O uso do omnichannel em pequenas e médias empresas: um estudo sobre a sua aplicação no varejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Henrique Diez Marques de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16396
Resumo: The goal of this study is to investigate the possibility of using omnichannel in small and medium-sized retail companies, as well the benefits and challenges involved in the application. For that, a survey with semi-structured interviews was conducted with three specialists in retail and omnichannel in Brazil. Among the main results, it is highlighted that omnichannel is an important and applicable strategy for large companies and small and medium-sized companies in the retail sector. In addition, it was found that the application of omnichannel brings benefits such as a reduction of the logistical costs and an increase of the company's profit, making the organization able to carry out more assertive campaigns to its customers and provide a unique experience journey to the consumer. About the challenges, small and medium-sized companies may face the high costs involved for implementation, as well as a limiting culture of their employees, who need to be able to make this change for their application. The main contribution of this study is to understand the use of omnichannel as a competitive advantage for companies, even if they are small or medium-sized.
id SCAR_710ed25e7222e068bca6f1f8da940322
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16396
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Oliveira, Henrique Diez Marques deFiorini, Paula de Camargohttp://lattes.cnpq.br/832183421572808600305bf2-7498-41c5-a258-de994cf1e81c2022-07-18T18:10:14Z2022-07-18T18:10:14Z2022-04-18OLIVEIRA, Henrique Diez Marques de. O uso do omnichannel em pequenas e médias empresas: um estudo sobre a sua aplicação no varejo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16396.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16396The goal of this study is to investigate the possibility of using omnichannel in small and medium-sized retail companies, as well the benefits and challenges involved in the application. For that, a survey with semi-structured interviews was conducted with three specialists in retail and omnichannel in Brazil. Among the main results, it is highlighted that omnichannel is an important and applicable strategy for large companies and small and medium-sized companies in the retail sector. In addition, it was found that the application of omnichannel brings benefits such as a reduction of the logistical costs and an increase of the company's profit, making the organization able to carry out more assertive campaigns to its customers and provide a unique experience journey to the consumer. About the challenges, small and medium-sized companies may face the high costs involved for implementation, as well as a limiting culture of their employees, who need to be able to make this change for their application. The main contribution of this study is to understand the use of omnichannel as a competitive advantage for companies, even if they are small or medium-sized.O objetivo deste estudo é investigar a possibilidade do uso do omnichannel em pequenas e médias empresas do varejo, bem como os benefícios e desafios envolvidos em sua aplicação. Para tanto, foram conduzidas entrevistas semi-estruturadas com três especialistas em varejo e omnichannel no Brasil. Entre os principais resultados, destaca-se que omnichannel é uma estratégia importante e aplicável tanto para grandes companhias, quanto para pequenas e médias empresas do setor de varejo. Além disso, verificou-se que a aplicação do omnichannel traz benefícios como a redução dos custos logísticos e maximização do lucro da empresa, fazendo com que a organização consiga realizar campanhas mais assertivas a seus clientes e forneça uma jornada de experiência única ao consumidor. Quanto aos desafios, as pequenas e médias empresas podem esbarrar nos altos custos envolvidos para a implementação, assim como em uma cultura limitante de seus colaboradores, que precisam estar aptos a essa mudança para a sua aplicação. A principal contribuição deste estudo consiste na compreensão do uso do omnichannel como vantagem competitiva para as empresas, mesmo que elas sejam de pequeno ou médio porte.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaAdministração - Adm-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessVarejoPMEExperiência do consumidorSMEOmnichannelDigital commerceRetailConsumer experienceDigital commerceCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASO uso do omnichannel em pequenas e médias empresas: um estudo sobre a sua aplicação no varejoThe use of omnichannel in small and medium companies: a study on its application in retailinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis6006001c2c2a44-4a52-446f-8f45-7242d3441959reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC - Henrique Diez Marques de Oliveira.pdfTCC - Henrique Diez Marques de Oliveira.pdfapplication/pdf221984https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16396/1/TCC%20-%20Henrique%20Diez%20Marques%20de%20Oliveira.pdf149676a6146f53d9f13b12f88f270abfMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16396/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTTCC - Henrique Diez Marques de Oliveira.pdf.txtTCC - Henrique Diez Marques de Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain48053https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16396/3/TCC%20-%20Henrique%20Diez%20Marques%20de%20Oliveira.pdf.txt935a3ef66ee3fe83c32202d7e7347ca0MD53THUMBNAILTCC - Henrique Diez Marques de Oliveira.pdf.jpgTCC - Henrique Diez Marques de Oliveira.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5523https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16396/4/TCC%20-%20Henrique%20Diez%20Marques%20de%20Oliveira.pdf.jpg898c5f2daf7262524a8dc6baf598e351MD54ufscar/163962023-09-18 18:32:15.351oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16396Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:15Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv O uso do omnichannel em pequenas e médias empresas: um estudo sobre a sua aplicação no varejo
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The use of omnichannel in small and medium companies: a study on its application in retail
title O uso do omnichannel em pequenas e médias empresas: um estudo sobre a sua aplicação no varejo
spellingShingle O uso do omnichannel em pequenas e médias empresas: um estudo sobre a sua aplicação no varejo
Oliveira, Henrique Diez Marques de
Varejo
PME
Experiência do consumidor
SME
Omnichannel
Digital commerce
Retail
Consumer experience
Digital commerce
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
title_short O uso do omnichannel em pequenas e médias empresas: um estudo sobre a sua aplicação no varejo
title_full O uso do omnichannel em pequenas e médias empresas: um estudo sobre a sua aplicação no varejo
title_fullStr O uso do omnichannel em pequenas e médias empresas: um estudo sobre a sua aplicação no varejo
title_full_unstemmed O uso do omnichannel em pequenas e médias empresas: um estudo sobre a sua aplicação no varejo
title_sort O uso do omnichannel em pequenas e médias empresas: um estudo sobre a sua aplicação no varejo
author Oliveira, Henrique Diez Marques de
author_facet Oliveira, Henrique Diez Marques de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Henrique Diez Marques de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fiorini, Paula de Camargo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8321834215728086
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 00305bf2-7498-41c5-a258-de994cf1e81c
contributor_str_mv Fiorini, Paula de Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv Varejo
PME
Experiência do consumidor
SME
topic Varejo
PME
Experiência do consumidor
SME
Omnichannel
Digital commerce
Retail
Consumer experience
Digital commerce
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Omnichannel
Digital commerce
Retail
Consumer experience
Digital commerce
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
description The goal of this study is to investigate the possibility of using omnichannel in small and medium-sized retail companies, as well the benefits and challenges involved in the application. For that, a survey with semi-structured interviews was conducted with three specialists in retail and omnichannel in Brazil. Among the main results, it is highlighted that omnichannel is an important and applicable strategy for large companies and small and medium-sized companies in the retail sector. In addition, it was found that the application of omnichannel brings benefits such as a reduction of the logistical costs and an increase of the company's profit, making the organization able to carry out more assertive campaigns to its customers and provide a unique experience journey to the consumer. About the challenges, small and medium-sized companies may face the high costs involved for implementation, as well as a limiting culture of their employees, who need to be able to make this change for their application. The main contribution of this study is to understand the use of omnichannel as a competitive advantage for companies, even if they are small or medium-sized.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-18T18:10:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-18T18:10:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Henrique Diez Marques de. O uso do omnichannel em pequenas e médias empresas: um estudo sobre a sua aplicação no varejo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16396.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16396
identifier_str_mv OLIVEIRA, Henrique Diez Marques de. O uso do omnichannel em pequenas e médias empresas: um estudo sobre a sua aplicação no varejo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16396.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 1c2c2a44-4a52-446f-8f45-7242d3441959
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Administração - Adm-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Administração - Adm-So
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16396/1/TCC%20-%20Henrique%20Diez%20Marques%20de%20Oliveira.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16396/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16396/3/TCC%20-%20Henrique%20Diez%20Marques%20de%20Oliveira.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16396/4/TCC%20-%20Henrique%20Diez%20Marques%20de%20Oliveira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 149676a6146f53d9f13b12f88f270abf
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
935a3ef66ee3fe83c32202d7e7347ca0
898c5f2daf7262524a8dc6baf598e351
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136409086099456