A docência em uma escola do campo: narrativas de seus professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Juliana Pereira de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2228
Resumo: o Brasil desde os tempos coloniais há a coexistência de escolas do campo e de escolas da cidade, pois coexistem também padrões de produção e produtividade típicos do meio urbano e do meio rural. Sobre a docência nas escolas da cidade muito já se foi dito e existe noção objetivada de seus sujeitos, seus desafios e avanços. A docência no campo, no entanto, ainda é pouco conhecida, assim como seus professores. A crença que a melhoria da qualidade de nossa educação depende do conhecimento e da valorização de e sobre seus sujeitos, sejam eles do campo ou da cidade e, a concepção da pesquisa como um dos caminhos para esse processo permitiu a realização da pesquisa que originou este trabalho. Nela admitiu-se como objetivo, conhecer como se dá a constituição da docência em uma escola do campo. Adotou-se como hipótese a existência de um processo de resignificação alimentado pelas especificidades do contexto, que modificaria a docência destes sujeitos, tanto na dimensão da prática quanto naquela caracterizada pela própria visão que os professores constroem sobre o ser professor. A metodologia da pesquisa pautou-se em referenciais sobre formação de professores, narrativas e escola do campo. Participaram quatro professores de uma escola localizada em área de assentamento rural no interior do estado de São Paulo. As narrativas dos professores, obtidas na pesquisa de campo contribuíram para que o resultado final expressasse com maior fidedignidade e riqueza o objeto do estudo que é a docência no campo. Como resultado é defendida a tese de que a docência na escola do campo é marcada pela re-significação das dimensões do ensinar e do ser professor e aponta-se, a partir dela, a necessidade de olhares mais atentos e comprometidos, tanto dos pesquisadores como do Estado para estes sujeitos e para a educação do campo.
id SCAR_70b7f04b57917d4ddae0ea4e09472501
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2228
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Araújo, Juliana Pereira deOliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato dehttp://lattes.cnpq.br/3064136997342775http://lattes.cnpq.br/4192018360933676d5274c73-860d-4128-809b-4316a98bd2d72016-06-02T19:35:36Z2010-01-152016-06-02T19:35:36Z2009-12-11ARAÚJO, Juliana Pereira de. A docência em uma escola do campo: narrativas de seus professores. 2009. 171 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2228application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBREducaçãoEducação ruralFormação de professoresNarrativasCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA docência em uma escola do campo: narrativas de seus professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesiso Brasil desde os tempos coloniais há a coexistência de escolas do campo e de escolas da cidade, pois coexistem também padrões de produção e produtividade típicos do meio urbano e do meio rural. Sobre a docência nas escolas da cidade muito já se foi dito e existe noção objetivada de seus sujeitos, seus desafios e avanços. A docência no campo, no entanto, ainda é pouco conhecida, assim como seus professores. A crença que a melhoria da qualidade de nossa educação depende do conhecimento e da valorização de e sobre seus sujeitos, sejam eles do campo ou da cidade e, a concepção da pesquisa como um dos caminhos para esse processo permitiu a realização da pesquisa que originou este trabalho. Nela admitiu-se como objetivo, conhecer como se dá a constituição da docência em uma escola do campo. Adotou-se como hipótese a existência de um processo de resignificação alimentado pelas especificidades do contexto, que modificaria a docência destes sujeitos, tanto na dimensão da prática quanto naquela caracterizada pela própria visão que os professores constroem sobre o ser professor. A metodologia da pesquisa pautou-se em referenciais sobre formação de professores, narrativas e escola do campo. Participaram quatro professores de uma escola localizada em área de assentamento rural no interior do estado de São Paulo. As narrativas dos professores, obtidas na pesquisa de campo contribuíram para que o resultado final expressasse com maior fidedignidade e riqueza o objeto do estudo que é a docência no campo. Como resultado é defendida a tese de que a docência na escola do campo é marcada pela re-significação das dimensões do ensinar e do ser professor e aponta-se, a partir dela, a necessidade de olhares mais atentos e comprometidos, tanto dos pesquisadores como do Estado para estes sujeitos e para a educação do campo.-1-15b631310-1f40-4265-a860-fe19d7440be6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL2743.pdfapplication/pdf2577967https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2228/1/2743.pdfa0dca4da4b9d38e803bc48eaa2d14483MD51THUMBNAIL2743.pdf.jpg2743.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg9109https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2228/2/2743.pdf.jpg426cfb757305a7ee55e0f8ecf715b18bMD52ufscar/22282023-09-18 18:30:48.902oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2228Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:30:48Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv A docência em uma escola do campo: narrativas de seus professores
title A docência em uma escola do campo: narrativas de seus professores
spellingShingle A docência em uma escola do campo: narrativas de seus professores
Araújo, Juliana Pereira de
Educação
Educação rural
Formação de professores
Narrativas
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A docência em uma escola do campo: narrativas de seus professores
title_full A docência em uma escola do campo: narrativas de seus professores
title_fullStr A docência em uma escola do campo: narrativas de seus professores
title_full_unstemmed A docência em uma escola do campo: narrativas de seus professores
title_sort A docência em uma escola do campo: narrativas de seus professores
author Araújo, Juliana Pereira de
author_facet Araújo, Juliana Pereira de
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4192018360933676
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Juliana Pereira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3064136997342775
dc.contributor.authorID.fl_str_mv d5274c73-860d-4128-809b-4316a98bd2d7
contributor_str_mv Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação rural
Formação de professores
Narrativas
topic Educação
Educação rural
Formação de professores
Narrativas
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description o Brasil desde os tempos coloniais há a coexistência de escolas do campo e de escolas da cidade, pois coexistem também padrões de produção e produtividade típicos do meio urbano e do meio rural. Sobre a docência nas escolas da cidade muito já se foi dito e existe noção objetivada de seus sujeitos, seus desafios e avanços. A docência no campo, no entanto, ainda é pouco conhecida, assim como seus professores. A crença que a melhoria da qualidade de nossa educação depende do conhecimento e da valorização de e sobre seus sujeitos, sejam eles do campo ou da cidade e, a concepção da pesquisa como um dos caminhos para esse processo permitiu a realização da pesquisa que originou este trabalho. Nela admitiu-se como objetivo, conhecer como se dá a constituição da docência em uma escola do campo. Adotou-se como hipótese a existência de um processo de resignificação alimentado pelas especificidades do contexto, que modificaria a docência destes sujeitos, tanto na dimensão da prática quanto naquela caracterizada pela própria visão que os professores constroem sobre o ser professor. A metodologia da pesquisa pautou-se em referenciais sobre formação de professores, narrativas e escola do campo. Participaram quatro professores de uma escola localizada em área de assentamento rural no interior do estado de São Paulo. As narrativas dos professores, obtidas na pesquisa de campo contribuíram para que o resultado final expressasse com maior fidedignidade e riqueza o objeto do estudo que é a docência no campo. Como resultado é defendida a tese de que a docência na escola do campo é marcada pela re-significação das dimensões do ensinar e do ser professor e aponta-se, a partir dela, a necessidade de olhares mais atentos e comprometidos, tanto dos pesquisadores como do Estado para estes sujeitos e para a educação do campo.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12-11
dc.date.available.fl_str_mv 2010-01-15
2016-06-02T19:35:36Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:35:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO, Juliana Pereira de. A docência em uma escola do campo: narrativas de seus professores. 2009. 171 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2228
identifier_str_mv ARAÚJO, Juliana Pereira de. A docência em uma escola do campo: narrativas de seus professores. 2009. 171 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv 5b631310-1f40-4265-a860-fe19d7440be6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2228/1/2743.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2228/2/2743.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a0dca4da4b9d38e803bc48eaa2d14483
426cfb757305a7ee55e0f8ecf715b18b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715517276422144