Mágicas para o ensino de aritmética: uma análise sob a ótica da teoria sócio-histórica de Vygotsky e da BNCC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cetra, Janete Castaldi Ortiz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14255
Resumo: Difficulties in learning mathematical content and the lack of motivation on the part of students leads that most of them do not acquire elementary skills for school stages. When presenting or elaborating a magic, the student gets involved with the activity and interacts with colleagues. Once this experience may become interesting and pleasurable, it may facilitate the learning of the contents covered. Therefore, it is necessary to use alternative strategies that raise the desire of learning mathematics. This work aims to present mathematical magics as a didactic alternative for learning the subject in question. In this qualitative research of a bibliographic nature, 20 magics from the book Magics, Mathematics and other mysteries were analyzed and related to the mathematical content covered in the Elementary - Final Years - and in High School. In addition, the analysis also included the skills recommended by the BNCC and contributions from of the playful formats defended by Vygotsky. It was identified 21 contents of Mathematics in Basic Education and 19 skills present in BNCC, which enables the use of this research as a support material in this phase of teaching. Thus, this study points out an alternative method for mathematics classes in order to develop the skills proposed by BNCC.
id SCAR_39d4d5084c13b3cd6d7358e95174ba2c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14255
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Cetra, Janete Castaldi OrtizPires, Rogério Fernandohttp://lattes.cnpq.br/2795801064535157http://lattes.cnpq.br/40334707805436026652ffe7-9f19-4b6d-9153-0052030716142021-05-13T12:32:52Z2021-05-13T12:32:52Z2021-02-18CETRA, Janete Castaldi Ortiz. Mágicas para o ensino de aritmética: uma análise sob a ótica da teoria sócio-histórica de Vygotsky e da BNCC. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14255.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14255Difficulties in learning mathematical content and the lack of motivation on the part of students leads that most of them do not acquire elementary skills for school stages. When presenting or elaborating a magic, the student gets involved with the activity and interacts with colleagues. Once this experience may become interesting and pleasurable, it may facilitate the learning of the contents covered. Therefore, it is necessary to use alternative strategies that raise the desire of learning mathematics. This work aims to present mathematical magics as a didactic alternative for learning the subject in question. In this qualitative research of a bibliographic nature, 20 magics from the book Magics, Mathematics and other mysteries were analyzed and related to the mathematical content covered in the Elementary - Final Years - and in High School. In addition, the analysis also included the skills recommended by the BNCC and contributions from of the playful formats defended by Vygotsky. It was identified 21 contents of Mathematics in Basic Education and 19 skills present in BNCC, which enables the use of this research as a support material in this phase of teaching. Thus, this study points out an alternative method for mathematics classes in order to develop the skills proposed by BNCC.A dificuldade de aprendizagem dos conteúdos matemáticos e a falta de motivação por parte dos alunos fazem com que a maioria deles não adquiram habilidades elementares para as etapas escolares. Ao apresentar ou elaborar uma mágica, o estudante terá envolvimento com a atividade e interação com os colegas, podendo a experiência tornar-se interessante e prazerosa e, assim, facilitar o aprendizado dos conteúdos abordados. Dessa forma, faz-se necessário o uso de estratégias alternativas que despertem no aluno o prazer de aprender matemática. Este trabalho objetiva apresentar mágicas matemáticas que podem vir a ser uma alternativa didática para o aprendizado da disciplina em questão. Nesta pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, foram analisadas 20 mágicas do livro Mágicas, Matemática e outros mistérios, às quais foram associados os conteúdos matemáticos abordados nos Ensinos Fundamental – Anos Finais – e Médio, as habilidades preconizadas pela BNCC e, ainda, uma análise do ponto de vista das contribuições dos aspectos lúdicos defendidos por Vygotsky. Nas mágicas presentes nesta obra, foram identificados 21 conteúdos de Matemática na Educação Básica e 19 habilidades presentes na BNCC, o que viabiliza a utilização da obra como material de apoio nessa fase do ensino. Assim, este estudo aponta uma alternativa para as aulas de Matemática no sentido de desenvolver as habilidades propostas pela BNCC.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessBNCCLúdicoAprendizagemMágicas MatemáticasBNCCPlayfulLearningMathematics MagicalCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAMágicas para o ensino de aritmética: uma análise sob a ótica da teoria sócio-histórica de Vygotsky e da BNCCMagics for teaching arithmetic: an analysis from the perspective of Vygotsky's socio-historical theory and the BNCC rulesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis6000ac9323e-9ee1-4e50-989e-ebde9b84e20creponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissertação.pdfDissertação.pdfDissertaçãoapplication/pdf1090339https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14255/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdfb2c70db91f688b28de729b76df7fac0bMD51Carta comprovante PPGECE_JANETE.pdfCarta comprovante PPGECE_JANETE.pdfCarta Comprovanteapplication/pdf121613https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14255/2/Carta%20comprovante%20PPGECE_JANETE.pdfa239cf7095494dc0cb9278c7c508a450MD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14255/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53TEXTDissertação.pdf.txtDissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain141401https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14255/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt49566199c473dedc09acddc0060a0486MD54Carta comprovante PPGECE_JANETE.pdf.txtCarta comprovante PPGECE_JANETE.pdf.txtExtracted texttext/plain1511https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14255/6/Carta%20comprovante%20PPGECE_JANETE.pdf.txt759850793da86abed5383b4df65f5809MD56THUMBNAILDissertação.pdf.jpgDissertação.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7125https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14255/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg6d2a48ed66d515a47fe07646280ae2c5MD55Carta comprovante PPGECE_JANETE.pdf.jpgCarta comprovante PPGECE_JANETE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg12895https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14255/7/Carta%20comprovante%20PPGECE_JANETE.pdf.jpgf61693dcf42a7ff98261f8a394777c22MD57ufscar/142552023-09-18 18:32:10.885oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14255Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:10Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Mágicas para o ensino de aritmética: uma análise sob a ótica da teoria sócio-histórica de Vygotsky e da BNCC
dc.title.alternative.por.fl_str_mv Magics for teaching arithmetic: an analysis from the perspective of Vygotsky's socio-historical theory and the BNCC rules
title Mágicas para o ensino de aritmética: uma análise sob a ótica da teoria sócio-histórica de Vygotsky e da BNCC
spellingShingle Mágicas para o ensino de aritmética: uma análise sob a ótica da teoria sócio-histórica de Vygotsky e da BNCC
Cetra, Janete Castaldi Ortiz
BNCC
Lúdico
Aprendizagem
Mágicas Matemáticas
BNCC
Playful
Learning
Mathematics Magical
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Mágicas para o ensino de aritmética: uma análise sob a ótica da teoria sócio-histórica de Vygotsky e da BNCC
title_full Mágicas para o ensino de aritmética: uma análise sob a ótica da teoria sócio-histórica de Vygotsky e da BNCC
title_fullStr Mágicas para o ensino de aritmética: uma análise sob a ótica da teoria sócio-histórica de Vygotsky e da BNCC
title_full_unstemmed Mágicas para o ensino de aritmética: uma análise sob a ótica da teoria sócio-histórica de Vygotsky e da BNCC
title_sort Mágicas para o ensino de aritmética: uma análise sob a ótica da teoria sócio-histórica de Vygotsky e da BNCC
author Cetra, Janete Castaldi Ortiz
author_facet Cetra, Janete Castaldi Ortiz
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4033470780543602
dc.contributor.author.fl_str_mv Cetra, Janete Castaldi Ortiz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pires, Rogério Fernando
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2795801064535157
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 6652ffe7-9f19-4b6d-9153-005203071614
contributor_str_mv Pires, Rogério Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv BNCC
Lúdico
Aprendizagem
Mágicas Matemáticas
BNCC
Playful
Learning
Mathematics Magical
topic BNCC
Lúdico
Aprendizagem
Mágicas Matemáticas
BNCC
Playful
Learning
Mathematics Magical
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Difficulties in learning mathematical content and the lack of motivation on the part of students leads that most of them do not acquire elementary skills for school stages. When presenting or elaborating a magic, the student gets involved with the activity and interacts with colleagues. Once this experience may become interesting and pleasurable, it may facilitate the learning of the contents covered. Therefore, it is necessary to use alternative strategies that raise the desire of learning mathematics. This work aims to present mathematical magics as a didactic alternative for learning the subject in question. In this qualitative research of a bibliographic nature, 20 magics from the book Magics, Mathematics and other mysteries were analyzed and related to the mathematical content covered in the Elementary - Final Years - and in High School. In addition, the analysis also included the skills recommended by the BNCC and contributions from of the playful formats defended by Vygotsky. It was identified 21 contents of Mathematics in Basic Education and 19 skills present in BNCC, which enables the use of this research as a support material in this phase of teaching. Thus, this study points out an alternative method for mathematics classes in order to develop the skills proposed by BNCC.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-13T12:32:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-13T12:32:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CETRA, Janete Castaldi Ortiz. Mágicas para o ensino de aritmética: uma análise sob a ótica da teoria sócio-histórica de Vygotsky e da BNCC. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14255.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14255
identifier_str_mv CETRA, Janete Castaldi Ortiz. Mágicas para o ensino de aritmética: uma análise sob a ótica da teoria sócio-histórica de Vygotsky e da BNCC. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14255.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
dc.relation.authority.fl_str_mv 0ac9323e-9ee1-4e50-989e-ebde9b84e20c
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14255/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14255/2/Carta%20comprovante%20PPGECE_JANETE.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14255/3/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14255/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14255/6/Carta%20comprovante%20PPGECE_JANETE.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14255/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14255/7/Carta%20comprovante%20PPGECE_JANETE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b2c70db91f688b28de729b76df7fac0b
a239cf7095494dc0cb9278c7c508a450
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
49566199c473dedc09acddc0060a0486
759850793da86abed5383b4df65f5809
6d2a48ed66d515a47fe07646280ae2c5
f61693dcf42a7ff98261f8a394777c22
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136388770988032