Análise de publicidades: O Boticário sob a perspectiva da semiótica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Emily Kaline
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14647
Resumo: The course conclusion work sought to analyze and discuss, based on Greimasian semiotic theory, four commercials obtained by the brand O Boticário. The aim was to produce a reflection on the images of femininity and masculinity built or even on the roles of men and women, as well as to understand if the company had a major change in its positioning over the years. For this, advertising pieces from the years 1989, 1996 and 2016 were selected. In addition, a brief analysis of the discursive Ethos was carried out, seeking to understand the ethos that the brand builds on itself through its productions.
id SCAR_6f96b48bc5ebfaabc4998babed9dd9fc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14647
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Silva, Emily KalineBarros, Mariana Luz Pessoa dehttp://lattes.cnpq.br/4830505244404566http://lattes.cnpq.br/78102142243442313ecc018a-0486-4c83-b680-13b7d003d6692021-07-21T18:35:33Z2021-07-21T18:35:33Z2021-06-24SILVA, Emily Kaline. Análise de publicidades: O Boticário sob a perspectiva da Semiótica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14647.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14647The course conclusion work sought to analyze and discuss, based on Greimasian semiotic theory, four commercials obtained by the brand O Boticário. The aim was to produce a reflection on the images of femininity and masculinity built or even on the roles of men and women, as well as to understand if the company had a major change in its positioning over the years. For this, advertising pieces from the years 1989, 1996 and 2016 were selected. In addition, a brief analysis of the discursive Ethos was carried out, seeking to understand the ethos that the brand builds on itself through its productions.O trabalho de conclusão de curso buscou analisar e discutir, com base na teoria semiótica greimasiana, quatro comerciais produzidos pela marca O Boticário. O intuito foi produzir uma reflexão acerca das imagens de feminilidade e de masculinidade construídas ou ainda dos papéis atribuídos aos homens e mulheres, bem como compreender se a empresa teve uma grande mudança de posicionamento ao longo dos anos. Para isso, foram selecionadas peças publicitárias dos anos 1989, 1996 e 2016. Além disso, realizou-se uma breve análise do ethos discursivo, buscando entender qual o ethos que a marca constrói sobre si por meio de suas produções.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosLinguística - LingUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSemióticaEthos discursivoGênero socialPublicidadeSemioticDiscursive ethosSocial genderPublicityLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAAnálise de publicidades: O Boticário sob a perspectiva da semióticaAdvertising analysis: O Boticário from a semiotics perspectiveinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis600600ffc74c53-9f82-47cc-b647-bfd1fb38f9f1reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC Emily Kaline Silva 2021.pdfTCC Emily Kaline Silva 2021.pdfTrabalho de conclusão de cursoapplication/pdf3637212https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14647/1/TCC%20Emily%20Kaline%20Silva%202021.pdf793ac8c94659a437b5b1221fd72d91f5MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14647/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTTCC Emily Kaline Silva 2021.pdf.txtTCC Emily Kaline Silva 2021.pdf.txtExtracted texttext/plain94874https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14647/3/TCC%20Emily%20Kaline%20Silva%202021.pdf.txt639481cec74899e8fd67f93c03bedcdaMD53THUMBNAILTCC Emily Kaline Silva 2021.pdf.jpgTCC Emily Kaline Silva 2021.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5198https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14647/4/TCC%20Emily%20Kaline%20Silva%202021.pdf.jpgfa252ef782dbaa4bbdbf525268071192MD54ufscar/146472023-09-18 18:32:13.741oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14647Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:13Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Análise de publicidades: O Boticário sob a perspectiva da semiótica
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Advertising analysis: O Boticário from a semiotics perspective
title Análise de publicidades: O Boticário sob a perspectiva da semiótica
spellingShingle Análise de publicidades: O Boticário sob a perspectiva da semiótica
Silva, Emily Kaline
Semiótica
Ethos discursivo
Gênero social
Publicidade
Semiotic
Discursive ethos
Social gender
Publicity
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short Análise de publicidades: O Boticário sob a perspectiva da semiótica
title_full Análise de publicidades: O Boticário sob a perspectiva da semiótica
title_fullStr Análise de publicidades: O Boticário sob a perspectiva da semiótica
title_full_unstemmed Análise de publicidades: O Boticário sob a perspectiva da semiótica
title_sort Análise de publicidades: O Boticário sob a perspectiva da semiótica
author Silva, Emily Kaline
author_facet Silva, Emily Kaline
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7810214224344231
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Emily Kaline
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barros, Mariana Luz Pessoa de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4830505244404566
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 3ecc018a-0486-4c83-b680-13b7d003d669
contributor_str_mv Barros, Mariana Luz Pessoa de
dc.subject.por.fl_str_mv Semiótica
Ethos discursivo
Gênero social
Publicidade
topic Semiótica
Ethos discursivo
Gênero social
Publicidade
Semiotic
Discursive ethos
Social gender
Publicity
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Semiotic
Discursive ethos
Social gender
Publicity
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description The course conclusion work sought to analyze and discuss, based on Greimasian semiotic theory, four commercials obtained by the brand O Boticário. The aim was to produce a reflection on the images of femininity and masculinity built or even on the roles of men and women, as well as to understand if the company had a major change in its positioning over the years. For this, advertising pieces from the years 1989, 1996 and 2016 were selected. In addition, a brief analysis of the discursive Ethos was carried out, seeking to understand the ethos that the brand builds on itself through its productions.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-21T18:35:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-21T18:35:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-06-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Emily Kaline. Análise de publicidades: O Boticário sob a perspectiva da Semiótica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14647.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14647
identifier_str_mv SILVA, Emily Kaline. Análise de publicidades: O Boticário sob a perspectiva da Semiótica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14647.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv ffc74c53-9f82-47cc-b647-bfd1fb38f9f1
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Linguística - Ling
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Linguística - Ling
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14647/1/TCC%20Emily%20Kaline%20Silva%202021.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14647/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14647/3/TCC%20Emily%20Kaline%20Silva%202021.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14647/4/TCC%20Emily%20Kaline%20Silva%202021.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 793ac8c94659a437b5b1221fd72d91f5
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
639481cec74899e8fd67f93c03bedcda
fa252ef782dbaa4bbdbf525268071192
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715634104565760