Professores negros, experiências de discriminação, de racismo e pedagogias anti-racistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Lúcia Helena de Assis
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2569
Resumo: The presente work has a objective the a analysis by the memory and telling of personal and professional experiences of discriminations and racism lived by eight black teachers, for through them to understand the position accepted by the same teachers up against the racial question, or in the school circle or out of it. It also analizes how the discriminatitory experiences contribute in bigger or smaller grade for these teachers build anti-racism strategies or educations with the object to finish with the racial discrimination and prejudice. The position of the teachers varied between a combative position of fight, silence, refuse, face in the personal circle till the build of strategies, even if in the individual fighter field of discrimination.
id SCAR_9392581bc80cb18ff66a71f9cfb03fbb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2569
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Machado, Lúcia Helena de AssisSilva, Petronilha Beatriz Gonçalves ehttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4780511A0http://lattes.cnpq.br/0802503359567533154ccd33-8587-43ba-abe3-8d5b4d7cf86d2016-06-02T19:39:16Z2010-12-172016-06-02T19:39:16Z2010-05-07https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2569The presente work has a objective the a analysis by the memory and telling of personal and professional experiences of discriminations and racism lived by eight black teachers, for through them to understand the position accepted by the same teachers up against the racial question, or in the school circle or out of it. It also analizes how the discriminatitory experiences contribute in bigger or smaller grade for these teachers build anti-racism strategies or educations with the object to finish with the racial discrimination and prejudice. The position of the teachers varied between a combative position of fight, silence, refuse, face in the personal circle till the build of strategies, even if in the individual fighter field of discrimination.O presente trabalho tem como objetivo a análise, por meio da memória e narrativa das experiências pessoais e profissionais de discriminação e racismo vividos por sete professoras e um professor negro, para através delas entender o posicionamento assumido pelos mesmos diante da questão racial, seja no ambiente escolar ou fora dele. Analisa-se também de que maneira as experiências discriminatórias contribuem em maior ou menor grau para que esses professores construam estratégias ou pedagogias anti-racistas com o objetivo de acabar com a discriminação e o preconceito racial. O posicionamento das professoras e do professor oscilou entre uma postura combativa de luta, de silenciamento, de negação, de enfrentamento na esfera pessoal até a construção de estratégias, mesmo que no campo individual de combate a discriminação.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBREducação - discriminação racialEstudos afrobrasileirosPedagogia anti-racistaRacismoDiscriminationRacismStrategies anti-racismEducationTeachersCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOProfessores negros, experiências de discriminação, de racismo e pedagogias anti-racistasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1f478144e-dab0-45a9-9479-4db2bce0dc0cinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL3360.pdfapplication/pdf770733https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2569/1/3360.pdf67f7d054bbe46d94c3da6a82e41872ddMD51TEXT3360.pdf.txt3360.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2569/2/3360.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL3360.pdf.jpg3360.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7266https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2569/3/3360.pdf.jpg06ee27d07f55bad00e45b7a9fe2ddfc6MD53ufscar/25692023-09-18 18:31:31.05oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2569Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:31Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Professores negros, experiências de discriminação, de racismo e pedagogias anti-racistas
title Professores negros, experiências de discriminação, de racismo e pedagogias anti-racistas
spellingShingle Professores negros, experiências de discriminação, de racismo e pedagogias anti-racistas
Machado, Lúcia Helena de Assis
Educação - discriminação racial
Estudos afrobrasileiros
Pedagogia anti-racista
Racismo
Discrimination
Racism
Strategies anti-racism
Education
Teachers
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Professores negros, experiências de discriminação, de racismo e pedagogias anti-racistas
title_full Professores negros, experiências de discriminação, de racismo e pedagogias anti-racistas
title_fullStr Professores negros, experiências de discriminação, de racismo e pedagogias anti-racistas
title_full_unstemmed Professores negros, experiências de discriminação, de racismo e pedagogias anti-racistas
title_sort Professores negros, experiências de discriminação, de racismo e pedagogias anti-racistas
author Machado, Lúcia Helena de Assis
author_facet Machado, Lúcia Helena de Assis
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0802503359567533
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Lúcia Helena de Assis
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Petronilha Beatriz Gonçalves e
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4780511A0
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 154ccd33-8587-43ba-abe3-8d5b4d7cf86d
contributor_str_mv Silva, Petronilha Beatriz Gonçalves e
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - discriminação racial
Estudos afrobrasileiros
Pedagogia anti-racista
Racismo
topic Educação - discriminação racial
Estudos afrobrasileiros
Pedagogia anti-racista
Racismo
Discrimination
Racism
Strategies anti-racism
Education
Teachers
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Discrimination
Racism
Strategies anti-racism
Education
Teachers
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The presente work has a objective the a analysis by the memory and telling of personal and professional experiences of discriminations and racism lived by eight black teachers, for through them to understand the position accepted by the same teachers up against the racial question, or in the school circle or out of it. It also analizes how the discriminatitory experiences contribute in bigger or smaller grade for these teachers build anti-racism strategies or educations with the object to finish with the racial discrimination and prejudice. The position of the teachers varied between a combative position of fight, silence, refuse, face in the personal circle till the build of strategies, even if in the individual fighter field of discrimination.
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-12-17
2016-06-02T19:39:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-05-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:39:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2569
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv f478144e-dab0-45a9-9479-4db2bce0dc0c
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2569/1/3360.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2569/2/3360.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2569/3/3360.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 67f7d054bbe46d94c3da6a82e41872dd
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
06ee27d07f55bad00e45b7a9fe2ddfc6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715520455704576