Visões deformadas de professores e futuros professores sobre a natureza da Ciência: uma revisão da bibliografia atual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pecci, Matheus Guilherme
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14784
Resumo: Pesquisas a respeito das concepções de Ciência de estudantes e professores vêm sendo desenvolvidas desde a segunda metade do século XX. A partir dessas pesquisas, Norman G. Lederman deu início a investigações a respeito de como a Natureza da Ciência é manifestada por professores no processo de ensino aprendizagem. Esse movimento no Ensino de Ciências que passou a estudar a visão dos professores, em particular, sobre a Natureza da Ciência motivou Gil-Peréz, Cachapuz, Fernandéz e outros colaboradores (2001, 2002, 2011) a formularem sete Visões Deformadas da Ciência que agrupam concepções inadequadas sobre a Ciência e o conhecimento científico presentes no imaginário docente. A partir desses trabalhos, foi definido como objetivo desta pesquisa mapear as Visões Deformadas da Ciência apresentadas por professores e futuros professores de Ciências em pesquisas atuais na área. Foram obtidos na literatura 54 trabalhos para compor o corpus desta pesquisa, dos quais 35 são artigos, 3 são trabalhos de conclusão de curso, 13 são dissertações de mestrado e 3 são teses de doutorado. Utilizando descritores estabelecidos previamente à pesquisa, obteve-se que a Visão Deformada da Ciência mais frequente nos trabalhos analisados, representando a que mais ocorre entre os professores, é a visão Empírico-Indutivista e Ateórica. Também se verificou que 41 dos 54 trabalhos tinha como foco na coleta de dados obter as Concepções de Ciência dos professores e futuros professores pesquisados, uma vez que a questão “O que é Ciência?” aparece frequentemente nessas pesquisas. Por fim, a partir do referencial teórico das pesquisas analisadas, obteve-se que os autores mais utilizados como referência foram Gil-Peréz, Cachapuz e colaboradores (2001).
id SCAR_4ea7dfe039bcdc2d11d31ae11d7cede3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14784
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Pecci, Matheus GuilhermeGebara, Maria José Fontanahttp://lattes.cnpq.br/6585493065968961http://lattes.cnpq.br/5833205379645035cb5be1dc-d79c-4646-97ac-8786128f8d0d2021-08-20T18:26:38Z2021-08-20T18:26:38Z2021-07-02PECCI, Matheus Guilherme. Visões deformadas de professores e futuros professores sobre a natureza da Ciência: uma revisão da bibliografia atual. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14784.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14784Pesquisas a respeito das concepções de Ciência de estudantes e professores vêm sendo desenvolvidas desde a segunda metade do século XX. A partir dessas pesquisas, Norman G. Lederman deu início a investigações a respeito de como a Natureza da Ciência é manifestada por professores no processo de ensino aprendizagem. Esse movimento no Ensino de Ciências que passou a estudar a visão dos professores, em particular, sobre a Natureza da Ciência motivou Gil-Peréz, Cachapuz, Fernandéz e outros colaboradores (2001, 2002, 2011) a formularem sete Visões Deformadas da Ciência que agrupam concepções inadequadas sobre a Ciência e o conhecimento científico presentes no imaginário docente. A partir desses trabalhos, foi definido como objetivo desta pesquisa mapear as Visões Deformadas da Ciência apresentadas por professores e futuros professores de Ciências em pesquisas atuais na área. Foram obtidos na literatura 54 trabalhos para compor o corpus desta pesquisa, dos quais 35 são artigos, 3 são trabalhos de conclusão de curso, 13 são dissertações de mestrado e 3 são teses de doutorado. Utilizando descritores estabelecidos previamente à pesquisa, obteve-se que a Visão Deformada da Ciência mais frequente nos trabalhos analisados, representando a que mais ocorre entre os professores, é a visão Empírico-Indutivista e Ateórica. Também se verificou que 41 dos 54 trabalhos tinha como foco na coleta de dados obter as Concepções de Ciência dos professores e futuros professores pesquisados, uma vez que a questão “O que é Ciência?” aparece frequentemente nessas pesquisas. Por fim, a partir do referencial teórico das pesquisas analisadas, obteve-se que os autores mais utilizados como referência foram Gil-Peréz, Cachapuz e colaboradores (2001).Research on students and teachers’s conceptions of Science has been developed since the second half of the 20th century. Based on these researches, Norman G. Lederman initiated investigations into how the Nature of Science is manifested by teachers in the teaching-learning process. This movement in Science Teaching, which began to study the view of teachers, in particular, on the Nature of Science, motivated Gil-Peréz, Cachapuz, Fernandéz and other collaborators (2001, 2002, 2011) to formulate seven Deformed Visions of Science that group together inadequate conceptions about Science and scientific knowledge present in the minds of teachers. From these works, it was defined as the objective of this research to map the Deformed Visions of Science presented by Science teachers - and future Science teachers - in current researches in the area. Were obtained 54 works in the literature to compose the corpus of this research, of which 35 are articles, 3 are completion of course works, 13 are masters dissertations and 3 are doctoral theses. Using descriptors established prior to the research, it was obtained that the most frequent Deformed View of Science in the analyzed works, representing the one that most occurs among teachers, is the Empirical-Inductivist and Atheoretical view. It was also found that 41 of the 54 papers focused on data collection to obtain the Conceptions of Science of the researched teachers and future teachers, since the question "What is Science?" appears frequently in these surveys. Finally, from the theoretical references of the analyzed researches, it was found that the authors most used as reference were Gil-Peréz, Cachapuz and collaborators (2001).Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaFísica - FL-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessVisões deformadas da ciênciaNatureza da ciênciaConcepções de professores e futuros professoresPesquisa de revisão bibliográficaCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMDeformed visions of scienceNature of scienceConceptions of teachers and future teachersLiterature review researchVisões deformadas de professores e futuros professores sobre a natureza da Ciência: uma revisão da bibliografia atualDeformed views of teachers and future teachers on the nature of Science: a review of the current bibliographyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis600600876f19e9-b7b8-4b17-a442-0de204ae0b22reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC - Matheus Pecci (1).pdfTCC - Matheus Pecci (1).pdfTrabalho de conclusão de cursoapplication/pdf731720https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14784/1/TCC%20-%20Matheus%20Pecci%20%281%29.pdfb6e976e1cbdeaaae827ce9b8ca8226daMD51Autorização - Matheus G. Pecci.pdfAutorização - Matheus G. Pecci.pdfapplication/pdf102892https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14784/2/Autorizac%cc%a7a%cc%83o%20-%20Matheus%20G.%20Pecci.pdf4264577315ac20edee0d615c9c6f22b7MD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14784/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53TEXTTCC - Matheus Pecci (1).pdf.txtTCC - Matheus Pecci (1).pdf.txtExtracted texttext/plain211930https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14784/4/TCC%20-%20Matheus%20Pecci%20%281%29.pdf.txt1f60527a7b65fd90dfd8fc92d549eea0MD54Autorização - Matheus G. Pecci.pdf.txtAutorização - Matheus G. Pecci.pdf.txtExtracted texttext/plain1https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14784/6/Autorizac%cc%a7a%cc%83o%20-%20Matheus%20G.%20Pecci.pdf.txt68b329da9893e34099c7d8ad5cb9c940MD56THUMBNAILTCC - Matheus Pecci (1).pdf.jpgTCC - Matheus Pecci (1).pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6144https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14784/5/TCC%20-%20Matheus%20Pecci%20%281%29.pdf.jpg1fe0fb7c0a9d802d9c652694a05c335dMD55Autorização - Matheus G. Pecci.pdf.jpgAutorização - Matheus G. Pecci.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg15143https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14784/7/Autorizac%cc%a7a%cc%83o%20-%20Matheus%20G.%20Pecci.pdf.jpg31570b26b943931bc2867f7ecaa0a033MD57ufscar/147842023-09-18 18:32:15.089oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14784Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:15Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Visões deformadas de professores e futuros professores sobre a natureza da Ciência: uma revisão da bibliografia atual
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Deformed views of teachers and future teachers on the nature of Science: a review of the current bibliography
title Visões deformadas de professores e futuros professores sobre a natureza da Ciência: uma revisão da bibliografia atual
spellingShingle Visões deformadas de professores e futuros professores sobre a natureza da Ciência: uma revisão da bibliografia atual
Pecci, Matheus Guilherme
Visões deformadas da ciência
Natureza da ciência
Concepções de professores e futuros professores
Pesquisa de revisão bibliográfica
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Deformed visions of science
Nature of science
Conceptions of teachers and future teachers
Literature review research
title_short Visões deformadas de professores e futuros professores sobre a natureza da Ciência: uma revisão da bibliografia atual
title_full Visões deformadas de professores e futuros professores sobre a natureza da Ciência: uma revisão da bibliografia atual
title_fullStr Visões deformadas de professores e futuros professores sobre a natureza da Ciência: uma revisão da bibliografia atual
title_full_unstemmed Visões deformadas de professores e futuros professores sobre a natureza da Ciência: uma revisão da bibliografia atual
title_sort Visões deformadas de professores e futuros professores sobre a natureza da Ciência: uma revisão da bibliografia atual
author Pecci, Matheus Guilherme
author_facet Pecci, Matheus Guilherme
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5833205379645035
dc.contributor.author.fl_str_mv Pecci, Matheus Guilherme
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gebara, Maria José Fontana
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6585493065968961
dc.contributor.authorID.fl_str_mv cb5be1dc-d79c-4646-97ac-8786128f8d0d
contributor_str_mv Gebara, Maria José Fontana
dc.subject.por.fl_str_mv Visões deformadas da ciência
Natureza da ciência
Concepções de professores e futuros professores
Pesquisa de revisão bibliográfica
topic Visões deformadas da ciência
Natureza da ciência
Concepções de professores e futuros professores
Pesquisa de revisão bibliográfica
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Deformed visions of science
Nature of science
Conceptions of teachers and future teachers
Literature review research
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
dc.subject.eng.fl_str_mv Deformed visions of science
Nature of science
Conceptions of teachers and future teachers
Literature review research
description Pesquisas a respeito das concepções de Ciência de estudantes e professores vêm sendo desenvolvidas desde a segunda metade do século XX. A partir dessas pesquisas, Norman G. Lederman deu início a investigações a respeito de como a Natureza da Ciência é manifestada por professores no processo de ensino aprendizagem. Esse movimento no Ensino de Ciências que passou a estudar a visão dos professores, em particular, sobre a Natureza da Ciência motivou Gil-Peréz, Cachapuz, Fernandéz e outros colaboradores (2001, 2002, 2011) a formularem sete Visões Deformadas da Ciência que agrupam concepções inadequadas sobre a Ciência e o conhecimento científico presentes no imaginário docente. A partir desses trabalhos, foi definido como objetivo desta pesquisa mapear as Visões Deformadas da Ciência apresentadas por professores e futuros professores de Ciências em pesquisas atuais na área. Foram obtidos na literatura 54 trabalhos para compor o corpus desta pesquisa, dos quais 35 são artigos, 3 são trabalhos de conclusão de curso, 13 são dissertações de mestrado e 3 são teses de doutorado. Utilizando descritores estabelecidos previamente à pesquisa, obteve-se que a Visão Deformada da Ciência mais frequente nos trabalhos analisados, representando a que mais ocorre entre os professores, é a visão Empírico-Indutivista e Ateórica. Também se verificou que 41 dos 54 trabalhos tinha como foco na coleta de dados obter as Concepções de Ciência dos professores e futuros professores pesquisados, uma vez que a questão “O que é Ciência?” aparece frequentemente nessas pesquisas. Por fim, a partir do referencial teórico das pesquisas analisadas, obteve-se que os autores mais utilizados como referência foram Gil-Peréz, Cachapuz e colaboradores (2001).
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-20T18:26:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-20T18:26:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-07-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PECCI, Matheus Guilherme. Visões deformadas de professores e futuros professores sobre a natureza da Ciência: uma revisão da bibliografia atual. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14784.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14784
identifier_str_mv PECCI, Matheus Guilherme. Visões deformadas de professores e futuros professores sobre a natureza da Ciência: uma revisão da bibliografia atual. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14784.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 876f19e9-b7b8-4b17-a442-0de204ae0b22
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Física - FL-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Física - FL-So
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14784/1/TCC%20-%20Matheus%20Pecci%20%281%29.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14784/2/Autorizac%cc%a7a%cc%83o%20-%20Matheus%20G.%20Pecci.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14784/3/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14784/4/TCC%20-%20Matheus%20Pecci%20%281%29.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14784/6/Autorizac%cc%a7a%cc%83o%20-%20Matheus%20G.%20Pecci.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14784/5/TCC%20-%20Matheus%20Pecci%20%281%29.pdf.jpg
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14784/7/Autorizac%cc%a7a%cc%83o%20-%20Matheus%20G.%20Pecci.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b6e976e1cbdeaaae827ce9b8ca8226da
4264577315ac20edee0d615c9c6f22b7
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
1f60527a7b65fd90dfd8fc92d549eea0
68b329da9893e34099c7d8ad5cb9c940
1fe0fb7c0a9d802d9c652694a05c335d
31570b26b943931bc2867f7ecaa0a033
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136395215536128