Narrativas e histórias de vida, percursos de formação e docência de quatro professoras na modalidade da educação especial : sala de recursos- AEE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6123 |
Resumo: | Esta pesquisa tem a pretensão de dialogar com narrativas e histórias e vida e formação de quatro professoras que atuam na docência em escolas da rede estadual pertencentes a 36ª Coordenadoria Regional de Educação de Ijuí, que ofertam a Modalidade de Educação Especial: Sala de Recursos- AEE- Atendimento Educacional Especializado. Iniciando no primeiro capítulo, a argumentação da metodologia da pesquisa de narrativas e histórias de vida e formação, e seus aportes teóricos. O segundo capítulo apresenta através da narrativa da história de vida da pesquisadora, o processo de formação e docência na área da Educação Especial, considerando os diferentes espaços escolares, na iminência de buscar novas compreensões para qualificar a prática pedagógica. No terceiro capítulo, ampliando a discussão iniciada anteriormente, abordando o contexto da Educação Especial, as Políticas Públicas, numa interlocução de conceitos entrelaçados com as escolas e seus integrantes. No quarto capítulo, a apresentação e as narrativas das professoras parceiras na pesquisa, na percepção de cada educadora, pautada pelo processo de formação inicial e continuada, evidenciando as experiências formadoras da docência no contexto da Sala de Recursos. Com as considerações finais, na relevância da profissão professor, o processo de inclusão dos alunos com deficiências, as narrativas e histórias de vida e formação continuada, que requer uma postura de educador pesquisador num constante caminhar de ressignificação da prática docente. |
id |
UNIJ_9333ada486b80b6af54e2d247a413ccd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6123 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNarrativas e histórias de vida, percursos de formação e docência de quatro professoras na modalidade da educação especial : sala de recursos- AEE2019-08-0920172019-08-10T00:24:21Z2019-08-10T00:24:21ZEsta pesquisa tem a pretensão de dialogar com narrativas e histórias e vida e formação de quatro professoras que atuam na docência em escolas da rede estadual pertencentes a 36ª Coordenadoria Regional de Educação de Ijuí, que ofertam a Modalidade de Educação Especial: Sala de Recursos- AEE- Atendimento Educacional Especializado. Iniciando no primeiro capítulo, a argumentação da metodologia da pesquisa de narrativas e histórias de vida e formação, e seus aportes teóricos. O segundo capítulo apresenta através da narrativa da história de vida da pesquisadora, o processo de formação e docência na área da Educação Especial, considerando os diferentes espaços escolares, na iminência de buscar novas compreensões para qualificar a prática pedagógica. No terceiro capítulo, ampliando a discussão iniciada anteriormente, abordando o contexto da Educação Especial, as Políticas Públicas, numa interlocução de conceitos entrelaçados com as escolas e seus integrantes. No quarto capítulo, a apresentação e as narrativas das professoras parceiras na pesquisa, na percepção de cada educadora, pautada pelo processo de formação inicial e continuada, evidenciando as experiências formadoras da docência no contexto da Sala de Recursos. Com as considerações finais, na relevância da profissão professor, o processo de inclusão dos alunos com deficiências, as narrativas e histórias de vida e formação continuada, que requer uma postura de educador pesquisador num constante caminhar de ressignificação da prática docente.101 f.Ciências humanas.Educação.Deficiências.Educação Especial e Inclusiva.Narrativas e Histórias de Vida.Sala de Recursos e Docência.Formação de professores.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6123DMD_hdl_123456789/6123Colling, Nadir Lucia Schuster.porreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessNadir%20Lucia%20Schuster%20Colling.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6123/1/Nadir%20Lucia%20Schuster%20Colling.pdfapplication/pdf973542http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6123/1/Nadir%20Lucia%20Schuster%20Colling.pdf8800492e08952a19dbbe04198caf4288MD5123456789_6123_12019-08-10T06:47:16Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas e histórias de vida, percursos de formação e docência de quatro professoras na modalidade da educação especial : sala de recursos- AEE |
title |
Narrativas e histórias de vida, percursos de formação e docência de quatro professoras na modalidade da educação especial : sala de recursos- AEE |
spellingShingle |
Narrativas e histórias de vida, percursos de formação e docência de quatro professoras na modalidade da educação especial : sala de recursos- AEE Colling, Nadir Lucia Schuster. Ciências humanas. Educação. Deficiências. Educação Especial e Inclusiva. Narrativas e Histórias de Vida. Sala de Recursos e Docência. Formação de professores. |
title_short |
Narrativas e histórias de vida, percursos de formação e docência de quatro professoras na modalidade da educação especial : sala de recursos- AEE |
title_full |
Narrativas e histórias de vida, percursos de formação e docência de quatro professoras na modalidade da educação especial : sala de recursos- AEE |
title_fullStr |
Narrativas e histórias de vida, percursos de formação e docência de quatro professoras na modalidade da educação especial : sala de recursos- AEE |
title_full_unstemmed |
Narrativas e histórias de vida, percursos de formação e docência de quatro professoras na modalidade da educação especial : sala de recursos- AEE |
title_sort |
Narrativas e histórias de vida, percursos de formação e docência de quatro professoras na modalidade da educação especial : sala de recursos- AEE |
author |
Colling, Nadir Lucia Schuster. |
author_facet |
Colling, Nadir Lucia Schuster. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Colling, Nadir Lucia Schuster. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências humanas. Educação. Deficiências. Educação Especial e Inclusiva. Narrativas e Histórias de Vida. Sala de Recursos e Docência. Formação de professores. |
topic |
Ciências humanas. Educação. Deficiências. Educação Especial e Inclusiva. Narrativas e Histórias de Vida. Sala de Recursos e Docência. Formação de professores. |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Esta pesquisa tem a pretensão de dialogar com narrativas e histórias e vida e formação de quatro professoras que atuam na docência em escolas da rede estadual pertencentes a 36ª Coordenadoria Regional de Educação de Ijuí, que ofertam a Modalidade de Educação Especial: Sala de Recursos- AEE- Atendimento Educacional Especializado. Iniciando no primeiro capítulo, a argumentação da metodologia da pesquisa de narrativas e histórias de vida e formação, e seus aportes teóricos. O segundo capítulo apresenta através da narrativa da história de vida da pesquisadora, o processo de formação e docência na área da Educação Especial, considerando os diferentes espaços escolares, na iminência de buscar novas compreensões para qualificar a prática pedagógica. No terceiro capítulo, ampliando a discussão iniciada anteriormente, abordando o contexto da Educação Especial, as Políticas Públicas, numa interlocução de conceitos entrelaçados com as escolas e seus integrantes. No quarto capítulo, a apresentação e as narrativas das professoras parceiras na pesquisa, na percepção de cada educadora, pautada pelo processo de formação inicial e continuada, evidenciando as experiências formadoras da docência no contexto da Sala de Recursos. Com as considerações finais, na relevância da profissão professor, o processo de inclusão dos alunos com deficiências, as narrativas e histórias de vida e formação continuada, que requer uma postura de educador pesquisador num constante caminhar de ressignificação da prática docente. 101 f. |
description |
Esta pesquisa tem a pretensão de dialogar com narrativas e histórias e vida e formação de quatro professoras que atuam na docência em escolas da rede estadual pertencentes a 36ª Coordenadoria Regional de Educação de Ijuí, que ofertam a Modalidade de Educação Especial: Sala de Recursos- AEE- Atendimento Educacional Especializado. Iniciando no primeiro capítulo, a argumentação da metodologia da pesquisa de narrativas e histórias de vida e formação, e seus aportes teóricos. O segundo capítulo apresenta através da narrativa da história de vida da pesquisadora, o processo de formação e docência na área da Educação Especial, considerando os diferentes espaços escolares, na iminência de buscar novas compreensões para qualificar a prática pedagógica. No terceiro capítulo, ampliando a discussão iniciada anteriormente, abordando o contexto da Educação Especial, as Políticas Públicas, numa interlocução de conceitos entrelaçados com as escolas e seus integrantes. No quarto capítulo, a apresentação e as narrativas das professoras parceiras na pesquisa, na percepção de cada educadora, pautada pelo processo de formação inicial e continuada, evidenciando as experiências formadoras da docência no contexto da Sala de Recursos. Com as considerações finais, na relevância da profissão professor, o processo de inclusão dos alunos com deficiências, as narrativas e histórias de vida e formação continuada, que requer uma postura de educador pesquisador num constante caminhar de ressignificação da prática docente. |
publishDate |
2017 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017 2019-08-10T00:24:21Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-08-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T00:24:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6123 DMD_hdl_123456789/6123 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6123 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/6123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1641618430962434048 |