Correlações entre habilidades socioemocionais e a graduação médica inserida na saúde pública – Relato de uma experiência pessoal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boffa, Júlia Carolina Madeira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19319
Resumo: A medical degree goes far beyond the gathering of theoretical knowledge. It also involves the development of non-cognitive skills: the socio-emotional skills. These tools permeate not only professional medical practice and doctor-patient/doctor-team relationships, but also the very experience that medical school exposes its students to. Empathy, communication, trust, resilience and socio-cultural sensitivity are discussed here as fundamental tools for the doctor and medical student, and explored in a reflection text about the author's experience during her time at the Federal University of São Carlos (UFSCar), during the undergraduate medical course.
id SCAR_640c726d64acbbff68af4d4618663af3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19319
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Boffa, Júlia Carolina MadeiraFontanella, Bruno José Barcelloshttp://lattes.cnpq.br/01115810006714762024-02-16T12:37:48Z2024-02-16T12:37:48Z2024-02-09BOFFA, Júlia Carolina Madeira. Correlações entre habilidades socioemocionais e a graduação médica inserida na saúde pública – Relato de uma experiência pessoal. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19319.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19319A medical degree goes far beyond the gathering of theoretical knowledge. It also involves the development of non-cognitive skills: the socio-emotional skills. These tools permeate not only professional medical practice and doctor-patient/doctor-team relationships, but also the very experience that medical school exposes its students to. Empathy, communication, trust, resilience and socio-cultural sensitivity are discussed here as fundamental tools for the doctor and medical student, and explored in a reflection text about the author's experience during her time at the Federal University of São Carlos (UFSCar), during the undergraduate medical course.A graduação de medicina vai muito além da reunião de diversos conhecimentos teóricos. Ela pressupõe também o desenvolvimento de habilidades não cognitivas, as habilidades socioemocionais. Tais ferramentas permeiam não apenas a prática profissional médica e as relações médico-paciente/médico-equipe, mas também a própria experiência à qual a faculdade de medicina expõe seus alunos. Empatia, comunicação, confiança, resiliência e sensibilidade sociocultural são aqui discutidas como ferramentas fundamentais para o médico e graduando de medicina, e exploradas numa reflexão sobre a experiência da autora durante seu tempo na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), durante o curso de graduação em medicina.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosMedicina - MedUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessGraduaçãoMedicinaFerramentasRelação médico-pacienteEmpatiaComunicaçãoConfiançaResiliênciaCIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICACorrelações entre habilidades socioemocionais e a graduação médica inserida na saúde pública – Relato de uma experiência pessoalCorrelations between socio-emotional skills and undergraduate medical course embedded in public health – Report of a personal experienceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC - Júlia Boffa - versão final.pdfTCC - Júlia Boffa - versão final.pdfapplication/pdf155126https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19319/1/TCC%20-%20Ju%cc%81lia%20Boffa%20-%20versa%cc%83o%20final.pdf29028e0616a6a5691327c6acbf78527bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19319/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTTCC - Júlia Boffa - versão final.pdf.txtTCC - Júlia Boffa - versão final.pdf.txtExtracted texttext/plain20974https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19319/3/TCC%20-%20Ju%cc%81lia%20Boffa%20-%20versa%cc%83o%20final.pdf.txteb7830bad5814c22163d1bd8e22eecf3MD53ufscar/193192024-05-14 17:32:20.728oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19319Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T17:32:20Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Correlações entre habilidades socioemocionais e a graduação médica inserida na saúde pública – Relato de uma experiência pessoal
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Correlations between socio-emotional skills and undergraduate medical course embedded in public health – Report of a personal experience
title Correlações entre habilidades socioemocionais e a graduação médica inserida na saúde pública – Relato de uma experiência pessoal
spellingShingle Correlações entre habilidades socioemocionais e a graduação médica inserida na saúde pública – Relato de uma experiência pessoal
Boffa, Júlia Carolina Madeira
Graduação
Medicina
Ferramentas
Relação médico-paciente
Empatia
Comunicação
Confiança
Resiliência
CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICA
title_short Correlações entre habilidades socioemocionais e a graduação médica inserida na saúde pública – Relato de uma experiência pessoal
title_full Correlações entre habilidades socioemocionais e a graduação médica inserida na saúde pública – Relato de uma experiência pessoal
title_fullStr Correlações entre habilidades socioemocionais e a graduação médica inserida na saúde pública – Relato de uma experiência pessoal
title_full_unstemmed Correlações entre habilidades socioemocionais e a graduação médica inserida na saúde pública – Relato de uma experiência pessoal
title_sort Correlações entre habilidades socioemocionais e a graduação médica inserida na saúde pública – Relato de uma experiência pessoal
author Boffa, Júlia Carolina Madeira
author_facet Boffa, Júlia Carolina Madeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boffa, Júlia Carolina Madeira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fontanella, Bruno José Barcellos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0111581000671476
contributor_str_mv Fontanella, Bruno José Barcellos
dc.subject.por.fl_str_mv Graduação
Medicina
Ferramentas
Relação médico-paciente
Empatia
Comunicação
Confiança
Resiliência
topic Graduação
Medicina
Ferramentas
Relação médico-paciente
Empatia
Comunicação
Confiança
Resiliência
CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICA
description A medical degree goes far beyond the gathering of theoretical knowledge. It also involves the development of non-cognitive skills: the socio-emotional skills. These tools permeate not only professional medical practice and doctor-patient/doctor-team relationships, but also the very experience that medical school exposes its students to. Empathy, communication, trust, resilience and socio-cultural sensitivity are discussed here as fundamental tools for the doctor and medical student, and explored in a reflection text about the author's experience during her time at the Federal University of São Carlos (UFSCar), during the undergraduate medical course.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-16T12:37:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-16T12:37:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-02-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BOFFA, Júlia Carolina Madeira. Correlações entre habilidades socioemocionais e a graduação médica inserida na saúde pública – Relato de uma experiência pessoal. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19319.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19319
identifier_str_mv BOFFA, Júlia Carolina Madeira. Correlações entre habilidades socioemocionais e a graduação médica inserida na saúde pública – Relato de uma experiência pessoal. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19319.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Medicina - Med
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Medicina - Med
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19319/1/TCC%20-%20Ju%cc%81lia%20Boffa%20-%20versa%cc%83o%20final.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19319/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19319/3/TCC%20-%20Ju%cc%81lia%20Boffa%20-%20versa%cc%83o%20final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 29028e0616a6a5691327c6acbf78527b
f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec
eb7830bad5814c22163d1bd8e22eecf3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715674550239232