Visões deformadas de professores e futuros professores sobre a natureza da Ciência: uma revisão da bibliografia atual
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14784 |
Resumo: | Pesquisas a respeito das concepções de Ciência de estudantes e professores vêm sendo desenvolvidas desde a segunda metade do século XX. A partir dessas pesquisas, Norman G. Lederman deu início a investigações a respeito de como a Natureza da Ciência é manifestada por professores no processo de ensino aprendizagem. Esse movimento no Ensino de Ciências que passou a estudar a visão dos professores, em particular, sobre a Natureza da Ciência motivou Gil-Peréz, Cachapuz, Fernandéz e outros colaboradores (2001, 2002, 2011) a formularem sete Visões Deformadas da Ciência que agrupam concepções inadequadas sobre a Ciência e o conhecimento científico presentes no imaginário docente. A partir desses trabalhos, foi definido como objetivo desta pesquisa mapear as Visões Deformadas da Ciência apresentadas por professores e futuros professores de Ciências em pesquisas atuais na área. Foram obtidos na literatura 54 trabalhos para compor o corpus desta pesquisa, dos quais 35 são artigos, 3 são trabalhos de conclusão de curso, 13 são dissertações de mestrado e 3 são teses de doutorado. Utilizando descritores estabelecidos previamente à pesquisa, obteve-se que a Visão Deformada da Ciência mais frequente nos trabalhos analisados, representando a que mais ocorre entre os professores, é a visão Empírico-Indutivista e Ateórica. Também se verificou que 41 dos 54 trabalhos tinha como foco na coleta de dados obter as Concepções de Ciência dos professores e futuros professores pesquisados, uma vez que a questão “O que é Ciência?” aparece frequentemente nessas pesquisas. Por fim, a partir do referencial teórico das pesquisas analisadas, obteve-se que os autores mais utilizados como referência foram Gil-Peréz, Cachapuz e colaboradores (2001). |
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Pecci, Matheus GuilhermeGebara, Maria José Fontanahttp://lattes.cnpq.br/6585493065968961http://lattes.cnpq.br/5833205379645035cb5be1dc-d79c-4646-97ac-8786128f8d0d2021-08-20T18:26:38Z2021-08-20T18:26:38Z2021-07-02PECCI, Matheus Guilherme. Visões deformadas de professores e futuros professores sobre a natureza da Ciência: uma revisão da bibliografia atual. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14784.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14784Pesquisas a respeito das concepções de Ciência de estudantes e professores vêm sendo desenvolvidas desde a segunda metade do século XX. A partir dessas pesquisas, Norman G. Lederman deu início a investigações a respeito de como a Natureza da Ciência é manifestada por professores no processo de ensino aprendizagem. Esse movimento no Ensino de Ciências que passou a estudar a visão dos professores, em particular, sobre a Natureza da Ciência motivou Gil-Peréz, Cachapuz, Fernandéz e outros colaboradores (2001, 2002, 2011) a formularem sete Visões Deformadas da Ciência que agrupam concepções inadequadas sobre a Ciência e o conhecimento científico presentes no imaginário docente. A partir desses trabalhos, foi definido como objetivo desta pesquisa mapear as Visões Deformadas da Ciência apresentadas por professores e futuros professores de Ciências em pesquisas atuais na área. Foram obtidos na literatura 54 trabalhos para compor o corpus desta pesquisa, dos quais 35 são artigos, 3 são trabalhos de conclusão de curso, 13 são dissertações de mestrado e 3 são teses de doutorado. Utilizando descritores estabelecidos previamente à pesquisa, obteve-se que a Visão Deformada da Ciência mais frequente nos trabalhos analisados, representando a que mais ocorre entre os professores, é a visão Empírico-Indutivista e Ateórica. Também se verificou que 41 dos 54 trabalhos tinha como foco na coleta de dados obter as Concepções de Ciência dos professores e futuros professores pesquisados, uma vez que a questão “O que é Ciência?” aparece frequentemente nessas pesquisas. Por fim, a partir do referencial teórico das pesquisas analisadas, obteve-se que os autores mais utilizados como referência foram Gil-Peréz, Cachapuz e colaboradores (2001).Research on students and teachers’s conceptions of Science has been developed since the second half of the 20th century. Based on these researches, Norman G. Lederman initiated investigations into how the Nature of Science is manifested by teachers in the teaching-learning process. This movement in Science Teaching, which began to study the view of teachers, in particular, on the Nature of Science, motivated Gil-Peréz, Cachapuz, Fernandéz and other collaborators (2001, 2002, 2011) to formulate seven Deformed Visions of Science that group together inadequate conceptions about Science and scientific knowledge present in the minds of teachers. From these works, it was defined as the objective of this research to map the Deformed Visions of Science presented by Science teachers - and future Science teachers - in current researches in the area. Were obtained 54 works in the literature to compose the corpus of this research, of which 35 are articles, 3 are completion of course works, 13 are masters dissertations and 3 are doctoral theses. Using descriptors established prior to the research, it was obtained that the most frequent Deformed View of Science in the analyzed works, representing the one that most occurs among teachers, is the Empirical-Inductivist and Atheoretical view. It was also found that 41 of the 54 papers focused on data collection to obtain the Conceptions of Science of the researched teachers and future teachers, since the question "What is Science?" appears frequently in these surveys. Finally, from the theoretical references of the analyzed researches, it was found that the authors most used as reference were Gil-Peréz, Cachapuz and collaborators (2001).Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaFísica - FL-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessVisões deformadas da ciênciaNatureza da ciênciaConcepções de professores e futuros professoresPesquisa de revisão bibliográficaCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMDeformed visions of scienceNature of scienceConceptions of teachers and future teachersLiterature review researchVisões deformadas de professores e futuros professores sobre a natureza da Ciência: uma revisão da bibliografia atualDeformed views of teachers and future teachers on the nature of Science: a review of the current bibliographyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis600600876f19e9-b7b8-4b17-a442-0de204ae0b22reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC - Matheus Pecci (1).pdfTCC - Matheus Pecci (1).pdfTrabalho de conclusão de cursoapplication/pdf731720https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14784/1/TCC%20-%20Matheus%20Pecci%20%281%29.pdfb6e976e1cbdeaaae827ce9b8ca8226daMD51Autorização - Matheus G. 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