A docência em uma escola do campo: narrativas de seus professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2228 |
Resumo: | o Brasil desde os tempos coloniais há a coexistência de escolas do campo e de escolas da cidade, pois coexistem também padrões de produção e produtividade típicos do meio urbano e do meio rural. Sobre a docência nas escolas da cidade muito já se foi dito e existe noção objetivada de seus sujeitos, seus desafios e avanços. A docência no campo, no entanto, ainda é pouco conhecida, assim como seus professores. A crença que a melhoria da qualidade de nossa educação depende do conhecimento e da valorização de e sobre seus sujeitos, sejam eles do campo ou da cidade e, a concepção da pesquisa como um dos caminhos para esse processo permitiu a realização da pesquisa que originou este trabalho. Nela admitiu-se como objetivo, conhecer como se dá a constituição da docência em uma escola do campo. Adotou-se como hipótese a existência de um processo de resignificação alimentado pelas especificidades do contexto, que modificaria a docência destes sujeitos, tanto na dimensão da prática quanto naquela caracterizada pela própria visão que os professores constroem sobre o ser professor. A metodologia da pesquisa pautou-se em referenciais sobre formação de professores, narrativas e escola do campo. Participaram quatro professores de uma escola localizada em área de assentamento rural no interior do estado de São Paulo. As narrativas dos professores, obtidas na pesquisa de campo contribuíram para que o resultado final expressasse com maior fidedignidade e riqueza o objeto do estudo que é a docência no campo. Como resultado é defendida a tese de que a docência na escola do campo é marcada pela re-significação das dimensões do ensinar e do ser professor e aponta-se, a partir dela, a necessidade de olhares mais atentos e comprometidos, tanto dos pesquisadores como do Estado para estes sujeitos e para a educação do campo. |
id |
SCAR_70b7f04b57917d4ddae0ea4e09472501 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2228 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Araújo, Juliana Pereira deOliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato dehttp://lattes.cnpq.br/3064136997342775http://lattes.cnpq.br/4192018360933676d5274c73-860d-4128-809b-4316a98bd2d72016-06-02T19:35:36Z2010-01-152016-06-02T19:35:36Z2009-12-11ARAÚJO, Juliana Pereira de. A docência em uma escola do campo: narrativas de seus professores. 2009. 171 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2228application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBREducaçãoEducação ruralFormação de professoresNarrativasCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA docência em uma escola do campo: narrativas de seus professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesiso Brasil desde os tempos coloniais há a coexistência de escolas do campo e de escolas da cidade, pois coexistem também padrões de produção e produtividade típicos do meio urbano e do meio rural. Sobre a docência nas escolas da cidade muito já se foi dito e existe noção objetivada de seus sujeitos, seus desafios e avanços. A docência no campo, no entanto, ainda é pouco conhecida, assim como seus professores. A crença que a melhoria da qualidade de nossa educação depende do conhecimento e da valorização de e sobre seus sujeitos, sejam eles do campo ou da cidade e, a concepção da pesquisa como um dos caminhos para esse processo permitiu a realização da pesquisa que originou este trabalho. Nela admitiu-se como objetivo, conhecer como se dá a constituição da docência em uma escola do campo. Adotou-se como hipótese a existência de um processo de resignificação alimentado pelas especificidades do contexto, que modificaria a docência destes sujeitos, tanto na dimensão da prática quanto naquela caracterizada pela própria visão que os professores constroem sobre o ser professor. A metodologia da pesquisa pautou-se em referenciais sobre formação de professores, narrativas e escola do campo. Participaram quatro professores de uma escola localizada em área de assentamento rural no interior do estado de São Paulo. As narrativas dos professores, obtidas na pesquisa de campo contribuíram para que o resultado final expressasse com maior fidedignidade e riqueza o objeto do estudo que é a docência no campo. Como resultado é defendida a tese de que a docência na escola do campo é marcada pela re-significação das dimensões do ensinar e do ser professor e aponta-se, a partir dela, a necessidade de olhares mais atentos e comprometidos, tanto dos pesquisadores como do Estado para estes sujeitos e para a educação do campo.-1-15b631310-1f40-4265-a860-fe19d7440be6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL2743.pdfapplication/pdf2577967https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2228/1/2743.pdfa0dca4da4b9d38e803bc48eaa2d14483MD51THUMBNAIL2743.pdf.jpg2743.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg9109https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2228/2/2743.pdf.jpg426cfb757305a7ee55e0f8ecf715b18bMD52ufscar/22282023-09-18 18:30:48.902oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2228Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:30:48Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A docência em uma escola do campo: narrativas de seus professores |
title |
A docência em uma escola do campo: narrativas de seus professores |
spellingShingle |
A docência em uma escola do campo: narrativas de seus professores Araújo, Juliana Pereira de Educação Educação rural Formação de professores Narrativas CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A docência em uma escola do campo: narrativas de seus professores |
title_full |
A docência em uma escola do campo: narrativas de seus professores |
title_fullStr |
A docência em uma escola do campo: narrativas de seus professores |
title_full_unstemmed |
A docência em uma escola do campo: narrativas de seus professores |
title_sort |
A docência em uma escola do campo: narrativas de seus professores |
author |
Araújo, Juliana Pereira de |
author_facet |
Araújo, Juliana Pereira de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4192018360933676 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Juliana Pereira de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3064136997342775 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
d5274c73-860d-4128-809b-4316a98bd2d7 |
contributor_str_mv |
Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação rural Formação de professores Narrativas |
topic |
Educação Educação rural Formação de professores Narrativas CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
o Brasil desde os tempos coloniais há a coexistência de escolas do campo e de escolas da cidade, pois coexistem também padrões de produção e produtividade típicos do meio urbano e do meio rural. Sobre a docência nas escolas da cidade muito já se foi dito e existe noção objetivada de seus sujeitos, seus desafios e avanços. A docência no campo, no entanto, ainda é pouco conhecida, assim como seus professores. A crença que a melhoria da qualidade de nossa educação depende do conhecimento e da valorização de e sobre seus sujeitos, sejam eles do campo ou da cidade e, a concepção da pesquisa como um dos caminhos para esse processo permitiu a realização da pesquisa que originou este trabalho. Nela admitiu-se como objetivo, conhecer como se dá a constituição da docência em uma escola do campo. Adotou-se como hipótese a existência de um processo de resignificação alimentado pelas especificidades do contexto, que modificaria a docência destes sujeitos, tanto na dimensão da prática quanto naquela caracterizada pela própria visão que os professores constroem sobre o ser professor. A metodologia da pesquisa pautou-se em referenciais sobre formação de professores, narrativas e escola do campo. Participaram quatro professores de uma escola localizada em área de assentamento rural no interior do estado de São Paulo. As narrativas dos professores, obtidas na pesquisa de campo contribuíram para que o resultado final expressasse com maior fidedignidade e riqueza o objeto do estudo que é a docência no campo. Como resultado é defendida a tese de que a docência na escola do campo é marcada pela re-significação das dimensões do ensinar e do ser professor e aponta-se, a partir dela, a necessidade de olhares mais atentos e comprometidos, tanto dos pesquisadores como do Estado para estes sujeitos e para a educação do campo. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-12-11 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-01-15 2016-06-02T19:35:36Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T19:35:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ARAÚJO, Juliana Pereira de. A docência em uma escola do campo: narrativas de seus professores. 2009. 171 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2228 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Juliana Pereira de. A docência em uma escola do campo: narrativas de seus professores. 2009. 171 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
-1 -1 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
5b631310-1f40-4265-a860-fe19d7440be6 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2228/1/2743.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2228/2/2743.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a0dca4da4b9d38e803bc48eaa2d14483 426cfb757305a7ee55e0f8ecf715b18b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715517276422144 |