf.txt https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/7055/4/DissVVD.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
65eda95c81a57ecdc5365a366e50411f ae0398b6f8b235e40ad82cba6c50031d 43ad18308f325f71835e0f0d50821d4b 7cf2dc59aeea6c498b27e2f8f65b7620 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777472065198096384 |