Edição de material instrucional para EAD baseada em estratégias cognitivas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orbolato, Rafael Godoi
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/548
Resumo: A lack of support to teachers in the instructional material creation was verified during a research with computer-based distance learning environments, this support being related both to technological and pedagogical aspects. To propose a support in these two fields, technology and pedagogy, this work analyzed the learning theories. From this analysis arose the opportunity to adapt the cognitive strategies' ideas as a pedagogical support to the teacher in the content organization of the instructional material. In addiction, as the material format to the Web has a different structure from the conventional one, it was defined a basic set of usability directives and explanations about these differences, as another form of support to the teacher. The Cognitor, an instructional material creation tool was developed, joining its technological support in the material creation for the Web, with the pedagogical support mentioned previously.
id SCAR_39cf7a9f642d8b4790810771524a0278
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/548
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Orbolato, Rafael GodoiSilva, Junia Coutinho Anacletohttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4790155A3bb5a474f-4ae4-46fa-8b1c-3371417730532016-06-02T19:06:09Z2005-04-042016-06-02T19:06:09Z2003-02-11ORBOLATO, Rafael Godoi. Edição de material instrucional para EAD baseada em estratégias cognitivas.. 2003. 179 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/548A lack of support to teachers in the instructional material creation was verified during a research with computer-based distance learning environments, this support being related both to technological and pedagogical aspects. To propose a support in these two fields, technology and pedagogy, this work analyzed the learning theories. From this analysis arose the opportunity to adapt the cognitive strategies' ideas as a pedagogical support to the teacher in the content organization of the instructional material. In addiction, as the material format to the Web has a different structure from the conventional one, it was defined a basic set of usability directives and explanations about these differences, as another form of support to the teacher. The Cognitor, an instructional material creation tool was developed, joining its technological support in the material creation for the Web, with the pedagogical support mentioned previously.Verificou-se durante um levantamento feito em ambientes computacionais de EAD a falta de apoio ao professor na criação de material, tanto com relação a aspectos tecnológicos quanto com relação a aspectos pedagógicos. Para formalizar um apoio nessas duas linhas, tecnologia e pedagogia, este trabalho analisou as teorias do aprendizado, de onde surgiu a oportunidade de se adaptar a idéia das estratégias cognitivas, como um suporte pedagógico ao professor na estruturação do conteúdo do material instrucional. Além disso, como o material instrucional criado para ser usado via Internet é diferente do material instrucional convencional, foi definido um conjunto básico de diretrizes de usabilidade e explicações com relação a essas diferenças, com o objetivo de também apoiar o professor. O Cognitor, uma ferramenta para criação de material instrucional para EAD, foi então desenvolvido, unindo a facilidade da criação de material instrucional nesse novo formato, ou seja, a Web, sendo esse o apoio tecnológico que faltava, com o apoio pedagógico citado anteriormente.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCCUFSCarBRMétodos de instrução e estudoEnsino a distânciaMaterial instrucionalEstratégias cognitivasUsabilidadeSoftwareCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOEdição de material instrucional para EAD baseada em estratégias cognitivas.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-14c56ac88-5975-4d06-9b1f-2d90aeea9c87info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissRGO.pdfapplication/pdf2826244https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/548/1/DissRGO.pdfb40caf573b2f34f7a33bb0485fbb5befMD51THUMBNAILDissRGO.pdf.jpgDissRGO.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5754https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/548/2/DissRGO.pdf.jpge7e24a48c0e1897704790f923f6f6092MD52ufscar/5482023-09-18 18:30:39.114oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/548Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:30:39Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Edição de material instrucional para EAD baseada em estratégias cognitivas.
title Edição de material instrucional para EAD baseada em estratégias cognitivas.
spellingShingle Edição de material instrucional para EAD baseada em estratégias cognitivas.
Orbolato, Rafael Godoi
Métodos de instrução e estudo
Ensino a distância
Material instrucional
Estratégias cognitivas
Usabilidade
Software
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
title_short Edição de material instrucional para EAD baseada em estratégias cognitivas.
title_full Edição de material instrucional para EAD baseada em estratégias cognitivas.
title_fullStr Edição de material instrucional para EAD baseada em estratégias cognitivas.
title_full_unstemmed Edição de material instrucional para EAD baseada em estratégias cognitivas.
title_sort Edição de material instrucional para EAD baseada em estratégias cognitivas.
author Orbolato, Rafael Godoi
author_facet Orbolato, Rafael Godoi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Orbolato, Rafael Godoi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Junia Coutinho Anacleto
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4790155A3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv bb5a474f-4ae4-46fa-8b1c-337141773053
contributor_str_mv Silva, Junia Coutinho Anacleto
dc.subject.por.fl_str_mv Métodos de instrução e estudo
Ensino a distância
Material instrucional
Estratégias cognitivas
Usabilidade
Software
topic Métodos de instrução e estudo
Ensino a distância
Material instrucional
Estratégias cognitivas
Usabilidade
Software
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
description A lack of support to teachers in the instructional material creation was verified during a research with computer-based distance learning environments, this support being related both to technological and pedagogical aspects. To propose a support in these two fields, technology and pedagogy, this work analyzed the learning theories. From this analysis arose the opportunity to adapt the cognitive strategies' ideas as a pedagogical support to the teacher in the content organization of the instructional material. In addiction, as the material format to the Web has a different structure from the conventional one, it was defined a basic set of usability directives and explanations about these differences, as another form of support to the teacher. The Cognitor, an instructional material creation tool was developed, joining its technological support in the material creation for the Web, with the pedagogical support mentioned previously.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-02-11
dc.date.available.fl_str_mv 2005-04-04
2016-06-02T19:06:09Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:06:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ORBOLATO, Rafael Godoi. Edição de material instrucional para EAD baseada em estratégias cognitivas.. 2003. 179 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/548
identifier_str_mv ORBOLATO, Rafael Godoi. Edição de material instrucional para EAD baseada em estratégias cognitivas.. 2003. 179 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv 4c56ac88-5975-4d06-9b1f-2d90aeea9c87
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCC
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/548/1/DissRGO.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/548/2/DissRGO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b40caf573b2f34f7a33bb0485fbb5bef
e7e24a48c0e1897704790f923f6f6092
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715504012984320