A presença da mulher indígena no ensino superior brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16656 |
Resumo: | Despite the inclusion of indigenous peoples in the Brazilian public university, there are several barriers that prevent indigenous students, especially women, from remaining in their course. The general objective of this work is to create an overview of studies already published on the effectiveness or ineffectiveness of existing affirmative actions in Brazil for indigenous women. The methodology used was documentary research on the main academic platforms, followed by government websites, scientific articles and published magazines that address issues related to indigenous themes at the university, especially on the presence of indigenous women in public universities. The greatest difficulty was to find, specifically, data that revealed actions aimed at the female indigenous public and exact numbers of indigenous university students entering or even completing higher education, which suggests further studies on this topic that is so important for Brazilian higher education. |
id |
SCAR_7b4df99698b0fd6f438314866da1b53f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16656 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Almeida, Aline Gabriela deBraga, Rosângela BatalhaFerraz, Maria Cristina Comunianhttp://lattes.cnpq.br/2893153253924855https://lattes.cnpq.br/0885392135692490http://lattes.cnpq.br/3219347816242222ffe9d5b6-6252-4944-ba54-c43fb202cbb1f42a5f70-d3b6-46f7-8fba-5b995f9d31382022-09-22T23:59:04Z2022-09-22T23:59:04Z2022-09-12ALMEIDA, Aline Gabriela de; BRAGA, Rosângela Batalha. A presença da mulher indígena no ensino superior brasileiro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16656.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16656Despite the inclusion of indigenous peoples in the Brazilian public university, there are several barriers that prevent indigenous students, especially women, from remaining in their course. The general objective of this work is to create an overview of studies already published on the effectiveness or ineffectiveness of existing affirmative actions in Brazil for indigenous women. The methodology used was documentary research on the main academic platforms, followed by government websites, scientific articles and published magazines that address issues related to indigenous themes at the university, especially on the presence of indigenous women in public universities. The greatest difficulty was to find, specifically, data that revealed actions aimed at the female indigenous public and exact numbers of indigenous university students entering or even completing higher education, which suggests further studies on this topic that is so important for Brazilian higher education.Apesar da inserção dos povos indígenas na universidade pública brasileira, existem diversas barreiras que impedem os estudantes indígenas, em especial as mulheres, de permanecerem em seu curso. O objetivo geral deste trabalho é criar um panorama entre estudos já publicados sobre a efetividade ou não efetividade das ações afirmativas existentes no Brasil para mulheres indígenas. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental nas principais plataformas acadêmicas, seguindo pelos sites governamentais, artigos científicos e revistas publicadas que abordam questões relacionadas à temática indígena na universidade, em especial sobre a presença da mulher indígena na universidade pública. A maior dificuldade foi encontrar, especificamente, dados que revelassem ações voltadas para o público indígena feminino e números exatos de universitárias indígenas ingressantes ou até mesmo que já concluíram o curso superior, o que faz com que se sugira novos estudos acerca desta temática tão importante para o ensino superior brasileiro.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaAdministração - Adm-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAção afirmativaMulher indígenaIndígenaUniversidade pública brasileiraAffirmative actionIndigenous womanIndigenousBrazilian public universityCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICAA presença da mulher indígena no ensino superior brasileiroThe presence of indigenous women in Brazilian higher educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis6006006003d8ed1f4-40bf-42b9-9cbe-c3b60f879f65reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC Versão Final ALINE_ ROSANGELA.pdfTCC Versão Final ALINE_ ROSANGELA.pdfapplication/pdf834029https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16656/1/TCC%20Vers%c3%a3o%20Final%20ALINE_%20ROSANGELA.pdfc8ccd5600f6e276572139c1d91ac0a75MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16656/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTTCC Versão Final ALINE_ ROSANGELA.pdf.txtTCC Versão Final ALINE_ ROSANGELA.pdf.txtExtracted texttext/plain44970https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16656/3/TCC%20Vers%c3%a3o%20Final%20ALINE_%20ROSANGELA.pdf.txtc28bf355610e777d909fd082d1342743MD53THUMBNAILTCC Versão Final ALINE_ ROSANGELA.pdf.jpgTCC Versão Final ALINE_ ROSANGELA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5634https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16656/4/TCC%20Vers%c3%a3o%20Final%20ALINE_%20ROSANGELA.pdf.jpg24fdbd989dd06c0874f1fb06dea1dbc5MD54ufscar/166562023-09-18 18:32:25.388oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16656Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:25Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A presença da mulher indígena no ensino superior brasileiro |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
The presence of indigenous women in Brazilian higher education |
title |
A presença da mulher indígena no ensino superior brasileiro |
spellingShingle |
A presença da mulher indígena no ensino superior brasileiro Almeida, Aline Gabriela de Ação afirmativa Mulher indígena Indígena Universidade pública brasileira Affirmative action Indigenous woman Indigenous Brazilian public university CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA |
title_short |
A presença da mulher indígena no ensino superior brasileiro |
title_full |
A presença da mulher indígena no ensino superior brasileiro |
title_fullStr |
A presença da mulher indígena no ensino superior brasileiro |
title_full_unstemmed |
A presença da mulher indígena no ensino superior brasileiro |
title_sort |
A presença da mulher indígena no ensino superior brasileiro |
author |
Almeida, Aline Gabriela de |
author_facet |
Almeida, Aline Gabriela de Braga, Rosângela Batalha |
author_role |
author |
author2 |
Braga, Rosângela Batalha |
author2_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
https://lattes.cnpq.br/0885392135692490 http://lattes.cnpq.br/3219347816242222 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Aline Gabriela de Braga, Rosângela Batalha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferraz, Maria Cristina Comunian |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2893153253924855 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
ffe9d5b6-6252-4944-ba54-c43fb202cbb1 f42a5f70-d3b6-46f7-8fba-5b995f9d3138 |
contributor_str_mv |
Ferraz, Maria Cristina Comunian |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ação afirmativa Mulher indígena Indígena Universidade pública brasileira |
topic |
Ação afirmativa Mulher indígena Indígena Universidade pública brasileira Affirmative action Indigenous woman Indigenous Brazilian public university CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Affirmative action Indigenous woman Indigenous Brazilian public university |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA |
description |
Despite the inclusion of indigenous peoples in the Brazilian public university, there are several barriers that prevent indigenous students, especially women, from remaining in their course. The general objective of this work is to create an overview of studies already published on the effectiveness or ineffectiveness of existing affirmative actions in Brazil for indigenous women. The methodology used was documentary research on the main academic platforms, followed by government websites, scientific articles and published magazines that address issues related to indigenous themes at the university, especially on the presence of indigenous women in public universities. The greatest difficulty was to find, specifically, data that revealed actions aimed at the female indigenous public and exact numbers of indigenous university students entering or even completing higher education, which suggests further studies on this topic that is so important for Brazilian higher education. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-22T23:59:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-22T23:59:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-09-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALMEIDA, Aline Gabriela de; BRAGA, Rosângela Batalha. A presença da mulher indígena no ensino superior brasileiro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16656. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16656 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Aline Gabriela de; BRAGA, Rosângela Batalha. A presença da mulher indígena no ensino superior brasileiro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16656. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16656 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 600 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
3d8ed1f4-40bf-42b9-9cbe-c3b60f879f65 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Sorocaba Administração - Adm-So |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Sorocaba Administração - Adm-So |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16656/1/TCC%20Vers%c3%a3o%20Final%20ALINE_%20ROSANGELA.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16656/2/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16656/3/TCC%20Vers%c3%a3o%20Final%20ALINE_%20ROSANGELA.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16656/4/TCC%20Vers%c3%a3o%20Final%20ALINE_%20ROSANGELA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c8ccd5600f6e276572139c1d91ac0a75 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 c28bf355610e777d909fd082d1342743 24fdbd989dd06c0874f1fb06dea1dbc5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136411601633280 |