Argumentação no ensino de Química: textos de divulgação científica desencadeando debates
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6635 |
Resumo: | A large body of science education literature suggests that argumentation plays a central role in science and should therefore maintain the same centrality in science education. However, opportunities for students to engage in argumentation inside the science classroom are rare. In light of the above, the purpose of this study was to evaluate the potential of a teaching strategy based on the debate on controversial socio-scientific issues to promote argumentation. The strategy involved in-class group work and individual efforts outside the classroom. After receiving science popularization texts on depleted uranium (DU), high school students worked on a set of questions designed to guide them through key chemical, environmental, and economic aspects of the text. The process culminated in a debate between pro- and anti-DU groups. To assess the quality of students argumentation, videotapes of group presentations were collected and analyzed using Toulmin s Argument Pattern and the Argumentation Model of Analysis Applicable to Processes of Resolution of Socio-Scientific Issues. The findings of this work support the idea that the debate based on socio-scientific issues is an effective strategy for enhancing students ability to argument. |
id |
SCAR_4dd232e3fb932bc2308b249e5e6439ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/6635 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Fatareli, Elton FabrinoQueiroz, Salete Linhareshttp://lattes.cnpq.br/7925870606416937http://lattes.cnpq.br/45810786853094409547fbf7-5c4d-4a1f-95bb-696fae20f0422016-06-02T20:37:45Z2011-10-062016-06-02T20:37:45Z2011-02-02FATARELI, Elton Fabrino. Argumentação no ensino de Química: textos de divulgação científica desencadeando debates. 2011. 224 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6635A large body of science education literature suggests that argumentation plays a central role in science and should therefore maintain the same centrality in science education. However, opportunities for students to engage in argumentation inside the science classroom are rare. In light of the above, the purpose of this study was to evaluate the potential of a teaching strategy based on the debate on controversial socio-scientific issues to promote argumentation. The strategy involved in-class group work and individual efforts outside the classroom. After receiving science popularization texts on depleted uranium (DU), high school students worked on a set of questions designed to guide them through key chemical, environmental, and economic aspects of the text. The process culminated in a debate between pro- and anti-DU groups. To assess the quality of students argumentation, videotapes of group presentations were collected and analyzed using Toulmin s Argument Pattern and the Argumentation Model of Analysis Applicable to Processes of Resolution of Socio-Scientific Issues. The findings of this work support the idea that the debate based on socio-scientific issues is an effective strategy for enhancing students ability to argument.Uma vasta literatura em ensino ciências sugere que a argumentação desempenha um papel central na ciência e, portanto, deve ter a mesma centralidade no ensino de ciências. Contudo, as oportunidades de participação dos alunos na argumentação em sala de aula de ciência são raras. Em face do exposto, o objetivo deste estudo foi avaliar o potencial de uma estratégia de ensino baseada em debates polêmicos sobre questões sociocientíficas para promover a argumentação. A estratégia envolveu o trabalho em grupo e esforços individuais dentro e fora da sala de aula. Depois de receber textos de divulgação científica sobre o urânio empobrecido (UE), alunos do ensino médio solucionaram questões destinadas a guiá-los na discussão dos aspectos químicos, ambientais e econômicos do texto. O processo culminou com um debate entre grupos pró-UE e anti-UE. Para avaliar a qualidade da argumentação dos alunos, gravações de vídeo das apresentações dos grupos foram coletados e analisados utilizando o padrão de argumento de Toulmin e o Modelo de Análise de Argumentação Aplicável a Processos de Resolução de Questões Sóciocientíficas. Os resultados deste trabalho apontam que o debate com base em questões sociocientíficas discutidos em textos de divulgação científica é uma estratégia eficaz para estimular a capacidade argumentativa dos alunos.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Química - PPGQUFSCarBRQuímica - estudo e ensinoDiscurso e textoDivulgação científicaDiscussões e debatesCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAArgumentação no ensino de Química: textos de divulgação científica desencadeando debatesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-16cc65e1b-dddd-41cf-949f-d6beb64b6403info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL3728.pdfapplication/pdf17477814https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/6635/1/3728.pdf96c10eb49f6657020632295b361232b6MD51THUMBNAIL3728.pdf.jpg3728.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg8947https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/6635/2/3728.pdf.jpg234e6a3f005855f983aea298a6bbed7fMD52ufscar/66352023-09-18 18:31:12.25oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/6635Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:12Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Argumentação no ensino de Química: textos de divulgação científica desencadeando debates |
title |
Argumentação no ensino de Química: textos de divulgação científica desencadeando debates |
spellingShingle |
Argumentação no ensino de Química: textos de divulgação científica desencadeando debates Fatareli, Elton Fabrino Química - estudo e ensino Discurso e texto Divulgação científica Discussões e debates CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
title_short |
Argumentação no ensino de Química: textos de divulgação científica desencadeando debates |
title_full |
Argumentação no ensino de Química: textos de divulgação científica desencadeando debates |
title_fullStr |
Argumentação no ensino de Química: textos de divulgação científica desencadeando debates |
title_full_unstemmed |
Argumentação no ensino de Química: textos de divulgação científica desencadeando debates |
title_sort |
Argumentação no ensino de Química: textos de divulgação científica desencadeando debates |
author |
Fatareli, Elton Fabrino |
author_facet |
Fatareli, Elton Fabrino |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4581078685309440 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fatareli, Elton Fabrino |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Queiroz, Salete Linhares |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7925870606416937 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
9547fbf7-5c4d-4a1f-95bb-696fae20f042 |
contributor_str_mv |
Queiroz, Salete Linhares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Química - estudo e ensino Discurso e texto Divulgação científica Discussões e debates |
topic |
Química - estudo e ensino Discurso e texto Divulgação científica Discussões e debates CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
description |
A large body of science education literature suggests that argumentation plays a central role in science and should therefore maintain the same centrality in science education. However, opportunities for students to engage in argumentation inside the science classroom are rare. In light of the above, the purpose of this study was to evaluate the potential of a teaching strategy based on the debate on controversial socio-scientific issues to promote argumentation. The strategy involved in-class group work and individual efforts outside the classroom. After receiving science popularization texts on depleted uranium (DU), high school students worked on a set of questions designed to guide them through key chemical, environmental, and economic aspects of the text. The process culminated in a debate between pro- and anti-DU groups. To assess the quality of students argumentation, videotapes of group presentations were collected and analyzed using Toulmin s Argument Pattern and the Argumentation Model of Analysis Applicable to Processes of Resolution of Socio-Scientific Issues. The findings of this work support the idea that the debate based on socio-scientific issues is an effective strategy for enhancing students ability to argument. |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-10-06 2016-06-02T20:37:45Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-02-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T20:37:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FATARELI, Elton Fabrino. Argumentação no ensino de Química: textos de divulgação científica desencadeando debates. 2011. 224 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6635 |
identifier_str_mv |
FATARELI, Elton Fabrino. Argumentação no ensino de Química: textos de divulgação científica desencadeando debates. 2011. 224 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6635 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
-1 -1 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
6cc65e1b-dddd-41cf-949f-d6beb64b6403 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Química - PPGQ |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/6635/1/3728.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/6635/2/3728.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
96c10eb49f6657020632295b361232b6 234e6a3f005855f983aea298a6bbed7f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136296466939904 |