A iniciação científica no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul : um estudo de caso sobre a participação dos estudantes nas Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/215293 |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta como problema de investigação como ocorre o processo de pesquisa científica, pelos alunos de Cursos Técnicos e Superiores, participantes das Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul nos Campi Porto Alegre e Viamão por meio de estudo de caso que utiliza a observação e a entrevista como instrumento de coleta de dados. Analisa o processo de iniciação científica, a competência informacional, a relação com fontes de pesquisa e a mediação de conhecimento existente na relação entre orientadores e orientandos, dos seis alunos participantes dos eventos selecionados para o estudo. Por meio de revisão de literatura, da transcrição das entrevistas e análise de conteúdo das respostas dadas aos questionamentos semiestruturados, apresenta o impacto da participação dos alunos nos eventos observados em seu aprendizado científico e amadurecimento social e emocional. Conclui que o Instituto Federal proporciona ambiente fecundo para a iniciação científica de seus alunos por meio das Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão, com forte participação de seus professores como mediadores no processo de aprendizado dos estudantes para a iniciação científica. |
id |
URGS_0602b0aea8e41ce5404db53bedcba5ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215293 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Santana, Alex MirandaEstabel, Lizandra Brasil2020-11-20T04:15:26Z2020http://hdl.handle.net/10183/215293001119508Esta pesquisa apresenta como problema de investigação como ocorre o processo de pesquisa científica, pelos alunos de Cursos Técnicos e Superiores, participantes das Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul nos Campi Porto Alegre e Viamão por meio de estudo de caso que utiliza a observação e a entrevista como instrumento de coleta de dados. Analisa o processo de iniciação científica, a competência informacional, a relação com fontes de pesquisa e a mediação de conhecimento existente na relação entre orientadores e orientandos, dos seis alunos participantes dos eventos selecionados para o estudo. Por meio de revisão de literatura, da transcrição das entrevistas e análise de conteúdo das respostas dadas aos questionamentos semiestruturados, apresenta o impacto da participação dos alunos nos eventos observados em seu aprendizado científico e amadurecimento social e emocional. Conclui que o Instituto Federal proporciona ambiente fecundo para a iniciação científica de seus alunos por meio das Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão, com forte participação de seus professores como mediadores no processo de aprendizado dos estudantes para a iniciação científica.This survey presents as a research problem how the process of scientific research occurs by students of Technical and Higher Courses, participating in the Research, Teaching, and Extension Exhibits of Federal Institute of Rio Grande do Sul in Porto Alegre and Viamão Campi, through a case study that uses observation and interview as an instrument of data collection. The thesis analyzes the scientific initiation process, the information literacy, the relationship with research sources, and the mediation of existing knowledge in the relationship between supervisors and students of the six students participating in the events selected for the study. Through literature review, transcription of interviews, and content analysis of the answers given to semistructured questions, the study presents the impact of student participation in the events observed in their science learning and their social and emotional maturity. In conclusion, the Federal Institute provides a fertile environment for the scientific initiation of its students through the Research, Teaching, and Extension Exhibitions, with the strong participation of its professors as mediators in the students‟ learning process for the scientific initiation.application/pdfporInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do SulIniciação científicaFeira de ciênciasCompetência informacionalFontes de informaçãoScientific initiationMediationResearch sourcesFederal Institute of Rio Grande do SulA iniciação científica no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul : um estudo de caso sobre a participação dos estudantes nas Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119508.pdf.txt001119508.pdf.txtExtracted Texttext/plain248141http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215293/2/001119508.pdf.txt092ce08e68f8e46ac58a24455a99e183MD52ORIGINAL001119508.pdfTexto completoapplication/pdf1758408http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215293/1/001119508.pdf45e8315778f4da67d36ebded00db1b3aMD5110183/2152932023-02-10 06:04:19.837oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215293Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-02-10T08:04:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A iniciação científica no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul : um estudo de caso sobre a participação dos estudantes nas Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão |
title |
A iniciação científica no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul : um estudo de caso sobre a participação dos estudantes nas Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão |
spellingShingle |
A iniciação científica no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul : um estudo de caso sobre a participação dos estudantes nas Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão Santana, Alex Miranda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Iniciação científica Feira de ciências Competência informacional Fontes de informação Scientific initiation Mediation Research sources Federal Institute of Rio Grande do Sul |
title_short |
A iniciação científica no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul : um estudo de caso sobre a participação dos estudantes nas Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão |
title_full |
A iniciação científica no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul : um estudo de caso sobre a participação dos estudantes nas Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão |
title_fullStr |
A iniciação científica no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul : um estudo de caso sobre a participação dos estudantes nas Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão |
title_full_unstemmed |
A iniciação científica no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul : um estudo de caso sobre a participação dos estudantes nas Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão |
title_sort |
A iniciação científica no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul : um estudo de caso sobre a participação dos estudantes nas Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão |
author |
Santana, Alex Miranda |
author_facet |
Santana, Alex Miranda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Alex Miranda |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Estabel, Lizandra Brasil |
contributor_str_mv |
Estabel, Lizandra Brasil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Iniciação científica Feira de ciências Competência informacional Fontes de informação |
topic |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Iniciação científica Feira de ciências Competência informacional Fontes de informação Scientific initiation Mediation Research sources Federal Institute of Rio Grande do Sul |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Scientific initiation Mediation Research sources Federal Institute of Rio Grande do Sul |
description |
Esta pesquisa apresenta como problema de investigação como ocorre o processo de pesquisa científica, pelos alunos de Cursos Técnicos e Superiores, participantes das Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul nos Campi Porto Alegre e Viamão por meio de estudo de caso que utiliza a observação e a entrevista como instrumento de coleta de dados. Analisa o processo de iniciação científica, a competência informacional, a relação com fontes de pesquisa e a mediação de conhecimento existente na relação entre orientadores e orientandos, dos seis alunos participantes dos eventos selecionados para o estudo. Por meio de revisão de literatura, da transcrição das entrevistas e análise de conteúdo das respostas dadas aos questionamentos semiestruturados, apresenta o impacto da participação dos alunos nos eventos observados em seu aprendizado científico e amadurecimento social e emocional. Conclui que o Instituto Federal proporciona ambiente fecundo para a iniciação científica de seus alunos por meio das Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão, com forte participação de seus professores como mediadores no processo de aprendizado dos estudantes para a iniciação científica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-20T04:15:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/215293 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001119508 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/215293 |
identifier_str_mv |
001119508 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215293/2/001119508.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215293/1/001119508.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
092ce08e68f8e46ac58a24455a99e183 45e8315778f4da67d36ebded00db1b3a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085537495646208 |