O uso do omnichannel em pequenas e médias empresas: um estudo sobre a sua aplicação no varejo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16396 |
Resumo: | The goal of this study is to investigate the possibility of using omnichannel in small and medium-sized retail companies, as well the benefits and challenges involved in the application. For that, a survey with semi-structured interviews was conducted with three specialists in retail and omnichannel in Brazil. Among the main results, it is highlighted that omnichannel is an important and applicable strategy for large companies and small and medium-sized companies in the retail sector. In addition, it was found that the application of omnichannel brings benefits such as a reduction of the logistical costs and an increase of the company's profit, making the organization able to carry out more assertive campaigns to its customers and provide a unique experience journey to the consumer. About the challenges, small and medium-sized companies may face the high costs involved for implementation, as well as a limiting culture of their employees, who need to be able to make this change for their application. The main contribution of this study is to understand the use of omnichannel as a competitive advantage for companies, even if they are small or medium-sized. |
id |
SCAR_710ed25e7222e068bca6f1f8da940322 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16396 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Oliveira, Henrique Diez Marques deFiorini, Paula de Camargohttp://lattes.cnpq.br/832183421572808600305bf2-7498-41c5-a258-de994cf1e81c2022-07-18T18:10:14Z2022-07-18T18:10:14Z2022-04-18OLIVEIRA, Henrique Diez Marques de. O uso do omnichannel em pequenas e médias empresas: um estudo sobre a sua aplicação no varejo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16396.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16396The goal of this study is to investigate the possibility of using omnichannel in small and medium-sized retail companies, as well the benefits and challenges involved in the application. For that, a survey with semi-structured interviews was conducted with three specialists in retail and omnichannel in Brazil. Among the main results, it is highlighted that omnichannel is an important and applicable strategy for large companies and small and medium-sized companies in the retail sector. In addition, it was found that the application of omnichannel brings benefits such as a reduction of the logistical costs and an increase of the company's profit, making the organization able to carry out more assertive campaigns to its customers and provide a unique experience journey to the consumer. About the challenges, small and medium-sized companies may face the high costs involved for implementation, as well as a limiting culture of their employees, who need to be able to make this change for their application. The main contribution of this study is to understand the use of omnichannel as a competitive advantage for companies, even if they are small or medium-sized.O objetivo deste estudo é investigar a possibilidade do uso do omnichannel em pequenas e médias empresas do varejo, bem como os benefícios e desafios envolvidos em sua aplicação. Para tanto, foram conduzidas entrevistas semi-estruturadas com três especialistas em varejo e omnichannel no Brasil. Entre os principais resultados, destaca-se que omnichannel é uma estratégia importante e aplicável tanto para grandes companhias, quanto para pequenas e médias empresas do setor de varejo. Além disso, verificou-se que a aplicação do omnichannel traz benefícios como a redução dos custos logísticos e maximização do lucro da empresa, fazendo com que a organização consiga realizar campanhas mais assertivas a seus clientes e forneça uma jornada de experiência única ao consumidor. Quanto aos desafios, as pequenas e médias empresas podem esbarrar nos altos custos envolvidos para a implementação, assim como em uma cultura limitante de seus colaboradores, que precisam estar aptos a essa mudança para a sua aplicação. A principal contribuição deste estudo consiste na compreensão do uso do omnichannel como vantagem competitiva para as empresas, mesmo que elas sejam de pequeno ou médio porte.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaAdministração - Adm-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessVarejoPMEExperiência do consumidorSMEOmnichannelDigital commerceRetailConsumer experienceDigital commerceCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASO uso do omnichannel em pequenas e médias empresas: um estudo sobre a sua aplicação no varejoThe use of omnichannel in small and medium companies: a study on its application in retailinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis6006001c2c2a44-4a52-446f-8f45-7242d3441959reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC - Henrique Diez Marques de Oliveira.pdfTCC - Henrique Diez Marques de Oliveira.pdfapplication/pdf221984https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16396/1/TCC%20-%20Henrique%20Diez%20Marques%20de%20Oliveira.pdf149676a6146f53d9f13b12f88f270abfMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16396/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTTCC - Henrique Diez Marques de Oliveira.pdf.txtTCC - Henrique Diez Marques de Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain48053https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16396/3/TCC%20-%20Henrique%20Diez%20Marques%20de%20Oliveira.pdf.txt935a3ef66ee3fe83c32202d7e7347ca0MD53THUMBNAILTCC - Henrique Diez Marques de Oliveira.pdf.jpgTCC - Henrique Diez Marques de Oliveira.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5523https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16396/4/TCC%20-%20Henrique%20Diez%20Marques%20de%20Oliveira.pdf.jpg898c5f2daf7262524a8dc6baf598e351MD54ufscar/163962023-09-18 18:32:15.351oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16396Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:15Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O uso do omnichannel em pequenas e médias empresas: um estudo sobre a sua aplicação no varejo |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
The use of omnichannel in small and medium companies: a study on its application in retail |
title |
O uso do omnichannel em pequenas e médias empresas: um estudo sobre a sua aplicação no varejo |
spellingShingle |
O uso do omnichannel em pequenas e médias empresas: um estudo sobre a sua aplicação no varejo Oliveira, Henrique Diez Marques de Varejo PME Experiência do consumidor SME Omnichannel Digital commerce Retail Consumer experience Digital commerce CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
title_short |
O uso do omnichannel em pequenas e médias empresas: um estudo sobre a sua aplicação no varejo |
title_full |
O uso do omnichannel em pequenas e médias empresas: um estudo sobre a sua aplicação no varejo |
title_fullStr |
O uso do omnichannel em pequenas e médias empresas: um estudo sobre a sua aplicação no varejo |
title_full_unstemmed |
O uso do omnichannel em pequenas e médias empresas: um estudo sobre a sua aplicação no varejo |
title_sort |
O uso do omnichannel em pequenas e médias empresas: um estudo sobre a sua aplicação no varejo |
author |
Oliveira, Henrique Diez Marques de |
author_facet |
Oliveira, Henrique Diez Marques de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Henrique Diez Marques de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fiorini, Paula de Camargo |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8321834215728086 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
00305bf2-7498-41c5-a258-de994cf1e81c |
contributor_str_mv |
Fiorini, Paula de Camargo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Varejo PME Experiência do consumidor SME |
topic |
Varejo PME Experiência do consumidor SME Omnichannel Digital commerce Retail Consumer experience Digital commerce CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Omnichannel Digital commerce Retail Consumer experience Digital commerce |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
description |
The goal of this study is to investigate the possibility of using omnichannel in small and medium-sized retail companies, as well the benefits and challenges involved in the application. For that, a survey with semi-structured interviews was conducted with three specialists in retail and omnichannel in Brazil. Among the main results, it is highlighted that omnichannel is an important and applicable strategy for large companies and small and medium-sized companies in the retail sector. In addition, it was found that the application of omnichannel brings benefits such as a reduction of the logistical costs and an increase of the company's profit, making the organization able to carry out more assertive campaigns to its customers and provide a unique experience journey to the consumer. About the challenges, small and medium-sized companies may face the high costs involved for implementation, as well as a limiting culture of their employees, who need to be able to make this change for their application. The main contribution of this study is to understand the use of omnichannel as a competitive advantage for companies, even if they are small or medium-sized. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-18T18:10:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-18T18:10:14Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-04-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Henrique Diez Marques de. O uso do omnichannel em pequenas e médias empresas: um estudo sobre a sua aplicação no varejo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16396. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16396 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Henrique Diez Marques de. O uso do omnichannel em pequenas e médias empresas: um estudo sobre a sua aplicação no varejo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16396. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16396 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
1c2c2a44-4a52-446f-8f45-7242d3441959 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Sorocaba Administração - Adm-So |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Sorocaba Administração - Adm-So |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16396/1/TCC%20-%20Henrique%20Diez%20Marques%20de%20Oliveira.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16396/2/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16396/3/TCC%20-%20Henrique%20Diez%20Marques%20de%20Oliveira.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16396/4/TCC%20-%20Henrique%20Diez%20Marques%20de%20Oliveira.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
149676a6146f53d9f13b12f88f270abf e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 935a3ef66ee3fe83c32202d7e7347ca0 898c5f2daf7262524a8dc6baf598e351 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136409086099456 |