Percepção de professores de uma escola estadual paulista sobre a mudança de perfil social de estudantes após adesão ao Programa de ensino integral (PEI)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duó, Melissa de Matos Baptista
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18160
Resumo: Aiming at the expansion of the Integral Teaching Program of the State of São Paulo throughout the state network, changes in the social profile of students of a state school in the municipality of Sorocaba after joining the program were investigated, based on the logic of the reproduction of educational inequality , through the teachers' perception. Therefore, it was necessary to present the main aspects of the educational theory of the author Pierre Bourdieu; describe the changes in the educational policies of the São Paulo network for integral education; problematize the Integral Education Program and characterize the school and the research subjects. A case study was then carried out, with a qualitative approach, through a bibliographical survey and application of an online questionnaire. Therefore, it was verified that, with the adhesion to the program, the school began to receive students with favored economic and cultural conditions, mostly white, thus forming a new profile of students of the institution. According to the teaching perspective, it was possible to assume that the Integral Teaching Program has collaborated to generate selectivity and explicit exclusion within a school in the state network of São Paulo.
id SCAR_8e9f39f0419ba86746fd5095fbb3788d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18160
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Duó, Melissa de Matos BaptistaCoutinho, Luciana Cristina Salvatti Coutinhohttp://lattes.cnpq.br/2688318704089723dc5bfb94-a839-43eb-ba99-a3fbe7f77a052023-06-19T17:50:41Z2023-06-19T17:50:41Z2023-03-23DUÓ, Melissa de Matos Baptista. Percepção de professores de uma escola estadual paulista sobre a mudança de perfil social de estudantes após adesão ao Programa de ensino integral (PEI). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18160.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18160Aiming at the expansion of the Integral Teaching Program of the State of São Paulo throughout the state network, changes in the social profile of students of a state school in the municipality of Sorocaba after joining the program were investigated, based on the logic of the reproduction of educational inequality , through the teachers' perception. Therefore, it was necessary to present the main aspects of the educational theory of the author Pierre Bourdieu; describe the changes in the educational policies of the São Paulo network for integral education; problematize the Integral Education Program and characterize the school and the research subjects. A case study was then carried out, with a qualitative approach, through a bibliographical survey and application of an online questionnaire. Therefore, it was verified that, with the adhesion to the program, the school began to receive students with favored economic and cultural conditions, mostly white, thus forming a new profile of students of the institution. According to the teaching perspective, it was possible to assume that the Integral Teaching Program has collaborated to generate selectivity and explicit exclusion within a school in the state network of São Paulo.Tendo em vista a expansão do Programa de Ensino Integral do Estado de São Paulo em toda a rede estadual, investigou-se mudanças no perfil social dos estudantes de uma escola estadual do município de Sorocaba após adesão ao programa, a partir da lógica da reprodução da desigualdade educacional, através da percepção dos professores. Para tanto, foi necessário apresentar os principais aspectos da teoria educacional do autor Pierre Bourdieu; descrever as mudanças nas políticas educacionais da rede paulista para o ensino integral; problematizar o Programa de Ensino Integral e caracterizar a escola e os sujeitos da pesquisa. Realizou-se, então, um estudo de caso, de abordagem qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico e aplicação de questionário online. Diante disso, verificou-se que, com a adesão ao programa, a escola passou a atender alunos com melhores condições econômicas e culturais, majoritariamente brancos, formando assim um novo perfil de estudantes da instituição. Segundo o olhar docente, foi possível supor que o Programa de Ensino Integral tem colaborado para gerar uma seletividade e exclusão explícita dentro de uma escola da rede estadual paulista.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPedagogia - PedL-SoUFSCarAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPrograma de Ensino Integral (PEI)Desigualdades SociaisExclusão EscolarCapital CulturalComprehensive Education Program (PEI)Social InequalitiesSchool ExclusionCultural CapitalCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOPercepção de professores de uma escola estadual paulista sobre a mudança de perfil social de estudantes após adesão ao Programa de ensino integral (PEI)Perception of teachers of a São Paulo state scchool about the change in the social profile of students after adhering to the integral education program (PEI)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis60060082f09329-a88c-4af0-b6a6-05992cd06e36reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC-FINAL-Melissa-Baptista-Duo-2023.pdfTCC-FINAL-Melissa-Baptista-Duo-2023.pdfTrabalho de Conclusão de Cursoapplication/pdf928327https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18160/1/TCC-FINAL-Melissa-Baptista-Duo-2023.pdf8d07eaac83fa394b5d61f225a1cac8deMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8804https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18160/2/license_rdf4774e414fb27824b0dfca5f33e4ff24fMD52TEXTTCC-FINAL-Melissa-Baptista-Duo-2023.pdf.txtTCC-FINAL-Melissa-Baptista-Duo-2023.pdf.txtExtracted texttext/plain103626https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18160/3/TCC-FINAL-Melissa-Baptista-Duo-2023.pdf.txt3aa9b054dd9bc036af25eb62ff83bcfbMD53ufscar/181602024-05-14 18:29:51.646oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18160Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T18:29:51Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Percepção de professores de uma escola estadual paulista sobre a mudança de perfil social de estudantes após adesão ao Programa de ensino integral (PEI)
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Perception of teachers of a São Paulo state scchool about the change in the social profile of students after adhering to the integral education program (PEI)
title Percepção de professores de uma escola estadual paulista sobre a mudança de perfil social de estudantes após adesão ao Programa de ensino integral (PEI)
spellingShingle Percepção de professores de uma escola estadual paulista sobre a mudança de perfil social de estudantes após adesão ao Programa de ensino integral (PEI)
Duó, Melissa de Matos Baptista
Programa de Ensino Integral (PEI)
Desigualdades Sociais
Exclusão Escolar
Capital Cultural
Comprehensive Education Program (PEI)
Social Inequalities
School Exclusion
Cultural Capital
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
title_short Percepção de professores de uma escola estadual paulista sobre a mudança de perfil social de estudantes após adesão ao Programa de ensino integral (PEI)
title_full Percepção de professores de uma escola estadual paulista sobre a mudança de perfil social de estudantes após adesão ao Programa de ensino integral (PEI)
title_fullStr Percepção de professores de uma escola estadual paulista sobre a mudança de perfil social de estudantes após adesão ao Programa de ensino integral (PEI)
title_full_unstemmed Percepção de professores de uma escola estadual paulista sobre a mudança de perfil social de estudantes após adesão ao Programa de ensino integral (PEI)
title_sort Percepção de professores de uma escola estadual paulista sobre a mudança de perfil social de estudantes após adesão ao Programa de ensino integral (PEI)
author Duó, Melissa de Matos Baptista
author_facet Duó, Melissa de Matos Baptista
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duó, Melissa de Matos Baptista
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Coutinho, Luciana Cristina Salvatti Coutinho
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2688318704089723
dc.contributor.authorID.fl_str_mv dc5bfb94-a839-43eb-ba99-a3fbe7f77a05
contributor_str_mv Coutinho, Luciana Cristina Salvatti Coutinho
dc.subject.por.fl_str_mv Programa de Ensino Integral (PEI)
Desigualdades Sociais
Exclusão Escolar
Capital Cultural
topic Programa de Ensino Integral (PEI)
Desigualdades Sociais
Exclusão Escolar
Capital Cultural
Comprehensive Education Program (PEI)
Social Inequalities
School Exclusion
Cultural Capital
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Comprehensive Education Program (PEI)
Social Inequalities
School Exclusion
Cultural Capital
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
description Aiming at the expansion of the Integral Teaching Program of the State of São Paulo throughout the state network, changes in the social profile of students of a state school in the municipality of Sorocaba after joining the program were investigated, based on the logic of the reproduction of educational inequality , through the teachers' perception. Therefore, it was necessary to present the main aspects of the educational theory of the author Pierre Bourdieu; describe the changes in the educational policies of the São Paulo network for integral education; problematize the Integral Education Program and characterize the school and the research subjects. A case study was then carried out, with a qualitative approach, through a bibliographical survey and application of an online questionnaire. Therefore, it was verified that, with the adhesion to the program, the school began to receive students with favored economic and cultural conditions, mostly white, thus forming a new profile of students of the institution. According to the teaching perspective, it was possible to assume that the Integral Teaching Program has collaborated to generate selectivity and explicit exclusion within a school in the state network of São Paulo.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-19T17:50:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-19T17:50:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DUÓ, Melissa de Matos Baptista. Percepção de professores de uma escola estadual paulista sobre a mudança de perfil social de estudantes após adesão ao Programa de ensino integral (PEI). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18160.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18160
identifier_str_mv DUÓ, Melissa de Matos Baptista. Percepção de professores de uma escola estadual paulista sobre a mudança de perfil social de estudantes após adesão ao Programa de ensino integral (PEI). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18160.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 82f09329-a88c-4af0-b6a6-05992cd06e36
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Pedagogia - PedL-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Pedagogia - PedL-So
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18160/1/TCC-FINAL-Melissa-Baptista-Duo-2023.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18160/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18160/3/TCC-FINAL-Melissa-Baptista-Duo-2023.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8d07eaac83fa394b5d61f225a1cac8de
4774e414fb27824b0dfca5f33e4ff24f
3aa9b054dd9bc036af25eb62ff83bcfb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136421204492288