Um estudo da evolução das concepções de professoras dos anos iniciais sobre a alfabetização científica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13213 |
Resumo: | We understand that the participation of teachers in a collaborative group can promote reflection on their difficulties and study of approaches, perspectives on the teaching of Science, Technology, Society and Environment (STSE), Scientific Literacy, experiments in the classroom, as well as developing an investigative attitude and the sharing of successful practices, supporting the coping with the difficulties arising from the teaching action. This research is based on this collaborative group that consists of six teachers from the municipal networks of cities in the region of Sorocaba / SP, all with training in Pedagogy. The objective of the researchers with the group is to face the difficulties for the implementation of Scientific Literacy (AC) in the initial years. The following instruments were developed for the research and applied on a quarterly basis: CA indicators; didactic models; distorted views of science and training needs, which aimed to identify the evolution of teachers' conceptions during participation in the collaborative group. If, on the one hand, it could be said that, initially, CA was a common objective of the group, it is now possible to say that teachers feel more prepared for the implementation of CA in their classes, as they feel supported by each other. |
id |
SCAR_857dda8369042ec0f4edd1fb9992c0cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13213 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Amorim, Carolina Puras da RochaSantos Jr, João Batista doshttp://lattes.cnpq.br/5615071332323472http://lattes.cnpq.br/99951962117977158adb4217-f22c-48e0-b1aa-01c60660b5642020-09-04T12:22:31Z2020-09-04T12:22:31Z2020-01-22AMORIM, Carolina Puras da Rocha. Um estudo da evolução das concepções de professoras dos anos iniciais sobre a alfabetização científica. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13213.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13213We understand that the participation of teachers in a collaborative group can promote reflection on their difficulties and study of approaches, perspectives on the teaching of Science, Technology, Society and Environment (STSE), Scientific Literacy, experiments in the classroom, as well as developing an investigative attitude and the sharing of successful practices, supporting the coping with the difficulties arising from the teaching action. This research is based on this collaborative group that consists of six teachers from the municipal networks of cities in the region of Sorocaba / SP, all with training in Pedagogy. The objective of the researchers with the group is to face the difficulties for the implementation of Scientific Literacy (AC) in the initial years. The following instruments were developed for the research and applied on a quarterly basis: CA indicators; didactic models; distorted views of science and training needs, which aimed to identify the evolution of teachers' conceptions during participation in the collaborative group. If, on the one hand, it could be said that, initially, CA was a common objective of the group, it is now possible to say that teachers feel more prepared for the implementation of CA in their classes, as they feel supported by each other.Entendemos que a participação dos docentes em um grupo colaborativo pode promover reflexão sobre suas dificuldades e estudo de abordagens, perspectivas acerca do ensino de Ciências, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (CTSA), Alfabetização Científica, experimentos em sala de aula, assim como desenvolver uma atitude investigativa e o compartilhamento de práticas exitosas, subsidiando o enfrentamento das dificuldades provenientes da ação docente. Esta pesquisa tem como base este grupo colaborativo que é constituído por seis professoras das redes municipais de cidades da região de Sorocaba/SP, todas com formação em Pedagogia. O objetivo dos pesquisadores com o grupo é o enfrentamento das dificuldades para a implementação da Alfabetização Científica (AC) nos anos iniciais. Os seguintes instrumentos foram elaborados para a pesquisa e aplicados, quadrimestralmente: indicadores da AC; modelos didáticos; visões distorcidas das ciências e necessidades formativas, os quais tinham como objetivo identificar as evoluções das concepções das professoras durante a participação no grupo colaborativo. Se por um lado podia-se afirmar que, inicialmente, a AC era um objetivo comum do grupo, agora é possível dizer que as professoras se sentem mais preparadas para a implementação da AC em suas aulas, na medida em que se percebem amparadas umas pelas outras.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFormação docenteAlfabetização CientíficaCTSAEnsino de CiênciasAnos iniciaisGrupo colaborativoTeacher trainingScientific LiteracySTSEScience teachingElementary schoolCollaborative groupCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMUm estudo da evolução das concepções de professoras dos anos iniciais sobre a alfabetização científicaA study of the evolution of the teachers' conceptions of the early years about scientific literacy.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis705d0f90-2307-4e46-8ded-1ff13a8604bcreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALcarta depóstio versão final - modelo.pdfcarta depóstio versão final - modelo.pdfcarta comprovante do orientadorapplication/pdf382180https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13213/1/carta%20dep%c3%b3stio%20vers%c3%a3o%20final%20-%20modelo.pdfcccbb6b04762c0fbbeddcfaff04f5877MD51Dissertação_CarolinaPRAmorim.pdfDissertação_CarolinaPRAmorim.pdfDissertação de mestradoapplication/pdf1199772https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13213/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o_CarolinaPRAmorim.pdfec944a4a9c1522bf3a9451c7140f4bdbMD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13213/5/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD55TEXTcarta depóstio versão final - modelo.pdf.txtcarta depóstio versão final - modelo.pdf.txtExtracted texttext/plain1201https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13213/6/carta%20dep%c3%b3stio%20vers%c3%a3o%20final%20-%20modelo.pdf.txtbf4b330ecc30cd6212fb7e8986ce46b8MD56Dissertação_CarolinaPRAmorim.pdf.txtDissertação_CarolinaPRAmorim.pdf.txtExtracted texttext/plain216691https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13213/8/Disserta%c3%a7%c3%a3o_CarolinaPRAmorim.pdf.txt123d066e279f70143d33cb882defce99MD58THUMBNAILcarta depóstio versão final - modelo.pdf.jpgcarta depóstio versão final - modelo.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg10557https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13213/7/carta%20dep%c3%b3stio%20vers%c3%a3o%20final%20-%20modelo.pdf.jpg75fc02fc6e5b0c5b762d04ba7f1893fbMD57Dissertação_CarolinaPRAmorim.pdf.jpgDissertação_CarolinaPRAmorim.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6081https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13213/9/Disserta%c3%a7%c3%a3o_CarolinaPRAmorim.pdf.jpg3124ad369e8c5355163038106105976bMD59ufscar/132132023-09-18 18:32:00.215oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13213Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Um estudo da evolução das concepções de professoras dos anos iniciais sobre a alfabetização científica |
dc.title.alternative.por.fl_str_mv |
A study of the evolution of the teachers' conceptions of the early years about scientific literacy. |
title |
Um estudo da evolução das concepções de professoras dos anos iniciais sobre a alfabetização científica |
spellingShingle |
Um estudo da evolução das concepções de professoras dos anos iniciais sobre a alfabetização científica Amorim, Carolina Puras da Rocha Formação docente Alfabetização Científica CTSA Ensino de Ciências Anos iniciais Grupo colaborativo Teacher training Scientific Literacy STSE Science teaching Elementary school Collaborative group CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Um estudo da evolução das concepções de professoras dos anos iniciais sobre a alfabetização científica |
title_full |
Um estudo da evolução das concepções de professoras dos anos iniciais sobre a alfabetização científica |
title_fullStr |
Um estudo da evolução das concepções de professoras dos anos iniciais sobre a alfabetização científica |
title_full_unstemmed |
Um estudo da evolução das concepções de professoras dos anos iniciais sobre a alfabetização científica |
title_sort |
Um estudo da evolução das concepções de professoras dos anos iniciais sobre a alfabetização científica |
author |
Amorim, Carolina Puras da Rocha |
author_facet |
Amorim, Carolina Puras da Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9995196211797715 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Carolina Puras da Rocha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos Jr, João Batista dos |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5615071332323472 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
8adb4217-f22c-48e0-b1aa-01c60660b564 |
contributor_str_mv |
Santos Jr, João Batista dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Alfabetização Científica CTSA Ensino de Ciências Anos iniciais Grupo colaborativo Teacher training Scientific Literacy STSE Science teaching Elementary school Collaborative group |
topic |
Formação docente Alfabetização Científica CTSA Ensino de Ciências Anos iniciais Grupo colaborativo Teacher training Scientific Literacy STSE Science teaching Elementary school Collaborative group CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
We understand that the participation of teachers in a collaborative group can promote reflection on their difficulties and study of approaches, perspectives on the teaching of Science, Technology, Society and Environment (STSE), Scientific Literacy, experiments in the classroom, as well as developing an investigative attitude and the sharing of successful practices, supporting the coping with the difficulties arising from the teaching action. This research is based on this collaborative group that consists of six teachers from the municipal networks of cities in the region of Sorocaba / SP, all with training in Pedagogy. The objective of the researchers with the group is to face the difficulties for the implementation of Scientific Literacy (AC) in the initial years. The following instruments were developed for the research and applied on a quarterly basis: CA indicators; didactic models; distorted views of science and training needs, which aimed to identify the evolution of teachers' conceptions during participation in the collaborative group. If, on the one hand, it could be said that, initially, CA was a common objective of the group, it is now possible to say that teachers feel more prepared for the implementation of CA in their classes, as they feel supported by each other. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-04T12:22:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-09-04T12:22:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-01-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
AMORIM, Carolina Puras da Rocha. Um estudo da evolução das concepções de professoras dos anos iniciais sobre a alfabetização científica. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13213. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13213 |
identifier_str_mv |
AMORIM, Carolina Puras da Rocha. Um estudo da evolução das concepções de professoras dos anos iniciais sobre a alfabetização científica. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13213. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
705d0f90-2307-4e46-8ded-1ff13a8604bc |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Sorocaba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Sorocaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13213/1/carta%20dep%c3%b3stio%20vers%c3%a3o%20final%20-%20modelo.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13213/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o_CarolinaPRAmorim.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13213/5/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13213/6/carta%20dep%c3%b3stio%20vers%c3%a3o%20final%20-%20modelo.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13213/8/Disserta%c3%a7%c3%a3o_CarolinaPRAmorim.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13213/7/carta%20dep%c3%b3stio%20vers%c3%a3o%20final%20-%20modelo.pdf.jpg https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13213/9/Disserta%c3%a7%c3%a3o_CarolinaPRAmorim.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cccbb6b04762c0fbbeddcfaff04f5877 ec944a4a9c1522bf3a9451c7140f4bdb e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 bf4b330ecc30cd6212fb7e8986ce46b8 123d066e279f70143d33cb882defce99 75fc02fc6e5b0c5b762d04ba7f1893fb 3124ad369e8c5355163038106105976b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715620831690752 |