Qualidade da Informação: O caso da organização prestadora de serviços baseados em informação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14041 |
Resumo: | Information has become essential for organizational performance and more rational and sustainable decision-making about work processes and competitive in the organizational context. Based on the quality model presented by Albrecht (1999), this work has the general objective of developing and applying a system for the diagnosis and evaluation of the quality of information in the organizational context. To achieve this objective, the exploratory case study research method was used and the case unit was an organization providing information-based services, located in the city of São Carlos-SP. The results obtained were: 1] proposal of a systematic for the diagnosis and evaluation of the quality of the information in the organizational context; 2] Mapping the information flow of the case unit; 3] Identification of key jobs and their information needs; 4] Collection and analysis of the workers' perceptions of the case unit about information quality. It is concluded based on the results achieved, that the knowledge generated in this work can contribute to the efficiency and effectiveness of the performance of organizations that provide information-based services by providing a system that enables the diagnosis and assessment of the quality of information in the organizational context. |
id |
SCAR_643380da7ce707133002d90df5ce0deb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14041 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Silva, Antonio Carlos SantosAmaral, Roniberto Morato dohttp://lattes.cnpq.br/6958372164719600http://lattes.cnpq.br/54992334623445720c2f50b6-de71-4e28-a53a-6fefa2a550a62021-03-29T12:06:35Z2021-03-29T12:06:35Z2013-01-28SILVA, Antonio Carlos Santos. Qualidade da Informação: O caso da organização prestadora de serviços baseados em informação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14041.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14041Information has become essential for organizational performance and more rational and sustainable decision-making about work processes and competitive in the organizational context. Based on the quality model presented by Albrecht (1999), this work has the general objective of developing and applying a system for the diagnosis and evaluation of the quality of information in the organizational context. To achieve this objective, the exploratory case study research method was used and the case unit was an organization providing information-based services, located in the city of São Carlos-SP. The results obtained were: 1] proposal of a systematic for the diagnosis and evaluation of the quality of the information in the organizational context; 2] Mapping the information flow of the case unit; 3] Identification of key jobs and their information needs; 4] Collection and analysis of the workers' perceptions of the case unit about information quality. It is concluded based on the results achieved, that the knowledge generated in this work can contribute to the efficiency and effectiveness of the performance of organizations that provide information-based services by providing a system that enables the diagnosis and assessment of the quality of information in the organizational context.A informação tornou-se fundamental para o desempenho organizacional e a tomada de decisões mais racionais e sustentáveis a cerca dos processos de trabalho e competitivos no contexto organizacional. Com base no modelo de qualidade apresentado por Albrecht (1999), este trabalho tem como objetivo geral elaborar e aplicar uma sistemática para o diagnóstico e avaliação da qualidade da informação no contexto organizacional. Para atingir esse objetivo foi utilizado o método de pesquisa estudo de caso exploratório e a unidade caso foi uma organização prestadora de serviços baseados em informação, localizada na cidade de São Carlos-SP. Os resultados obtidos foram: 1] proposta de uma sistemática para o diagnóstico e avaliação da qualidade da informação no contexto organizacional; 2] Mapeamento do fluxo de informação da unidade caso; 3] Identificação dos postos de trabalho chave e das suas necessidades informacionais; 4] Coleta e análise das percepções dos trabalhadores da unidade caso sobre qualidade da informação. Conclui-se com base nos resultados alcançados, que os conhecimentos gerados neste trabalho podem contribuir para a eficiência e eficácia da atuação das organizações que prestam serviços baseados em informação ao prover uma sistemática que viabiliza o diagnóstico e avaliação da qualidade da informação no contexto organizacional.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosBiblioteconomia e Ciência da Informação - BCIUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFluxo de informaçãoQualidade da InformaçãoQualidade totalCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOQualidade da Informação: O caso da organização prestadora de serviços baseados em informaçãoQuality of information: the case of the organization providing information-based servicesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis60060092151216-42fc-477a-86df-9d12b312d408reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALAntonio Carlos Santos Silva - Monografia BCI UFSCar - Qualidade informação.pdfAntonio Carlos Santos Silva - Monografia BCI UFSCar - Qualidade informação.pdfTrabalho de conclusão de cursoapplication/pdf1756392https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14041/1/Antonio%20Carlos%20Santos%20Silva%20-%20Monografia%20BCI%20UFSCar%20-%20Qualidade%20informa%c3%a7%c3%a3o.pdf4d87216032d21b1e9d784decbcc938d4MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14041/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTAntonio Carlos Santos Silva - Monografia BCI UFSCar - Qualidade informação.pdf.txtAntonio Carlos Santos Silva - Monografia BCI UFSCar - Qualidade informação.pdf.txtExtracted texttext/plain132501https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14041/3/Antonio%20Carlos%20Santos%20Silva%20-%20Monografia%20BCI%20UFSCar%20-%20Qualidade%20informa%c3%a7%c3%a3o.pdf.txtbe47919309551b62e614cb71390ab031MD53THUMBNAILAntonio Carlos Santos Silva - Monografia BCI UFSCar - Qualidade informação.pdf.jpgAntonio Carlos Santos Silva - Monografia BCI UFSCar - Qualidade informação.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4952https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14041/4/Antonio%20Carlos%20Santos%20Silva%20-%20Monografia%20BCI%20UFSCar%20-%20Qualidade%20informa%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpgcfe223d75aca0e0cfe349ad5ba67f6ffMD54ufscar/140412023-09-18 18:32:08.545oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14041Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:08Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Qualidade da Informação: O caso da organização prestadora de serviços baseados em informação |
dc.title.alternative.por.fl_str_mv |
Quality of information: the case of the organization providing information-based services |
title |
Qualidade da Informação: O caso da organização prestadora de serviços baseados em informação |
spellingShingle |
Qualidade da Informação: O caso da organização prestadora de serviços baseados em informação Silva, Antonio Carlos Santos Fluxo de informação Qualidade da Informação Qualidade total CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
title_short |
Qualidade da Informação: O caso da organização prestadora de serviços baseados em informação |
title_full |
Qualidade da Informação: O caso da organização prestadora de serviços baseados em informação |
title_fullStr |
Qualidade da Informação: O caso da organização prestadora de serviços baseados em informação |
title_full_unstemmed |
Qualidade da Informação: O caso da organização prestadora de serviços baseados em informação |
title_sort |
Qualidade da Informação: O caso da organização prestadora de serviços baseados em informação |
author |
Silva, Antonio Carlos Santos |
author_facet |
Silva, Antonio Carlos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5499233462344572 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Antonio Carlos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Amaral, Roniberto Morato do |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6958372164719600 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
0c2f50b6-de71-4e28-a53a-6fefa2a550a6 |
contributor_str_mv |
Amaral, Roniberto Morato do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fluxo de informação Qualidade da Informação Qualidade total |
topic |
Fluxo de informação Qualidade da Informação Qualidade total CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
description |
Information has become essential for organizational performance and more rational and sustainable decision-making about work processes and competitive in the organizational context. Based on the quality model presented by Albrecht (1999), this work has the general objective of developing and applying a system for the diagnosis and evaluation of the quality of information in the organizational context. To achieve this objective, the exploratory case study research method was used and the case unit was an organization providing information-based services, located in the city of São Carlos-SP. The results obtained were: 1] proposal of a systematic for the diagnosis and evaluation of the quality of the information in the organizational context; 2] Mapping the information flow of the case unit; 3] Identification of key jobs and their information needs; 4] Collection and analysis of the workers' perceptions of the case unit about information quality. It is concluded based on the results achieved, that the knowledge generated in this work can contribute to the efficiency and effectiveness of the performance of organizations that provide information-based services by providing a system that enables the diagnosis and assessment of the quality of information in the organizational context. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-01-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-29T12:06:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-03-29T12:06:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Antonio Carlos Santos. Qualidade da Informação: O caso da organização prestadora de serviços baseados em informação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14041. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14041 |
identifier_str_mv |
SILVA, Antonio Carlos Santos. Qualidade da Informação: O caso da organização prestadora de serviços baseados em informação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14041. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14041 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
92151216-42fc-477a-86df-9d12b312d408 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos Biblioteconomia e Ciência da Informação - BCI |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos Biblioteconomia e Ciência da Informação - BCI |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14041/1/Antonio%20Carlos%20Santos%20Silva%20-%20Monografia%20BCI%20UFSCar%20-%20Qualidade%20informa%c3%a7%c3%a3o.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14041/2/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14041/3/Antonio%20Carlos%20Santos%20Silva%20-%20Monografia%20BCI%20UFSCar%20-%20Qualidade%20informa%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14041/4/Antonio%20Carlos%20Santos%20Silva%20-%20Monografia%20BCI%20UFSCar%20-%20Qualidade%20informa%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4d87216032d21b1e9d784decbcc938d4 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 be47919309551b62e614cb71390ab031 cfe223d75aca0e0cfe349ad5ba67f6ff |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136388072636416 |