Argumentação no ensino de Química: textos de divulgação científica desencadeando debates

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fatareli, Elton Fabrino
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6635
Resumo: A large body of science education literature suggests that argumentation plays a central role in science and should therefore maintain the same centrality in science education. However, opportunities for students to engage in argumentation inside the science classroom are rare. In light of the above, the purpose of this study was to evaluate the potential of a teaching strategy based on the debate on controversial socio-scientific issues to promote argumentation. The strategy involved in-class group work and individual efforts outside the classroom. After receiving science popularization texts on depleted uranium (DU), high school students worked on a set of questions designed to guide them through key chemical, environmental, and economic aspects of the text. The process culminated in a debate between pro- and anti-DU groups. To assess the quality of students argumentation, videotapes of group presentations were collected and analyzed using Toulmin s Argument Pattern and the Argumentation Model of Analysis Applicable to Processes of Resolution of Socio-Scientific Issues. The findings of this work support the idea that the debate based on socio-scientific issues is an effective strategy for enhancing students ability to argument.
id SCAR_4dd232e3fb932bc2308b249e5e6439ab
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/6635
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Fatareli, Elton FabrinoQueiroz, Salete Linhareshttp://lattes.cnpq.br/7925870606416937http://lattes.cnpq.br/45810786853094409547fbf7-5c4d-4a1f-95bb-696fae20f0422016-06-02T20:37:45Z2011-10-062016-06-02T20:37:45Z2011-02-02FATARELI, Elton Fabrino. Argumentação no ensino de Química: textos de divulgação científica desencadeando debates. 2011. 224 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6635A large body of science education literature suggests that argumentation plays a central role in science and should therefore maintain the same centrality in science education. However, opportunities for students to engage in argumentation inside the science classroom are rare. In light of the above, the purpose of this study was to evaluate the potential of a teaching strategy based on the debate on controversial socio-scientific issues to promote argumentation. The strategy involved in-class group work and individual efforts outside the classroom. After receiving science popularization texts on depleted uranium (DU), high school students worked on a set of questions designed to guide them through key chemical, environmental, and economic aspects of the text. The process culminated in a debate between pro- and anti-DU groups. To assess the quality of students argumentation, videotapes of group presentations were collected and analyzed using Toulmin s Argument Pattern and the Argumentation Model of Analysis Applicable to Processes of Resolution of Socio-Scientific Issues. The findings of this work support the idea that the debate based on socio-scientific issues is an effective strategy for enhancing students ability to argument.Uma vasta literatura em ensino ciências sugere que a argumentação desempenha um papel central na ciência e, portanto, deve ter a mesma centralidade no ensino de ciências. Contudo, as oportunidades de participação dos alunos na argumentação em sala de aula de ciência são raras. Em face do exposto, o objetivo deste estudo foi avaliar o potencial de uma estratégia de ensino baseada em debates polêmicos sobre questões sociocientíficas para promover a argumentação. A estratégia envolveu o trabalho em grupo e esforços individuais dentro e fora da sala de aula. Depois de receber textos de divulgação científica sobre o urânio empobrecido (UE), alunos do ensino médio solucionaram questões destinadas a guiá-los na discussão dos aspectos químicos, ambientais e econômicos do texto. O processo culminou com um debate entre grupos pró-UE e anti-UE. Para avaliar a qualidade da argumentação dos alunos, gravações de vídeo das apresentações dos grupos foram coletados e analisados utilizando o padrão de argumento de Toulmin e o Modelo de Análise de Argumentação Aplicável a Processos de Resolução de Questões Sóciocientíficas. Os resultados deste trabalho apontam que o debate com base em questões sociocientíficas discutidos em textos de divulgação científica é uma estratégia eficaz para estimular a capacidade argumentativa dos alunos.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Química - PPGQUFSCarBRQuímica - estudo e ensinoDiscurso e textoDivulgação científicaDiscussões e debatesCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAArgumentação no ensino de Química: textos de divulgação científica desencadeando debatesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-16cc65e1b-dddd-41cf-949f-d6beb64b6403info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL3728.pdfapplication/pdf17477814https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/6635/1/3728.pdf96c10eb49f6657020632295b361232b6MD51THUMBNAIL3728.pdf.jpg3728.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg8947https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/6635/2/3728.pdf.jpg234e6a3f005855f983aea298a6bbed7fMD52ufscar/66352023-09-18 18:31:12.25oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/6635Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:12Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Argumentação no ensino de Química: textos de divulgação científica desencadeando debates
title Argumentação no ensino de Química: textos de divulgação científica desencadeando debates
spellingShingle Argumentação no ensino de Química: textos de divulgação científica desencadeando debates
Fatareli, Elton Fabrino
Química - estudo e ensino
Discurso e texto
Divulgação científica
Discussões e debates
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
title_short Argumentação no ensino de Química: textos de divulgação científica desencadeando debates
title_full Argumentação no ensino de Química: textos de divulgação científica desencadeando debates
title_fullStr Argumentação no ensino de Química: textos de divulgação científica desencadeando debates
title_full_unstemmed Argumentação no ensino de Química: textos de divulgação científica desencadeando debates
title_sort Argumentação no ensino de Química: textos de divulgação científica desencadeando debates
author Fatareli, Elton Fabrino
author_facet Fatareli, Elton Fabrino
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4581078685309440
dc.contributor.author.fl_str_mv Fatareli, Elton Fabrino
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Queiroz, Salete Linhares
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7925870606416937
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 9547fbf7-5c4d-4a1f-95bb-696fae20f042
contributor_str_mv Queiroz, Salete Linhares
dc.subject.por.fl_str_mv Química - estudo e ensino
Discurso e texto
Divulgação científica
Discussões e debates
topic Química - estudo e ensino
Discurso e texto
Divulgação científica
Discussões e debates
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description A large body of science education literature suggests that argumentation plays a central role in science and should therefore maintain the same centrality in science education. However, opportunities for students to engage in argumentation inside the science classroom are rare. In light of the above, the purpose of this study was to evaluate the potential of a teaching strategy based on the debate on controversial socio-scientific issues to promote argumentation. The strategy involved in-class group work and individual efforts outside the classroom. After receiving science popularization texts on depleted uranium (DU), high school students worked on a set of questions designed to guide them through key chemical, environmental, and economic aspects of the text. The process culminated in a debate between pro- and anti-DU groups. To assess the quality of students argumentation, videotapes of group presentations were collected and analyzed using Toulmin s Argument Pattern and the Argumentation Model of Analysis Applicable to Processes of Resolution of Socio-Scientific Issues. The findings of this work support the idea that the debate based on socio-scientific issues is an effective strategy for enhancing students ability to argument.
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-10-06
2016-06-02T20:37:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-02-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T20:37:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FATARELI, Elton Fabrino. Argumentação no ensino de Química: textos de divulgação científica desencadeando debates. 2011. 224 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6635
identifier_str_mv FATARELI, Elton Fabrino. Argumentação no ensino de Química: textos de divulgação científica desencadeando debates. 2011. 224 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv 6cc65e1b-dddd-41cf-949f-d6beb64b6403
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Química - PPGQ
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/6635/1/3728.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/6635/2/3728.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 96c10eb49f6657020632295b361232b6
234e6a3f005855f983aea298a6bbed7f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136296466939904