A presença da mulher indígena no ensino superior brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Aline Gabriela de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Braga, Rosângela Batalha
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16656
Resumo: Despite the inclusion of indigenous peoples in the Brazilian public university, there are several barriers that prevent indigenous students, especially women, from remaining in their course. The general objective of this work is to create an overview of studies already published on the effectiveness or ineffectiveness of existing affirmative actions in Brazil for indigenous women. The methodology used was documentary research on the main academic platforms, followed by government websites, scientific articles and published magazines that address issues related to indigenous themes at the university, especially on the presence of indigenous women in public universities. The greatest difficulty was to find, specifically, data that revealed actions aimed at the female indigenous public and exact numbers of indigenous university students entering or even completing higher education, which suggests further studies on this topic that is so important for Brazilian higher education.
id SCAR_7b4df99698b0fd6f438314866da1b53f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16656
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Almeida, Aline Gabriela deBraga, Rosângela BatalhaFerraz, Maria Cristina Comunianhttp://lattes.cnpq.br/2893153253924855https://lattes.cnpq.br/0885392135692490http://lattes.cnpq.br/3219347816242222ffe9d5b6-6252-4944-ba54-c43fb202cbb1f42a5f70-d3b6-46f7-8fba-5b995f9d31382022-09-22T23:59:04Z2022-09-22T23:59:04Z2022-09-12ALMEIDA, Aline Gabriela de; BRAGA, Rosângela Batalha. A presença da mulher indígena no ensino superior brasileiro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16656.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16656Despite the inclusion of indigenous peoples in the Brazilian public university, there are several barriers that prevent indigenous students, especially women, from remaining in their course. The general objective of this work is to create an overview of studies already published on the effectiveness or ineffectiveness of existing affirmative actions in Brazil for indigenous women. The methodology used was documentary research on the main academic platforms, followed by government websites, scientific articles and published magazines that address issues related to indigenous themes at the university, especially on the presence of indigenous women in public universities. The greatest difficulty was to find, specifically, data that revealed actions aimed at the female indigenous public and exact numbers of indigenous university students entering or even completing higher education, which suggests further studies on this topic that is so important for Brazilian higher education.Apesar da inserção dos povos indígenas na universidade pública brasileira, existem diversas barreiras que impedem os estudantes indígenas, em especial as mulheres, de permanecerem em seu curso. O objetivo geral deste trabalho é criar um panorama entre estudos já publicados sobre a efetividade ou não efetividade das ações afirmativas existentes no Brasil para mulheres indígenas. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental nas principais plataformas acadêmicas, seguindo pelos sites governamentais, artigos científicos e revistas publicadas que abordam questões relacionadas à temática indígena na universidade, em especial sobre a presença da mulher indígena na universidade pública. A maior dificuldade foi encontrar, especificamente, dados que revelassem ações voltadas para o público indígena feminino e números exatos de universitárias indígenas ingressantes ou até mesmo que já concluíram o curso superior, o que faz com que se sugira novos estudos acerca desta temática tão importante para o ensino superior brasileiro.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaAdministração - Adm-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAção afirmativaMulher indígenaIndígenaUniversidade pública brasileiraAffirmative actionIndigenous womanIndigenousBrazilian public universityCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICAA presença da mulher indígena no ensino superior brasileiroThe presence of indigenous women in Brazilian higher educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis6006006003d8ed1f4-40bf-42b9-9cbe-c3b60f879f65reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC Versão Final ALINE_ ROSANGELA.pdfTCC Versão Final ALINE_ ROSANGELA.pdfapplication/pdf834029https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16656/1/TCC%20Vers%c3%a3o%20Final%20ALINE_%20ROSANGELA.pdfc8ccd5600f6e276572139c1d91ac0a75MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16656/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTTCC Versão Final ALINE_ ROSANGELA.pdf.txtTCC Versão Final ALINE_ ROSANGELA.pdf.txtExtracted texttext/plain44970https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16656/3/TCC%20Vers%c3%a3o%20Final%20ALINE_%20ROSANGELA.pdf.txtc28bf355610e777d909fd082d1342743MD53THUMBNAILTCC Versão Final ALINE_ ROSANGELA.pdf.jpgTCC Versão Final ALINE_ ROSANGELA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5634https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16656/4/TCC%20Vers%c3%a3o%20Final%20ALINE_%20ROSANGELA.pdf.jpg24fdbd989dd06c0874f1fb06dea1dbc5MD54ufscar/166562023-09-18 18:32:25.388oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16656Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:25Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv A presença da mulher indígena no ensino superior brasileiro
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The presence of indigenous women in Brazilian higher education
title A presença da mulher indígena no ensino superior brasileiro
spellingShingle A presença da mulher indígena no ensino superior brasileiro
Almeida, Aline Gabriela de
Ação afirmativa
Mulher indígena
Indígena
Universidade pública brasileira
Affirmative action
Indigenous woman
Indigenous
Brazilian public university
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
title_short A presença da mulher indígena no ensino superior brasileiro
title_full A presença da mulher indígena no ensino superior brasileiro
title_fullStr A presença da mulher indígena no ensino superior brasileiro
title_full_unstemmed A presença da mulher indígena no ensino superior brasileiro
title_sort A presença da mulher indígena no ensino superior brasileiro
author Almeida, Aline Gabriela de
author_facet Almeida, Aline Gabriela de
Braga, Rosângela Batalha
author_role author
author2 Braga, Rosângela Batalha
author2_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv https://lattes.cnpq.br/0885392135692490
http://lattes.cnpq.br/3219347816242222
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Aline Gabriela de
Braga, Rosângela Batalha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferraz, Maria Cristina Comunian
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2893153253924855
dc.contributor.authorID.fl_str_mv ffe9d5b6-6252-4944-ba54-c43fb202cbb1
f42a5f70-d3b6-46f7-8fba-5b995f9d3138
contributor_str_mv Ferraz, Maria Cristina Comunian
dc.subject.por.fl_str_mv Ação afirmativa
Mulher indígena
Indígena
Universidade pública brasileira
topic Ação afirmativa
Mulher indígena
Indígena
Universidade pública brasileira
Affirmative action
Indigenous woman
Indigenous
Brazilian public university
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Affirmative action
Indigenous woman
Indigenous
Brazilian public university
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
description Despite the inclusion of indigenous peoples in the Brazilian public university, there are several barriers that prevent indigenous students, especially women, from remaining in their course. The general objective of this work is to create an overview of studies already published on the effectiveness or ineffectiveness of existing affirmative actions in Brazil for indigenous women. The methodology used was documentary research on the main academic platforms, followed by government websites, scientific articles and published magazines that address issues related to indigenous themes at the university, especially on the presence of indigenous women in public universities. The greatest difficulty was to find, specifically, data that revealed actions aimed at the female indigenous public and exact numbers of indigenous university students entering or even completing higher education, which suggests further studies on this topic that is so important for Brazilian higher education.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-22T23:59:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-22T23:59:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALMEIDA, Aline Gabriela de; BRAGA, Rosângela Batalha. A presença da mulher indígena no ensino superior brasileiro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16656.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16656
identifier_str_mv ALMEIDA, Aline Gabriela de; BRAGA, Rosângela Batalha. A presença da mulher indígena no ensino superior brasileiro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16656.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 3d8ed1f4-40bf-42b9-9cbe-c3b60f879f65
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Administração - Adm-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Administração - Adm-So
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16656/1/TCC%20Vers%c3%a3o%20Final%20ALINE_%20ROSANGELA.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16656/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16656/3/TCC%20Vers%c3%a3o%20Final%20ALINE_%20ROSANGELA.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16656/4/TCC%20Vers%c3%a3o%20Final%20ALINE_%20ROSANGELA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c8ccd5600f6e276572139c1d91ac0a75
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
c28bf355610e777d909fd082d1342743
24fdbd989dd06c0874f1fb06dea1dbc5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136411601633280