O processo de desenvolvimento e aprendizado da libras por alunos ouvintes em narrações de histórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Jéssica do Amaral
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19224
http://www.tilsp.ufscar.br/tilsp_tcc_alunos.html
Resumo: The present work aims to analyze how listening students of the Libras/Portuguese Translation and Interpretation Course (TILSP) learn Libras as a second language in the classroom context, based on systematized teaching processes. More specifically, the emphasis is on learning aspects related to the use of the body and the signaling space to organize the scenarios and actions in a storytelling in Libras. The use of these resources, employed in a discursive strategy called 'demonstration' (Clark, 1996; SILVA, 2014), are elements that relate to visually perceptible aspects of the stories narrated in these languages. This work is based on other research that has already been discussing the elements that characterize the teaching of Libras in universities and on learning processes (MARTINS, NASCIMENTO, 2015). For our research, we analyzed two of my own productions in Libras, made in the course entitled “Deafness and visuality”, taught by a deaf teacher. The main activity analyzed is a video recorded on the first day of class, retold in the last class of the semester. With this, we analyzed the productions with the objective of identifying factors that show us advances in the teaching-learning process. With these analyses, we describe part of the Libras learning process in interaction and pedagogical mediation within the university.
id SCAR_8a46e6c6164bcc84c3744b206270ceed
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19224
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Ribeiro, Jéssica do AmaralSilva, João Paulo dahttp://lattes.cnpq.br/6111069189059770http://lattes.cnpq.br/8944378293430646https://orcid.org/0000-0003-0474-435X2024-02-07T18:57:08Z2024-02-07T18:57:08Z2023-09-01RIBEIRO, Jéssica do Amaral. O processo de desenvolvimento e aprendizado da libras por alunos ouvintes em narrações de histórias. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Brasileira de Sinais-Libras/Língua Portuguesa) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19224.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19224http://www.tilsp.ufscar.br/tilsp_tcc_alunos.htmlThe present work aims to analyze how listening students of the Libras/Portuguese Translation and Interpretation Course (TILSP) learn Libras as a second language in the classroom context, based on systematized teaching processes. More specifically, the emphasis is on learning aspects related to the use of the body and the signaling space to organize the scenarios and actions in a storytelling in Libras. The use of these resources, employed in a discursive strategy called 'demonstration' (Clark, 1996; SILVA, 2014), are elements that relate to visually perceptible aspects of the stories narrated in these languages. This work is based on other research that has already been discussing the elements that characterize the teaching of Libras in universities and on learning processes (MARTINS, NASCIMENTO, 2015). For our research, we analyzed two of my own productions in Libras, made in the course entitled “Deafness and visuality”, taught by a deaf teacher. The main activity analyzed is a video recorded on the first day of class, retold in the last class of the semester. With this, we analyzed the productions with the objective of identifying factors that show us advances in the teaching-learning process. With these analyses, we describe part of the Libras learning process in interaction and pedagogical mediation within the university.O presente trabalho tem como objetivo analisar como alunos ouvintes do Curso de Tradução e Interpretação de libras / Português (TILSP) aprendem libras como segunda língua no contexto de sala de aula, a partir de processos sistematizados de ensino. Mais especificamente, a ênfase se volta para a aprendizagem dos aspectos relacionados ao uso do corpo e do espaço de sinalização para organizar os cenários e ações em uma contação de histórias em libras. O uso desses recursos, empregados em uma estratégia discursiva denominada aqui 'demonstração' (Clark, 1996; SILVA, 2014), são elementos que se relacionam com aspectos visualmente perceptíveis das histórias narradas nessas línguas. Este trabalho toma como base outras pesquisas que já vêm discutindo os elementos que caracterizam o ensino de libras nas universidades e sobre os processos de aprendizagem (MARTINS, NASCIMENTO, 2015). Para nossa pesquisa, analisamos duas de minhas próprias produções em libras, feitas na disciplina intitulada “Surdez e visualidade”, ministrada por um professor surdo. A atividade principal é um vídeo gravado no primeiro dia de aula e, posteriormente, a mesma narrativa foi recontada, na última aula do semestre. Com isso analisamos as produções com o objetivo de identificar fatores que nos mostram avanços do processo de ensino aprendizagem. Com essas análises, descrevemos parte do processo de aprendizagem da libras em interação e mediação pedagógica dentro da universidade.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosTradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais-Libras/Língua Portuguesa - TILSPUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLibrasAprendizagemNarrativasBrazilian sign languageLearningNarrativesLINGUISTICA, LETRAS E ARTESO processo de desenvolvimento e aprendizado da libras por alunos ouvintes em narrações de históriasThe process of development and learning of Libras by hearing students in storytelling settingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC_Jéssica do Amaral Ribeiro_Versão_Final.pdfTCC_Jéssica do Amaral Ribeiro_Versão_Final.pdfapplication/pdf2302675https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19224/1/TCC_J%c3%a9ssica%20do%20Amaral%20Ribeiro_Vers%c3%a3o_Final.pdf9399fa8e477833d2db4ecd6790eae6c8MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19224/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTTCC_Jéssica do Amaral Ribeiro_Versão_Final.pdf.txtTCC_Jéssica do Amaral Ribeiro_Versão_Final.pdf.txtExtracted texttext/plain95385https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19224/3/TCC_J%c3%a9ssica%20do%20Amaral%20Ribeiro_Vers%c3%a3o_Final.pdf.txte539c6b4cc1ebdfa91e539807d04ff56MD53ufscar/192242024-05-14 17:30:12.628oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19224Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T17:30:12Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv O processo de desenvolvimento e aprendizado da libras por alunos ouvintes em narrações de histórias
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The process of development and learning of Libras by hearing students in storytelling settings
title O processo de desenvolvimento e aprendizado da libras por alunos ouvintes em narrações de histórias
spellingShingle O processo de desenvolvimento e aprendizado da libras por alunos ouvintes em narrações de histórias
Ribeiro, Jéssica do Amaral
Libras
Aprendizagem
Narrativas
Brazilian sign language
Learning
Narratives
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short O processo de desenvolvimento e aprendizado da libras por alunos ouvintes em narrações de histórias
title_full O processo de desenvolvimento e aprendizado da libras por alunos ouvintes em narrações de histórias
title_fullStr O processo de desenvolvimento e aprendizado da libras por alunos ouvintes em narrações de histórias
title_full_unstemmed O processo de desenvolvimento e aprendizado da libras por alunos ouvintes em narrações de histórias
title_sort O processo de desenvolvimento e aprendizado da libras por alunos ouvintes em narrações de histórias
author Ribeiro, Jéssica do Amaral
author_facet Ribeiro, Jéssica do Amaral
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8944378293430646
dc.contributor.advisor1orcid.por.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-0474-435X
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Jéssica do Amaral
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, João Paulo da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6111069189059770
contributor_str_mv Silva, João Paulo da
dc.subject.por.fl_str_mv Libras
Aprendizagem
Narrativas
topic Libras
Aprendizagem
Narrativas
Brazilian sign language
Learning
Narratives
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
dc.subject.eng.fl_str_mv Brazilian sign language
Learning
Narratives
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description The present work aims to analyze how listening students of the Libras/Portuguese Translation and Interpretation Course (TILSP) learn Libras as a second language in the classroom context, based on systematized teaching processes. More specifically, the emphasis is on learning aspects related to the use of the body and the signaling space to organize the scenarios and actions in a storytelling in Libras. The use of these resources, employed in a discursive strategy called 'demonstration' (Clark, 1996; SILVA, 2014), are elements that relate to visually perceptible aspects of the stories narrated in these languages. This work is based on other research that has already been discussing the elements that characterize the teaching of Libras in universities and on learning processes (MARTINS, NASCIMENTO, 2015). For our research, we analyzed two of my own productions in Libras, made in the course entitled “Deafness and visuality”, taught by a deaf teacher. The main activity analyzed is a video recorded on the first day of class, retold in the last class of the semester. With this, we analyzed the productions with the objective of identifying factors that show us advances in the teaching-learning process. With these analyses, we describe part of the Libras learning process in interaction and pedagogical mediation within the university.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-09-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-07T18:57:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-07T18:57:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIBEIRO, Jéssica do Amaral. O processo de desenvolvimento e aprendizado da libras por alunos ouvintes em narrações de histórias. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Brasileira de Sinais-Libras/Língua Portuguesa) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19224.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19224
dc.identifier.url.por.fl_str_mv http://www.tilsp.ufscar.br/tilsp_tcc_alunos.html
identifier_str_mv RIBEIRO, Jéssica do Amaral. O processo de desenvolvimento e aprendizado da libras por alunos ouvintes em narrações de histórias. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Brasileira de Sinais-Libras/Língua Portuguesa) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19224.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19224
http://www.tilsp.ufscar.br/tilsp_tcc_alunos.html
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais-Libras/Língua Portuguesa - TILSP
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais-Libras/Língua Portuguesa - TILSP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19224/1/TCC_J%c3%a9ssica%20do%20Amaral%20Ribeiro_Vers%c3%a3o_Final.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19224/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19224/3/TCC_J%c3%a9ssica%20do%20Amaral%20Ribeiro_Vers%c3%a3o_Final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9399fa8e477833d2db4ecd6790eae6c8
f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec
e539c6b4cc1ebdfa91e539807d04ff56
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136431866413056