"Ninguém quer uma pessoa trans por perto": escolas como espaços protetivos ou reprodutivos da transfobia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13371 |
Resumo: | This research seeks to analyze the effects that transphobia frequently reproduced in schools can have on the mental health of trans people. The school proves to be a very determinant space in the mental health and well-being of students, since it is a place where students spend a great deal of time. Discourse analysis based on 5 interviews, two of them with trans women and three with trans men, showed that the school can at times position itself as a protective space, with measures aimed at reducing injuries to the physical and mental health of trans people, becoming a welcoming and transforming environment in relation to the prevailing hegemonic pattern that is reproduced in intrafamily and social relationships. However, in the narratives, the reproduction by schools of transphobia predominated in their daily lives, showing the harmful effect of prejudice and discrimination, negatively influencing the mental health of trans people and making it difficult for them to stay in schools. |
id |
SCAR_4eeca26a802fb4da15092fe4ec04c7e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13371 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Sonetti, Sara LahamGarcia, Marcos Roberto Vieirahttp://lattes.cnpq.br/3911188481669270http://lattes.cnpq.br/9135554404804668d6d2fbc8-427a-4424-9de6-9f07b3fe6d472020-10-26T14:42:49Z2020-10-26T14:42:49Z2020-03-27SONETTI, Sara Laham. "Ninguém quer uma pessoa trans por perto": escolas como espaços protetivos ou reprodutivos da transfobia. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13371.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13371This research seeks to analyze the effects that transphobia frequently reproduced in schools can have on the mental health of trans people. The school proves to be a very determinant space in the mental health and well-being of students, since it is a place where students spend a great deal of time. Discourse analysis based on 5 interviews, two of them with trans women and three with trans men, showed that the school can at times position itself as a protective space, with measures aimed at reducing injuries to the physical and mental health of trans people, becoming a welcoming and transforming environment in relation to the prevailing hegemonic pattern that is reproduced in intrafamily and social relationships. However, in the narratives, the reproduction by schools of transphobia predominated in their daily lives, showing the harmful effect of prejudice and discrimination, negatively influencing the mental health of trans people and making it difficult for them to stay in schools.A presente pesquisa busca analisar os efeitos que a transfobia - frequentemente reproduzida nas escolas - pode ter na saúde mental de pessoas trans. A escola se mostra um espaço muito determinante na saúde mental e bem-estar dos estudantes, uma vez que é um local onde os alunos/as passam grande parte do tempo. A análise de discurso a partir de 5 entrevistas, sendo duas delas com mulheres trans e três com homens trans, mostrou que a escola pode em alguns momentos se posicionar como espaço protetivo, com medidas que visam a redução das injúrias à saúde física e mental das pessoas trans, tornando-se um ambiente acolhedor e transformador em relação ao padrão vigente hegemônico que se reproduz nas relações intrafamiliares e sociais. Predominou, porém, nas narrativas, a reprodução pelas escolas da transfobia em seu cotidiano, evidenciando o efeito nocivo do preconceito e discriminação, influenciando negativamente na saúde mental das pessoas trans e dificultando sua permanência nas escolas.porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTransfobiaSaúde mentalEducaçãoCisheteronormarividadePessoas transTransphobiaMental healthEducationCisheteronormativityTrans peopleCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO"Ninguém quer uma pessoa trans por perto": escolas como espaços protetivos ou reprodutivos da transfobia"No one wants a trans person nearby": schools as a protective or reprodutive space of transfobiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis600600ba616d41-4f7e-40b9-a00e-41fa91b748b2reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissertação Sara Laham Sonetti.pdfDissertação Sara Laham Sonetti.pdfDissertação final Sara Laham Sonettiapplication/pdf742380https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13371/1/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Sara%20Laham%20Sonetti.pdfce01d2bb09b6d5379bed7ba371f1c597MD51Carta - depósito -Sara.pdfCarta - depósito -Sara.pdfapplication/pdf209628https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13371/2/Carta%20-%20depo%cc%81sito%20-Sara.pdf1924d29b0ba08d8b5a7a3e9c3f1d0ad3MD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13371/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53TEXTDissertação Sara Laham Sonetti.pdf.txtDissertação Sara Laham Sonetti.pdf.txtExtracted texttext/plain245588https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13371/4/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Sara%20Laham%20Sonetti.pdf.txt48c719c7813cd3de9b7b84ccfd0c217eMD54Carta - depósito -Sara.pdf.txtCarta - depósito -Sara.pdf.txtExtracted texttext/plain1321https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13371/6/Carta%20-%20depo%cc%81sito%20-Sara.pdf.txt148651b9fdcef789f80d5823cf8d65a7MD56THUMBNAILDissertação Sara Laham Sonetti.pdf.jpgDissertação Sara Laham Sonetti.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6043https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13371/5/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Sara%20Laham%20Sonetti.pdf.jpg3fd8495652d48eac18c431de2affa74fMD55Carta - depósito -Sara.pdf.jpgCarta - depósito -Sara.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg15672https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13371/7/Carta%20-%20depo%cc%81sito%20-Sara.pdf.jpge9d5836b408be905b174fdf0683e08dbMD57ufscar/133712023-09-18 18:32:03.248oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13371Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:03Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
"Ninguém quer uma pessoa trans por perto": escolas como espaços protetivos ou reprodutivos da transfobia |
dc.title.alternative.por.fl_str_mv |
"No one wants a trans person nearby": schools as a protective or reprodutive space of transfobia |
title |
"Ninguém quer uma pessoa trans por perto": escolas como espaços protetivos ou reprodutivos da transfobia |
spellingShingle |
"Ninguém quer uma pessoa trans por perto": escolas como espaços protetivos ou reprodutivos da transfobia Sonetti, Sara Laham Transfobia Saúde mental Educação Cisheteronormarividade Pessoas trans Transphobia Mental health Education Cisheteronormativity Trans people CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
title_short |
"Ninguém quer uma pessoa trans por perto": escolas como espaços protetivos ou reprodutivos da transfobia |
title_full |
"Ninguém quer uma pessoa trans por perto": escolas como espaços protetivos ou reprodutivos da transfobia |
title_fullStr |
"Ninguém quer uma pessoa trans por perto": escolas como espaços protetivos ou reprodutivos da transfobia |
title_full_unstemmed |
"Ninguém quer uma pessoa trans por perto": escolas como espaços protetivos ou reprodutivos da transfobia |
title_sort |
"Ninguém quer uma pessoa trans por perto": escolas como espaços protetivos ou reprodutivos da transfobia |
author |
Sonetti, Sara Laham |
author_facet |
Sonetti, Sara Laham |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9135554404804668 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sonetti, Sara Laham |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Garcia, Marcos Roberto Vieira |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3911188481669270 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
d6d2fbc8-427a-4424-9de6-9f07b3fe6d47 |
contributor_str_mv |
Garcia, Marcos Roberto Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transfobia Saúde mental Educação Cisheteronormarividade Pessoas trans Transphobia Mental health Education Cisheteronormativity Trans people |
topic |
Transfobia Saúde mental Educação Cisheteronormarividade Pessoas trans Transphobia Mental health Education Cisheteronormativity Trans people CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
description |
This research seeks to analyze the effects that transphobia frequently reproduced in schools can have on the mental health of trans people. The school proves to be a very determinant space in the mental health and well-being of students, since it is a place where students spend a great deal of time. Discourse analysis based on 5 interviews, two of them with trans women and three with trans men, showed that the school can at times position itself as a protective space, with measures aimed at reducing injuries to the physical and mental health of trans people, becoming a welcoming and transforming environment in relation to the prevailing hegemonic pattern that is reproduced in intrafamily and social relationships. However, in the narratives, the reproduction by schools of transphobia predominated in their daily lives, showing the harmful effect of prejudice and discrimination, negatively influencing the mental health of trans people and making it difficult for them to stay in schools. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-10-26T14:42:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-10-26T14:42:49Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-03-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SONETTI, Sara Laham. "Ninguém quer uma pessoa trans por perto": escolas como espaços protetivos ou reprodutivos da transfobia. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13371. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13371 |
identifier_str_mv |
SONETTI, Sara Laham. "Ninguém quer uma pessoa trans por perto": escolas como espaços protetivos ou reprodutivos da transfobia. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13371. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13371 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
ba616d41-4f7e-40b9-a00e-41fa91b748b2 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Sorocaba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Sorocaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13371/1/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Sara%20Laham%20Sonetti.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13371/2/Carta%20-%20depo%cc%81sito%20-Sara.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13371/3/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13371/4/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Sara%20Laham%20Sonetti.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13371/6/Carta%20-%20depo%cc%81sito%20-Sara.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13371/5/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Sara%20Laham%20Sonetti.pdf.jpg https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13371/7/Carta%20-%20depo%cc%81sito%20-Sara.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ce01d2bb09b6d5379bed7ba371f1c597 1924d29b0ba08d8b5a7a3e9c3f1d0ad3 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 48c719c7813cd3de9b7b84ccfd0c217e 148651b9fdcef789f80d5823cf8d65a7 3fd8495652d48eac18c431de2affa74f e9d5836b408be905b174fdf0683e08db |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715622504169472 |