Um estudo da evolução das concepções de professoras dos anos iniciais sobre a alfabetização científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Carolina Puras da Rocha
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13213
Resumo: We understand that the participation of teachers in a collaborative group can promote reflection on their difficulties and study of approaches, perspectives on the teaching of Science, Technology, Society and Environment (STSE), Scientific Literacy, experiments in the classroom, as well as developing an investigative attitude and the sharing of successful practices, supporting the coping with the difficulties arising from the teaching action. This research is based on this collaborative group that consists of six teachers from the municipal networks of cities in the region of Sorocaba / SP, all with training in Pedagogy. The objective of the researchers with the group is to face the difficulties for the implementation of Scientific Literacy (AC) in the initial years. The following instruments were developed for the research and applied on a quarterly basis: CA indicators; didactic models; distorted views of science and training needs, which aimed to identify the evolution of teachers' conceptions during participation in the collaborative group. If, on the one hand, it could be said that, initially, CA was a common objective of the group, it is now possible to say that teachers feel more prepared for the implementation of CA in their classes, as they feel supported by each other.
id SCAR_857dda8369042ec0f4edd1fb9992c0cb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13213
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Amorim, Carolina Puras da RochaSantos Jr, João Batista doshttp://lattes.cnpq.br/5615071332323472http://lattes.cnpq.br/99951962117977158adb4217-f22c-48e0-b1aa-01c60660b5642020-09-04T12:22:31Z2020-09-04T12:22:31Z2020-01-22AMORIM, Carolina Puras da Rocha. Um estudo da evolução das concepções de professoras dos anos iniciais sobre a alfabetização científica. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13213.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13213We understand that the participation of teachers in a collaborative group can promote reflection on their difficulties and study of approaches, perspectives on the teaching of Science, Technology, Society and Environment (STSE), Scientific Literacy, experiments in the classroom, as well as developing an investigative attitude and the sharing of successful practices, supporting the coping with the difficulties arising from the teaching action. This research is based on this collaborative group that consists of six teachers from the municipal networks of cities in the region of Sorocaba / SP, all with training in Pedagogy. The objective of the researchers with the group is to face the difficulties for the implementation of Scientific Literacy (AC) in the initial years. The following instruments were developed for the research and applied on a quarterly basis: CA indicators; didactic models; distorted views of science and training needs, which aimed to identify the evolution of teachers' conceptions during participation in the collaborative group. If, on the one hand, it could be said that, initially, CA was a common objective of the group, it is now possible to say that teachers feel more prepared for the implementation of CA in their classes, as they feel supported by each other.Entendemos que a participação dos docentes em um grupo colaborativo pode promover reflexão sobre suas dificuldades e estudo de abordagens, perspectivas acerca do ensino de Ciências, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (CTSA), Alfabetização Científica, experimentos em sala de aula, assim como desenvolver uma atitude investigativa e o compartilhamento de práticas exitosas, subsidiando o enfrentamento das dificuldades provenientes da ação docente. Esta pesquisa tem como base este grupo colaborativo que é constituído por seis professoras das redes municipais de cidades da região de Sorocaba/SP, todas com formação em Pedagogia. O objetivo dos pesquisadores com o grupo é o enfrentamento das dificuldades para a implementação da Alfabetização Científica (AC) nos anos iniciais. Os seguintes instrumentos foram elaborados para a pesquisa e aplicados, quadrimestralmente: indicadores da AC; modelos didáticos; visões distorcidas das ciências e necessidades formativas, os quais tinham como objetivo identificar as evoluções das concepções das professoras durante a participação no grupo colaborativo. Se por um lado podia-se afirmar que, inicialmente, a AC era um objetivo comum do grupo, agora é possível dizer que as professoras se sentem mais preparadas para a implementação da AC em suas aulas, na medida em que se percebem amparadas umas pelas outras.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFormação docenteAlfabetização CientíficaCTSAEnsino de CiênciasAnos iniciaisGrupo colaborativoTeacher trainingScientific LiteracySTSEScience teachingElementary schoolCollaborative groupCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMUm estudo da evolução das concepções de professoras dos anos iniciais sobre a alfabetização científicaA study of the evolution of the teachers' conceptions of the early years about scientific literacy.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis705d0f90-2307-4e46-8ded-1ff13a8604bcreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALcarta depóstio versão final - modelo.pdfcarta depóstio versão final - modelo.pdfcarta comprovante do orientadorapplication/pdf382180https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13213/1/carta%20dep%c3%b3stio%20vers%c3%a3o%20final%20-%20modelo.pdfcccbb6b04762c0fbbeddcfaff04f5877MD51Dissertação_CarolinaPRAmorim.pdfDissertação_CarolinaPRAmorim.pdfDissertação de mestradoapplication/pdf1199772https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13213/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o_CarolinaPRAmorim.pdfec944a4a9c1522bf3a9451c7140f4bdbMD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13213/5/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD55TEXTcarta depóstio versão final - modelo.pdf.txtcarta depóstio versão final - modelo.pdf.txtExtracted texttext/plain1201https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13213/6/carta%20dep%c3%b3stio%20vers%c3%a3o%20final%20-%20modelo.pdf.txtbf4b330ecc30cd6212fb7e8986ce46b8MD56Dissertação_CarolinaPRAmorim.pdf.txtDissertação_CarolinaPRAmorim.pdf.txtExtracted texttext/plain216691https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13213/8/Disserta%c3%a7%c3%a3o_CarolinaPRAmorim.pdf.txt123d066e279f70143d33cb882defce99MD58THUMBNAILcarta depóstio versão final - modelo.pdf.jpgcarta depóstio versão final - modelo.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg10557https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13213/7/carta%20dep%c3%b3stio%20vers%c3%a3o%20final%20-%20modelo.pdf.jpg75fc02fc6e5b0c5b762d04ba7f1893fbMD57Dissertação_CarolinaPRAmorim.pdf.jpgDissertação_CarolinaPRAmorim.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6081https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13213/9/Disserta%c3%a7%c3%a3o_CarolinaPRAmorim.pdf.jpg3124ad369e8c5355163038106105976bMD59ufscar/132132023-09-18 18:32:00.215oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13213Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Um estudo da evolução das concepções de professoras dos anos iniciais sobre a alfabetização científica
dc.title.alternative.por.fl_str_mv A study of the evolution of the teachers' conceptions of the early years about scientific literacy.
title Um estudo da evolução das concepções de professoras dos anos iniciais sobre a alfabetização científica
spellingShingle Um estudo da evolução das concepções de professoras dos anos iniciais sobre a alfabetização científica
Amorim, Carolina Puras da Rocha
Formação docente
Alfabetização Científica
CTSA
Ensino de Ciências
Anos iniciais
Grupo colaborativo
Teacher training
Scientific Literacy
STSE
Science teaching
Elementary school
Collaborative group
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Um estudo da evolução das concepções de professoras dos anos iniciais sobre a alfabetização científica
title_full Um estudo da evolução das concepções de professoras dos anos iniciais sobre a alfabetização científica
title_fullStr Um estudo da evolução das concepções de professoras dos anos iniciais sobre a alfabetização científica
title_full_unstemmed Um estudo da evolução das concepções de professoras dos anos iniciais sobre a alfabetização científica
title_sort Um estudo da evolução das concepções de professoras dos anos iniciais sobre a alfabetização científica
author Amorim, Carolina Puras da Rocha
author_facet Amorim, Carolina Puras da Rocha
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9995196211797715
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Carolina Puras da Rocha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos Jr, João Batista dos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5615071332323472
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 8adb4217-f22c-48e0-b1aa-01c60660b564
contributor_str_mv Santos Jr, João Batista dos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Alfabetização Científica
CTSA
Ensino de Ciências
Anos iniciais
Grupo colaborativo
Teacher training
Scientific Literacy
STSE
Science teaching
Elementary school
Collaborative group
topic Formação docente
Alfabetização Científica
CTSA
Ensino de Ciências
Anos iniciais
Grupo colaborativo
Teacher training
Scientific Literacy
STSE
Science teaching
Elementary school
Collaborative group
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description We understand that the participation of teachers in a collaborative group can promote reflection on their difficulties and study of approaches, perspectives on the teaching of Science, Technology, Society and Environment (STSE), Scientific Literacy, experiments in the classroom, as well as developing an investigative attitude and the sharing of successful practices, supporting the coping with the difficulties arising from the teaching action. This research is based on this collaborative group that consists of six teachers from the municipal networks of cities in the region of Sorocaba / SP, all with training in Pedagogy. The objective of the researchers with the group is to face the difficulties for the implementation of Scientific Literacy (AC) in the initial years. The following instruments were developed for the research and applied on a quarterly basis: CA indicators; didactic models; distorted views of science and training needs, which aimed to identify the evolution of teachers' conceptions during participation in the collaborative group. If, on the one hand, it could be said that, initially, CA was a common objective of the group, it is now possible to say that teachers feel more prepared for the implementation of CA in their classes, as they feel supported by each other.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-04T12:22:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-04T12:22:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-01-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AMORIM, Carolina Puras da Rocha. Um estudo da evolução das concepções de professoras dos anos iniciais sobre a alfabetização científica. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13213.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13213
identifier_str_mv AMORIM, Carolina Puras da Rocha. Um estudo da evolução das concepções de professoras dos anos iniciais sobre a alfabetização científica. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13213.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.authority.fl_str_mv 705d0f90-2307-4e46-8ded-1ff13a8604bc
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13213/1/carta%20dep%c3%b3stio%20vers%c3%a3o%20final%20-%20modelo.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13213/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o_CarolinaPRAmorim.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13213/5/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13213/6/carta%20dep%c3%b3stio%20vers%c3%a3o%20final%20-%20modelo.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13213/8/Disserta%c3%a7%c3%a3o_CarolinaPRAmorim.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13213/7/carta%20dep%c3%b3stio%20vers%c3%a3o%20final%20-%20modelo.pdf.jpg
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13213/9/Disserta%c3%a7%c3%a3o_CarolinaPRAmorim.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cccbb6b04762c0fbbeddcfaff04f5877
ec944a4a9c1522bf3a9451c7140f4bdb
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bf4b330ecc30cd6212fb7e8986ce46b8
123d066e279f70143d33cb882defce99
75fc02fc6e5b0c5b762d04ba7f1893fb
3124ad369e8c5355163038106105976b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715620831690752