Correlações entre habilidades socioemocionais e a graduação médica inserida na saúde pública – Relato de uma experiência pessoal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19319 |
Resumo: | A medical degree goes far beyond the gathering of theoretical knowledge. It also involves the development of non-cognitive skills: the socio-emotional skills. These tools permeate not only professional medical practice and doctor-patient/doctor-team relationships, but also the very experience that medical school exposes its students to. Empathy, communication, trust, resilience and socio-cultural sensitivity are discussed here as fundamental tools for the doctor and medical student, and explored in a reflection text about the author's experience during her time at the Federal University of São Carlos (UFSCar), during the undergraduate medical course. |
id |
SCAR_640c726d64acbbff68af4d4618663af3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19319 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Boffa, Júlia Carolina MadeiraFontanella, Bruno José Barcelloshttp://lattes.cnpq.br/01115810006714762024-02-16T12:37:48Z2024-02-16T12:37:48Z2024-02-09BOFFA, Júlia Carolina Madeira. Correlações entre habilidades socioemocionais e a graduação médica inserida na saúde pública – Relato de uma experiência pessoal. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19319.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19319A medical degree goes far beyond the gathering of theoretical knowledge. It also involves the development of non-cognitive skills: the socio-emotional skills. These tools permeate not only professional medical practice and doctor-patient/doctor-team relationships, but also the very experience that medical school exposes its students to. Empathy, communication, trust, resilience and socio-cultural sensitivity are discussed here as fundamental tools for the doctor and medical student, and explored in a reflection text about the author's experience during her time at the Federal University of São Carlos (UFSCar), during the undergraduate medical course.A graduação de medicina vai muito além da reunião de diversos conhecimentos teóricos. Ela pressupõe também o desenvolvimento de habilidades não cognitivas, as habilidades socioemocionais. Tais ferramentas permeiam não apenas a prática profissional médica e as relações médico-paciente/médico-equipe, mas também a própria experiência à qual a faculdade de medicina expõe seus alunos. Empatia, comunicação, confiança, resiliência e sensibilidade sociocultural são aqui discutidas como ferramentas fundamentais para o médico e graduando de medicina, e exploradas numa reflexão sobre a experiência da autora durante seu tempo na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), durante o curso de graduação em medicina.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosMedicina - MedUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessGraduaçãoMedicinaFerramentasRelação médico-pacienteEmpatiaComunicaçãoConfiançaResiliênciaCIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICACorrelações entre habilidades socioemocionais e a graduação médica inserida na saúde pública – Relato de uma experiência pessoalCorrelations between socio-emotional skills and undergraduate medical course embedded in public health – Report of a personal experienceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC - Júlia Boffa - versão final.pdfTCC - Júlia Boffa - versão final.pdfapplication/pdf155126https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19319/1/TCC%20-%20Ju%cc%81lia%20Boffa%20-%20versa%cc%83o%20final.pdf29028e0616a6a5691327c6acbf78527bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19319/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTTCC - Júlia Boffa - versão final.pdf.txtTCC - Júlia Boffa - versão final.pdf.txtExtracted texttext/plain20974https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19319/3/TCC%20-%20Ju%cc%81lia%20Boffa%20-%20versa%cc%83o%20final.pdf.txteb7830bad5814c22163d1bd8e22eecf3MD53ufscar/193192024-05-14 17:32:20.728oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19319Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T17:32:20Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Correlações entre habilidades socioemocionais e a graduação médica inserida na saúde pública – Relato de uma experiência pessoal |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Correlations between socio-emotional skills and undergraduate medical course embedded in public health – Report of a personal experience |
title |
Correlações entre habilidades socioemocionais e a graduação médica inserida na saúde pública – Relato de uma experiência pessoal |
spellingShingle |
Correlações entre habilidades socioemocionais e a graduação médica inserida na saúde pública – Relato de uma experiência pessoal Boffa, Júlia Carolina Madeira Graduação Medicina Ferramentas Relação médico-paciente Empatia Comunicação Confiança Resiliência CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICA |
title_short |
Correlações entre habilidades socioemocionais e a graduação médica inserida na saúde pública – Relato de uma experiência pessoal |
title_full |
Correlações entre habilidades socioemocionais e a graduação médica inserida na saúde pública – Relato de uma experiência pessoal |
title_fullStr |
Correlações entre habilidades socioemocionais e a graduação médica inserida na saúde pública – Relato de uma experiência pessoal |
title_full_unstemmed |
Correlações entre habilidades socioemocionais e a graduação médica inserida na saúde pública – Relato de uma experiência pessoal |
title_sort |
Correlações entre habilidades socioemocionais e a graduação médica inserida na saúde pública – Relato de uma experiência pessoal |
author |
Boffa, Júlia Carolina Madeira |
author_facet |
Boffa, Júlia Carolina Madeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boffa, Júlia Carolina Madeira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fontanella, Bruno José Barcellos |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0111581000671476 |
contributor_str_mv |
Fontanella, Bruno José Barcellos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Graduação Medicina Ferramentas Relação médico-paciente Empatia Comunicação Confiança Resiliência |
topic |
Graduação Medicina Ferramentas Relação médico-paciente Empatia Comunicação Confiança Resiliência CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICA |
description |
A medical degree goes far beyond the gathering of theoretical knowledge. It also involves the development of non-cognitive skills: the socio-emotional skills. These tools permeate not only professional medical practice and doctor-patient/doctor-team relationships, but also the very experience that medical school exposes its students to. Empathy, communication, trust, resilience and socio-cultural sensitivity are discussed here as fundamental tools for the doctor and medical student, and explored in a reflection text about the author's experience during her time at the Federal University of São Carlos (UFSCar), during the undergraduate medical course. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-16T12:37:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-02-16T12:37:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024-02-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BOFFA, Júlia Carolina Madeira. Correlações entre habilidades socioemocionais e a graduação médica inserida na saúde pública – Relato de uma experiência pessoal. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19319. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19319 |
identifier_str_mv |
BOFFA, Júlia Carolina Madeira. Correlações entre habilidades socioemocionais e a graduação médica inserida na saúde pública – Relato de uma experiência pessoal. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19319. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos Medicina - Med |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos Medicina - Med |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19319/1/TCC%20-%20Ju%cc%81lia%20Boffa%20-%20versa%cc%83o%20final.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19319/2/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19319/3/TCC%20-%20Ju%cc%81lia%20Boffa%20-%20versa%cc%83o%20final.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
29028e0616a6a5691327c6acbf78527b f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec eb7830bad5814c22163d1bd8e22eecf3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715674550239232 |