Qualidade da Informação: O caso da organização prestadora de serviços baseados em informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Antonio Carlos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14041
Resumo: Information has become essential for organizational performance and more rational and sustainable decision-making about work processes and competitive in the organizational context. Based on the quality model presented by Albrecht (1999), this work has the general objective of developing and applying a system for the diagnosis and evaluation of the quality of information in the organizational context. To achieve this objective, the exploratory case study research method was used and the case unit was an organization providing information-based services, located in the city of São Carlos-SP. The results obtained were: 1] proposal of a systematic for the diagnosis and evaluation of the quality of the information in the organizational context; 2] Mapping the information flow of the case unit; 3] Identification of key jobs and their information needs; 4] Collection and analysis of the workers' perceptions of the case unit about information quality. It is concluded based on the results achieved, that the knowledge generated in this work can contribute to the efficiency and effectiveness of the performance of organizations that provide information-based services by providing a system that enables the diagnosis and assessment of the quality of information in the organizational context.
id SCAR_643380da7ce707133002d90df5ce0deb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14041
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Silva, Antonio Carlos SantosAmaral, Roniberto Morato dohttp://lattes.cnpq.br/6958372164719600http://lattes.cnpq.br/54992334623445720c2f50b6-de71-4e28-a53a-6fefa2a550a62021-03-29T12:06:35Z2021-03-29T12:06:35Z2013-01-28SILVA, Antonio Carlos Santos. Qualidade da Informação: O caso da organização prestadora de serviços baseados em informação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14041.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14041Information has become essential for organizational performance and more rational and sustainable decision-making about work processes and competitive in the organizational context. Based on the quality model presented by Albrecht (1999), this work has the general objective of developing and applying a system for the diagnosis and evaluation of the quality of information in the organizational context. To achieve this objective, the exploratory case study research method was used and the case unit was an organization providing information-based services, located in the city of São Carlos-SP. The results obtained were: 1] proposal of a systematic for the diagnosis and evaluation of the quality of the information in the organizational context; 2] Mapping the information flow of the case unit; 3] Identification of key jobs and their information needs; 4] Collection and analysis of the workers' perceptions of the case unit about information quality. It is concluded based on the results achieved, that the knowledge generated in this work can contribute to the efficiency and effectiveness of the performance of organizations that provide information-based services by providing a system that enables the diagnosis and assessment of the quality of information in the organizational context.A informação tornou-se fundamental para o desempenho organizacional e a tomada de decisões mais racionais e sustentáveis a cerca dos processos de trabalho e competitivos no contexto organizacional. Com base no modelo de qualidade apresentado por Albrecht (1999), este trabalho tem como objetivo geral elaborar e aplicar uma sistemática para o diagnóstico e avaliação da qualidade da informação no contexto organizacional. Para atingir esse objetivo foi utilizado o método de pesquisa estudo de caso exploratório e a unidade caso foi uma organização prestadora de serviços baseados em informação, localizada na cidade de São Carlos-SP. Os resultados obtidos foram: 1] proposta de uma sistemática para o diagnóstico e avaliação da qualidade da informação no contexto organizacional; 2] Mapeamento do fluxo de informação da unidade caso; 3] Identificação dos postos de trabalho chave e das suas necessidades informacionais; 4] Coleta e análise das percepções dos trabalhadores da unidade caso sobre qualidade da informação. Conclui-se com base nos resultados alcançados, que os conhecimentos gerados neste trabalho podem contribuir para a eficiência e eficácia da atuação das organizações que prestam serviços baseados em informação ao prover uma sistemática que viabiliza o diagnóstico e avaliação da qualidade da informação no contexto organizacional.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosBiblioteconomia e Ciência da Informação - BCIUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFluxo de informaçãoQualidade da InformaçãoQualidade totalCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOQualidade da Informação: O caso da organização prestadora de serviços baseados em informaçãoQuality of information: the case of the organization providing information-based servicesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis60060092151216-42fc-477a-86df-9d12b312d408reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALAntonio Carlos Santos Silva - Monografia BCI UFSCar - Qualidade informação.pdfAntonio Carlos Santos Silva - Monografia BCI UFSCar - Qualidade informação.pdfTrabalho de conclusão de cursoapplication/pdf1756392https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14041/1/Antonio%20Carlos%20Santos%20Silva%20-%20Monografia%20BCI%20UFSCar%20-%20Qualidade%20informa%c3%a7%c3%a3o.pdf4d87216032d21b1e9d784decbcc938d4MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14041/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTAntonio Carlos Santos Silva - Monografia BCI UFSCar - Qualidade informação.pdf.txtAntonio Carlos Santos Silva - Monografia BCI UFSCar - Qualidade informação.pdf.txtExtracted texttext/plain132501https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14041/3/Antonio%20Carlos%20Santos%20Silva%20-%20Monografia%20BCI%20UFSCar%20-%20Qualidade%20informa%c3%a7%c3%a3o.pdf.txtbe47919309551b62e614cb71390ab031MD53THUMBNAILAntonio Carlos Santos Silva - Monografia BCI UFSCar - Qualidade informação.pdf.jpgAntonio Carlos Santos Silva - Monografia BCI UFSCar - Qualidade informação.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4952https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14041/4/Antonio%20Carlos%20Santos%20Silva%20-%20Monografia%20BCI%20UFSCar%20-%20Qualidade%20informa%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpgcfe223d75aca0e0cfe349ad5ba67f6ffMD54ufscar/140412023-09-18 18:32:08.545oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14041Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:08Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Qualidade da Informação: O caso da organização prestadora de serviços baseados em informação
dc.title.alternative.por.fl_str_mv Quality of information: the case of the organization providing information-based services
title Qualidade da Informação: O caso da organização prestadora de serviços baseados em informação
spellingShingle Qualidade da Informação: O caso da organização prestadora de serviços baseados em informação
Silva, Antonio Carlos Santos
Fluxo de informação
Qualidade da Informação
Qualidade total
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
title_short Qualidade da Informação: O caso da organização prestadora de serviços baseados em informação
title_full Qualidade da Informação: O caso da organização prestadora de serviços baseados em informação
title_fullStr Qualidade da Informação: O caso da organização prestadora de serviços baseados em informação
title_full_unstemmed Qualidade da Informação: O caso da organização prestadora de serviços baseados em informação
title_sort Qualidade da Informação: O caso da organização prestadora de serviços baseados em informação
author Silva, Antonio Carlos Santos
author_facet Silva, Antonio Carlos Santos
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5499233462344572
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Antonio Carlos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Amaral, Roniberto Morato do
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6958372164719600
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 0c2f50b6-de71-4e28-a53a-6fefa2a550a6
contributor_str_mv Amaral, Roniberto Morato do
dc.subject.por.fl_str_mv Fluxo de informação
Qualidade da Informação
Qualidade total
topic Fluxo de informação
Qualidade da Informação
Qualidade total
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
description Information has become essential for organizational performance and more rational and sustainable decision-making about work processes and competitive in the organizational context. Based on the quality model presented by Albrecht (1999), this work has the general objective of developing and applying a system for the diagnosis and evaluation of the quality of information in the organizational context. To achieve this objective, the exploratory case study research method was used and the case unit was an organization providing information-based services, located in the city of São Carlos-SP. The results obtained were: 1] proposal of a systematic for the diagnosis and evaluation of the quality of the information in the organizational context; 2] Mapping the information flow of the case unit; 3] Identification of key jobs and their information needs; 4] Collection and analysis of the workers' perceptions of the case unit about information quality. It is concluded based on the results achieved, that the knowledge generated in this work can contribute to the efficiency and effectiveness of the performance of organizations that provide information-based services by providing a system that enables the diagnosis and assessment of the quality of information in the organizational context.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-01-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-29T12:06:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-29T12:06:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Antonio Carlos Santos. Qualidade da Informação: O caso da organização prestadora de serviços baseados em informação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14041.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14041
identifier_str_mv SILVA, Antonio Carlos Santos. Qualidade da Informação: O caso da organização prestadora de serviços baseados em informação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14041.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 92151216-42fc-477a-86df-9d12b312d408
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Biblioteconomia e Ciência da Informação - BCI
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Biblioteconomia e Ciência da Informação - BCI
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14041/1/Antonio%20Carlos%20Santos%20Silva%20-%20Monografia%20BCI%20UFSCar%20-%20Qualidade%20informa%c3%a7%c3%a3o.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14041/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14041/3/Antonio%20Carlos%20Santos%20Silva%20-%20Monografia%20BCI%20UFSCar%20-%20Qualidade%20informa%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14041/4/Antonio%20Carlos%20Santos%20Silva%20-%20Monografia%20BCI%20UFSCar%20-%20Qualidade%20informa%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4d87216032d21b1e9d784decbcc938d4
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
be47919309551b62e614cb71390ab031
cfe223d75aca0e0cfe349ad5ba67f6ff
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136388072636416