Letramento literário na bebeteca: a importância da contação de histórias nas creches para o desenvolvimento dos bebês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barboza, Monica de Oliveira Medeiros
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13662
Resumo: This course conclusion work aims to identify and understand the contributions of the bebeteca to reading and literary literacy in the development of babies in daycare centers. This is a bibliographical and documentary research that seeks to understand the readings in the daycare center, focusing on the mediation between babies, children's books and their mediators, knowing the reasons for such reading and the importance of literary literacy for babies from zero to one year and six months. With regard to this theme, I introduce the concepts of childhood and babies throughout the history of Brazil, as well as bring information about the emergence of daycare centers, pondering about some legislative advances and how they enable better baby development. Later, I reflect on the importance of reading in a day care center and how this practice influences babies' learning, reading and communication.Finally, I problematize literary literacy in bebetecas, exploring storytelling that can improve babies' first experiences with language and reading.In this sense, the research enables us to understand the importance of literary literacy since birth, starting from meaningful and respectful practices for babies, in addition to contributing to the mediating teacher and his repertoire of practices.
id SCAR_54671b47643f8858d8f8eac078fb61ff
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13662
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Barboza, Monica de Oliveira MedeirosSouza, Geraldo Tadeuhttp://lattes.cnpq.br/3516168011612531http://lattes.cnpq.br/81374167244521143ac38dc5-ccfd-44d2-870f-3186eaa5f6152021-01-11T21:31:49Z2021-01-11T21:31:49Z2020-12-17BARBOZA, Monica de Oliveira Medeiros. Letramento literário na bebeteca: a importância da contação de histórias nas creches para o desenvolvimento dos bebês. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13662.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13662This course conclusion work aims to identify and understand the contributions of the bebeteca to reading and literary literacy in the development of babies in daycare centers. This is a bibliographical and documentary research that seeks to understand the readings in the daycare center, focusing on the mediation between babies, children's books and their mediators, knowing the reasons for such reading and the importance of literary literacy for babies from zero to one year and six months. With regard to this theme, I introduce the concepts of childhood and babies throughout the history of Brazil, as well as bring information about the emergence of daycare centers, pondering about some legislative advances and how they enable better baby development. Later, I reflect on the importance of reading in a day care center and how this practice influences babies' learning, reading and communication.Finally, I problematize literary literacy in bebetecas, exploring storytelling that can improve babies' first experiences with language and reading.In this sense, the research enables us to understand the importance of literary literacy since birth, starting from meaningful and respectful practices for babies, in addition to contributing to the mediating teacher and his repertoire of practices.Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo identificar e compreender as contribuições da bebeteca para a leitura e letramento literário no desenvolvimento dos bebês nas creches. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que busca compreender as leituras no espaço da creche, focalizando a mediação entre bebês, livros infantis e seus mediadores, conhecendo os motivos para tal leitura e a importância do letramento literário para os bebês de zero a um ano e seis meses. Com relação a esta temática, apresento os conceitos de infância e bebês ao longo da história do Brasil, assim como trago informações sobre o surgimento das creches, ponderando sobre alguns avanços legislativos e como estes possibilitam um melhor desenvolvimento do bebê. Posteriormente, reflito sobre a importância da leitura em período de creche e como esta prática influencia na aprendizagem, leitura e comunicação dos bebês. Por fim, problematizo o letramento literário nas bebetecas, explorando a contação de histórias que pode aprimorar as primeiras experiências dos bebês com a linguagem e a leitura. Nesse sentido, a pesquisa nos possibilita compreender a importância do letramento literário desde o nascimento, partindo de práticas significativas e respeitosas para os bebês, além de contribuir com o docente mediador e seu repertório de práticas.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPedagogia - PedL-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLetramento literárioBebetecaEducação infantilLiterary literacyBebetecaChild educationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOLetramento literário na bebeteca: a importância da contação de histórias nas creches para o desenvolvimento dos bebêsLiterary literacy in the bebeteca: the importance of storytelling in daycare centers for the development of babiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis60060028e715b7-edc3-4d7c-9cfa-f1fc9d0b0a3creponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALMonica de Oliveira Medeiros Barboza. TCC Versão Final.pdfMonica de Oliveira Medeiros Barboza. TCC Versão Final.pdfapplication/pdf1029887https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13662/1/Monica%20de%20Oliveira%20Medeiros%20Barboza.%20TCC%20Vers%c3%a3o%20Final.pdf6ddc5e23f2b002287481628f7043b93fMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13662/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTMonica de Oliveira Medeiros Barboza. TCC Versão Final.pdf.txtMonica de Oliveira Medeiros Barboza. TCC Versão Final.pdf.txtExtracted texttext/plain158302https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13662/3/Monica%20de%20Oliveira%20Medeiros%20Barboza.%20TCC%20Vers%c3%a3o%20Final.pdf.txtd3efbd264d641d340d101e1f92bc7040MD53THUMBNAILMonica de Oliveira Medeiros Barboza. TCC Versão Final.pdf.jpgMonica de Oliveira Medeiros Barboza. TCC Versão Final.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6772https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13662/4/Monica%20de%20Oliveira%20Medeiros%20Barboza.%20TCC%20Vers%c3%a3o%20Final.pdf.jpg736e0e271e76851cecb9694f6800cdc0MD54ufscar/136622023-09-18 18:32:05.429oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13662Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:05Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Letramento literário na bebeteca: a importância da contação de histórias nas creches para o desenvolvimento dos bebês
dc.title.alternative.por.fl_str_mv Literary literacy in the bebeteca: the importance of storytelling in daycare centers for the development of babies
title Letramento literário na bebeteca: a importância da contação de histórias nas creches para o desenvolvimento dos bebês
spellingShingle Letramento literário na bebeteca: a importância da contação de histórias nas creches para o desenvolvimento dos bebês
Barboza, Monica de Oliveira Medeiros
Letramento literário
Bebeteca
Educação infantil
Literary literacy
Bebeteca
Child education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Letramento literário na bebeteca: a importância da contação de histórias nas creches para o desenvolvimento dos bebês
title_full Letramento literário na bebeteca: a importância da contação de histórias nas creches para o desenvolvimento dos bebês
title_fullStr Letramento literário na bebeteca: a importância da contação de histórias nas creches para o desenvolvimento dos bebês
title_full_unstemmed Letramento literário na bebeteca: a importância da contação de histórias nas creches para o desenvolvimento dos bebês
title_sort Letramento literário na bebeteca: a importância da contação de histórias nas creches para o desenvolvimento dos bebês
author Barboza, Monica de Oliveira Medeiros
author_facet Barboza, Monica de Oliveira Medeiros
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8137416724452114
dc.contributor.author.fl_str_mv Barboza, Monica de Oliveira Medeiros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Geraldo Tadeu
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3516168011612531
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 3ac38dc5-ccfd-44d2-870f-3186eaa5f615
contributor_str_mv Souza, Geraldo Tadeu
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento literário
Bebeteca
Educação infantil
Literary literacy
Bebeteca
Child education
topic Letramento literário
Bebeteca
Educação infantil
Literary literacy
Bebeteca
Child education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This course conclusion work aims to identify and understand the contributions of the bebeteca to reading and literary literacy in the development of babies in daycare centers. This is a bibliographical and documentary research that seeks to understand the readings in the daycare center, focusing on the mediation between babies, children's books and their mediators, knowing the reasons for such reading and the importance of literary literacy for babies from zero to one year and six months. With regard to this theme, I introduce the concepts of childhood and babies throughout the history of Brazil, as well as bring information about the emergence of daycare centers, pondering about some legislative advances and how they enable better baby development. Later, I reflect on the importance of reading in a day care center and how this practice influences babies' learning, reading and communication.Finally, I problematize literary literacy in bebetecas, exploring storytelling that can improve babies' first experiences with language and reading.In this sense, the research enables us to understand the importance of literary literacy since birth, starting from meaningful and respectful practices for babies, in addition to contributing to the mediating teacher and his repertoire of practices.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-11T21:31:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-11T21:31:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARBOZA, Monica de Oliveira Medeiros. Letramento literário na bebeteca: a importância da contação de histórias nas creches para o desenvolvimento dos bebês. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13662.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13662
identifier_str_mv BARBOZA, Monica de Oliveira Medeiros. Letramento literário na bebeteca: a importância da contação de histórias nas creches para o desenvolvimento dos bebês. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13662.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 28e715b7-edc3-4d7c-9cfa-f1fc9d0b0a3c
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Pedagogia - PedL-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Pedagogia - PedL-So
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13662/1/Monica%20de%20Oliveira%20Medeiros%20Barboza.%20TCC%20Vers%c3%a3o%20Final.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13662/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13662/3/Monica%20de%20Oliveira%20Medeiros%20Barboza.%20TCC%20Vers%c3%a3o%20Final.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13662/4/Monica%20de%20Oliveira%20Medeiros%20Barboza.%20TCC%20Vers%c3%a3o%20Final.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ddc5e23f2b002287481628f7043b93f
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
d3efbd264d641d340d101e1f92bc7040
736e0e271e76851cecb9694f6800cdc0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715625351053312