Estratégias de Consagração e de Valorização da Matemática por meio da OBMEP:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, João Alves de Souza
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vilela, Denise Silva, Farias, José Vilani de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://doi.org/10.1590/1980-4415v36n73a03
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19467
https://www.scielo.br/j/bolema/a/shqfyDMZ3fmv9npfGfwZsRk/?lang=pt#
Resumo: Neste artigo apresentamos alguns resultados de pesquisa sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP. Trata-se da maior olimpíada de Matemática do mundo, promovida e organizada por matemáticos de formação, abrangendo escolas de mais de 99% dos municípios do Brasil. O objetivo do artigo é apresentar uma visão sociológica desta competição, de acordo com o referencial teórico-metodológico de Pierre Bourdieu (1930-2002). Com base em um desenho do campo da matemática é possível interpretar a OBMEP como uma estratégia dos matemáticos para valorizar, consagrar e legitimar o seu modo de fazer e de ver a Matemática, impondo essa visão à escola. São analisados documentos, como cartazes, sites de divulgação, artigos e outros materiais de domínio público. Por meio dessa análise, compreendemos que existem práticas de inculcação de crenças, de valorização e de legitimação de uma Matemática, a acadêmica. Veicula-se também, por meio da OBMEP, que é essa Matemática que é base e alavanca para o desenvolvimento científico e tecnológico do País.
id SCAR_5f8370d094d326a319db8c925290b4b6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19467
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Neto, João Alves de SouzaVilela, Denise SilvaFarias, José Vilani dehttp://lattes.cnpq.br/5447633775917499http://lattes.cnpq.br/8155152145332951http://lattes.cnpq.br/3915260629619142http://orcid.org/0000-0002-5216-2023http://orcid.org/0000-0003-2973-1301http://orcid.org/0000-0002-3411-3420Rio Claro, São Paulo2024-02-23T17:28:36Z2024-02-23T17:28:36Z2022-08https://doi.org/10.1590/1980-4415v36n73a03NETO, João Alves de Souza; VILELA, Denise Silva; FARIAS, José Vilani de. Estratégias de Consagração e de Valorização da Matemática por meio da OBMEP:. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, São Paulo, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19467.1980-4415https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19467https://www.scielo.br/j/bolema/a/shqfyDMZ3fmv9npfGfwZsRk/?lang=pt#Neste artigo apresentamos alguns resultados de pesquisa sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP. Trata-se da maior olimpíada de Matemática do mundo, promovida e organizada por matemáticos de formação, abrangendo escolas de mais de 99% dos municípios do Brasil. O objetivo do artigo é apresentar uma visão sociológica desta competição, de acordo com o referencial teórico-metodológico de Pierre Bourdieu (1930-2002). Com base em um desenho do campo da matemática é possível interpretar a OBMEP como uma estratégia dos matemáticos para valorizar, consagrar e legitimar o seu modo de fazer e de ver a Matemática, impondo essa visão à escola. São analisados documentos, como cartazes, sites de divulgação, artigos e outros materiais de domínio público. Por meio dessa análise, compreendemos que existem práticas de inculcação de crenças, de valorização e de legitimação de uma Matemática, a acadêmica. Veicula-se também, por meio da OBMEP, que é essa Matemática que é base e alavanca para o desenvolvimento científico e tecnológico do País.It is presented in this article some research results on the Brazilian Public Schools Mathematics Olympiads, OBMEP (Portuguese acronym). It is the largest Mathematics Olympiads worldwide, promoted and organized by trained mathematicians, covering schools in more than 99% of the municipalities in Brazil. The article aims to present a sociological view of this competition, according to the theoretical-methodological framework of Pierre Bourdieu (1930-2002). Based on a design in the mathematics field, it is possible to interpret OBMEP as a strategy for mathematicians to value, enshrine, and legitimize their way of doing and seeing mathematics, imposing it on the school. Documents such as posters, dissemination sites, articles, and other materials in the public domain are analyzed. The analysis shows that there are practices of inculcating beliefs, valuing, and legitimizing academic mathematics. It is also conveyed, through OBMEP, that academic mathematics is the basis and lever for the scientific and technological development of the country.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarCentro de Educação e Ciências Humanas - CECHBolema: Boletim de Educação MatemáticaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessOlimpíada de matemáticaCampo da matemáticaMatemática escolarMatemática acadêmicaCampo científicoMathematics olympiadsField of mathematicsSchool mathematicsAcademic mathematicsScientific fieldCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOEstratégias de Consagração e de Valorização da Matemática por meio da OBMEP:info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlereponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALEstratégias de Consagração e de Valorização da Matemática.pdfEstratégias de Consagração e de Valorização da Matemática.pdfapplication/pdf612079https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19467/1/Estrat%c3%a9gias%20de%20Consagra%c3%a7%c3%a3o%20e%20de%20Valoriza%c3%a7%c3%a3o%20da%20Matem%c3%a1tica.pdf0d5020d32aaf3803c5f0a2065394db1bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19467/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTEstratégias de Consagração e de Valorização da Matemática.pdf.txtEstratégias de Consagração e de Valorização da Matemática.pdf.txtExtracted texttext/plain76661https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19467/3/Estrat%c3%a9gias%20de%20Consagra%c3%a7%c3%a3o%20e%20de%20Valoriza%c3%a7%c3%a3o%20da%20Matem%c3%a1tica.pdf.txt7b525151b20d76177982fb06b58bf83fMD53ufscar/194672024-05-14 17:31:04.201oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19467Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T17:31:04Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Estratégias de Consagração e de Valorização da Matemática por meio da OBMEP:
title Estratégias de Consagração e de Valorização da Matemática por meio da OBMEP:
spellingShingle Estratégias de Consagração e de Valorização da Matemática por meio da OBMEP:
Neto, João Alves de Souza
Olimpíada de matemática
Campo da matemática
Matemática escolar
Matemática acadêmica
Campo científico
Mathematics olympiads
Field of mathematics
School mathematics
Academic mathematics
Scientific field
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
title_short Estratégias de Consagração e de Valorização da Matemática por meio da OBMEP:
title_full Estratégias de Consagração e de Valorização da Matemática por meio da OBMEP:
title_fullStr Estratégias de Consagração e de Valorização da Matemática por meio da OBMEP:
title_full_unstemmed Estratégias de Consagração e de Valorização da Matemática por meio da OBMEP:
title_sort Estratégias de Consagração e de Valorização da Matemática por meio da OBMEP:
author Neto, João Alves de Souza
author_facet Neto, João Alves de Souza
Vilela, Denise Silva
Farias, José Vilani de
author_role author
author2 Vilela, Denise Silva
Farias, José Vilani de
author2_role author
author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5447633775917499
http://lattes.cnpq.br/8155152145332951
http://lattes.cnpq.br/3915260629619142
dc.contributor.authororcid.por.fl_str_mv http://orcid.org/0000-0002-5216-2023
http://orcid.org/0000-0003-2973-1301
http://orcid.org/0000-0002-3411-3420
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, João Alves de Souza
Vilela, Denise Silva
Farias, José Vilani de
dc.subject.por.fl_str_mv Olimpíada de matemática
Campo da matemática
Matemática escolar
Matemática acadêmica
Campo científico
topic Olimpíada de matemática
Campo da matemática
Matemática escolar
Matemática acadêmica
Campo científico
Mathematics olympiads
Field of mathematics
School mathematics
Academic mathematics
Scientific field
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics olympiads
Field of mathematics
School mathematics
Academic mathematics
Scientific field
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
description Neste artigo apresentamos alguns resultados de pesquisa sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP. Trata-se da maior olimpíada de Matemática do mundo, promovida e organizada por matemáticos de formação, abrangendo escolas de mais de 99% dos municípios do Brasil. O objetivo do artigo é apresentar uma visão sociológica desta competição, de acordo com o referencial teórico-metodológico de Pierre Bourdieu (1930-2002). Com base em um desenho do campo da matemática é possível interpretar a OBMEP como uma estratégia dos matemáticos para valorizar, consagrar e legitimar o seu modo de fazer e de ver a Matemática, impondo essa visão à escola. São analisados documentos, como cartazes, sites de divulgação, artigos e outros materiais de domínio público. Por meio dessa análise, compreendemos que existem práticas de inculcação de crenças, de valorização e de legitimação de uma Matemática, a acadêmica. Veicula-se também, por meio da OBMEP, que é essa Matemática que é base e alavanca para o desenvolvimento científico e tecnológico do País.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-23T17:28:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-23T17:28:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.por.fl_str_mv https://doi.org/10.1590/1980-4415v36n73a03
dc.identifier.citation.fl_str_mv NETO, João Alves de Souza; VILELA, Denise Silva; FARIAS, José Vilani de. Estratégias de Consagração e de Valorização da Matemática por meio da OBMEP:. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, São Paulo, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19467.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19467
dc.identifier.issn.por.fl_str_mv 1980-4415
dc.identifier.url.por.fl_str_mv https://www.scielo.br/j/bolema/a/shqfyDMZ3fmv9npfGfwZsRk/?lang=pt#
url https://doi.org/10.1590/1980-4415v36n73a03
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19467
https://www.scielo.br/j/bolema/a/shqfyDMZ3fmv9npfGfwZsRk/?lang=pt#
identifier_str_mv NETO, João Alves de Souza; VILELA, Denise Silva; FARIAS, José Vilani de. Estratégias de Consagração e de Valorização da Matemática por meio da OBMEP:. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, São Paulo, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19467.
1980-4415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.por.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.spatial.por.fl_str_mv Rio Claro, São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19467/1/Estrat%c3%a9gias%20de%20Consagra%c3%a7%c3%a3o%20e%20de%20Valoriza%c3%a7%c3%a3o%20da%20Matem%c3%a1tica.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19467/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19467/3/Estrat%c3%a9gias%20de%20Consagra%c3%a7%c3%a3o%20e%20de%20Valoriza%c3%a7%c3%a3o%20da%20Matem%c3%a1tica.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0d5020d32aaf3803c5f0a2065394db1b
f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec
7b525151b20d76177982fb06b58bf83f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715674388758528