Percepção de professores de uma escola estadual paulista sobre a mudança de perfil social de estudantes após adesão ao Programa de ensino integral (PEI)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18160 |
Resumo: | Aiming at the expansion of the Integral Teaching Program of the State of São Paulo throughout the state network, changes in the social profile of students of a state school in the municipality of Sorocaba after joining the program were investigated, based on the logic of the reproduction of educational inequality , through the teachers' perception. Therefore, it was necessary to present the main aspects of the educational theory of the author Pierre Bourdieu; describe the changes in the educational policies of the São Paulo network for integral education; problematize the Integral Education Program and characterize the school and the research subjects. A case study was then carried out, with a qualitative approach, through a bibliographical survey and application of an online questionnaire. Therefore, it was verified that, with the adhesion to the program, the school began to receive students with favored economic and cultural conditions, mostly white, thus forming a new profile of students of the institution. According to the teaching perspective, it was possible to assume that the Integral Teaching Program has collaborated to generate selectivity and explicit exclusion within a school in the state network of São Paulo. |
id |
SCAR_8e9f39f0419ba86746fd5095fbb3788d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18160 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Duó, Melissa de Matos BaptistaCoutinho, Luciana Cristina Salvatti Coutinhohttp://lattes.cnpq.br/2688318704089723dc5bfb94-a839-43eb-ba99-a3fbe7f77a052023-06-19T17:50:41Z2023-06-19T17:50:41Z2023-03-23DUÓ, Melissa de Matos Baptista. Percepção de professores de uma escola estadual paulista sobre a mudança de perfil social de estudantes após adesão ao Programa de ensino integral (PEI). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18160.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18160Aiming at the expansion of the Integral Teaching Program of the State of São Paulo throughout the state network, changes in the social profile of students of a state school in the municipality of Sorocaba after joining the program were investigated, based on the logic of the reproduction of educational inequality , through the teachers' perception. Therefore, it was necessary to present the main aspects of the educational theory of the author Pierre Bourdieu; describe the changes in the educational policies of the São Paulo network for integral education; problematize the Integral Education Program and characterize the school and the research subjects. A case study was then carried out, with a qualitative approach, through a bibliographical survey and application of an online questionnaire. Therefore, it was verified that, with the adhesion to the program, the school began to receive students with favored economic and cultural conditions, mostly white, thus forming a new profile of students of the institution. According to the teaching perspective, it was possible to assume that the Integral Teaching Program has collaborated to generate selectivity and explicit exclusion within a school in the state network of São Paulo.Tendo em vista a expansão do Programa de Ensino Integral do Estado de São Paulo em toda a rede estadual, investigou-se mudanças no perfil social dos estudantes de uma escola estadual do município de Sorocaba após adesão ao programa, a partir da lógica da reprodução da desigualdade educacional, através da percepção dos professores. Para tanto, foi necessário apresentar os principais aspectos da teoria educacional do autor Pierre Bourdieu; descrever as mudanças nas políticas educacionais da rede paulista para o ensino integral; problematizar o Programa de Ensino Integral e caracterizar a escola e os sujeitos da pesquisa. Realizou-se, então, um estudo de caso, de abordagem qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico e aplicação de questionário online. Diante disso, verificou-se que, com a adesão ao programa, a escola passou a atender alunos com melhores condições econômicas e culturais, majoritariamente brancos, formando assim um novo perfil de estudantes da instituição. Segundo o olhar docente, foi possível supor que o Programa de Ensino Integral tem colaborado para gerar uma seletividade e exclusão explícita dentro de uma escola da rede estadual paulista.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPedagogia - PedL-SoUFSCarAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPrograma de Ensino Integral (PEI)Desigualdades SociaisExclusão EscolarCapital CulturalComprehensive Education Program (PEI)Social InequalitiesSchool ExclusionCultural CapitalCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOPercepção de professores de uma escola estadual paulista sobre a mudança de perfil social de estudantes após adesão ao Programa de ensino integral (PEI)Perception of teachers of a São Paulo state scchool about the change in the social profile of students after adhering to the integral education program (PEI)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis60060082f09329-a88c-4af0-b6a6-05992cd06e36reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC-FINAL-Melissa-Baptista-Duo-2023.pdfTCC-FINAL-Melissa-Baptista-Duo-2023.pdfTrabalho de Conclusão de Cursoapplication/pdf928327https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18160/1/TCC-FINAL-Melissa-Baptista-Duo-2023.pdf8d07eaac83fa394b5d61f225a1cac8deMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8804https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18160/2/license_rdf4774e414fb27824b0dfca5f33e4ff24fMD52TEXTTCC-FINAL-Melissa-Baptista-Duo-2023.pdf.txtTCC-FINAL-Melissa-Baptista-Duo-2023.pdf.txtExtracted texttext/plain103626https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18160/3/TCC-FINAL-Melissa-Baptista-Duo-2023.pdf.txt3aa9b054dd9bc036af25eb62ff83bcfbMD53ufscar/181602024-05-14 18:29:51.646oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18160Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T18:29:51Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Percepção de professores de uma escola estadual paulista sobre a mudança de perfil social de estudantes após adesão ao Programa de ensino integral (PEI) |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Perception of teachers of a São Paulo state scchool about the change in the social profile of students after adhering to the integral education program (PEI) |
title |
Percepção de professores de uma escola estadual paulista sobre a mudança de perfil social de estudantes após adesão ao Programa de ensino integral (PEI) |
spellingShingle |
Percepção de professores de uma escola estadual paulista sobre a mudança de perfil social de estudantes após adesão ao Programa de ensino integral (PEI) Duó, Melissa de Matos Baptista Programa de Ensino Integral (PEI) Desigualdades Sociais Exclusão Escolar Capital Cultural Comprehensive Education Program (PEI) Social Inequalities School Exclusion Cultural Capital CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
title_short |
Percepção de professores de uma escola estadual paulista sobre a mudança de perfil social de estudantes após adesão ao Programa de ensino integral (PEI) |
title_full |
Percepção de professores de uma escola estadual paulista sobre a mudança de perfil social de estudantes após adesão ao Programa de ensino integral (PEI) |
title_fullStr |
Percepção de professores de uma escola estadual paulista sobre a mudança de perfil social de estudantes após adesão ao Programa de ensino integral (PEI) |
title_full_unstemmed |
Percepção de professores de uma escola estadual paulista sobre a mudança de perfil social de estudantes após adesão ao Programa de ensino integral (PEI) |
title_sort |
Percepção de professores de uma escola estadual paulista sobre a mudança de perfil social de estudantes após adesão ao Programa de ensino integral (PEI) |
author |
Duó, Melissa de Matos Baptista |
author_facet |
Duó, Melissa de Matos Baptista |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duó, Melissa de Matos Baptista |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Coutinho, Luciana Cristina Salvatti Coutinho |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2688318704089723 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
dc5bfb94-a839-43eb-ba99-a3fbe7f77a05 |
contributor_str_mv |
Coutinho, Luciana Cristina Salvatti Coutinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa de Ensino Integral (PEI) Desigualdades Sociais Exclusão Escolar Capital Cultural |
topic |
Programa de Ensino Integral (PEI) Desigualdades Sociais Exclusão Escolar Capital Cultural Comprehensive Education Program (PEI) Social Inequalities School Exclusion Cultural Capital CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Comprehensive Education Program (PEI) Social Inequalities School Exclusion Cultural Capital |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
description |
Aiming at the expansion of the Integral Teaching Program of the State of São Paulo throughout the state network, changes in the social profile of students of a state school in the municipality of Sorocaba after joining the program were investigated, based on the logic of the reproduction of educational inequality , through the teachers' perception. Therefore, it was necessary to present the main aspects of the educational theory of the author Pierre Bourdieu; describe the changes in the educational policies of the São Paulo network for integral education; problematize the Integral Education Program and characterize the school and the research subjects. A case study was then carried out, with a qualitative approach, through a bibliographical survey and application of an online questionnaire. Therefore, it was verified that, with the adhesion to the program, the school began to receive students with favored economic and cultural conditions, mostly white, thus forming a new profile of students of the institution. According to the teaching perspective, it was possible to assume that the Integral Teaching Program has collaborated to generate selectivity and explicit exclusion within a school in the state network of São Paulo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-19T17:50:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-19T17:50:41Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-03-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DUÓ, Melissa de Matos Baptista. Percepção de professores de uma escola estadual paulista sobre a mudança de perfil social de estudantes após adesão ao Programa de ensino integral (PEI). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18160. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18160 |
identifier_str_mv |
DUÓ, Melissa de Matos Baptista. Percepção de professores de uma escola estadual paulista sobre a mudança de perfil social de estudantes após adesão ao Programa de ensino integral (PEI). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18160. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
82f09329-a88c-4af0-b6a6-05992cd06e36 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Sorocaba Pedagogia - PedL-So |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Sorocaba Pedagogia - PedL-So |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18160/1/TCC-FINAL-Melissa-Baptista-Duo-2023.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18160/2/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18160/3/TCC-FINAL-Melissa-Baptista-Duo-2023.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8d07eaac83fa394b5d61f225a1cac8de 4774e414fb27824b0dfca5f33e4ff24f 3aa9b054dd9bc036af25eb62ff83bcfb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136421204492288 |