A alfabetização científica na educação brasileira: desafios e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Clayton Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18152
Resumo: The Science, Technology and Innovation are recognized as key factors in the economic and social development of nations and are part of the economic agenda of many countries. Deepening knowledge about Science, Technology and Society is an interdisciplinary objective shared by different areas of knowledge. Training for the practice of science and for technological innovation is complex, insofar as it cannot be considered independently of the situation of basic education in Brazil, that is, of primary and secondary education. Linked to the school space, science and technology have provided numerous transformations in society. Scientific Initiation is the space where a young person's first contacts with research take place. In this sense, the research proposed here intends to identify the advantages and challenges of scientific literacy in basic education. Through five articles, it was possible to describe the types of research, funding, grants and the importance of scientific education for the training of future researchers.
id SCAR_3bd2bbcb7ca4e04e72add999bbe7ae7d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18152
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Mendes, Clayton SilvaAndrade, Thales Haddad Novaes dehttp://lattes.cnpq.br/5882842888759363http://lattes.cnpq.br/4693755166466635https://orcid.org/0000-0002-4000-352733f2c673-f7f9-4da2-939b-cbd10234e5632023-06-15T18:59:15Z2023-06-15T18:59:15Z2022-11-29MENDES, Clayton Silva. A alfabetização científica na educação brasileira: desafios e perspectivas. 2022. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18152.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18152The Science, Technology and Innovation are recognized as key factors in the economic and social development of nations and are part of the economic agenda of many countries. Deepening knowledge about Science, Technology and Society is an interdisciplinary objective shared by different areas of knowledge. Training for the practice of science and for technological innovation is complex, insofar as it cannot be considered independently of the situation of basic education in Brazil, that is, of primary and secondary education. Linked to the school space, science and technology have provided numerous transformations in society. Scientific Initiation is the space where a young person's first contacts with research take place. In this sense, the research proposed here intends to identify the advantages and challenges of scientific literacy in basic education. Through five articles, it was possible to describe the types of research, funding, grants and the importance of scientific education for the training of future researchers.A Ciência, Tecnologia e Inovação são reconhecidas como fatores-chave no desenvolvimento econômico e social das nações e fazem parte da agenda econômica de muitos países. Aprofundar o conhecimento sobre as relações Ciência, Tecnologia Sociedade é um objetivo interdisciplinar compartilhado por diversas áreas do conhecimento. A formação para prática da ciência e para a inovação tecnológica é complexa, na medida em que ela não pode ser considerada independentemente da situação da educação básica no Brasil, ou seja, do ensino fundamental e médio. Vinculada ao espaço escolar, a ciência e a tecnologia têm proporcionado numerosas transformações na sociedade. A Iniciação Científica é o espaço onde ocorre os primeiros contatos de um jovem com a pesquisa. Neste sentido, a pesquisa aqui proposta pretende identificar as vantagens e desafios da alfabetização científica na educação básica. Por meio de cinco artigos, foi possível descrever sobre os tipos de pesquisa, financiamento, bolsas e a importância da educação científica para a formação de futuros pesquisadores.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTSUFSCarAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessIniciação científicaCiência e tecnologiaEducação básicaInstituto FederalSociedadeScientific InitiationScience and technologyBasic educationFederal InstituteSocietyCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOA alfabetização científica na educação brasileira: desafios e perspectivasScientific literacy in Brazilian education: challenges and perspectivesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis600600800d3ee0-0dd2-483a-9e6f-c92a134525e9reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTese_Clayton Silva Mendes_pos defesa.pdfTese_Clayton Silva Mendes_pos defesa.pdfClayton Silva Mendesapplication/pdf1934407https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18152/1/Tese_Clayton%20Silva%20Mendes_pos%20defesa.pdf829a0e19ff581dc2d3a3f5a463fe4f2fMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81036https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18152/2/license_rdf36c17387d15ae3a457ba8815a26942c5MD52TEXTTese_Clayton Silva Mendes_pos defesa.pdf.txtTese_Clayton Silva Mendes_pos defesa.pdf.txtExtracted texttext/plain260552https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18152/3/Tese_Clayton%20Silva%20Mendes_pos%20defesa.pdf.txtfa5d3369438592d6d4ae53de2460ef3aMD53THUMBNAILTese_Clayton Silva Mendes_pos defesa.pdf.jpgTese_Clayton Silva Mendes_pos defesa.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg8329https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18152/4/Tese_Clayton%20Silva%20Mendes_pos%20defesa.pdf.jpg0fb5e62f9e5c45fda0fcb1ded84dfb36MD54ufscar/181522023-09-18 18:32:39.817oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18152Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:39Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv A alfabetização científica na educação brasileira: desafios e perspectivas
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Scientific literacy in Brazilian education: challenges and perspectives
title A alfabetização científica na educação brasileira: desafios e perspectivas
spellingShingle A alfabetização científica na educação brasileira: desafios e perspectivas
Mendes, Clayton Silva
Iniciação científica
Ciência e tecnologia
Educação básica
Instituto Federal
Sociedade
Scientific Initiation
Science and technology
Basic education
Federal Institute
Society
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short A alfabetização científica na educação brasileira: desafios e perspectivas
title_full A alfabetização científica na educação brasileira: desafios e perspectivas
title_fullStr A alfabetização científica na educação brasileira: desafios e perspectivas
title_full_unstemmed A alfabetização científica na educação brasileira: desafios e perspectivas
title_sort A alfabetização científica na educação brasileira: desafios e perspectivas
author Mendes, Clayton Silva
author_facet Mendes, Clayton Silva
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4693755166466635
dc.contributor.advisor1orcid.por.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4000-3527
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Clayton Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrade, Thales Haddad Novaes de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5882842888759363
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 33f2c673-f7f9-4da2-939b-cbd10234e563
contributor_str_mv Andrade, Thales Haddad Novaes de
dc.subject.por.fl_str_mv Iniciação científica
Ciência e tecnologia
Educação básica
Instituto Federal
Sociedade
topic Iniciação científica
Ciência e tecnologia
Educação básica
Instituto Federal
Sociedade
Scientific Initiation
Science and technology
Basic education
Federal Institute
Society
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Scientific Initiation
Science and technology
Basic education
Federal Institute
Society
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description The Science, Technology and Innovation are recognized as key factors in the economic and social development of nations and are part of the economic agenda of many countries. Deepening knowledge about Science, Technology and Society is an interdisciplinary objective shared by different areas of knowledge. Training for the practice of science and for technological innovation is complex, insofar as it cannot be considered independently of the situation of basic education in Brazil, that is, of primary and secondary education. Linked to the school space, science and technology have provided numerous transformations in society. Scientific Initiation is the space where a young person's first contacts with research take place. In this sense, the research proposed here intends to identify the advantages and challenges of scientific literacy in basic education. Through five articles, it was possible to describe the types of research, funding, grants and the importance of scientific education for the training of future researchers.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-11-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-15T18:59:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-15T18:59:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MENDES, Clayton Silva. A alfabetização científica na educação brasileira: desafios e perspectivas. 2022. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18152.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18152
identifier_str_mv MENDES, Clayton Silva. A alfabetização científica na educação brasileira: desafios e perspectivas. 2022. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18152.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 800d3ee0-0dd2-483a-9e6f-c92a134525e9
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18152/1/Tese_Clayton%20Silva%20Mendes_pos%20defesa.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18152/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18152/3/Tese_Clayton%20Silva%20Mendes_pos%20defesa.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18152/4/Tese_Clayton%20Silva%20Mendes_pos%20defesa.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 829a0e19ff581dc2d3a3f5a463fe4f2f
36c17387d15ae3a457ba8815a26942c5
fa5d3369438592d6d4ae53de2460ef3a
0fb5e62f9e5c45fda0fcb1ded84dfb36
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715665803018240