Explorando a probabilidade no ensino médio: uma sequência didática utilizando um jogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tania Maria dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19035
Resumo: Probability is a branch of mathematics that plays a significant role in our daily lives and is fundamental in several areas of knowledge. It is recognized that an adequate introduction to this content from the early years of elementary school is essential, as an inadequate approach can result in difficulties in the student’s educational trajectory. In order to assess students’ understanding from previous years, we chose to apply a diagnostic assessment to guide our approach to this content in high school, identifying the areas of greatest challenge. Subsequently, we adopted a playful strategy in which all students participate in the activity and we use a game to introduce the concept of probability in high school. This made learning more engaging and gave meaning to the students’ learning experience. Finally, we apply a final assessment to measure the effectiveness of this strategy and verify its impact on students’ understanding. This assessment provided concrete data on student progress, serving as a valuable indicator for the continuous improvement of our pedagogical approach.
id SCAR_8c2089a952380b3ce24cc4cfa151af69
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19035
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Santos, Tania Maria dosBarbosa, Grazielle Felicianihttp://lattes.cnpq.br/5368292206467565http://lattes.cnpq.br/68556522550265532023-12-18T18:42:02Z2023-12-18T18:42:02Z2023-10-31SANTOS, Tania Maria dos. Explorando a probabilidade no ensino médio: uma sequência didática utilizando um jogo. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19035.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19035Probability is a branch of mathematics that plays a significant role in our daily lives and is fundamental in several areas of knowledge. It is recognized that an adequate introduction to this content from the early years of elementary school is essential, as an inadequate approach can result in difficulties in the student’s educational trajectory. In order to assess students’ understanding from previous years, we chose to apply a diagnostic assessment to guide our approach to this content in high school, identifying the areas of greatest challenge. Subsequently, we adopted a playful strategy in which all students participate in the activity and we use a game to introduce the concept of probability in high school. This made learning more engaging and gave meaning to the students’ learning experience. Finally, we apply a final assessment to measure the effectiveness of this strategy and verify its impact on students’ understanding. This assessment provided concrete data on student progress, serving as a valuable indicator for the continuous improvement of our pedagogical approach.A probabilidade é um ramo da matemática que desempenha um papel significativo em nosso cotidiano e é fundamental em diversas áreas do conhecimento. Reconhece-se que uma introdução adequada a esse conteúdo desde os anos iniciais do ensino fundamental é essencial, visto que uma abordagem inadequada pode resultar em dificuldades na trajetória educacional do estudante. Com o objetivo de avaliar a compreensão dos estudantes desde os anos anteriores, optamos por aplicar uma avaliação diagnóstica para orientar nossa abordagem desse conteúdo no ensino médio, identificando as áreas de maior desafio. Posteriormente, adotamos uma estratégia lúdica na qual todos os alunos participam da atividade e utilizamos um jogo para introduzir o conceito de probabilidade no ensino médio. Isso tornou o aprendizado mais envolvente e conferiu significado à experiência de aprendizagem dos alunos. Por último, aplicamos uma avaliação final para medir a eficácia dessa estratégia e verificar seu impacto na compreensão dos alunos. Essa avaliação forneceu dados concretos sobre o progresso dos estudantes, servindo como um indicador valioso para o aprimoramento contínuo de nossa abordagem pedagógica.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessProbabilidadeJogosAvaliaçãoProbabilityGamesEvaluationCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAExplorando a probabilidade no ensino médio: uma sequência didática utilizando um jogoExploring probability in high school: a didactic sequence using a gameinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissertação final.pdfDissertação final.pdfapplication/pdf12451344https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19035/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final.pdf1daa74d647439feb4be7c56e97c72264MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19035/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTDissertação final.pdf.txtDissertação final.pdf.txtExtracted texttext/plain152733https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19035/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final.pdf.txt6503955389c0763d784fe717ddfdaab7MD53ufscar/190352024-05-14 17:25:22.962oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19035Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T17:25:22Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Explorando a probabilidade no ensino médio: uma sequência didática utilizando um jogo
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Exploring probability in high school: a didactic sequence using a game
title Explorando a probabilidade no ensino médio: uma sequência didática utilizando um jogo
spellingShingle Explorando a probabilidade no ensino médio: uma sequência didática utilizando um jogo
Santos, Tania Maria dos
Probabilidade
Jogos
Avaliação
Probability
Games
Evaluation
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Explorando a probabilidade no ensino médio: uma sequência didática utilizando um jogo
title_full Explorando a probabilidade no ensino médio: uma sequência didática utilizando um jogo
title_fullStr Explorando a probabilidade no ensino médio: uma sequência didática utilizando um jogo
title_full_unstemmed Explorando a probabilidade no ensino médio: uma sequência didática utilizando um jogo
title_sort Explorando a probabilidade no ensino médio: uma sequência didática utilizando um jogo
author Santos, Tania Maria dos
author_facet Santos, Tania Maria dos
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6855652255026553
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Tania Maria dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbosa, Grazielle Feliciani
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5368292206467565
contributor_str_mv Barbosa, Grazielle Feliciani
dc.subject.por.fl_str_mv Probabilidade
Jogos
Avaliação
topic Probabilidade
Jogos
Avaliação
Probability
Games
Evaluation
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Probability
Games
Evaluation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Probability is a branch of mathematics that plays a significant role in our daily lives and is fundamental in several areas of knowledge. It is recognized that an adequate introduction to this content from the early years of elementary school is essential, as an inadequate approach can result in difficulties in the student’s educational trajectory. In order to assess students’ understanding from previous years, we chose to apply a diagnostic assessment to guide our approach to this content in high school, identifying the areas of greatest challenge. Subsequently, we adopted a playful strategy in which all students participate in the activity and we use a game to introduce the concept of probability in high school. This made learning more engaging and gave meaning to the students’ learning experience. Finally, we apply a final assessment to measure the effectiveness of this strategy and verify its impact on students’ understanding. This assessment provided concrete data on student progress, serving as a valuable indicator for the continuous improvement of our pedagogical approach.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-18T18:42:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-18T18:42:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-10-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Tania Maria dos. Explorando a probabilidade no ensino médio: uma sequência didática utilizando um jogo. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19035.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19035
identifier_str_mv SANTOS, Tania Maria dos. Explorando a probabilidade no ensino médio: uma sequência didática utilizando um jogo. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19035.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19035/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19035/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19035/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1daa74d647439feb4be7c56e97c72264
f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec
6503955389c0763d784fe717ddfdaab7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136430516895744