A roda girou o Tambu repicou e o Candongueiro ensinou: o Turi Vimba quilombo Cafundó (Salto de Pirapora-SP) tecendo linhas de vida.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13435 |
Resumo: | This study aims to reflect on questions about the narratives, knowledge and resistance of the quilombolas of Cafundó (Salto de Pirapora - SP) that show, with power, other ways of living the world, creating possibilities through the creative process experienced and reaffirmed by young quilombolas, giving a new meaning to the Jongo wheel, rescuing the Cuppia language existing in the quilombo and thus producing counter-hegemonic narratives. The narratives produced by colonialism propagate the false idea of subordinate when referring to the black people. Violently silences centuries of knowledge production significantly elaborated by the black African and diaspora population. By highlighting the narratives of the Cafundó quilombolas in relation to the resignification of Jongo in their territory, it confronts the hegemonic knowledge of colonialism while allowing us to understand the tricks poetically elaborated by the quilombolas of Cafundó when resisting and retelling their own history. The study is based on orality and is influenced by the studies of Oral History (PORTELLI, 2010) and Oral Tradition (HAMPATÊ, 1982). |
id |
SCAR_4e0c4c2bf79a5c1cf99caa0eda526ad5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13435 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Lima, Laíne HortaFerreira, Dulcinéia de Fátimahttp://lattes.cnpq.br/9339578170693084Ambrózio, Aldohttp://lattes.cnpq.br/0680232021190747http://lattes.cnpq.br/8647568243629002c3f971a5-d8d7-4bc6-9956-e7953546bb902020-11-13T11:30:52Z2020-11-13T11:30:52Z2020-02-27LIMA, Laíne Horta. A roda girou o Tambu repicou e o Candongueiro ensinou: o Turi Vimba quilombo Cafundó (Salto de Pirapora-SP) tecendo linhas de vida.. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13435.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13435This study aims to reflect on questions about the narratives, knowledge and resistance of the quilombolas of Cafundó (Salto de Pirapora - SP) that show, with power, other ways of living the world, creating possibilities through the creative process experienced and reaffirmed by young quilombolas, giving a new meaning to the Jongo wheel, rescuing the Cuppia language existing in the quilombo and thus producing counter-hegemonic narratives. The narratives produced by colonialism propagate the false idea of subordinate when referring to the black people. Violently silences centuries of knowledge production significantly elaborated by the black African and diaspora population. By highlighting the narratives of the Cafundó quilombolas in relation to the resignification of Jongo in their territory, it confronts the hegemonic knowledge of colonialism while allowing us to understand the tricks poetically elaborated by the quilombolas of Cafundó when resisting and retelling their own history. The study is based on orality and is influenced by the studies of Oral History (PORTELLI, 2010) and Oral Tradition (HAMPATÊ, 1982).O presente estudo tem como proposta refletir sobre questões acerca das narrativas, saberes e resistências dos quilombolas do Cafundó (Salto de Pirapora - SP) que mostram, com potência, outras formas de viver o mundo, criando possibilidades por meio dos processos criativo vivido e reafirmado pelos jovens quilombolas, ressignificando a prática da roda do Jongo em seu território. Jovens quilombolas Jongueiras e Jongeiros que resgatam a língua Cupópia existente no quilombo produzindo narrativas contra-hegemónicas. As narrativas ostentadas pelo colonialismo propagam a falsa ideia de subalterno quando referente ao povo negro, silencia violentamente séculos de produção de conhecimento significativamente elaborados pela população negra africana e em diáspora. Ao evidenciar as narrativas dos quilombolas do Cafundó na relação com a ressignificação do Jongo em seu território, confronta com o saber hegemónico do colonialismo ao passo que nos possibilita compreender as artimanhas poeticamente elaboradas pelos quilombolas do Cafundó ao resistirem e ao recontar sua própria história. O estudo é baseado na oralidade e é influenciado pelos estudos da História Oral (PORTELLI, 2010) e na Tradição Oral (HAMPATÊ, 1982).Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCafundóJongoQuilomboEducation for ethnic racial relationsEducação para as relações étnico raciaisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOA roda girou o Tambu repicou e o Candongueiro ensinou: o Turi Vimba quilombo Cafundó (Salto de Pirapora-SP) tecendo linhas de vida.The wheel spined Tambu repicou and the Candongueiro teached: Turi Vimba quilombo Cafundó (Salto de Pirapora-SP) weaving life lines.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis6006002971978d-10cf-48ab-94ed-88b4d333baeereponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALcarta versão final dissertação Laine assinada.pdfcarta versão final dissertação Laine assinada.pdfCarta versão finalapplication/pdf209140https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13435/2/carta%20vers%c3%a3o%20final%20disserta%c3%a7%c3%a3o%20Laine%20assinada.pdfe2a03d57a8dddfd9a5ffaa33f3c8eebbMD52Dissertação_LHL_Revisada.pdfDissertação_LHL_Revisada.pdfapplication/pdf9577984https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13435/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o_LHL_Revisada.pdf0eb781c8c0ccc806cb27f6f97866539bMD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13435/5/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD55TEXTcarta versão final dissertação Laine assinada.pdf.txtcarta versão final dissertação Laine assinada.pdf.txtExtracted texttext/plain1374https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13435/6/carta%20vers%c3%a3o%20final%20disserta%c3%a7%c3%a3o%20Laine%20assinada.pdf.txt03b69b903fadc81b25da52afc04f68bdMD56Dissertação_LHL_Revisada.pdf.txtDissertação_LHL_Revisada.pdf.txtExtracted texttext/plain177791https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13435/8/Disserta%c3%a7%c3%a3o_LHL_Revisada.pdf.txtc56f249729bf2d01a99cbf27324b68dfMD58THUMBNAILcarta versão final dissertação Laine assinada.pdf.jpgcarta versão final dissertação Laine assinada.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg12703https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13435/7/carta%20vers%c3%a3o%20final%20disserta%c3%a7%c3%a3o%20Laine%20assinada.pdf.jpg53126bc3d56d4396671af21e3c7fd1f3MD57Dissertação_LHL_Revisada.pdf.jpgDissertação_LHL_Revisada.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6848https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13435/9/Disserta%c3%a7%c3%a3o_LHL_Revisada.pdf.jpg6d904a5d516274a66c144aae9eeebf4eMD59ufscar/134352023-09-18 18:32:03.792oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13435Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:03Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A roda girou o Tambu repicou e o Candongueiro ensinou: o Turi Vimba quilombo Cafundó (Salto de Pirapora-SP) tecendo linhas de vida. |
dc.title.alternative.por.fl_str_mv |
The wheel spined Tambu repicou and the Candongueiro teached: Turi Vimba quilombo Cafundó (Salto de Pirapora-SP) weaving life lines. |
title |
A roda girou o Tambu repicou e o Candongueiro ensinou: o Turi Vimba quilombo Cafundó (Salto de Pirapora-SP) tecendo linhas de vida. |
spellingShingle |
A roda girou o Tambu repicou e o Candongueiro ensinou: o Turi Vimba quilombo Cafundó (Salto de Pirapora-SP) tecendo linhas de vida. Lima, Laíne Horta Cafundó Jongo Quilombo Education for ethnic racial relations Educação para as relações étnico raciais CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
title_short |
A roda girou o Tambu repicou e o Candongueiro ensinou: o Turi Vimba quilombo Cafundó (Salto de Pirapora-SP) tecendo linhas de vida. |
title_full |
A roda girou o Tambu repicou e o Candongueiro ensinou: o Turi Vimba quilombo Cafundó (Salto de Pirapora-SP) tecendo linhas de vida. |
title_fullStr |
A roda girou o Tambu repicou e o Candongueiro ensinou: o Turi Vimba quilombo Cafundó (Salto de Pirapora-SP) tecendo linhas de vida. |
title_full_unstemmed |
A roda girou o Tambu repicou e o Candongueiro ensinou: o Turi Vimba quilombo Cafundó (Salto de Pirapora-SP) tecendo linhas de vida. |
title_sort |
A roda girou o Tambu repicou e o Candongueiro ensinou: o Turi Vimba quilombo Cafundó (Salto de Pirapora-SP) tecendo linhas de vida. |
author |
Lima, Laíne Horta |
author_facet |
Lima, Laíne Horta |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8647568243629002 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Laíne Horta |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferreira, Dulcinéia de Fátima |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9339578170693084 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Ambrózio, Aldo |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0680232021190747 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
c3f971a5-d8d7-4bc6-9956-e7953546bb90 |
contributor_str_mv |
Ferreira, Dulcinéia de Fátima Ambrózio, Aldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cafundó Jongo Quilombo Education for ethnic racial relations Educação para as relações étnico raciais |
topic |
Cafundó Jongo Quilombo Education for ethnic racial relations Educação para as relações étnico raciais CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
description |
This study aims to reflect on questions about the narratives, knowledge and resistance of the quilombolas of Cafundó (Salto de Pirapora - SP) that show, with power, other ways of living the world, creating possibilities through the creative process experienced and reaffirmed by young quilombolas, giving a new meaning to the Jongo wheel, rescuing the Cuppia language existing in the quilombo and thus producing counter-hegemonic narratives. The narratives produced by colonialism propagate the false idea of subordinate when referring to the black people. Violently silences centuries of knowledge production significantly elaborated by the black African and diaspora population. By highlighting the narratives of the Cafundó quilombolas in relation to the resignification of Jongo in their territory, it confronts the hegemonic knowledge of colonialism while allowing us to understand the tricks poetically elaborated by the quilombolas of Cafundó when resisting and retelling their own history. The study is based on orality and is influenced by the studies of Oral History (PORTELLI, 2010) and Oral Tradition (HAMPATÊ, 1982). |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-13T11:30:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-13T11:30:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-02-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIMA, Laíne Horta. A roda girou o Tambu repicou e o Candongueiro ensinou: o Turi Vimba quilombo Cafundó (Salto de Pirapora-SP) tecendo linhas de vida.. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13435. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13435 |
identifier_str_mv |
LIMA, Laíne Horta. A roda girou o Tambu repicou e o Candongueiro ensinou: o Turi Vimba quilombo Cafundó (Salto de Pirapora-SP) tecendo linhas de vida.. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13435. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13435 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
2971978d-10cf-48ab-94ed-88b4d333baee |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Sorocaba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Sorocaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13435/2/carta%20vers%c3%a3o%20final%20disserta%c3%a7%c3%a3o%20Laine%20assinada.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13435/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o_LHL_Revisada.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13435/5/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13435/6/carta%20vers%c3%a3o%20final%20disserta%c3%a7%c3%a3o%20Laine%20assinada.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13435/8/Disserta%c3%a7%c3%a3o_LHL_Revisada.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13435/7/carta%20vers%c3%a3o%20final%20disserta%c3%a7%c3%a3o%20Laine%20assinada.pdf.jpg https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13435/9/Disserta%c3%a7%c3%a3o_LHL_Revisada.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e2a03d57a8dddfd9a5ffaa33f3c8eebb 0eb781c8c0ccc806cb27f6f97866539b e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 03b69b903fadc81b25da52afc04f68bd c56f249729bf2d01a99cbf27324b68df 53126bc3d56d4396671af21e3c7fd1f3 6d904a5d516274a66c144aae9eeebf4e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715621712494592 |