Estratégias de Consagração e de Valorização da Matemática por meio da OBMEP:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://doi.org/10.1590/1980-4415v36n73a03 https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19467 https://www.scielo.br/j/bolema/a/shqfyDMZ3fmv9npfGfwZsRk/?lang=pt# |
Resumo: | Neste artigo apresentamos alguns resultados de pesquisa sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP. Trata-se da maior olimpíada de Matemática do mundo, promovida e organizada por matemáticos de formação, abrangendo escolas de mais de 99% dos municípios do Brasil. O objetivo do artigo é apresentar uma visão sociológica desta competição, de acordo com o referencial teórico-metodológico de Pierre Bourdieu (1930-2002). Com base em um desenho do campo da matemática é possível interpretar a OBMEP como uma estratégia dos matemáticos para valorizar, consagrar e legitimar o seu modo de fazer e de ver a Matemática, impondo essa visão à escola. São analisados documentos, como cartazes, sites de divulgação, artigos e outros materiais de domínio público. Por meio dessa análise, compreendemos que existem práticas de inculcação de crenças, de valorização e de legitimação de uma Matemática, a acadêmica. Veicula-se também, por meio da OBMEP, que é essa Matemática que é base e alavanca para o desenvolvimento científico e tecnológico do País. |
id |
SCAR_5f8370d094d326a319db8c925290b4b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19467 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Neto, João Alves de SouzaVilela, Denise SilvaFarias, José Vilani dehttp://lattes.cnpq.br/5447633775917499http://lattes.cnpq.br/8155152145332951http://lattes.cnpq.br/3915260629619142http://orcid.org/0000-0002-5216-2023http://orcid.org/0000-0003-2973-1301http://orcid.org/0000-0002-3411-3420Rio Claro, São Paulo2024-02-23T17:28:36Z2024-02-23T17:28:36Z2022-08https://doi.org/10.1590/1980-4415v36n73a03NETO, João Alves de Souza; VILELA, Denise Silva; FARIAS, José Vilani de. Estratégias de Consagração e de Valorização da Matemática por meio da OBMEP:. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, São Paulo, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19467.1980-4415https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19467https://www.scielo.br/j/bolema/a/shqfyDMZ3fmv9npfGfwZsRk/?lang=pt#Neste artigo apresentamos alguns resultados de pesquisa sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP. Trata-se da maior olimpíada de Matemática do mundo, promovida e organizada por matemáticos de formação, abrangendo escolas de mais de 99% dos municípios do Brasil. O objetivo do artigo é apresentar uma visão sociológica desta competição, de acordo com o referencial teórico-metodológico de Pierre Bourdieu (1930-2002). Com base em um desenho do campo da matemática é possível interpretar a OBMEP como uma estratégia dos matemáticos para valorizar, consagrar e legitimar o seu modo de fazer e de ver a Matemática, impondo essa visão à escola. São analisados documentos, como cartazes, sites de divulgação, artigos e outros materiais de domínio público. Por meio dessa análise, compreendemos que existem práticas de inculcação de crenças, de valorização e de legitimação de uma Matemática, a acadêmica. Veicula-se também, por meio da OBMEP, que é essa Matemática que é base e alavanca para o desenvolvimento científico e tecnológico do País.It is presented in this article some research results on the Brazilian Public Schools Mathematics Olympiads, OBMEP (Portuguese acronym). It is the largest Mathematics Olympiads worldwide, promoted and organized by trained mathematicians, covering schools in more than 99% of the municipalities in Brazil. The article aims to present a sociological view of this competition, according to the theoretical-methodological framework of Pierre Bourdieu (1930-2002). Based on a design in the mathematics field, it is possible to interpret OBMEP as a strategy for mathematicians to value, enshrine, and legitimize their way of doing and seeing mathematics, imposing it on the school. Documents such as posters, dissemination sites, articles, and other materials in the public domain are analyzed. The analysis shows that there are practices of inculcating beliefs, valuing, and legitimizing academic mathematics. It is also conveyed, through OBMEP, that academic mathematics is the basis and lever for the scientific and technological development of the country.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarCentro de Educação e Ciências Humanas - CECHBolema: Boletim de Educação MatemáticaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessOlimpíada de matemáticaCampo da matemáticaMatemática escolarMatemática acadêmicaCampo científicoMathematics olympiadsField of mathematicsSchool mathematicsAcademic mathematicsScientific fieldCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOEstratégias de Consagração e de Valorização da Matemática por meio da OBMEP:info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlereponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALEstratégias de Consagração e de Valorização da Matemática.pdfEstratégias de Consagração e de Valorização da Matemática.pdfapplication/pdf612079https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19467/1/Estrat%c3%a9gias%20de%20Consagra%c3%a7%c3%a3o%20e%20de%20Valoriza%c3%a7%c3%a3o%20da%20Matem%c3%a1tica.pdf0d5020d32aaf3803c5f0a2065394db1bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19467/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTEstratégias de Consagração e de Valorização da Matemática.pdf.txtEstratégias de Consagração e de Valorização da Matemática.pdf.txtExtracted texttext/plain76661https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19467/3/Estrat%c3%a9gias%20de%20Consagra%c3%a7%c3%a3o%20e%20de%20Valoriza%c3%a7%c3%a3o%20da%20Matem%c3%a1tica.pdf.txt7b525151b20d76177982fb06b58bf83fMD53ufscar/194672024-05-14 17:31:04.201oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19467Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T17:31:04Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Estratégias de Consagração e de Valorização da Matemática por meio da OBMEP: |
title |
Estratégias de Consagração e de Valorização da Matemática por meio da OBMEP: |
spellingShingle |
Estratégias de Consagração e de Valorização da Matemática por meio da OBMEP: Neto, João Alves de Souza Olimpíada de matemática Campo da matemática Matemática escolar Matemática acadêmica Campo científico Mathematics olympiads Field of mathematics School mathematics Academic mathematics Scientific field CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
title_short |
Estratégias de Consagração e de Valorização da Matemática por meio da OBMEP: |
title_full |
Estratégias de Consagração e de Valorização da Matemática por meio da OBMEP: |
title_fullStr |
Estratégias de Consagração e de Valorização da Matemática por meio da OBMEP: |
title_full_unstemmed |
Estratégias de Consagração e de Valorização da Matemática por meio da OBMEP: |
title_sort |
Estratégias de Consagração e de Valorização da Matemática por meio da OBMEP: |
author |
Neto, João Alves de Souza |
author_facet |
Neto, João Alves de Souza Vilela, Denise Silva Farias, José Vilani de |
author_role |
author |
author2 |
Vilela, Denise Silva Farias, José Vilani de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5447633775917499 http://lattes.cnpq.br/8155152145332951 http://lattes.cnpq.br/3915260629619142 |
dc.contributor.authororcid.por.fl_str_mv |
http://orcid.org/0000-0002-5216-2023 http://orcid.org/0000-0003-2973-1301 http://orcid.org/0000-0002-3411-3420 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neto, João Alves de Souza Vilela, Denise Silva Farias, José Vilani de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Olimpíada de matemática Campo da matemática Matemática escolar Matemática acadêmica Campo científico |
topic |
Olimpíada de matemática Campo da matemática Matemática escolar Matemática acadêmica Campo científico Mathematics olympiads Field of mathematics School mathematics Academic mathematics Scientific field CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematics olympiads Field of mathematics School mathematics Academic mathematics Scientific field |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
description |
Neste artigo apresentamos alguns resultados de pesquisa sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP. Trata-se da maior olimpíada de Matemática do mundo, promovida e organizada por matemáticos de formação, abrangendo escolas de mais de 99% dos municípios do Brasil. O objetivo do artigo é apresentar uma visão sociológica desta competição, de acordo com o referencial teórico-metodológico de Pierre Bourdieu (1930-2002). Com base em um desenho do campo da matemática é possível interpretar a OBMEP como uma estratégia dos matemáticos para valorizar, consagrar e legitimar o seu modo de fazer e de ver a Matemática, impondo essa visão à escola. São analisados documentos, como cartazes, sites de divulgação, artigos e outros materiais de domínio público. Por meio dessa análise, compreendemos que existem práticas de inculcação de crenças, de valorização e de legitimação de uma Matemática, a acadêmica. Veicula-se também, por meio da OBMEP, que é essa Matemática que é base e alavanca para o desenvolvimento científico e tecnológico do País. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-23T17:28:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-02-23T17:28:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.por.fl_str_mv |
https://doi.org/10.1590/1980-4415v36n73a03 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NETO, João Alves de Souza; VILELA, Denise Silva; FARIAS, José Vilani de. Estratégias de Consagração e de Valorização da Matemática por meio da OBMEP:. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, São Paulo, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19467. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19467 |
dc.identifier.issn.por.fl_str_mv |
1980-4415 |
dc.identifier.url.por.fl_str_mv |
https://www.scielo.br/j/bolema/a/shqfyDMZ3fmv9npfGfwZsRk/?lang=pt# |
url |
https://doi.org/10.1590/1980-4415v36n73a03 https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19467 https://www.scielo.br/j/bolema/a/shqfyDMZ3fmv9npfGfwZsRk/?lang=pt# |
identifier_str_mv |
NETO, João Alves de Souza; VILELA, Denise Silva; FARIAS, José Vilani de. Estratégias de Consagração e de Valorização da Matemática por meio da OBMEP:. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, São Paulo, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19467. 1980-4415 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.por.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.spatial.por.fl_str_mv |
Rio Claro, São Paulo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19467/1/Estrat%c3%a9gias%20de%20Consagra%c3%a7%c3%a3o%20e%20de%20Valoriza%c3%a7%c3%a3o%20da%20Matem%c3%a1tica.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19467/2/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19467/3/Estrat%c3%a9gias%20de%20Consagra%c3%a7%c3%a3o%20e%20de%20Valoriza%c3%a7%c3%a3o%20da%20Matem%c3%a1tica.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0d5020d32aaf3803c5f0a2065394db1b f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec 7b525151b20d76177982fb06b58bf83f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715674388758528 |