Uso de blogs na promoção da argumentação no ensino médio de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Fabiane Elidia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13275
Resumo: In chemistry education, blogs have been used as a pedagogical strategy, enabling students to participate more actively in the teaching and learning process. This research aims to develop and stimulate argumentative practice in high school chemistry classes based on blogs and looking for answers to the following research question: to what extent did the strategy of using blogs help students develop arguments and what can be said about the structural quality of those arguments? In this perspective, four groups of students received instructions to create blogs on the socio-scientific topic of pesticide use. In all the blogs, arguments were verified that present data, justifications and conclusions, which are essential elements, according to the Toulmin Model. Furthermore, in all the analyzed arguments, there is more than one justification that, in most cases, is accompanied by a backing, indicating their good structural quality. Considering the nature of the arguments found in the blogs, the approach to questions about health, environment, economy and social aspects is highlighted. Therefore, setting up the blogs gave the students the opportunity to discuss socio-scientific issues, as well as argumentation based on posting comments.
id SCAR_96be2e17d2af925b55f303d15f89f716
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13275
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Dias, Fabiane ElidiaQueiroz, Salete Linhareshttp://lattes.cnpq.br/7925870606416937http://lattes.cnpq.br/26941143682165646d88bfd5-64ff-4f18-a7d2-6f4295ae49292020-09-23T13:51:19Z2020-09-23T13:51:19Z2020-08-07DIAS, Fabiane Elidia. Uso de blogs na promoção da argumentação no ensino médio de Química. 2020. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13275.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13275In chemistry education, blogs have been used as a pedagogical strategy, enabling students to participate more actively in the teaching and learning process. This research aims to develop and stimulate argumentative practice in high school chemistry classes based on blogs and looking for answers to the following research question: to what extent did the strategy of using blogs help students develop arguments and what can be said about the structural quality of those arguments? In this perspective, four groups of students received instructions to create blogs on the socio-scientific topic of pesticide use. In all the blogs, arguments were verified that present data, justifications and conclusions, which are essential elements, according to the Toulmin Model. Furthermore, in all the analyzed arguments, there is more than one justification that, in most cases, is accompanied by a backing, indicating their good structural quality. Considering the nature of the arguments found in the blogs, the approach to questions about health, environment, economy and social aspects is highlighted. Therefore, setting up the blogs gave the students the opportunity to discuss socio-scientific issues, as well as argumentation based on posting comments.Na educação em química, blogs têm sido utilizados como estratégia pedagógica, possibilitando aos alunos participação mais ativa no processo de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver e estimular a prática argumentativa em aulas de química no ensino médio, a partir do uso de blogs e busca respostas para a seguinte questão de pesquisa: em qual extensão a aplicação da estratégia de uso de blogs favoreceu a elaboração de argumentos por parte dos alunos e o que se pode afirmar com relação à qualidade estrutural dos referidos argumentos? Nessa perspectiva, quatro grupos de alunos receberam instruções para elaboração de blogs sobre o tema sociocientífico uso de agrotóxico. Em todos os blogs foram verificados argumentos que apresentam dado, justificativa e conclusão, elementos essenciais, segundo o Modelo de Toulmin. Ademais, em todos os argumentos analisados há mais de uma justificativa que, na maioria das vezes, está acompanhada de um backing, indicando a boa qualidade estrutural dos mesmos. Considerando a natureza dos argumentos presentes nos blogs, destaca-se a abordagem de questões sobre saúde, meio ambiente, economia e aspectos sociais. A elaboração dos blogs propiciou, portanto, a discussão de questões sociocientíficas por parte dos alunos bem como a argumentação, a partir da postagem de comentários.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Química - PPGQUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTecnologia na educaçãoArgumentaçãoQuestões sociocientíficasBlogsTechnology in educationArgumentationSocio-scientific issuesCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICACIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALUso de blogs na promoção da argumentação no ensino médio de QuímicaUsing blogs to develop argumentation in high school Chemistry classesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis6006006cc65e1b-dddd-41cf-949f-d6beb64b6403reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissertaçãofabiParaHomologarSet18.pdfDissertaçãofabiParaHomologarSet18.pdfDissertação de Mestradoapplication/pdf3974943https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13275/1/Disserta%c3%a7%c3%a3ofabiParaHomologarSet18.pdfe707be5f0fd4301cc40666c018ffdc8fMD51carta-comprovante_homologacaoFabiSet18.docx.pdfcarta-comprovante_homologacaoFabiSet18.docx.pdfcarta comprovanteapplication/pdf140640https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13275/3/carta-comprovante_homologacaoFabiSet18.docx.pdf98951d7dd17d269eb592876f7788a02bMD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13275/4/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD54TEXTDissertaçãofabiParaHomologarSet18.pdf.txtDissertaçãofabiParaHomologarSet18.pdf.txtExtracted texttext/plain198582https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13275/5/Disserta%c3%a7%c3%a3ofabiParaHomologarSet18.pdf.txtcf73504e990c2e8a935067501e36491fMD55carta-comprovante_homologacaoFabiSet18.docx.pdf.txtcarta-comprovante_homologacaoFabiSet18.docx.pdf.txtExtracted texttext/plain1375https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13275/7/carta-comprovante_homologacaoFabiSet18.docx.pdf.txt89fd868f0013e55bb6bda94316ac135aMD57THUMBNAILDissertaçãofabiParaHomologarSet18.pdf.jpgDissertaçãofabiParaHomologarSet18.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg8588https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13275/6/Disserta%c3%a7%c3%a3ofabiParaHomologarSet18.pdf.jpgdabf59a088d2612093f685493a8c2e03MD56carta-comprovante_homologacaoFabiSet18.docx.pdf.jpgcarta-comprovante_homologacaoFabiSet18.docx.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg10517https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13275/8/carta-comprovante_homologacaoFabiSet18.docx.pdf.jpg6cfd1796d5e74e4ba34532cb5b7ab70cMD58ufscar/132752023-09-18 18:32:01.11oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13275Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:01Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Uso de blogs na promoção da argumentação no ensino médio de Química
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Using blogs to develop argumentation in high school Chemistry classes
title Uso de blogs na promoção da argumentação no ensino médio de Química
spellingShingle Uso de blogs na promoção da argumentação no ensino médio de Química
Dias, Fabiane Elidia
Tecnologia na educação
Argumentação
Questões sociocientíficas
Blogs
Technology in education
Argumentation
Socio-scientific issues
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
title_short Uso de blogs na promoção da argumentação no ensino médio de Química
title_full Uso de blogs na promoção da argumentação no ensino médio de Química
title_fullStr Uso de blogs na promoção da argumentação no ensino médio de Química
title_full_unstemmed Uso de blogs na promoção da argumentação no ensino médio de Química
title_sort Uso de blogs na promoção da argumentação no ensino médio de Química
author Dias, Fabiane Elidia
author_facet Dias, Fabiane Elidia
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2694114368216564
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Fabiane Elidia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Queiroz, Salete Linhares
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7925870606416937
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 6d88bfd5-64ff-4f18-a7d2-6f4295ae4929
contributor_str_mv Queiroz, Salete Linhares
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia na educação
Argumentação
Questões sociocientíficas
Blogs
topic Tecnologia na educação
Argumentação
Questões sociocientíficas
Blogs
Technology in education
Argumentation
Socio-scientific issues
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Technology in education
Argumentation
Socio-scientific issues
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
description In chemistry education, blogs have been used as a pedagogical strategy, enabling students to participate more actively in the teaching and learning process. This research aims to develop and stimulate argumentative practice in high school chemistry classes based on blogs and looking for answers to the following research question: to what extent did the strategy of using blogs help students develop arguments and what can be said about the structural quality of those arguments? In this perspective, four groups of students received instructions to create blogs on the socio-scientific topic of pesticide use. In all the blogs, arguments were verified that present data, justifications and conclusions, which are essential elements, according to the Toulmin Model. Furthermore, in all the analyzed arguments, there is more than one justification that, in most cases, is accompanied by a backing, indicating their good structural quality. Considering the nature of the arguments found in the blogs, the approach to questions about health, environment, economy and social aspects is highlighted. Therefore, setting up the blogs gave the students the opportunity to discuss socio-scientific issues, as well as argumentation based on posting comments.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-23T13:51:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-23T13:51:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-08-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DIAS, Fabiane Elidia. Uso de blogs na promoção da argumentação no ensino médio de Química. 2020. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13275.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13275
identifier_str_mv DIAS, Fabiane Elidia. Uso de blogs na promoção da argumentação no ensino médio de Química. 2020. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13275.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 6cc65e1b-dddd-41cf-949f-d6beb64b6403
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Química - PPGQ
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13275/1/Disserta%c3%a7%c3%a3ofabiParaHomologarSet18.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13275/3/carta-comprovante_homologacaoFabiSet18.docx.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13275/4/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13275/5/Disserta%c3%a7%c3%a3ofabiParaHomologarSet18.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13275/7/carta-comprovante_homologacaoFabiSet18.docx.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13275/6/Disserta%c3%a7%c3%a3ofabiParaHomologarSet18.pdf.jpg
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13275/8/carta-comprovante_homologacaoFabiSet18.docx.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e707be5f0fd4301cc40666c018ffdc8f
98951d7dd17d269eb592876f7788a02b
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
cf73504e990c2e8a935067501e36491f
89fd868f0013e55bb6bda94316ac135a
dabf59a088d2612093f685493a8c2e03
6cfd1796d5e74e4ba34532cb5b7ab70c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136380468363264