Explorando a probabilidade no ensino médio: uma sequência didática utilizando um jogo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19035 |
Resumo: | Probability is a branch of mathematics that plays a significant role in our daily lives and is fundamental in several areas of knowledge. It is recognized that an adequate introduction to this content from the early years of elementary school is essential, as an inadequate approach can result in difficulties in the student’s educational trajectory. In order to assess students’ understanding from previous years, we chose to apply a diagnostic assessment to guide our approach to this content in high school, identifying the areas of greatest challenge. Subsequently, we adopted a playful strategy in which all students participate in the activity and we use a game to introduce the concept of probability in high school. This made learning more engaging and gave meaning to the students’ learning experience. Finally, we apply a final assessment to measure the effectiveness of this strategy and verify its impact on students’ understanding. This assessment provided concrete data on student progress, serving as a valuable indicator for the continuous improvement of our pedagogical approach. |
id |
SCAR_8c2089a952380b3ce24cc4cfa151af69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19035 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Santos, Tania Maria dosBarbosa, Grazielle Felicianihttp://lattes.cnpq.br/5368292206467565http://lattes.cnpq.br/68556522550265532023-12-18T18:42:02Z2023-12-18T18:42:02Z2023-10-31SANTOS, Tania Maria dos. Explorando a probabilidade no ensino médio: uma sequência didática utilizando um jogo. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19035.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19035Probability is a branch of mathematics that plays a significant role in our daily lives and is fundamental in several areas of knowledge. It is recognized that an adequate introduction to this content from the early years of elementary school is essential, as an inadequate approach can result in difficulties in the student’s educational trajectory. In order to assess students’ understanding from previous years, we chose to apply a diagnostic assessment to guide our approach to this content in high school, identifying the areas of greatest challenge. Subsequently, we adopted a playful strategy in which all students participate in the activity and we use a game to introduce the concept of probability in high school. This made learning more engaging and gave meaning to the students’ learning experience. Finally, we apply a final assessment to measure the effectiveness of this strategy and verify its impact on students’ understanding. This assessment provided concrete data on student progress, serving as a valuable indicator for the continuous improvement of our pedagogical approach.A probabilidade é um ramo da matemática que desempenha um papel significativo em nosso cotidiano e é fundamental em diversas áreas do conhecimento. Reconhece-se que uma introdução adequada a esse conteúdo desde os anos iniciais do ensino fundamental é essencial, visto que uma abordagem inadequada pode resultar em dificuldades na trajetória educacional do estudante. Com o objetivo de avaliar a compreensão dos estudantes desde os anos anteriores, optamos por aplicar uma avaliação diagnóstica para orientar nossa abordagem desse conteúdo no ensino médio, identificando as áreas de maior desafio. Posteriormente, adotamos uma estratégia lúdica na qual todos os alunos participam da atividade e utilizamos um jogo para introduzir o conceito de probabilidade no ensino médio. Isso tornou o aprendizado mais envolvente e conferiu significado à experiência de aprendizagem dos alunos. Por último, aplicamos uma avaliação final para medir a eficácia dessa estratégia e verificar seu impacto na compreensão dos alunos. Essa avaliação forneceu dados concretos sobre o progresso dos estudantes, servindo como um indicador valioso para o aprimoramento contínuo de nossa abordagem pedagógica.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessProbabilidadeJogosAvaliaçãoProbabilityGamesEvaluationCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAExplorando a probabilidade no ensino médio: uma sequência didática utilizando um jogoExploring probability in high school: a didactic sequence using a gameinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissertação final.pdfDissertação final.pdfapplication/pdf12451344https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19035/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final.pdf1daa74d647439feb4be7c56e97c72264MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19035/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTDissertação final.pdf.txtDissertação final.pdf.txtExtracted texttext/plain152733https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19035/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final.pdf.txt6503955389c0763d784fe717ddfdaab7MD53ufscar/190352024-05-14 17:25:22.962oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19035Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T17:25:22Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Explorando a probabilidade no ensino médio: uma sequência didática utilizando um jogo |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Exploring probability in high school: a didactic sequence using a game |
title |
Explorando a probabilidade no ensino médio: uma sequência didática utilizando um jogo |
spellingShingle |
Explorando a probabilidade no ensino médio: uma sequência didática utilizando um jogo Santos, Tania Maria dos Probabilidade Jogos Avaliação Probability Games Evaluation CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Explorando a probabilidade no ensino médio: uma sequência didática utilizando um jogo |
title_full |
Explorando a probabilidade no ensino médio: uma sequência didática utilizando um jogo |
title_fullStr |
Explorando a probabilidade no ensino médio: uma sequência didática utilizando um jogo |
title_full_unstemmed |
Explorando a probabilidade no ensino médio: uma sequência didática utilizando um jogo |
title_sort |
Explorando a probabilidade no ensino médio: uma sequência didática utilizando um jogo |
author |
Santos, Tania Maria dos |
author_facet |
Santos, Tania Maria dos |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6855652255026553 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Tania Maria dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barbosa, Grazielle Feliciani |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5368292206467565 |
contributor_str_mv |
Barbosa, Grazielle Feliciani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Probabilidade Jogos Avaliação |
topic |
Probabilidade Jogos Avaliação Probability Games Evaluation CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Probability Games Evaluation |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
Probability is a branch of mathematics that plays a significant role in our daily lives and is fundamental in several areas of knowledge. It is recognized that an adequate introduction to this content from the early years of elementary school is essential, as an inadequate approach can result in difficulties in the student’s educational trajectory. In order to assess students’ understanding from previous years, we chose to apply a diagnostic assessment to guide our approach to this content in high school, identifying the areas of greatest challenge. Subsequently, we adopted a playful strategy in which all students participate in the activity and we use a game to introduce the concept of probability in high school. This made learning more engaging and gave meaning to the students’ learning experience. Finally, we apply a final assessment to measure the effectiveness of this strategy and verify its impact on students’ understanding. This assessment provided concrete data on student progress, serving as a valuable indicator for the continuous improvement of our pedagogical approach. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-18T18:42:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-18T18:42:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-10-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Tania Maria dos. Explorando a probabilidade no ensino médio: uma sequência didática utilizando um jogo. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19035. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19035 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Tania Maria dos. Explorando a probabilidade no ensino médio: uma sequência didática utilizando um jogo. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19035. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19035 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19035/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19035/2/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19035/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1daa74d647439feb4be7c56e97c72264 f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec 6503955389c0763d784fe717ddfdaab7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136430516895744 |