A Trajetória de uma escola cooperada: do ideal cooperativista à realidade de mercado. As vicissitudes da participação de cooperados e professores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel, Maria Aparecida Macedo
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2389
Resumo: This work is case study researches about the trajectory of a cooperative school of basic education, located in São José do Rio Preto, inside of São Paulo state. The study has raised possible reasons in order to explain why in a school of cooperativist proposal and organization and in which parents and teachers who are supposed to take part in this process don t act as expected. Theoretical references have been studied in the national and international literature about cooperativism, political- pedagogical proposal, school administration and market politics. The dissertation begins with a chapter about cooperativist ideology. It goes over the cooperative and the educacional center, political-pedagogic process. The third chapter analyses the statutary alterations, the exhaustion of the assemblies in the last chapter we measure the capitalism and middle class market interferencies and implications in cooperatives in general, especially in COOPEC school. It is concluded that the cooperative democratic administration is seen as threatened by the lack of cooperativist ideology in parents and teachers, the directory staff authoritarism, the market lack of confidence and the reorganization of public school network.
id SCAR_707855ecfd8f34051a453be1d76dee95
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2389
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Pimentel, Maria Aparecida MacedoHuet, Aparecida Barco Solerhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4713889A20e656629-4134-402f-8d95-ae32ffa87ae52016-06-02T19:38:44Z2007-08-202016-06-02T19:38:44Z2006-03-30PIMENTEL, Maria Aparecida Macedo. A Trajetória de uma escola cooperada: do ideal cooperativista à realidade de mercado. As vicissitudes da participação de cooperados e professores.. 2006. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2389This work is case study researches about the trajectory of a cooperative school of basic education, located in São José do Rio Preto, inside of São Paulo state. The study has raised possible reasons in order to explain why in a school of cooperativist proposal and organization and in which parents and teachers who are supposed to take part in this process don t act as expected. Theoretical references have been studied in the national and international literature about cooperativism, political- pedagogical proposal, school administration and market politics. The dissertation begins with a chapter about cooperativist ideology. It goes over the cooperative and the educacional center, political-pedagogic process. The third chapter analyses the statutary alterations, the exhaustion of the assemblies in the last chapter we measure the capitalism and middle class market interferencies and implications in cooperatives in general, especially in COOPEC school. It is concluded that the cooperative democratic administration is seen as threatened by the lack of cooperativist ideology in parents and teachers, the directory staff authoritarism, the market lack of confidence and the reorganization of public school network.A dissertação apresenta uma pesquisa que estuda o caso de uma cooperativa de ensino, de Educação Básica, localizada na cidade de São José do Rio Preto, interior paulista, analisando sua trajetória. O estudo levantou possíveis explicações para dois fatos: a) numa escola que se anuncia com uma proposta de organização (administrativa e pedagógica) cooperativista e que se supõe a participação de pais e de professores, não ocorre a participação nem de uns e nem de outros; b) a diminuição continuada de alunos. Buscaram-se referências teóricas na literatura nacional e estrangeira sobre cooperativismo, gestão democrática, participação, retração salarial no estado de São Paulo e a evolução das redes de ensino da cidade. A pesquisa inicia-se com um capítulo sobre o movimento cooperativista. Segue com a trajetória da cooperativa de 1992 a 2004. O terceiro capítulo analisa as interferências externas de mercado, de classe social em geral e, especialmente, na trajetória da COOPEC. Conclui-se que a gestão democrática da cooperativa foi descaracterizada pela falta de compromisso com os princípios cooperativistas, pelo autoritarismo de seus membros dirigentes, pela perda constante de alunos devido às interferências da concorrência de mercado e à reorganização das redes escolares públicas.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBREscolas - organização e administraçãoCooperativismoCooperativas escolaresGestão democráticaClasses sociaisCooperativismCooperated school - democratic managementMedium classCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA Trajetória de uma escola cooperada: do ideal cooperativista à realidade de mercado. As vicissitudes da participação de cooperados e professores.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1252a8dc7-a1c2-409c-84ce-7db07e6a058ainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissMAMP.pdfapplication/pdf2258763https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2389/1/DissMAMP.pdf14192b5a202254db1f0289cbc10e0506MD51THUMBNAILDissMAMP.pdf.jpgDissMAMP.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6197https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2389/2/DissMAMP.pdf.jpg898fb048000cee6fda83af805d9b8459MD52ufscar/23892023-09-18 18:30:49.722oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2389Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:30:49Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv A Trajetória de uma escola cooperada: do ideal cooperativista à realidade de mercado. As vicissitudes da participação de cooperados e professores.
title A Trajetória de uma escola cooperada: do ideal cooperativista à realidade de mercado. As vicissitudes da participação de cooperados e professores.
spellingShingle A Trajetória de uma escola cooperada: do ideal cooperativista à realidade de mercado. As vicissitudes da participação de cooperados e professores.
Pimentel, Maria Aparecida Macedo
Escolas - organização e administração
Cooperativismo
Cooperativas escolares
Gestão democrática
Classes sociais
Cooperativism
Cooperated school - democratic management
Medium class
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A Trajetória de uma escola cooperada: do ideal cooperativista à realidade de mercado. As vicissitudes da participação de cooperados e professores.
title_full A Trajetória de uma escola cooperada: do ideal cooperativista à realidade de mercado. As vicissitudes da participação de cooperados e professores.
title_fullStr A Trajetória de uma escola cooperada: do ideal cooperativista à realidade de mercado. As vicissitudes da participação de cooperados e professores.
title_full_unstemmed A Trajetória de uma escola cooperada: do ideal cooperativista à realidade de mercado. As vicissitudes da participação de cooperados e professores.
title_sort A Trajetória de uma escola cooperada: do ideal cooperativista à realidade de mercado. As vicissitudes da participação de cooperados e professores.
author Pimentel, Maria Aparecida Macedo
author_facet Pimentel, Maria Aparecida Macedo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimentel, Maria Aparecida Macedo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Huet, Aparecida Barco Soler
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4713889A2
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 0e656629-4134-402f-8d95-ae32ffa87ae5
contributor_str_mv Huet, Aparecida Barco Soler
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas - organização e administração
Cooperativismo
Cooperativas escolares
Gestão democrática
Classes sociais
topic Escolas - organização e administração
Cooperativismo
Cooperativas escolares
Gestão democrática
Classes sociais
Cooperativism
Cooperated school - democratic management
Medium class
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Cooperativism
Cooperated school - democratic management
Medium class
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This work is case study researches about the trajectory of a cooperative school of basic education, located in São José do Rio Preto, inside of São Paulo state. The study has raised possible reasons in order to explain why in a school of cooperativist proposal and organization and in which parents and teachers who are supposed to take part in this process don t act as expected. Theoretical references have been studied in the national and international literature about cooperativism, political- pedagogical proposal, school administration and market politics. The dissertation begins with a chapter about cooperativist ideology. It goes over the cooperative and the educacional center, political-pedagogic process. The third chapter analyses the statutary alterations, the exhaustion of the assemblies in the last chapter we measure the capitalism and middle class market interferencies and implications in cooperatives in general, especially in COOPEC school. It is concluded that the cooperative democratic administration is seen as threatened by the lack of cooperativist ideology in parents and teachers, the directory staff authoritarism, the market lack of confidence and the reorganization of public school network.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-03-30
dc.date.available.fl_str_mv 2007-08-20
2016-06-02T19:38:44Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:38:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PIMENTEL, Maria Aparecida Macedo. A Trajetória de uma escola cooperada: do ideal cooperativista à realidade de mercado. As vicissitudes da participação de cooperados e professores.. 2006. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2389
identifier_str_mv PIMENTEL, Maria Aparecida Macedo. A Trajetória de uma escola cooperada: do ideal cooperativista à realidade de mercado. As vicissitudes da participação de cooperados e professores.. 2006. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv 252a8dc7-a1c2-409c-84ce-7db07e6a058a
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2389/1/DissMAMP.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2389/2/DissMAMP.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 14192b5a202254db1f0289cbc10e0506
898fb048000cee6fda83af805d9b8459
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715518896472064