Bebeteca: espaço e ações para formar o leitor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motoyama, Juliane Francischeti Martins
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Souza, Renata Junqueira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Information Science
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5857
Resumo: Este texto versa sobre o desenvolvimento da infância e a importância da oferta da literatura desde os primeiros anos de vida dos indivíduos. Desde o surgimento da biblioteca, gradativamente essa instituição social foi se estabelecendo de modo cada vez mais democrático chegando às escolas de ensino fundamental, médio e ensino superior. No entanto, pouco se discutiu até os tempos atuais sobre a oferta de um espaço de formação do leitor nas creches e escolas de educação infantil, ou seja, existem poucas reflexões e ações que direcionam para as bebetecas. O objetivo deste estudo é apresentar a importância desses espaços, bibliotecas para bebês, e mostrar algumas ações que podem desenvolver a criança como leitora. A começar da apresentação do texto literário, as bebetecas são espaços que também formam comportamentos sociais nos pequenos e que podem influenciar positivamente em seu desenvolvimento cognitivo e no caminho para formação do leitor.
id UNESP-31_f25d2971f97043c2308fac8e579f0168
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5857
network_acronym_str UNESP-31
network_name_str Brazilian Journal of Information Science
repository_id_str
spelling Bebeteca: espaço e ações para formar o leitorEducaçãoBibliotecaInfânciaBebetecaLiteraturaEste texto versa sobre o desenvolvimento da infância e a importância da oferta da literatura desde os primeiros anos de vida dos indivíduos. Desde o surgimento da biblioteca, gradativamente essa instituição social foi se estabelecendo de modo cada vez mais democrático chegando às escolas de ensino fundamental, médio e ensino superior. No entanto, pouco se discutiu até os tempos atuais sobre a oferta de um espaço de formação do leitor nas creches e escolas de educação infantil, ou seja, existem poucas reflexões e ações que direcionam para as bebetecas. O objetivo deste estudo é apresentar a importância desses espaços, bibliotecas para bebês, e mostrar algumas ações que podem desenvolver a criança como leitora. A começar da apresentação do texto literário, as bebetecas são espaços que também formam comportamentos sociais nos pequenos e que podem influenciar positivamente em seu desenvolvimento cognitivo e no caminho para formação do leitor.Faculdade de Filosofia e Ciências2016-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/585710.36311/1981-1640.2016.v10n3.04.p25Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 10 No. 3 (2016)Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 10 Núm. 3 (2016)Brazilian Journal of Information Science: research trends; v. 10 n. 3 (2016)1981-1640reponame:Brazilian Journal of Information Scienceinstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5857/4264Motoyama, Juliane Francischeti MartinsSouza, Renata Junqueira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T17:07:38Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5857Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/indexPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/oaibrajis.marilia@unesp.br||1981-16401981-1640opendoar:2020-09-25T17:07:38Brazilian Journal of Information Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Bebeteca: espaço e ações para formar o leitor
title Bebeteca: espaço e ações para formar o leitor
spellingShingle Bebeteca: espaço e ações para formar o leitor
Motoyama, Juliane Francischeti Martins
Educação
Biblioteca
Infância
Bebeteca
Literatura
title_short Bebeteca: espaço e ações para formar o leitor
title_full Bebeteca: espaço e ações para formar o leitor
title_fullStr Bebeteca: espaço e ações para formar o leitor
title_full_unstemmed Bebeteca: espaço e ações para formar o leitor
title_sort Bebeteca: espaço e ações para formar o leitor
author Motoyama, Juliane Francischeti Martins
author_facet Motoyama, Juliane Francischeti Martins
Souza, Renata Junqueira de
author_role author
author2 Souza, Renata Junqueira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Motoyama, Juliane Francischeti Martins
Souza, Renata Junqueira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Biblioteca
Infância
Bebeteca
Literatura
topic Educação
Biblioteca
Infância
Bebeteca
Literatura
description Este texto versa sobre o desenvolvimento da infância e a importância da oferta da literatura desde os primeiros anos de vida dos indivíduos. Desde o surgimento da biblioteca, gradativamente essa instituição social foi se estabelecendo de modo cada vez mais democrático chegando às escolas de ensino fundamental, médio e ensino superior. No entanto, pouco se discutiu até os tempos atuais sobre a oferta de um espaço de formação do leitor nas creches e escolas de educação infantil, ou seja, existem poucas reflexões e ações que direcionam para as bebetecas. O objetivo deste estudo é apresentar a importância desses espaços, bibliotecas para bebês, e mostrar algumas ações que podem desenvolver a criança como leitora. A começar da apresentação do texto literário, as bebetecas são espaços que também formam comportamentos sociais nos pequenos e que podem influenciar positivamente em seu desenvolvimento cognitivo e no caminho para formação do leitor.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5857
10.36311/1981-1640.2016.v10n3.04.p25
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5857
identifier_str_mv 10.36311/1981-1640.2016.v10n3.04.p25
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5857/4264
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 10 No. 3 (2016)
Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 10 Núm. 3 (2016)
Brazilian Journal of Information Science: research trends; v. 10 n. 3 (2016)
1981-1640
reponame:Brazilian Journal of Information Science
instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Brazilian Journal of Information Science
collection Brazilian Journal of Information Science
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Information Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv brajis.marilia@unesp.br||
_version_ 1754840471288414208