A iniciação científica no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul : um estudo de caso sobre a participação dos estudantes nas Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Alex Miranda
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/215293
Resumo: Esta pesquisa apresenta como problema de investigação como ocorre o processo de pesquisa científica, pelos alunos de Cursos Técnicos e Superiores, participantes das Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul nos Campi Porto Alegre e Viamão por meio de estudo de caso que utiliza a observação e a entrevista como instrumento de coleta de dados. Analisa o processo de iniciação científica, a competência informacional, a relação com fontes de pesquisa e a mediação de conhecimento existente na relação entre orientadores e orientandos, dos seis alunos participantes dos eventos selecionados para o estudo. Por meio de revisão de literatura, da transcrição das entrevistas e análise de conteúdo das respostas dadas aos questionamentos semiestruturados, apresenta o impacto da participação dos alunos nos eventos observados em seu aprendizado científico e amadurecimento social e emocional. Conclui que o Instituto Federal proporciona ambiente fecundo para a iniciação científica de seus alunos por meio das Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão, com forte participação de seus professores como mediadores no processo de aprendizado dos estudantes para a iniciação científica.
id URGS_0602b0aea8e41ce5404db53bedcba5ee
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215293
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Santana, Alex MirandaEstabel, Lizandra Brasil2020-11-20T04:15:26Z2020http://hdl.handle.net/10183/215293001119508Esta pesquisa apresenta como problema de investigação como ocorre o processo de pesquisa científica, pelos alunos de Cursos Técnicos e Superiores, participantes das Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul nos Campi Porto Alegre e Viamão por meio de estudo de caso que utiliza a observação e a entrevista como instrumento de coleta de dados. Analisa o processo de iniciação científica, a competência informacional, a relação com fontes de pesquisa e a mediação de conhecimento existente na relação entre orientadores e orientandos, dos seis alunos participantes dos eventos selecionados para o estudo. Por meio de revisão de literatura, da transcrição das entrevistas e análise de conteúdo das respostas dadas aos questionamentos semiestruturados, apresenta o impacto da participação dos alunos nos eventos observados em seu aprendizado científico e amadurecimento social e emocional. Conclui que o Instituto Federal proporciona ambiente fecundo para a iniciação científica de seus alunos por meio das Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão, com forte participação de seus professores como mediadores no processo de aprendizado dos estudantes para a iniciação científica.This survey presents as a research problem how the process of scientific research occurs by students of Technical and Higher Courses, participating in the Research, Teaching, and Extension Exhibits of Federal Institute of Rio Grande do Sul in Porto Alegre and Viamão Campi, through a case study that uses observation and interview as an instrument of data collection. The thesis analyzes the scientific initiation process, the information literacy, the relationship with research sources, and the mediation of existing knowledge in the relationship between supervisors and students of the six students participating in the events selected for the study. Through literature review, transcription of interviews, and content analysis of the answers given to semistructured questions, the study presents the impact of student participation in the events observed in their science learning and their social and emotional maturity. In conclusion, the Federal Institute provides a fertile environment for the scientific initiation of its students through the Research, Teaching, and Extension Exhibitions, with the strong participation of its professors as mediators in the students‟ learning process for the scientific initiation.application/pdfporInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do SulIniciação científicaFeira de ciênciasCompetência informacionalFontes de informaçãoScientific initiationMediationResearch sourcesFederal Institute of Rio Grande do SulA iniciação científica no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul : um estudo de caso sobre a participação dos estudantes nas Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119508.pdf.txt001119508.pdf.txtExtracted Texttext/plain248141http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215293/2/001119508.pdf.txt092ce08e68f8e46ac58a24455a99e183MD52ORIGINAL001119508.pdfTexto completoapplication/pdf1758408http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215293/1/001119508.pdf45e8315778f4da67d36ebded00db1b3aMD5110183/2152932023-02-10 06:04:19.837oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215293Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-02-10T08:04:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A iniciação científica no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul : um estudo de caso sobre a participação dos estudantes nas Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão
title A iniciação científica no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul : um estudo de caso sobre a participação dos estudantes nas Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão
spellingShingle A iniciação científica no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul : um estudo de caso sobre a participação dos estudantes nas Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão
Santana, Alex Miranda
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Iniciação científica
Feira de ciências
Competência informacional
Fontes de informação
Scientific initiation
Mediation
Research sources
Federal Institute of Rio Grande do Sul
title_short A iniciação científica no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul : um estudo de caso sobre a participação dos estudantes nas Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão
title_full A iniciação científica no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul : um estudo de caso sobre a participação dos estudantes nas Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão
title_fullStr A iniciação científica no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul : um estudo de caso sobre a participação dos estudantes nas Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão
title_full_unstemmed A iniciação científica no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul : um estudo de caso sobre a participação dos estudantes nas Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão
title_sort A iniciação científica no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul : um estudo de caso sobre a participação dos estudantes nas Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão
author Santana, Alex Miranda
author_facet Santana, Alex Miranda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Alex Miranda
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Estabel, Lizandra Brasil
contributor_str_mv Estabel, Lizandra Brasil
dc.subject.por.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Iniciação científica
Feira de ciências
Competência informacional
Fontes de informação
topic Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Iniciação científica
Feira de ciências
Competência informacional
Fontes de informação
Scientific initiation
Mediation
Research sources
Federal Institute of Rio Grande do Sul
dc.subject.eng.fl_str_mv Scientific initiation
Mediation
Research sources
Federal Institute of Rio Grande do Sul
description Esta pesquisa apresenta como problema de investigação como ocorre o processo de pesquisa científica, pelos alunos de Cursos Técnicos e Superiores, participantes das Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul nos Campi Porto Alegre e Viamão por meio de estudo de caso que utiliza a observação e a entrevista como instrumento de coleta de dados. Analisa o processo de iniciação científica, a competência informacional, a relação com fontes de pesquisa e a mediação de conhecimento existente na relação entre orientadores e orientandos, dos seis alunos participantes dos eventos selecionados para o estudo. Por meio de revisão de literatura, da transcrição das entrevistas e análise de conteúdo das respostas dadas aos questionamentos semiestruturados, apresenta o impacto da participação dos alunos nos eventos observados em seu aprendizado científico e amadurecimento social e emocional. Conclui que o Instituto Federal proporciona ambiente fecundo para a iniciação científica de seus alunos por meio das Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão, com forte participação de seus professores como mediadores no processo de aprendizado dos estudantes para a iniciação científica.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-20T04:15:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/215293
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001119508
url http://hdl.handle.net/10183/215293
identifier_str_mv 001119508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215293/2/001119508.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215293/1/001119508.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 092ce08e68f8e46ac58a24455a99e183
45e8315778f4da67d36ebded00db1b3a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816737024987627520