"Ninguém quer uma pessoa trans por perto": escolas como espaços protetivos ou reprodutivos da transfobia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sonetti, Sara Laham
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13371
Resumo: This research seeks to analyze the effects that transphobia frequently reproduced in schools can have on the mental health of trans people. The school proves to be a very determinant space in the mental health and well-being of students, since it is a place where students spend a great deal of time. Discourse analysis based on 5 interviews, two of them with trans women and three with trans men, showed that the school can at times position itself as a protective space, with measures aimed at reducing injuries to the physical and mental health of trans people, becoming a welcoming and transforming environment in relation to the prevailing hegemonic pattern that is reproduced in intrafamily and social relationships. However, in the narratives, the reproduction by schools of transphobia predominated in their daily lives, showing the harmful effect of prejudice and discrimination, negatively influencing the mental health of trans people and making it difficult for them to stay in schools.
id SCAR_4eeca26a802fb4da15092fe4ec04c7e0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13371
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Sonetti, Sara LahamGarcia, Marcos Roberto Vieirahttp://lattes.cnpq.br/3911188481669270http://lattes.cnpq.br/9135554404804668d6d2fbc8-427a-4424-9de6-9f07b3fe6d472020-10-26T14:42:49Z2020-10-26T14:42:49Z2020-03-27SONETTI, Sara Laham. "Ninguém quer uma pessoa trans por perto": escolas como espaços protetivos ou reprodutivos da transfobia. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13371.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13371This research seeks to analyze the effects that transphobia frequently reproduced in schools can have on the mental health of trans people. The school proves to be a very determinant space in the mental health and well-being of students, since it is a place where students spend a great deal of time. Discourse analysis based on 5 interviews, two of them with trans women and three with trans men, showed that the school can at times position itself as a protective space, with measures aimed at reducing injuries to the physical and mental health of trans people, becoming a welcoming and transforming environment in relation to the prevailing hegemonic pattern that is reproduced in intrafamily and social relationships. However, in the narratives, the reproduction by schools of transphobia predominated in their daily lives, showing the harmful effect of prejudice and discrimination, negatively influencing the mental health of trans people and making it difficult for them to stay in schools.A presente pesquisa busca analisar os efeitos que a transfobia - frequentemente reproduzida nas escolas - pode ter na saúde mental de pessoas trans. A escola se mostra um espaço muito determinante na saúde mental e bem-estar dos estudantes, uma vez que é um local onde os alunos/as passam grande parte do tempo. A análise de discurso a partir de 5 entrevistas, sendo duas delas com mulheres trans e três com homens trans, mostrou que a escola pode em alguns momentos se posicionar como espaço protetivo, com medidas que visam a redução das injúrias à saúde física e mental das pessoas trans, tornando-se um ambiente acolhedor e transformador em relação ao padrão vigente hegemônico que se reproduz nas relações intrafamiliares e sociais. Predominou, porém, nas narrativas, a reprodução pelas escolas da transfobia em seu cotidiano, evidenciando o efeito nocivo do preconceito e discriminação, influenciando negativamente na saúde mental das pessoas trans e dificultando sua permanência nas escolas.porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTransfobiaSaúde mentalEducaçãoCisheteronormarividadePessoas transTransphobiaMental healthEducationCisheteronormativityTrans peopleCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO"Ninguém quer uma pessoa trans por perto": escolas como espaços protetivos ou reprodutivos da transfobia"No one wants a trans person nearby": schools as a protective or reprodutive space of transfobiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis600600ba616d41-4f7e-40b9-a00e-41fa91b748b2reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissertação Sara Laham Sonetti.pdfDissertação Sara Laham Sonetti.pdfDissertação final Sara Laham Sonettiapplication/pdf742380https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13371/1/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Sara%20Laham%20Sonetti.pdfce01d2bb09b6d5379bed7ba371f1c597MD51Carta - depósito -Sara.pdfCarta - depósito -Sara.pdfapplication/pdf209628https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13371/2/Carta%20-%20depo%cc%81sito%20-Sara.pdf1924d29b0ba08d8b5a7a3e9c3f1d0ad3MD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13371/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53TEXTDissertação Sara Laham Sonetti.pdf.txtDissertação Sara Laham Sonetti.pdf.txtExtracted texttext/plain245588https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13371/4/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Sara%20Laham%20Sonetti.pdf.txt48c719c7813cd3de9b7b84ccfd0c217eMD54Carta - depósito -Sara.pdf.txtCarta - depósito -Sara.pdf.txtExtracted texttext/plain1321https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13371/6/Carta%20-%20depo%cc%81sito%20-Sara.pdf.txt148651b9fdcef789f80d5823cf8d65a7MD56THUMBNAILDissertação Sara Laham Sonetti.pdf.jpgDissertação Sara Laham Sonetti.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6043https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13371/5/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Sara%20Laham%20Sonetti.pdf.jpg3fd8495652d48eac18c431de2affa74fMD55Carta - depósito -Sara.pdf.jpgCarta - depósito -Sara.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg15672https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13371/7/Carta%20-%20depo%cc%81sito%20-Sara.pdf.jpge9d5836b408be905b174fdf0683e08dbMD57ufscar/133712023-09-18 18:32:03.248oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13371Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:03Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv "Ninguém quer uma pessoa trans por perto": escolas como espaços protetivos ou reprodutivos da transfobia
dc.title.alternative.por.fl_str_mv "No one wants a trans person nearby": schools as a protective or reprodutive space of transfobia
title "Ninguém quer uma pessoa trans por perto": escolas como espaços protetivos ou reprodutivos da transfobia
spellingShingle "Ninguém quer uma pessoa trans por perto": escolas como espaços protetivos ou reprodutivos da transfobia
Sonetti, Sara Laham
Transfobia
Saúde mental
Educação
Cisheteronormarividade
Pessoas trans
Transphobia
Mental health
Education
Cisheteronormativity
Trans people
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
title_short "Ninguém quer uma pessoa trans por perto": escolas como espaços protetivos ou reprodutivos da transfobia
title_full "Ninguém quer uma pessoa trans por perto": escolas como espaços protetivos ou reprodutivos da transfobia
title_fullStr "Ninguém quer uma pessoa trans por perto": escolas como espaços protetivos ou reprodutivos da transfobia
title_full_unstemmed "Ninguém quer uma pessoa trans por perto": escolas como espaços protetivos ou reprodutivos da transfobia
title_sort "Ninguém quer uma pessoa trans por perto": escolas como espaços protetivos ou reprodutivos da transfobia
author Sonetti, Sara Laham
author_facet Sonetti, Sara Laham
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9135554404804668
dc.contributor.author.fl_str_mv Sonetti, Sara Laham
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Marcos Roberto Vieira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3911188481669270
dc.contributor.authorID.fl_str_mv d6d2fbc8-427a-4424-9de6-9f07b3fe6d47
contributor_str_mv Garcia, Marcos Roberto Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Transfobia
Saúde mental
Educação
Cisheteronormarividade
Pessoas trans
Transphobia
Mental health
Education
Cisheteronormativity
Trans people
topic Transfobia
Saúde mental
Educação
Cisheteronormarividade
Pessoas trans
Transphobia
Mental health
Education
Cisheteronormativity
Trans people
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
description This research seeks to analyze the effects that transphobia frequently reproduced in schools can have on the mental health of trans people. The school proves to be a very determinant space in the mental health and well-being of students, since it is a place where students spend a great deal of time. Discourse analysis based on 5 interviews, two of them with trans women and three with trans men, showed that the school can at times position itself as a protective space, with measures aimed at reducing injuries to the physical and mental health of trans people, becoming a welcoming and transforming environment in relation to the prevailing hegemonic pattern that is reproduced in intrafamily and social relationships. However, in the narratives, the reproduction by schools of transphobia predominated in their daily lives, showing the harmful effect of prejudice and discrimination, negatively influencing the mental health of trans people and making it difficult for them to stay in schools.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-26T14:42:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-26T14:42:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-03-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SONETTI, Sara Laham. "Ninguém quer uma pessoa trans por perto": escolas como espaços protetivos ou reprodutivos da transfobia. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13371.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13371
identifier_str_mv SONETTI, Sara Laham. "Ninguém quer uma pessoa trans por perto": escolas como espaços protetivos ou reprodutivos da transfobia. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13371.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv ba616d41-4f7e-40b9-a00e-41fa91b748b2
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13371/1/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Sara%20Laham%20Sonetti.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13371/2/Carta%20-%20depo%cc%81sito%20-Sara.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13371/3/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13371/4/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Sara%20Laham%20Sonetti.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13371/6/Carta%20-%20depo%cc%81sito%20-Sara.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13371/5/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Sara%20Laham%20Sonetti.pdf.jpg
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13371/7/Carta%20-%20depo%cc%81sito%20-Sara.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ce01d2bb09b6d5379bed7ba371f1c597
1924d29b0ba08d8b5a7a3e9c3f1d0ad3
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
48c719c7813cd3de9b7b84ccfd0c217e
148651b9fdcef789f80d5823cf8d65a7
3fd8495652d48eac18c431de2affa74f
e9d5836b408be905b174fdf0683e08db
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715622504169472