Edição de material instrucional para EAD baseada em estratégias cognitivas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/548 |
Resumo: | A lack of support to teachers in the instructional material creation was verified during a research with computer-based distance learning environments, this support being related both to technological and pedagogical aspects. To propose a support in these two fields, technology and pedagogy, this work analyzed the learning theories. From this analysis arose the opportunity to adapt the cognitive strategies' ideas as a pedagogical support to the teacher in the content organization of the instructional material. In addiction, as the material format to the Web has a different structure from the conventional one, it was defined a basic set of usability directives and explanations about these differences, as another form of support to the teacher. The Cognitor, an instructional material creation tool was developed, joining its technological support in the material creation for the Web, with the pedagogical support mentioned previously. |
id |
SCAR_39cf7a9f642d8b4790810771524a0278 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/548 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Orbolato, Rafael GodoiSilva, Junia Coutinho Anacletohttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4790155A3bb5a474f-4ae4-46fa-8b1c-3371417730532016-06-02T19:06:09Z2005-04-042016-06-02T19:06:09Z2003-02-11ORBOLATO, Rafael Godoi. Edição de material instrucional para EAD baseada em estratégias cognitivas.. 2003. 179 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/548A lack of support to teachers in the instructional material creation was verified during a research with computer-based distance learning environments, this support being related both to technological and pedagogical aspects. To propose a support in these two fields, technology and pedagogy, this work analyzed the learning theories. From this analysis arose the opportunity to adapt the cognitive strategies' ideas as a pedagogical support to the teacher in the content organization of the instructional material. In addiction, as the material format to the Web has a different structure from the conventional one, it was defined a basic set of usability directives and explanations about these differences, as another form of support to the teacher. The Cognitor, an instructional material creation tool was developed, joining its technological support in the material creation for the Web, with the pedagogical support mentioned previously.Verificou-se durante um levantamento feito em ambientes computacionais de EAD a falta de apoio ao professor na criação de material, tanto com relação a aspectos tecnológicos quanto com relação a aspectos pedagógicos. Para formalizar um apoio nessas duas linhas, tecnologia e pedagogia, este trabalho analisou as teorias do aprendizado, de onde surgiu a oportunidade de se adaptar a idéia das estratégias cognitivas, como um suporte pedagógico ao professor na estruturação do conteúdo do material instrucional. Além disso, como o material instrucional criado para ser usado via Internet é diferente do material instrucional convencional, foi definido um conjunto básico de diretrizes de usabilidade e explicações com relação a essas diferenças, com o objetivo de também apoiar o professor. O Cognitor, uma ferramenta para criação de material instrucional para EAD, foi então desenvolvido, unindo a facilidade da criação de material instrucional nesse novo formato, ou seja, a Web, sendo esse o apoio tecnológico que faltava, com o apoio pedagógico citado anteriormente.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCCUFSCarBRMétodos de instrução e estudoEnsino a distânciaMaterial instrucionalEstratégias cognitivasUsabilidadeSoftwareCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOEdição de material instrucional para EAD baseada em estratégias cognitivas.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-14c56ac88-5975-4d06-9b1f-2d90aeea9c87info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissRGO.pdfapplication/pdf2826244https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/548/1/DissRGO.pdfb40caf573b2f34f7a33bb0485fbb5befMD51THUMBNAILDissRGO.pdf.jpgDissRGO.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5754https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/548/2/DissRGO.pdf.jpge7e24a48c0e1897704790f923f6f6092MD52ufscar/5482023-09-18 18:30:39.114oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/548Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:30:39Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Edição de material instrucional para EAD baseada em estratégias cognitivas. |
title |
Edição de material instrucional para EAD baseada em estratégias cognitivas. |
spellingShingle |
Edição de material instrucional para EAD baseada em estratégias cognitivas. Orbolato, Rafael Godoi Métodos de instrução e estudo Ensino a distância Material instrucional Estratégias cognitivas Usabilidade Software CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
title_short |
Edição de material instrucional para EAD baseada em estratégias cognitivas. |
title_full |
Edição de material instrucional para EAD baseada em estratégias cognitivas. |
title_fullStr |
Edição de material instrucional para EAD baseada em estratégias cognitivas. |
title_full_unstemmed |
Edição de material instrucional para EAD baseada em estratégias cognitivas. |
title_sort |
Edição de material instrucional para EAD baseada em estratégias cognitivas. |
author |
Orbolato, Rafael Godoi |
author_facet |
Orbolato, Rafael Godoi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Orbolato, Rafael Godoi |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Junia Coutinho Anacleto |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4790155A3 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
bb5a474f-4ae4-46fa-8b1c-337141773053 |
contributor_str_mv |
Silva, Junia Coutinho Anacleto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Métodos de instrução e estudo Ensino a distância Material instrucional Estratégias cognitivas Usabilidade Software |
topic |
Métodos de instrução e estudo Ensino a distância Material instrucional Estratégias cognitivas Usabilidade Software CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
description |
A lack of support to teachers in the instructional material creation was verified during a research with computer-based distance learning environments, this support being related both to technological and pedagogical aspects. To propose a support in these two fields, technology and pedagogy, this work analyzed the learning theories. From this analysis arose the opportunity to adapt the cognitive strategies' ideas as a pedagogical support to the teacher in the content organization of the instructional material. In addiction, as the material format to the Web has a different structure from the conventional one, it was defined a basic set of usability directives and explanations about these differences, as another form of support to the teacher. The Cognitor, an instructional material creation tool was developed, joining its technological support in the material creation for the Web, with the pedagogical support mentioned previously. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003-02-11 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2005-04-04 2016-06-02T19:06:09Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T19:06:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ORBOLATO, Rafael Godoi. Edição de material instrucional para EAD baseada em estratégias cognitivas.. 2003. 179 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/548 |
identifier_str_mv |
ORBOLATO, Rafael Godoi. Edição de material instrucional para EAD baseada em estratégias cognitivas.. 2003. 179 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/548 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
-1 -1 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
4c56ac88-5975-4d06-9b1f-2d90aeea9c87 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCC |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/548/1/DissRGO.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/548/2/DissRGO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b40caf573b2f34f7a33bb0485fbb5bef e7e24a48c0e1897704790f923f6f6092 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715504012984320 |