Professores negros, experiências de discriminação, de racismo e pedagogias anti-racistas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2569 |
Resumo: | The presente work has a objective the a analysis by the memory and telling of personal and professional experiences of discriminations and racism lived by eight black teachers, for through them to understand the position accepted by the same teachers up against the racial question, or in the school circle or out of it. It also analizes how the discriminatitory experiences contribute in bigger or smaller grade for these teachers build anti-racism strategies or educations with the object to finish with the racial discrimination and prejudice. The position of the teachers varied between a combative position of fight, silence, refuse, face in the personal circle till the build of strategies, even if in the individual fighter field of discrimination. |
id |
SCAR_9392581bc80cb18ff66a71f9cfb03fbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2569 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Machado, Lúcia Helena de AssisSilva, Petronilha Beatriz Gonçalves ehttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4780511A0http://lattes.cnpq.br/0802503359567533154ccd33-8587-43ba-abe3-8d5b4d7cf86d2016-06-02T19:39:16Z2010-12-172016-06-02T19:39:16Z2010-05-07https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2569The presente work has a objective the a analysis by the memory and telling of personal and professional experiences of discriminations and racism lived by eight black teachers, for through them to understand the position accepted by the same teachers up against the racial question, or in the school circle or out of it. It also analizes how the discriminatitory experiences contribute in bigger or smaller grade for these teachers build anti-racism strategies or educations with the object to finish with the racial discrimination and prejudice. The position of the teachers varied between a combative position of fight, silence, refuse, face in the personal circle till the build of strategies, even if in the individual fighter field of discrimination.O presente trabalho tem como objetivo a análise, por meio da memória e narrativa das experiências pessoais e profissionais de discriminação e racismo vividos por sete professoras e um professor negro, para através delas entender o posicionamento assumido pelos mesmos diante da questão racial, seja no ambiente escolar ou fora dele. Analisa-se também de que maneira as experiências discriminatórias contribuem em maior ou menor grau para que esses professores construam estratégias ou pedagogias anti-racistas com o objetivo de acabar com a discriminação e o preconceito racial. O posicionamento das professoras e do professor oscilou entre uma postura combativa de luta, de silenciamento, de negação, de enfrentamento na esfera pessoal até a construção de estratégias, mesmo que no campo individual de combate a discriminação.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBREducação - discriminação racialEstudos afrobrasileirosPedagogia anti-racistaRacismoDiscriminationRacismStrategies anti-racismEducationTeachersCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOProfessores negros, experiências de discriminação, de racismo e pedagogias anti-racistasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1f478144e-dab0-45a9-9479-4db2bce0dc0cinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL3360.pdfapplication/pdf770733https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2569/1/3360.pdf67f7d054bbe46d94c3da6a82e41872ddMD51TEXT3360.pdf.txt3360.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2569/2/3360.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL3360.pdf.jpg3360.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7266https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2569/3/3360.pdf.jpg06ee27d07f55bad00e45b7a9fe2ddfc6MD53ufscar/25692023-09-18 18:31:31.05oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2569Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:31Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Professores negros, experiências de discriminação, de racismo e pedagogias anti-racistas |
title |
Professores negros, experiências de discriminação, de racismo e pedagogias anti-racistas |
spellingShingle |
Professores negros, experiências de discriminação, de racismo e pedagogias anti-racistas Machado, Lúcia Helena de Assis Educação - discriminação racial Estudos afrobrasileiros Pedagogia anti-racista Racismo Discrimination Racism Strategies anti-racism Education Teachers CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Professores negros, experiências de discriminação, de racismo e pedagogias anti-racistas |
title_full |
Professores negros, experiências de discriminação, de racismo e pedagogias anti-racistas |
title_fullStr |
Professores negros, experiências de discriminação, de racismo e pedagogias anti-racistas |
title_full_unstemmed |
Professores negros, experiências de discriminação, de racismo e pedagogias anti-racistas |
title_sort |
Professores negros, experiências de discriminação, de racismo e pedagogias anti-racistas |
author |
Machado, Lúcia Helena de Assis |
author_facet |
Machado, Lúcia Helena de Assis |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0802503359567533 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Lúcia Helena de Assis |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Petronilha Beatriz Gonçalves e |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4780511A0 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
154ccd33-8587-43ba-abe3-8d5b4d7cf86d |
contributor_str_mv |
Silva, Petronilha Beatriz Gonçalves e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - discriminação racial Estudos afrobrasileiros Pedagogia anti-racista Racismo |
topic |
Educação - discriminação racial Estudos afrobrasileiros Pedagogia anti-racista Racismo Discrimination Racism Strategies anti-racism Education Teachers CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Discrimination Racism Strategies anti-racism Education Teachers |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The presente work has a objective the a analysis by the memory and telling of personal and professional experiences of discriminations and racism lived by eight black teachers, for through them to understand the position accepted by the same teachers up against the racial question, or in the school circle or out of it. It also analizes how the discriminatitory experiences contribute in bigger or smaller grade for these teachers build anti-racism strategies or educations with the object to finish with the racial discrimination and prejudice. The position of the teachers varied between a combative position of fight, silence, refuse, face in the personal circle till the build of strategies, even if in the individual fighter field of discrimination. |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-12-17 2016-06-02T19:39:16Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-05-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T19:39:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2569 |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2569 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
-1 -1 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
f478144e-dab0-45a9-9479-4db2bce0dc0c |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2569/1/3360.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2569/2/3360.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2569/3/3360.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
67f7d054bbe46d94c3da6a82e41872dd d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 06ee27d07f55bad00e45b7a9fe2ddfc6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715520455704576 |